A ideia surgiu ao ler algo sobre o N47 e a situação de o nosso popó nos deixar apeado.
Claro que existe a Assistência em Viagem (penso que devia ser uma cobertura obrigatória), mas é sempre chato quando o dito nos deixa apeados, seja uma sucata do Sul da Europa ou um supra-sumo da fiabilidade oriental. Podem referir casos de toda ordem, incluindo falta de combustível, mas o mais interessante são mesmo as Avarias propriamente ditas! Mencionem marca, modelo, km's... para se ficar com uma ideia mais clara e até a resolução. Começo eu:
Golf I 1.6 D
O gajo já tinha para aí uns 300.000 e andava a deixar fugir algum gasóleo por uma junta da bomba injetora, mas eu deixava andar. Um belo dia parou simplesmente (e eu a mais de 100 km de casa). Para piorar não tinha assistência em viagem (jovem e pobre). Safaram-me depois com uma corda! O carro lá pegou e foi a andar (e a perder gasóleo) até uma oficina onde foi depois trocada a bomba injetora pela de outro carro acidentado.
Fiat Uno TD
Sempre na escáfia até ao dia em que se ouviu um barulho enorme e o carro parou por completo. Diagnóstico muito simples: partiu a cambota e o motor foi para o lixo! A parte chata foi a quantidade de óleo espalhado e o tipo do reboque a protestar que ia ficar tudo sujo!
Golf III 1.9 TD
Tive um furo na A1 no tempo em que as portagens eram ainda nos "rallies". Na descida antes de Alverca encostei para mudar o pneu (ligeira inclinação) e quando estava a mudar o dito passou um camião tão perto que a deslocação causou um deslocamento do carro e o macaco dobrou. Tive que chamar a assistência em viagem, mas a Brisa chegou primeiro e cobraram 3 contos só para colocar um macaco e eu fazer o serviço.
Mercedes 190 D
Um problema no alternador (parece que é comum) levou a bateria a não carregar de todo e teve que ir de reboque. A peça nova custou depois uma ninharia. Ainda hoje anda e o dono todo contente.
Clio 1.2
Simplesmente começou a sair uma nuvem enorme de pelo capot. Parei de imediato e pensei que era incendio, mas não! Era um tubo do radiador que se tinha rasgado! Gostei da atitude de outro condutor que veio até mim com um extintor!
Clio 1.9 d
Começou a fazer uma zoada enorme e parei. Vi que havia uma fuga de água algures na bomba de água do dito. Estava com pressa e havia um Lidl perto. Fui comprar vários garrafões e atestar a cada 5 minutos! Apesar de tudo chegou ao destino! O mecanico disse que tive imensa sorte não ter gripado o motor ou pelo menos queimado a junta da cabeça...
Isuzu Kb
Aquilo é quase uma peça de museu (tem alguns 30 anos), mas praticamente não avaria. O problema é mesmo puxar atrás e sem peso ficar atolada em todo o lado, fora do alcatrão. Há uns anos atrás ficou uma vez mais atolada. Fomos buscar um pequeno trator... que também lá ficou! Depois foi-se buscar o jipe (aquilo já era um lenço de lama medonho) e o Range Rover viu-se negro para não ficar lá também. Solução encontrada: uma retroescavadora de lagartas que andava ali perto a rasgar terreno para plantar eucaliptos!!!
Vou ficar por aqui. Não contabilizei os casos de acidente!
Claro que existe a Assistência em Viagem (penso que devia ser uma cobertura obrigatória), mas é sempre chato quando o dito nos deixa apeados, seja uma sucata do Sul da Europa ou um supra-sumo da fiabilidade oriental. Podem referir casos de toda ordem, incluindo falta de combustível, mas o mais interessante são mesmo as Avarias propriamente ditas! Mencionem marca, modelo, km's... para se ficar com uma ideia mais clara e até a resolução. Começo eu:
Golf I 1.6 D
O gajo já tinha para aí uns 300.000 e andava a deixar fugir algum gasóleo por uma junta da bomba injetora, mas eu deixava andar. Um belo dia parou simplesmente (e eu a mais de 100 km de casa). Para piorar não tinha assistência em viagem (jovem e pobre). Safaram-me depois com uma corda! O carro lá pegou e foi a andar (e a perder gasóleo) até uma oficina onde foi depois trocada a bomba injetora pela de outro carro acidentado.
Fiat Uno TD
Sempre na escáfia até ao dia em que se ouviu um barulho enorme e o carro parou por completo. Diagnóstico muito simples: partiu a cambota e o motor foi para o lixo! A parte chata foi a quantidade de óleo espalhado e o tipo do reboque a protestar que ia ficar tudo sujo!
Golf III 1.9 TD
Tive um furo na A1 no tempo em que as portagens eram ainda nos "rallies". Na descida antes de Alverca encostei para mudar o pneu (ligeira inclinação) e quando estava a mudar o dito passou um camião tão perto que a deslocação causou um deslocamento do carro e o macaco dobrou. Tive que chamar a assistência em viagem, mas a Brisa chegou primeiro e cobraram 3 contos só para colocar um macaco e eu fazer o serviço.
Mercedes 190 D
Um problema no alternador (parece que é comum) levou a bateria a não carregar de todo e teve que ir de reboque. A peça nova custou depois uma ninharia. Ainda hoje anda e o dono todo contente.
Clio 1.2
Simplesmente começou a sair uma nuvem enorme de pelo capot. Parei de imediato e pensei que era incendio, mas não! Era um tubo do radiador que se tinha rasgado! Gostei da atitude de outro condutor que veio até mim com um extintor!
Clio 1.9 d
Começou a fazer uma zoada enorme e parei. Vi que havia uma fuga de água algures na bomba de água do dito. Estava com pressa e havia um Lidl perto. Fui comprar vários garrafões e atestar a cada 5 minutos! Apesar de tudo chegou ao destino! O mecanico disse que tive imensa sorte não ter gripado o motor ou pelo menos queimado a junta da cabeça...
Isuzu Kb
Aquilo é quase uma peça de museu (tem alguns 30 anos), mas praticamente não avaria. O problema é mesmo puxar atrás e sem peso ficar atolada em todo o lado, fora do alcatrão. Há uns anos atrás ficou uma vez mais atolada. Fomos buscar um pequeno trator... que também lá ficou! Depois foi-se buscar o jipe (aquilo já era um lenço de lama medonho) e o Range Rover viu-se negro para não ficar lá também. Solução encontrada: uma retroescavadora de lagartas que andava ali perto a rasgar terreno para plantar eucaliptos!!!
Vou ficar por aqui. Não contabilizei os casos de acidente!
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