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    [Comparativo] Escolhido Opel Astra Bertone turbo

    Boas tardes.

    Tenho um amigo que está indeciso entre estes dois carros.

    mazda RX-8

    Mazda RX-8 232Cv - à venda Ligeiros Passageiros, Setúbal - CustoJusto.pt

    Opel Astra Bertone Turbo

    OPEL ASTRA BERTONE 2.0 TURBO

    Gostaria de saber qual a vossa opinião sobre estes dois veículos em questão. Sei que são carro bastante diferentes, mas são as preferências dele.

    A mim parece-me que o Opel é mais racional e o Mazda mais emotivo. Não será o motor Wankel uma desvantagem em termos de custos de manutenção/cuidados?

    Pedia-vos que não sugerissem propostas diferentes, mas analisassem estas duas.

    #2
    Partindo do principio que ao equacionar estes carros o teu amigo tem perfeita noção dos valores adjacentes aos mesmos, eu nem pensava duas vezes! RX8 all the way...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Request Ver Post
      Partindo do principio que ao equacionar estes carros o teu amigo tem perfeita noção dos valores adjacentes aos mesmos, eu nem pensava duas vezes! RX8 all the way...
      Sim, ele tem. Ele tem um corsa diesel para trabalhar, portanto os km's não são problema. Ele tem perfeita noção dos custos que acarretam estas opções. Será carro de passeio.

      Comentário


        #4
        Se for carro para ter o uso normal de casa-trabalho e voltinhas esporadicas ao fim de semana nao aconselho o RX8. Excepto se existir margem de manobra financeira para isso

        Mas desde que a pessoa saiba o que o espera e tenha perfeitas nocoes disso, sem duvida RX8.

        Comentário


          #5
          Se ele já tem os gastos e tudo isso calculado/controlado, sendo que não há restrições.
          Nem se pergunta mais, RX-8.

          Comentário


            #6
            Mazda

            Comentário


              #7
              Se ele está ao corrente dos 14L/100Km de média, força com o RX8. Eu não me metia com carros que precisam de 20€ para fazer 100Km, mas isso depende de cada um.

              Comentário


                #8
                Também lhe aconselhei o RX8. É um carro cheio de emotividades, deve ser divertido de conduzir e tem bastante exclusividade. Será um futuro clássico. Penso que isto compensa os custos de manutenção inerentes a um carro com estas características.

                O opel bertone poderia ser usado como carro do dia a dia, mas isso já ele tem.

                Comentário


                  #9
                  Se o teu amigo esta indeciso entre um Astra e um RX-8 então escolha o Astra.
                  Editado pela última vez por FernandoAc; 27 January 2013, 17:31.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                    Se o teu amigo esta indiciso entre um Astra e um RX-8 então escolha o Astra.
                    Mesmo... bem dito!

                    Comentário


                      #11
                      Em termos puramente opcionais e com alguma reserva na carteira para manutenção normal e pequenas coisas que possam surgir: Mazda. A elevada especificidade da mecânica causará sempre maiores dificuldades, não só em termos de custos, mas também de disponibilidade de peças, que com certeza terão que ser todas pedidas especificamente na marca e nem sempre deverá haver em stock.

                      Se a facilidade de manutenção for prioridades, então Astra.

                      Mas só a exclusividade e carácter único do RX-8 já justificam a sua compra...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Em termos puramente opcionais e com alguma reserva na carteira para manutenção normal e pequenas coisas que possam surgir: Mazda. A elevada especificidade da mecânica causará sempre maiores dificuldades, não só em termos de custos, mas também de disponibilidade de peças, que com certeza terão que ser todas pedidas especificamente na marca e nem sempre deverá haver em stock.

                        Se a facilidade de manutenção for prioridades, então Astra.

                        Mas só a exclusividade e carácter único do RX-8 já justificam a sua compra...


                        Depende.

                        Em termos de peças, o RX8 é um carro normal, só difere no motor.

                        E o motor, não sendo especialista, diria que pode ser considerado como uma peça... hoje em dia, raramente se pedem pistões, cambotas, bielas, válvulas, etc. compram-se motores, e está feito.


                        Quanto ao motor em si, por uma pesquisa rápida no Google, não vi problemas nenhuns, aliás, até vêm com uma garantia de 8 anos e 100kmts, o que não é nada mau... a lubrificação é a única coisa que esse motor pede importância! Para os primeiros modelos, deve-se ter em atenção para não desligar o motor antes deste ter sido aquecido... mas se isso acontecer... pode acontecer 500 vezes, não é nada que estrague o motor, apenas encharca as velas (que estão na parte de baixo do cilindro)...


                        Por outro lado, em comparação com o Opel, não tem turbo, e, como toda a gente sabe... os turbos são peças muito sujeitas a desgaste, e avariam com muita frequência. Também não fica nada barato substitui-los.
                        Editado pela última vez por ElementZ; 27 January 2013, 18:21.

                        Comentário


                          #13
                          para linha reta astra para estrada de montanha rx8

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Popota Ver Post
                            para linha reta astra para estrada de montanha rx8
                            What?

                            O RX8 é mais rápido nos dois casos

                            Comentário


                              #15
                              Mazda todos os dias.

                              Comentário


                                #16
                                Eu tenho uma simpatia especial por esse Astra mas o RX8 é um "mundo à parte".

                                Comentário


                                  #17
                                  Está indeciso entre um Astra e um Mazda RX-8 ? Ok.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu acho que quem está indeciso entre estes dois veículos não tem noção das diferentes filosofias que estão inerentes a cada um. Dizes que o teu amigo está consciente dos custos acrescidos...eu acho que não está. Principalmente no que se refere ao Mazda...

                                    O mazda é muito caro de manter. E eu sei o que normalmente acontece a essas viaturas. Mais cedo ou mais tarde precisa de uma grande revisão, o dono vai à mazda e pedem-lhe uma fortuna para o por a trabalhar, e o carro fica parado, porque não há mais ninguém que mexa nesses motores.

                                    O Mazda é uma viatura exótica, um verdadeiro carro de colecção. Quem o compra tem de ter noção que o custo de o manter é várias vezes o seu custo de aquisição...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      Eu acho que quem está indeciso entre estes dois veículos não tem noção das diferentes filosofias que estão inerentes a cada um. Dizes que o teu amigo está consciente dos custos acrescidos...eu acho que não está. Principalmente no que se refere ao Mazda...

                                      O mazda é muito caro de manter. E eu sei o que normalmente acontece a essas viaturas. Mais cedo ou mais tarde precisa de uma grande revisão, o dono vai à mazda e pedem-lhe uma fortuna para o por a trabalhar, e o carro fica parado, porque não há mais ninguém que mexa nesses motores.

                                      O Mazda é uma viatura exótica, um verdadeiro carro de colecção. Quem o compra tem de ter noção que o custo de o manter é várias vezes o seu custo de aquisição...
                                      Que exagero.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                                        Depende.

                                        Em termos de peças, o RX8 é um carro normal, só difere no motor.

                                        E o motor, não sendo especialista, diria que pode ser considerado como uma peça... hoje em dia, raramente se pedem pistões, cambotas, bielas, válvulas, etc. compram-se motores, e está feito.


                                        Quanto ao motor em si, por uma pesquisa rápida no Google, não vi problemas nenhuns, aliás, até vêm com uma garantia de 8 anos e 100kmts, o que não é nada mau... a lubrificação é a única coisa que esse motor pede importância! Para os primeiros modelos, deve-se ter em atenção para não desligar o motor antes deste ter sido aquecido... mas se isso acontecer... pode acontecer 500 vezes, não é nada que estrague o motor, apenas encharca as velas (que estão na parte de baixo do cilindro)...


                                        Por outro lado, em comparação com o Opel, não tem turbo, e, como toda a gente sabe... os turbos são peças muito sujeitas a desgaste, e avariam com muita frequência. Também não fica nada barato substitui-los.
                                        Estás bem desfasado da realidade, bolas...

                                        A manutenção de uma viatura destas convém que seja feita em stand oficial. O preço das peças é bastante elevado, porque não há concorrência e vêm do Japão. A viatura pode ter 8 anos de garantia de fabrica mas...ainda a tem? A lubrificação pode ser um problema.

                                        Também não concordo que já só se troquem motores quando alguma coisa avaria. Não vejo ninguém a mudar de motor por cabeça queimada, junta queimada...até uma distribuição partida, muitas vezes, não significa mudança de motor. Mas quando um wankel parte...tem de se trocar, isso é certo. E o preço deles...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                          Que exagero.
                                          Compra um e depois diz como correu.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Compra um e depois diz como correu.
                                            Não preciso de comprar, o 13B no que toca a manutenção é um motor não muito diferente do motor de pistons convencional, simplesmente tem intervalos de manutenção mais curtos, e um consumo atípico de óleo que deriva da própria concepção. E no que toca a fiabilidade, aguenta bastante menos "borrada" que o motor de pistons, logo tem que se ter cuidados extra.
                                            Um motor destes bem cuidado faz 150.000 kms sem problema nenhum, depois disso pode precisar de levar rotores, mas muito longe desse patético exagero de custar várias vezes o valor de aquisição.

                                            PS: Se deus quiser vou comprar.
                                            Editado pela última vez por RicardoAndre; 27 January 2013, 20:38.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nunca vi um wankel (sem açu em cima) a partir.

                                              Ficam é a beber como uns desalmados, a fazer fumo, a andar pouco...

                                              De qualquer das formas o FernandoAC resumiu bem a situação. São carros completamente distintos e quem está indeciso entre eles é porque só está mesmo a comparar cavalos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                Eu acho que quem está indeciso entre estes dois veículos não tem noção das diferentes filosofias que estão inerentes a cada um. Dizes que o teu amigo está consciente dos custos acrescidos...eu acho que não está. Principalmente no que se refere ao Mazda...

                                                O mazda é muito caro de manter. E eu sei o que normalmente acontece a essas viaturas. Mais cedo ou mais tarde precisa de uma grande revisão, o dono vai à mazda e pedem-lhe uma fortuna para o por a trabalhar, e o carro fica parado, porque não há mais ninguém que mexa nesses motores.

                                                O Mazda é uma viatura exótica, um verdadeiro carro de colecção. Quem o compra tem de ter noção que o custo de o manter é várias vezes o seu custo de aquisição...
                                                Tudo bem. E isto pode realmente ser um entrave à compra do Mazda. Creio mesmo que só se arranjam oficinas de marca qualificadas para estes motores em Lisboa.

                                                As peças Mazda são de facto caras devido à escassez de concorrência, ainda mais acentuada num carro exclusivo como este.

                                                Penso que mesmo assim compensa ter um carro destes, para cuidar com toda a atenção e manter por muitos e bons anos.

                                                A questão do Bertone vs RX-8 prende-se mais por uma questão de racionalidade, são carros bastante diferentes, para mim o RX8 é superior em tudo. O motor 2.0 turbo deve ser mais barato que o wankel. Contudo foram modelos escolhidos por ele há algum tempo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por trepkos Ver Post

                                                  A questão do Bertone vs RX-8 prende-se mais por uma questão de racionalidade, são carros bastante diferentes, para mim o RX8 é superior em tudo. O motor 2.0 turbo deve ser mais barato que o wankel. Contudo foram modelos escolhidos por ele há algum tempo.
                                                  Se é uma questão de racionalidade a escolha só pode ser o Astra. O RX-8 é um carro de paixão para apaixonados pela mecânica ímpar, ou queres mesmo aquilo, sabes praticamente tudo sobre a mecânica e o que te espera, ou se compras só porque fica dentro do orçamento e tem cavalos vais ter grandes dissabores.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                    Não preciso de comprar, o 13B no que toca a manutenção é um motor não muito diferente do motor de pistons convencional, simplesmente tem intervalos de manutenção mais curtos, e um consumo atípico de óleo que deriva da própria concepção. E no que toca a fiabilidade, aguenta bastante menos "borrada" que o motor de pistons, logo tem que se ter cuidados extra.
                                                    Um motor destes bem cuidado faz 150.000 kms sem problema nenhum, depois disso pode precisar de levar rotores, mas muito longe desse patético exagero de custar várias vezes o valor de aquisição.

                                                    PS: Se deus quiser vou comprar.
                                                    Estás a confundir duas coisas: aquilo que queres que seja a verdade...e a verdade em si.

                                                    Claro que um carro destes parado na garagem não gasta nada...mas a andar frequentemente, com gasolinas, manutenções e imprevistos, são 2.000€/ano...no mínimo. Porque se precisar de mais alguma coisa (como um...ou dois rotores), esse valor sobe...e muito. Ainda há que somar pneus, impostos, seguro, que são caros para este carro específico.

                                                    Visto que eles custam uns 12.000€, em 5 anos já estás a bater o valor do carro...se tudo correr bem.

                                                    O Mazda RX-8 é, provavelmente, das viaturas que mais me apaixonam. E por isso, procuro alertar quem os quer comprar, para que não acabem dentro de uma garagem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Estás bem desfasado da realidade, bolas...

                                                      A manutenção de uma viatura destas convém que seja feita em stand oficial. O preço das peças é bastante elevado, porque não há concorrência e vêm do Japão. A viatura pode ter 8 anos de garantia de fabrica mas...ainda a tem? A lubrificação pode ser um problema.

                                                      Também não concordo que já só se troquem motores quando alguma coisa avaria. Não vejo ninguém a mudar de motor por cabeça queimada, junta queimada...até uma distribuição partida, muitas vezes, não significa mudança de motor. Mas quando um wankel parte...tem de se trocar, isso é certo. E o preço deles...
                                                      Ok, tens um RX8 para falar com tanta certeza? Eu sei que isto é a Internet, e toda a gente tem dois ferrais em cada garagem, e um Bugati no galinheiro, mas tens?

                                                      O preço das peças é bastante elevado... no motor, fora disso, é um carro como outros mazdas.

                                                      A viatura ter 8 anos de garantia, quer dizer que é fiável, pois se não fosse, a Mazda não punha essa garantia!



                                                      BTW, se a junta queimar, a melhor coisa é mudar logo o motor, pois o a cabeça e o corpo do motor já se moldaram á junta, logo, se esta queimar, é game over, quando novos, são todos iguais, depois de estarem rodados, são todos diferentes.

                                                      E para o resto das peças do motor, não é diferente.

                                                      Olha o caso dos N47, em que a corrente parte, e o motor é substituído... Porquê? Não era melhor meter uma corrente nova? Pois, na teoria sim, na prática, não...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                        Se é uma questão de racionalidade a escolha só pode ser o Astra. O RX-8 é um carro de paixão para apaixonados pela mecânica ímpar, ou queres mesmo aquilo, sabes praticamente tudo sobre a mecânica e o que te espera, ou se compras só porque fica dentro do orçamento e tem cavalos vais ter grandes dissabores.
                                                        Compreendo o que dizes, é também a minha opinião. O RX8 foi escolhido por ser o carro que é, pela sua essência e não por cavalagem, por cavalagem há outras opções mais banais e baratas.

                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Estás a confundir duas coisas: aquilo que queres que seja a verdade...e a verdade em si.

                                                        Claro que um carro destes parado na garagem não gasta nada...mas a andar frequentemente, com gasolinas, manutenções e imprevistos, são 2.000€/ano...no mínimo. Porque se precisar de mais alguma coisa (como um...ou dois rotores), esse valor sobe...e muito. Ainda há que somar pneus, impostos, seguro, que são caros para este carro específico.

                                                        Visto que eles custam uns 12.000€, em 5 anos já estás a bater o valor do carro...se tudo correr bem.

                                                        O Mazda RX-8 é, provavelmente, das viaturas que mais me apaixonam. E por isso, procuro alertar quem os quer comprar, para que não acabem dentro de uma garagem.
                                                        Será o IUC assim tão caro? não é taxada a cilindrada? Estamos a falar de um 1.3. Seguro talvez seja mais carote não sei. É carro que a ser comprado só ficará na garagem a proteger dos amigos do alheio e dos elementos e não arrumado.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                          Se o teu amigo esta indeciso entre um Astra e um RX-8 então escolha o Astra.
                                                          No fundo é isto, sao 2 carros, diria mesmo completamente diferente, com um nivel de manutençao e cuidado completamente diferente (e o Mazda é um motor complexo, que poucos mecanicos mexem ate mesmo dentro da Mazda). Sendo assim, o Astra é um carro mais user friendly.
                                                          Editado pela última vez por Drifter; 27 January 2013, 21:18.

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                                                            Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                            Será o IUC assim tão caro? não é taxada a cilindrada? Estamos a falar de um 1.3. Seguro talvez seja mais carote não sei. É carro que a ser comprado só ficará na garagem a proteger dos amigos do alheio e dos elementos e não arrumado.
                                                            No caso desse carro, tenho ideia que o "1.3" não pega na hora de pagar imposto......... acho eu, posso estar errado. Sei que não se aplicava no caso do Imposto Automóvel no momento da compra.

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