Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esmiuçar o Citroën C5 I...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Esmiuçar o Citroën C5 I...

    Quais são os pontos fortes, os fracos ?

    O que ter em atenção na sua compra e manutenção ?

    Qual a melhor versão / motorização ?




    (não tem de se falar apenas e só da carrinha )

    #2
    Nas pessoas que me são próximas existe um C5 'espada' de 2001.

    É o 2.2 HDI e teve uns problemazinhos que metia o FAP.

    Foi resolvido fora da Citroen depois da Citroen de Évora não o conseguir fazer. Parece que era uma fuga qualquer de gasóleo.

    A manutenção em si não deve ser das mais baratas mas não me parece que seja um exagero.

    Gosto bastante do conforto do carro, autênticos sofás, super insonorizado e estável. Ainda está super bem equipado.

    Comentário


      #3
      Tenho um cá em casa, meti-lhe uns 60 mil km em cima. É a versão "sedan", 1.8i, 117cv a gasolina.

      Pontos fortes, conforto e espaço. Cheguei a dormir no carro em férias de verão a "acampar". Cabem lá dois colchões individuais, com os bancos rebatidos. Aliás, chegaram lá a dormir 3 pessoas perfeitamente

      Pontos fracos, em geral, eléctricos. Quadrante pifou, mais umas pintelhices. Fraca qualidade dos materiais, tanto os puxadores interiores das portas, do condutor e passageiro já foram substituídos porque partiram. Um plástico que segura o vidro também.
      Falando em especifico deste motor, sempre consumiu um bocadinho de oleo desde novo. Consumos em cidade em torno dos 10 / 11 litros. Auto estrada penso que 8 a velocidades "normais". A fundo ( 200 Km/h ) conta com 16 litros aos 100.

      Dependo dos km, penso que a versão 1.6HDI será mais razoável.
      Editado pela última vez por Indigo; 25 January 2013, 20:34.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
        Tenho um cá em casa, meti-lhe uns 60 mil km em cima. É a versão "sedan", 1.8i, 117cv a gasolina.

        Pontos fortes, conforto e espaço. Cheguei a dormir no carro em férias de verão a "acampar". Cabem lá dois colchões individuais, com os bancos rebatidos.

        Pontos fracos, em geral, eléctricos. Quadrante pifou, mais umas pintelhices. Fraca qualidade dos materiais, tanto os puxadores interiores das portas, do condutor e passageiro já foram substituídos porque partiram. Um plástico que segura o vidro também.
        Falando em especifico deste motor, sempre consumiu um bocadinho de oleo desde novo. Consumos em cidade em torno dos 10 / 11 litros. Auto estrada penso que 8 a velocidades "normais". A fundo ( 200 Km/h ) conta com 16 litros aos 100.

        Dependo dos km, penso que a versão 1.6HDI será mais razoável.
        Pois, os problemas eléctricos são muito comuns nos franceses.

        Parece-me que o 1.6 HDI deverá ser fraco para puxar tamanha carroçaria. Ele 'casa' mesmo bem é com o 2.2 de 136 cv.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
          Pois, os problemas eléctricos são muito comuns nos franceses.
          Quais são mesmo os problemas eléctricos comuns nos franceses?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
            Quais são mesmo os problemas eléctricos comuns nos franceses?
            Luzes, vidros, rádios, alguns atrofios eléctricos de mau funcionamento de algumas funções.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
              Luzes, vidros, rádios, alguns atrofios eléctricos de mau funcionamento de algumas funções.
              Tive 6 carros franceses e nenhum deles teve problemas eléctricos, isso acontece em algum modelo especifico?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                Tive 6 carros franceses e nenhum deles teve problemas eléctricos, isso acontece em algum modelo especifico?
                Claro que não. Problemas eléctricos afectam carros de todas as nacionalidades. Como é óbvio.

                Respondendo ao tópico, cá na família mora um C5 I 2.0 HDI de 2002, com 200 mil KM.

                Pontos fortes : Conforto ( Hydractive III , maravilha ), espaço, equipamento, segurança, insonorização, motor 2.0 HDI 8v 110cv muito fiável, económico tendo em conta o peso do carro, boas prestações, bagageira enorme.

                Pontos fracos : Qualidade dos materiais podia ser melhor, apesar de não apresentar ruídos parasitas. Eventualmente muitos podem-se queixar de ser um carro demasiado filtrado, e de facto ele curva bem e agarra-se muito bem à estrada mas por vezes pode-se ter a sensação de se estar a conduzir um carro daqueles futuristas que não tocam no chão.

                Relativamente à fiabilidade em si, o nosso até agora não de um único problema de motor em si, embora a bomba que empurra o gasoleo a partir do depósito já tenha sido substituida, assim como um sensor de um airbag e uma pecinha mecânica do mecanismo de AC que era crónica e a citroen resolveu com uma nova peça, desde 2004, e que actualmente se pode instalar e substituir e o problema não volta a surgir.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                  Tive 6 carros franceses e nenhum deles teve problemas eléctricos, isso acontece em algum modelo especifico?
                  Se calhar sou eu que tenho 'azar' nos carros que vejo.

                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Claro que não. Problemas eléctricos afectam carros de todas as nacionalidades. Como é óbvio.

                  Respondendo ao tópico, cá na família mora um C5 I 2.0 HDI de 2002, com 200 mil KM.

                  Pontos fortes : Conforto ( Hydractive III , maravilha ), espaço, equipamento, segurança, insonorização, motor 2.0 HDI 8v 110cv muito fiável, económico tendo em conta o peso do carro, boas prestações, bagageira enorme.

                  Pontos fracos : Qualidade dos materiais podia ser melhor, apesar de não apresentar ruídos parasitas. Eventualmente muitos podem-se queixar de ser um carro demasiado filtrado, e de facto ele curva bem e agarra-se muito bem à estrada mas por vezes pode-se ter a sensação de se estar a conduzir um carro daqueles futuristas que não tocam no chão.

                  Relativamente à fiabilidade em si, o nosso até agora não de um único problema de motor em si, embora a bomba que empurra o gasoleo a partir do depósito já tenha sido substituida, assim como um sensor de um airbag e uma pecinha mecânica do mecanismo de AC que era crónica e a citroen resolveu com uma nova peça, desde 2004, e que actualmente se pode instalar e substituir e o problema não volta a surgir.
                  O interior do carro também é bastante interessante a nível de desenho, gosto bastante, não é nada horrível e hitech como o C4, não tenho nada contra, pessoalmente não gosto desse formato.

                  E o desenho exterior do carro era muito quadrado... o novo C5 está mais bonito.

                  Comentário


                    #10
                    Por falar em interior, o C5 tem umas coisas engraçadas tais como ponteiro indicador de temperatura do óleo, bem como voltímetro, além dos normais temp da água e gasoil claro. A meu ver dá jeito.

                    Comentário


                      #11
                      Um amigo meu teve um 2.0 hdi o 110 cv e o carro era muito porreiro, confortável e espaço são sem duvida 2 grandes atributos do carro, para quem não desgosta da estética do carro é no mercado de usados uma excelente opção e no motor 1.8 ainda melhor.

                      Comentário


                        #12
                        E consumos, falamos de que médias ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          E consumos, falamos de que médias ?
                          Overview: Citroen - C5 - Spritmonitor.de

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            E consumos, falamos de que médias ?
                            Sendo um carro com praticamente 1500 KG, não há milagres mas depois de habituado consegues médias de 7L na zona de Lisboa, 5 em nacionais a 90 ou 100 km/h, e uns 6.5 L a uma média de 130 / 140 km/h. Prego a fundo não te faz mais de uns 11 L , aos tais 190 ou 195 km/h reais.

                            Ora, eu digo com hábito porque sendo um carro muito filtrado e tendo limitador de binário em 1ª e 2ª , por vezes parece que o carro não está a andar...mas está

                            Ou seja não tem aquela resposta directa ao acelerador, que tantos carros modernos têm, talvez por causa da common rail de ultima geração ou das 16v, não sei. O que não significa que seja mais lento e fazendo ele 12s dos 0-100 km/h acho que está aceitável.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Sendo um carro com praticamente 1500 KG, não há milagres mas depois de habituado consegues médias de 7L na zona de Lisboa, 5 em nacionais a 90 ou 100 km/h, e uns 6.5 L a uma média de 130 / 140 km/h. Prego a fundo não te faz mais de uns 11 L , aos tais 190 ou 195 km/h reais.

                              Ora, eu digo com hábito porque sendo um carro muito filtrado e tendo limitador de binário em 1ª e 2ª , por vezes parece que o carro não está a andar...mas está

                              Ou seja não tem aquela resposta directa ao acelerador, que tantos carros modernos têm, talvez por causa da common rail de ultima geração ou das 16v, não sei. O que não significa que seja mais lento e fazendo ele 12s dos 0-100 km/h acho que está aceitável.

                              Mesmo a gasóleo parece-me muito difícil.

                              E já uns posts atrás disseram que a versão a gasolina fazia 16 litros a 200 km/h (yeah right ), mas o que me intriga é o que é que interessam os consumos na velocidade máxima ?

                              Até pode haver quem queira usar assim um carro mas acho que é daqueles bocados de informação um pouco inúteis, digo eu

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                Mesmo a gasóleo parece-me muito difícil.

                                E já uns posts atrás disseram que a versão a gasolina fazia 16 litros a 200 km/h (yeah right ), mas o que me intriga é o que é que interessam os consumos na velocidade máxima ?

                                Até pode haver quem queira usar assim um carro mas acho que é daqueles bocados de informação um pouco inúteis, digo eu
                                Foi apenas um curiosidade, informação Comparado com os 10 a 11 litros que faz em cidade a pastelar, nem acho muito
                                A versão a gasolina tem uma v. max anunciada de 196 km/h, não percebi o espanto quando referi os 200 km/h. Efectivamente atinge essa velocidade.

                                Já foi referido o problema no AC. Fica a deitar só ar quente de todas as ventilações do lado esquerdo.
                                Editado pela última vez por Indigo; 26 January 2013, 17:26.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                  Foi apenas um curiosidade, informação Comparado com os 10 a 11 litros que faz em cidade a pastelar, nem acho muito
                                  A versão a gasolina tem uma v. max anunciada de 196 km/h, não percebi o espanto quando referi os 200 km/h. Efectivamente atinge essa velocidade.

                                  Já foi referido o problema no AC. Fica a deitar só ar quente de todas as ventilações do lado esquerdo.

                                  O "espanto" não é da velocidade mas sim do consumo. A 200 km/h o consumo instantâneo é muito superior a 16 "L/100"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                    O "espanto" não é da velocidade mas sim do consumo. A 200 km/h o consumo instantâneo é muito superior a 16 "L/100"
                                    Estabilizados acredita que não Se meteres pata a fundo para lá chegar, então sim será mais.
                                    De todas as maneiras o computador de bordo só dá informação até 30 litros / 100 km.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas

                                      Ja fui propriatario de umC5, o 3.0 V6 de 2001.Super confortavel, bastante agil apesar do seu tamanho.
                                      Quanto a problemas; maioritariamente a eletronica,e o tal problema do ar quente so do lado esquerdo, tive tambem alguns problemas ao nivel da suspensão, era a Hidroactive com modo sport....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                        Mesmo a gasóleo parece-me muito difícil.

                                        E já uns posts atrás disseram que a versão a gasolina fazia 16 litros a 200 km/h (yeah right ), mas o que me intriga é o que é que interessam os consumos na velocidade máxima ?

                                        Até pode haver quem queira usar assim um carro mas acho que é daqueles bocados de informação um pouco inúteis, digo eu
                                        Já pensaste que pode não interessar a tu, mas sim a outros users ?

                                        Já pensaste que essa informação de consumos à velocidade máxima pode apenas servir de base para se ter uma ideia de que os consumos muito dificilmente ultrapassam os 11 L / 100 em AE ?

                                        Não, não pensaste. bem me parecia.

                                        Adiante, sim, o consumo é sensivelmente esse, de tal forma que a uma média de uns 160 ou 170 km/h ( média de velocidade indicada pelo CB ) o consumo nem chega a 9 L o que me parece de todo normal, e, correspondendo ao que o indigo disse, faz sentido os 16L do 1.8i e 11 L do 2.0 HDi.....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                          Nas pessoas que me são próximas existe um C5 'espada' de 2001.

                                          É o 2.2 HDI e teve uns problemazinhos que metia o FAP.

                                          Em 2001 FAP??? Não haverá aí algum engano?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                            Estabilizados acredita que não Se meteres pata a fundo para lá chegar, então sim será mais.
                                            De todas as maneiras o computador de bordo só dá informação até 30 litros / 100 km.
                                            "A fundo ( 200 Km/h ) conta com 16 litros aos 100. "

                                            Posso ter percebido mal, mas isto não dá a entender uma média "estabilizada" (e com estabilizado suponho que queiras dizer um depósito completo). Acredito em 16 litros se for um depósito feito sempre em condução muito rápida mas em diversos ambientes (não me parece muito credível que te estivesses a referir a um depósito feito sempre na velocidade máxima, se é que isso é mesmo possível), agora de consumo instantâneo com pata a fundo duvido imenso. Já andei nessas condições (durante uns bons quilómetros, acima dos 180 km/h com o condutor de pé a fundo) num Golf IV 1.6 e o CB ia a marcar o máximo (50L).



                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Já pensaste que pode não interessar a tu, mas sim a outros users ?

                                            Já pensaste que essa informação de consumos à velocidade máxima pode apenas servir de base para se ter uma ideia de que os consumos muito dificilmente ultrapassam os 11 L / 100 em AE ?

                                            Não, não pensaste. bem me parecia.

                                            Adiante, sim, o consumo é sensivelmente esse, de tal forma que a uma média de uns 160 ou 170 km/h ( média de velocidade indicada pelo CB ) o consumo nem chega a 9 L o que me parece de todo normal, e, correspondendo ao que o indigo disse, faz sentido os 16L do 1.8i e 11 L do 2.0 HDi.....

                                            É um aspecto tão relevante que nunca li nenhum artigo de imprensa especializada a falar de consumos na velocidade máxima dos veículos... Se queres dar uma ideia dos consumos que o carro faz, dizes da tua experiência caso tenhas tido um, ou dizes um valor médio baseado numa amostra grande (estilo o que se consegue saber no spritmonitor), isso é que é ser informativo.

                                            Média de CB de 160-170 km/h ? Nunca vi tal coisa... Podes ter-te enganado a escrever mas tudo bem, para o HDi e para o 1.8i até acredito que as médias para um depósito feito a andar depressa não passem os 11 e 16 litros, respectivamente. Agora valores de consumo instantâneos para as velocidades máximas de ambas as motorizações... nah, nem pensar. Um 2.0 DCi a fundo indica 30 e tal litros para teres uma ideia . E julgo que nem sequer é um valor real, mas há por aí um tópico aberto pelo Lino (creio) a falar disso mesmo.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X