Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Corsa 1.3 CDT-i - Plano de Manutenção ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Corsa 1.3 CDT-i - Plano de Manutenção ?

    Viva, estou a pensar adquirir um Corsa C com o 1.3 CDT-i de 70 cavalos, existe uma unidade que me interessa mas tem 200.000 kms, que segundo o proprietário foram todos feitos em auto-estrada (leia-se, ritmo de auto-estrada), a unidade também foi sempre revisionada na marca dentro dos devidos intervalos.

    Que vos parece ? Acham que posso vir a ter problemas com este motor dada a rodagem que já leva ? Tenho outros carros cá em casa com mais de 260.000 quilómetros mas também sei que são mecânicas mais simples e robustas, estou reticente em comprar o 1.3 CDT-i e ele apesar de sempre bem tratado e ter um óptimo histórico, o motor estar perto do fim e necessite de intervenção a nível do turbo e quem sabe dos componentes internos.

    Tenho motivos para me preocupar ou não ?
    Editado pela última vez por RicardoAndre; 03 February 2013, 18:07.

    #2
    Pois, boa pergunta. Depende muito de quantos Kms perspectivas fazer com ele. Se queres fazer mais 100mil podes entrar em despesas (ou não), mas se não é o caso, pode ser uma boa aposta, em função de um preço baixo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      Pois, boa pergunta. Depende muito de quantos Kms perspectivas fazer com ele. Se queres fazer mais 100mil podes entrar em despesas (ou não), mas se não é o caso, pode ser uma boa aposta, em função de um preço baixo.
      Será para fazer cerca de 10.000 kms anuais (o carro é para a minha irmã, que não de adapta a carros a gasolina, e vai ter que ser assim)
      Já agora, o que considerarias um preço justo, para uma unidade de fins de 2004, nível de equipamento Cosmo com cruise control e livro de revisões completo na marca ?

      Comentário


        #4
        não se adapta?

        epah... conduzir a gasoleo é igual à gasolina... so tem de aceleara mais um pouquinho... é uma questão se se habituar
        mas isso já é muita km

        has de encontrar com 70 ou 80k

        Comentário


          #5
          Lembro-me dessa questão ter sido discutida neste fórum aquando do lançamento desse 1248cc. Havia um pouco o preconceito devido às dimensões reduzidas do motor e levantou por aqui bastantes dúvidas a respeito da sua durabilidade.

          A verdade é que nem se tem falado muito de problemas com eles (o que é muito bom sinal) e o facto de montarem em carros tão diversos como o japonês Swift ou o comercial Combo dá-me alguma confiança a esse nível.

          Quanto a valores diria uns 3800 - 4000 euros tendo em conta o bom estado e o histórico completo.

          Comentário


            #6
            Vê o plano de manutenção dessa versão. Conheço um caso que próximo dos 250 mil precisou duma revisão mais avultada (penso que um dos pontos era a troca da corrente), o que levou a ser trocado por um novo. De resto, aconselho-te a pesquisar sobre as particularidades do motor, nomeadamente eventuais problemas crónicos.

            Mas para os 10 mil anuais talvez fosse mais compensatório comprar um equivalente a gasolina, por um valor inferior.

            Comentário


              #7
              Curto e grosso:

              Não comprava e ponto final! Não faltam por aí carros desses com um terço dos km's e o motivo de não comprar tem a ver com o motor e todo o resto!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                não se adapta?

                epah... conduzir a gasoleo é igual à gasolina... so tem de aceleara mais um pouquinho... é uma questão se se habituar
                mas isso já é muita km

                has de encontrar com 70 ou 80k
                70 ou 80 mil ? Só se for a gasolina, a diesel com essas quilometragens praticamente não se encontram até ao meu plafon e quando se encontram foram marteladas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                  Vê o plano de manutenção dessa versão. Conheço um caso que próximo dos 250 mil precisou duma revisão mais avultada (penso que um dos pontos era a troca da corrente), o que levou a ser trocado por um novo. De resto, aconselho-te a pesquisar sobre as particularidades do motor, nomeadamente eventuais problemas crónicos.

                  Mas para os 10 mil anuais talvez fosse mais compensatório comprar um equivalente a gasolina, por um valor inferior.
                  Conheço bem o motor no que toca à sua personalidade e aos problema crónicos que tem associados, a unidade que estou a pensar tem distribuição completa toda mudada e 4 amortecedores novos, metidos na Opel com facturas a comprovar.

                  A minha questão é relativamente à longevidade do motor, sabendo que é um motor que sempre fez muita auto-estrada a ritmos de 2500/2600 RPM

                  Curto e grosso:

                  Não comprava e ponto final! Não faltam por aí carros desses com um terço dos km's e o motivo de não comprar tem a ver com o motor e todo o resto!
                  Queres desenvolver ?

                  Comentário


                    #10
                    Antes este...

                    Renault clio van 1.5 dci, € 4.800, Alges - Standvirtual

                    O meu irmão comprou um de 2007, em 2011, com 138k km e livro de revisões completo por pouco mais de 5k €.

                    Tem apenas menos 5cv e de resto (para mim) é em tudo superior ao Corsa C.

                    Não eram esses corsas que deram problemas na parte de injecção, que depois pingava para cima da centralina e kaput? Não deram também problemas de corrente?
                    Editado pela última vez por Ruie34; 23 January 2013, 10:22.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                      Conheço bem o motor no que toca à sua personalidade e aos problema crónicos que tem associados, a unidade que estou a pensar tem distribuição completa toda mudada e 4 amortecedores novos, metidos na Opel com facturas a comprovar.

                      A minha questão é relativamente à longevidade do motor, sabendo que é um motor que sempre fez muita auto-estrada a ritmos de 2500/2600 RPM
                      Eu tenho a impressão que o motor é genericamente bom.

                      200 mil km é um número expressivo, é muito km e sendo realista acho provavel que este não seja dos motores mais duráveis.

                      A questão das 2.500/2.600 rpms não percebi bem ? esse seria o cenário ideal, o carro andar maioritariamente por esses regimes, mas provavelmente andou a um bocado mais, porque isso deve equivalr a uma velocidade demasiado baixa, não ?

                      Eu ando às vezes com um Opel Combo com esse motor (deve ter um raport de cx mais curto) e em AE é raro ir abaixo das 3.000 e vou muitas vezes entre as 3.500 e as 4.000 (o carro passa das 5.000)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Eu tenho a impressão que o motor é genericamente bom.

                        200 mil km é um número expressivo, é muito km e sendo realista acho provavel que este não seja dos motores mais duráveis.

                        A questão das 2.500/2.600 rpms não percebi bem ? esse seria o cenário ideal, o carro andar maioritariamente por esses regimes, mas provavelmente andou a um bocado mais, porque isso deve equivalr a uma velocidade demasiado baixa, não ?

                        Eu ando às vezes com um Opel Combo com esse motor (deve ter um raport de cx mais curto) e em AE é raro ir abaixo das 3.000 e vou muitas vezes entre as 3.500 e as 4.000 (o carro passa das 5.000)
                        Tenho ideia que 2600 RPM neste motor deverá corresponder a cerca de 120 kms/h...

                        PS: Fui pesquisar e a 120 faz 2900 RPM, dá para ver neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=81pZQEl23So
                        Ou seja, é um carro que andou praticamente toda a vida a rodar nestes regimes, que não são tão baixos quanto isso..
                        Editado pela última vez por RicardoAndre; 23 January 2013, 11:04.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          Antes este...

                          Renault clio van 1.5 dci, € 4.800, Alges - Standvirtual

                          O meu irmão comprou um de 2007, em 2011, com 138k km e livro de revisões completo por pouco mais de 5k €.

                          Tem apenas menos 5cv e de resto (para mim) é em tudo superior ao Corsa C.

                          Não eram esses corsas que deram problemas na parte de injecção, que depois pingava para cima da centralina e kaput? Não deram também problemas de corrente?
                          Tem que ser 5 lugares, e um pouco menos que isso, 4500 euros.
                          O 1.5 DCi de 65 cavalos também nunca teve uma fiabilidade unânime.
                          Não, os problemas com este motor no Corsa prendiam-se com o volante de motor e a coluna de direcção.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                            Tem que ser 5 lugares, e um pouco menos que isso, 4500 euros.
                            O 1.5 DCi de 65 cavalos também nunca teve uma fiabilidade unânime.
                            Não, os problemas com este motor no Corsa prendiam-se com o volante de motor e a coluna de direcção.
                            Não sabia que tinha de ser 5 lugares.

                            Em 2008 já estavam todos resolvidos, segundo sei.

                            Relativamente ao Corsa C, passou um 1.7 DTI pela familia (dos 80k aos 180k), teve uma fiabilidade exemplar e acabou por ser vendido por precisar de uma revisão enorme (discos, pastilhas, amortecedores, triangulos, embraiagem...). Não gosto do carro, acho-o pouco estável...

                            Andei em diversos 1.3 CDTI e a coisa era basicamente a mesma.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                              Tenho ideia que 2600 RPM neste motor deverá corresponder a cerca de 120 kms/h...

                              PS: Fui pesquisar e a 120 faz 2900 RPM, dá para ver neste vídeo: Opel Corsa C 1.3 CDTI 70 PS 0 - 160 km/h - YouTube
                              Ou seja, é um carro que andou praticamente toda a vida a rodar nestes regimes, que não são tão baixos quanto isso..
                              Quem faz muita AE normalmente não roda a 120 .....

                              De qualquer forma acho que andar a 3.000/3.500 rpms é saudável para esse motor e não me parece que seja por aí que o carro está mais desgastado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                Conheço bem o motor no que toca à sua personalidade e aos problema crónicos que tem associados, a unidade que estou a pensar tem distribuição completa toda mudada e 4 amortecedores novos, metidos na Opel com facturas a comprovar.

                                A minha questão é relativamente à longevidade do motor, sabendo que é um motor que sempre fez muita auto-estrada a ritmos de 2500/2600 RPM
                                Isso é bom sinal. Só não acho uma excelente opção porque por valores inferiores haverá opções a gasolina com muito menos uso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                  Tenho ideia que 2600 RPM neste motor deverá corresponder a cerca de 120 kms/h...

                                  PS: Fui pesquisar e a 120 faz 2900 RPM, dá para ver neste vídeo: Opel Corsa C 1.3 CDTI 70 PS 0 - 160 km/h - YouTube
                                  Ou seja, é um carro que andou praticamente toda a vida a rodar nestes regimes, que não são tão baixos quanto isso..
                                  O w202 cá de casa roda sempre perto das 4k rpm em AE e leva 405k km

                                  O meu TD 70 rodava às 4250 rpm e quando abalou a marcar 183k km, bebia menos de 0,5L/10000km de óleo e não fazia fumo preto.

                                  O Clio III DCI 105 roda por volta das 3k rpm e até aos 150k km e nada a apontar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Quem faz muita AE normalmente não roda a 120 .....

                                    De qualquer forma acho que andar a 3.000/3.500 rpms é saudável para esse motor e não me parece que seja por aí que o carro está mais desgastado.
                                    Acho que se pode fazer AE a 120 km/h, e neste corsa a 120 km/h que vai as 3000 rpms o barulho dentro do habitaculo já começa a ser bastante elevado.

                                    Quanto ao desgaste concordo 3500 rpms não é nada de especial.


                                    200 kkm é uma km normal para um carro diesel com 9 anos, dependendo do preço pode ser interessante, 3500 euros acho que seria um preço justo se não tiver garantia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ricardo posso perguntar que carro a gasolina é que a tua irmã conduz?

                                      Se o problema é o ponto de embraiagem, os carros a gasolina mais recentes têm a tarefa facilitada.. Com 4,5k € acho que já arranjavas um Clio II/III 1.2 porreirinho e com poucos Km.. Falo do Clio porque é a experiência mais consolidada que tenho em B's a gasolina e aquilo é facílimo de se conduzir.. Mas quem diz Clio diz outros carros da mesma época como Jazz, Mazda 2, Yaris, etc etc..


                                      Respondendo à pergunta do tópico, não comprava o Corsa.. São muitos Km que não sabes como foram feitos e muitas peças de desgaste que podem precisar de serem substituídas num futuro próximo..
                                      Editado pela última vez por Traveller99; 23 January 2013, 11:32.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Conheço bem o corsa c, e conheço o 1.3 montado num astra h.

                                        Para a utilização que dizes que o carro teve (na casa das 2.500/3.000 rpm) não percebo porque já teve de levar a distribuição

                                        A essas rpm o motor está em casa e provavelmente será a ideal para a saúde do motor!

                                        Essa operação não está preconizada. Está sim verificar o estado/folgas por essa kms, e caso não esteja bem então substituir. Convém tirar a limpo o porquê da troca...

                                        Os problemas que se conhecem na distribuição, têm mais a ver com o tipo de oleo usado pelas oficinas. Aqui há uns anos (poucos) numa oficina oficial opel deram entrada uma série de 1.3 cdti com tais problemas, e que oleo usavam aquelas alminhas? Galp semi sintético 10-40, presenciado por mim...

                                        Quanto ao comportamento, se estiver equipado com jantes 14 (175-65) tem tendência para parecer instável. Com jantes 15 (185-55) o comportamento altera bastante, não chegando às referências...

                                        Os discos, se não ventilados, têm tendência para empenar.

                                        Onde marca pontos é no envelhecer. O carro tem um interior que envelhece muito bem não se notando os kms. Bem melhor que um clio II, pug 206, por exemplo.

                                        Opinião pessoal, preferia um corsa com o motor 1.2 gasolina. Pode beber mais um pouco (mas também são poucos kms anuais...) mas compra-se mais barato/menos kms. O gasolina tem um pedal de acelerador muito artificial mas torna o deixar ir abaixo muito dificil. A tua irmã devia experimentar


                                        Cump.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                          Será para fazer cerca de 10.000 kms anuais (o carro é para a minha irmã, que não de adapta a carros a gasolina, e vai ter que ser assim)
                                          Já agora, o que considerarias um preço justo, para uma unidade de fins de 2004, nível de equipamento Cosmo com cruise control e livro de revisões completo na marca ?
                                          Já lendo os posts anteriores a este, acho claramente que o ideia seria comprar um carro a gasolina, até porque é tudo uma questão de hábito e encontrarás o 1.2 16v que é motor para muitos Kms, fiável, e com menos Kms, além de mais barato. Ou pelo mesmo preço, bem mais recente.

                                          Dito isto, se tens confiança e insistires nesse diesel, com o historial que contas (também estranho já ter levado a corrente), parece-me que 3500-3750€ possa ser um valor ajustado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            O w202 cá de casa roda sempre perto das 4k rpm em AE e leva 405k km

                                            O meu TD 70 rodava às 4250 rpm e quando abalou a marcar 183k km, bebia menos de 0,5L/10000km de óleo e não fazia fumo preto.

                                            O Clio III DCI 105 roda por volta das 3k rpm e até aos 150k km e nada a apontar.
                                            E esse Mercedes que motor tem ? Queres comparar com um 1.3 diesel turbo ? Certamente é um motor muito mais robusto e quadrado, naturalmente mais resistente a rodar a esses regimes.
                                            Os teus carros têm todos caixa muito curtas então, o Clio III DCi a 120 faz 2200RPM, e os carros a gasolina cá de casa fazem 3000.

                                            Originalmente Colocado por Traveller99 Ver Post
                                            Ricardo posso perguntar que carro a gasolina é que a tua irmã conduz?

                                            Se o problema é o ponto de embraiagem, os carros a gasolina mais recentes têm a tarefa facilitada.. Com 4,5k € acho que já arranjavas um Clio II/III 1.2 porreirinho e com poucos Km.. Falo do Clio porque é a experiência mais consolidada que tenho em B's a gasolina e aquilo é facílimo de se conduzir.. Mas quem diz Clio diz outros carros da mesma época como Jazz, Mazda 2, Yaris, etc etc..


                                            Respondendo à pergunta do tópico, não comprava o Corsa.. São muitos Km que não sabes como foram feitos e muitas peças de desgaste que podem precisar de serem substituídas num futuro próximo..
                                            Eu sei como foram feitos, foram todos feitos em auto-estrada, o anterior dono vai de 4/5 vezes por semana a Lisboa o que equivale por dizer que fazia cerca de 150 kms para cada lado.
                                            A minha irmã a gasolina conduz os Hondas cá de casa, são dois Civic 1.5 de 96 e 97.
                                            As peças de desgaste levou 4 amortecedores novos na marca, mas naturalmente não é só isso.
                                            A questão de ser a gasolina está mais que debatida cá em casa, como sabem as mulheres preferem sempre os carros a diesel, gastam menos (e gastam) e é mais barato o combustível (e é) e é complicado fazer as contas e persuadi-las a mudar de opinião, e quando há alguma falta de aptidão a conduzir carros a gasolina ainda mais complicado se torna (é recém-encartada).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                              E esse Mercedes que motor tem ? Queres comparar com um 1.3 diesel turbo ? Certamente é um motor muito mais robusto e quadrado, naturalmente mais resistente a rodar a esses regimes.
                                              Os teus carros têm todos caixa muito curtas então, o Clio III DCi a 120 faz 2200RPM, e os carros a gasolina cá de casa fazem 3000.



                                              Eu sei como foram feitos, foram todos feitos em auto-estrada, o anterior dono vai de 4/5 vezes por semana a Lisboa o que equivale por dizer que fazia cerca de 150 kms para cada lado.
                                              A minha irmã a gasolina conduz os Hondas cá de casa, são dois Civic 1.5 de 96 e 97.
                                              As peças de desgaste levou 4 amortecedores novos na marca, mas naturalmente não é só isso.
                                              A questão de ser a gasolina está mais que debatida cá em casa, como sabem as mulheres preferem sempre os carros a diesel, gastam menos (e gastam) e é mais barato o combustível (e é) e é complicado fazer as contas e persuadi-las a mudar de opinião, e quando há alguma falta de aptidão a conduzir carros a gasolina ainda mais complicado se torna (é recém-encartada).
                                              Não, andam é quase sempre acima dos 150 km/h

                                              O mercedes é o C 200 diesel.

                                              O intuito do meu post era demonstrar-te que essas rotações não são nada de mais para um motor diesel.
                                              Editado pela última vez por Ruie34; 23 January 2013, 12:02.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bem, fiz uma pesquisa por cotações no StandVirtual, e o mesmo dá 5600 euros para um Corsa C nas circunstancias da unidade que tenho em vista: Cotações, Preços de Carros no Standvirtual

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Antes este...

                                                  Renault clio van 1.5 dci, € 4.800, Alges - Standvirtual

                                                  O meu irmão comprou um de 2007, em 2011, com 138k km e livro de revisões completo por pouco mais de 5k €.

                                                  Tem apenas menos 5cv e de resto (para mim) é em tudo superior ao Corsa C.

                                                  Não eram esses corsas que deram problemas na parte de injecção, que depois pingava para cima da centralina e kaput? Não deram também problemas de corrente?
                                                  Esse era o DTI.

                                                  Na época deste corsa C, a nivel de segurança, estavam ao mesmo nivel (corsa e clio), seguidos por perto pelo polo. Pelo que não concordo quando se diz que é um carro instável (até porque fiz mais de 100mil Kms ao volante de um).

                                                  O maior problema, que ainda ninguém referiu, tem a ver com o conforto de algumas unidades com uns bancos duros. Lembro-me de discutir em vários tópicos com vários users e ter que teimar que o meu "elegance" era um carro confortável...os bancos eram completamente diferentes do "confort".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Esse era o DTI.

                                                    Na época deste corsa C, a nivel de segurança, estavam ao mesmo nivel (corsa e clio), seguidos por perto pelo polo. Pelo que não concordo quando se diz que é um carro instável (até porque fiz mais de 100mil Kms ao volante de um).

                                                    O maior problema, que ainda ninguém referiu, tem a ver com o conforto de algumas unidades com uns bancos duros. Lembro-me de discutir em vários tópicos com vários users e ter que teimar que o meu "elegance" era um carro confortável...os bancos eram completamente diferentes do "confort".
                                                    Como passaram os dois cá por casa não posso concordar contigo e ainda cá anda um Storia. O único Corsa C em que andei que curvava melhor era a versão Sport.

                                                    O Corsa C era o Confort.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem lembrado, o nível confort não deve mesmo nada ao nome

                                                      Vale bem a pena procurar uma versão mais recente (tipo njoy...) ou a elegance que já conta com uns bancos decentes...


                                                      Cump.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                        Bem, fiz uma pesquisa por cotações no StandVirtual, e o mesmo dá 5600 euros para um Corsa C nas circunstancias da unidade que tenho em vista: Cotações, Preços de Carros no Standvirtual
                                                        Porra muito boa essa cotação

                                                        5600 euros dá para um megane focus de 2004.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Esse era o DTI.

                                                          Na época deste corsa C, a nivel de segurança, estavam ao mesmo nivel (corsa e clio), seguidos por perto pelo polo. Pelo que não concordo quando se diz que é um carro instável (até porque fiz mais de 100mil Kms ao volante de um).

                                                          O maior problema, que ainda ninguém referiu, tem a ver com o conforto de algumas unidades com uns bancos duros. Lembro-me de discutir em vários tópicos com vários users e ter que teimar que o meu "elegance" era um carro confortável...os bancos eram completamente diferentes do "confort".
                                                          Ao nível dos extras é o nivel de equipamento Cosmo, tem volante em pele, jantes 15, apoio de braço, ar condicionado automático, computador de bordo, cruise control (por fazer tantos quilómetros em AE, já que este extra apenas era disponível por encomenda e foi solicitado) e bancos em duas tonalidades de cor, não sei se são os que estás a referir.

                                                          Eu ao nível do equipamento, do estado de conservação, e do histórico de manutenção não tenho dúvidas nenhumas, o meu problema é mesmo a longevidade do motor, dado os quilómetros que já leva, haveria motores que não teria duvidas nenhumas em comprar com estes quilómetros, agora o 1.3 CDT-i já me deixa mais reticente..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu prefiro dar mais uns trocos por um carro que me inspira mais confiança

                                                            Nem sabia da existência do nível cosmo no corsa c

                                                            Mas esse está deveras bem equipado, para a altura.


                                                            Cump.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X