À semelhança do tópico http://forum.autohoje.com/forum-gera...compactos.html, venho agora deixar os resultados para o segmento D, ou familiares, como lhe queiram chamar:
Tal como no tópico referido acima, a lista começa do pior para o melhor (as notas vão do 6 = muito mau ao 1 = muito bom):
21. VW Passat Variant 2.0 TDI Comfortline DSG • 2006
Resumo: 1 avaria, 3 visitas não programadas à oficina, 4 peças funcionais defeituosas, 4 defeitos menores: 2 trocas de todos os componentes do sistema injector-bomba, troca da bomba do gasóleo, motor não liga devido a uma avaria no sensor de temperatura do turbo, várias actualizações de software devido ao funcionamento lento da caixa DSG. Pontos de penalização: 41. Nota global: 5
20. Renault Laguna 1.9 dCi • 2002
Resumo: 1 avaria, 1 visita não programada à oficina, 4 peças funcionais defeituosas, 6 defeitos menores: o entusiasmo inicial pelo Renault Laguna rapidamente se desvaneceu: Logo aos 33.905 km, foi necessário trocar a ranhura do cartão "mãos livres" e o botão de arranque do motor. Aos 59.740 km partiu-se um rolamento do turbo, obrigando à sua substituição em conjunto com o intercooler. Pontos de penalização: 33. Nota global: 4-
19. Skoda Octavia I Combi 1.9 TDI • 1999
Resumo: 1 avaria, 1 visita não programada à oficina, 4 peças funcionais defeituosas, 5 defeitos menores: aos 58.740 km o Skoda Octávia avariou. Motivo: um relé defeituoso na centralina. Aos 64.651 km o Octavia recusou-se a pegar devido a uma avaria no sistema anti-arranque. Outros defeitos: um motor de limpa-vidros avariado, um tubo do radiador roto e uma avaria no interruptor da regulação em altura dos faróis. Pontos de penalização: 32. Nota global: 4
18. Audi A4 Avant 1.9 TDI • 2002
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 6 peças funcionais defeituosas, 2 defeitos menores: substituição do sensor de medição da temperatura exterior aos 27.470 km, substituído ao abrigo da garantia. Ao km 56.813 foram renovados os calços dos travões dianteiros. Uma vez que o sensor de desgaste dos travões não estava a funcionar devidamente, foi necessário voltar ao concessionário aos 71.000 km. Pontos de penalização: 30. Nota global: 4
17. Alfa Romeo 159 SW 2.4 JTDM 20V Distinctive • 2007
Resumo: 1 avaria, 2 visitas não programadas à oficina, 2 peças funcionais defeituosas, 2 defeitos menores: ao km 14.748 o motor entra em "safe mode", levando à troca do colector de admissão, correia dentada e tensor. Após apenas 20.000 km foi necessário trocar o motor da Alfa. O motivo foi uma limalha de metal na rampa da alimentação de alta pressão: o injector bloqueou e o 1.º cilindro gripou por sobreaquecimento. Pontos de penalização: 28. Nota global: 4+
16. VW Passat Variant VR5 • 1998
Resumo: 1 avaria, 2 visitas não programadas à oficina, 2 peças funcionais defeituosas, 2 defeitos menores: Pontos de penalização: 27. Nota global: 4+
14. Mercedes-Benz C 220 CDI T • 2002
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 3 peças funcionais defeituosas, 5 defeitos menores: uma das visitas não programadas teve a ver com o desgaste dos braços de ligação da barra estabilizadora frontal e ao outra com uma fuga de óleo na bomba da direcção assistida. Pouco antes do final do testes, o leitor de CDs do sistema COMAND deixou de funcionar.Pontos de penalização: 24. Nota global: 3-
14. (ex-aequo) Ford Mondeo 2.0 TDCi SW Titanium • 2007
Resumo: 1 avaria, 1 visita não programada à oficina, 2 peças funcionais defeituosas, 3 defeitos menores: a 3.ª geração do Ford Mondeo demonstrou ser um carro globalmente fiável, mas diversos pequenos problemas levaram a que se classificasse apenas a meio do pelotão. Um cabo mal posicionado levou a que a bateria se descarregasse por diversas vezes e a problemas com o módulo do sistema de navegação e do ar condicionado. A sua troca acabou por se revelar uma acção desnecessária, mas que resolvou o problema. Troca dos calços dos travões traseiros, por apresentarem uma fuga, aos 45.988 km. Pontos de penalização: 24. Nota global: 3-
13. Toyota Avensis 2.0 D-Cat, • 2004
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 2 defeitos menores: no início do teste, as expectativas eram elevadas, já que os Toyotas são considerados especialmente fiáveis. Apesar de o Avensis nunca ter avariado, houve diversas ocorrências que não se encaixam na imagem de exigência de qualidade da marca, como os problemas de regeneração no elaborado catalisador em situações de carga parcial e um desgaste anormal da embraiagem ao km 85.800. Pontos de penalização: 15. Nota global: 2-
10. Opel Insignia Sports Tourer 2.0 CDTI Ecoflex • 2010
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 0 peças funcionais defeituosas, 4 defeitos menores: desgaste e corrosão = zero. No entanto, a electrónica trouxe novas fontes de problemas a bordo. Ou é o ecrã que indica problemas sem razão, ou foi o aquecimento dos bancos que se recusou a funcionar com uma temperatura de -1 ºC, ou o módulo do rádio/sistema de navegação que deixou de funcionar. Após 19.341 km, a Insignia precisou de ajuda para arrancar de manhã - a bateria estava vazia! Motivo: durante a noite, houve vários itens que, ao contrário do que era suposto, continuaram a consumir energia, esvaziando a bateria. Pontos de penalização: 14. Nota global: 2-
10. (ex-aequo) Citroën C5 Tourer HDi 140 Exclusive • 2009
Resumo: 0 avarias, 1 visita não programada à oficina, 2 peças funcionais defeituosas, 3 defeitos menores: em termos globais, o C5 está em grande forma. A entrega de potência e as emissões do motor Diesel de 4 cilindros são excelentes e a protecção contra a corrosão sem falhas. As fugas nos cilindros das molas de suspensão e as avarias no compressor do ar condicionado são problemas entretanto resolvidos pela marca. Pontos de penalização: 14. Nota global: 2-
10. (ex-aequo) BMW 318i (E 46) • 1999
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 1 defeito menor: substituição do cinto de segurança do condutor ao km 16.802, novo elevador do vidro do lado do condutor aos 23.550 km, termostato novo aos 41.705 km, ambos os braços da suspensão frontal trocados aos 80.066 km. Ao contrário do habitual na marca, a caixa de velocidades revelou-se renitente. Causa: devido a uma pancada lateral sofrida tampa da embraiagem, esta deixou de funcionar correctamente. Pontos de penalização: 14. Nota global: 2-
8. Audi A4 Avant 2.0 TDI Ambition • 2009
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 0 defeitos menores: o exame final ao carro, incluindo a desmontagem total, confirmam as boas impressões recolhidas ao longo dos 100.000 km: tudo excelente. Assim o A4 poderia facilmente ter chegado mais longe no "top 10" - não fora a frágil ligação entre o veio de transmissão e a "Multitronic", que obrigou à substituição da caixa de velocidades. Pontos de penalização: 13. Nota global: 2-
8. (ex-aequo) Renault Laguna Grandtour 2.0 dCi Initiale • 2009
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programadas à oficina, 0 peças funcionais defeituosas, defeitos menores: a Laguna cumpriu o teste quase sem problemas. Um triângulo da suspensão frontal teve de ser trocado aos 25.896 km (em garantia, senão 200 €). Aos 99.450 km foi trocado o sensor de temperatura dos gases de escape (em garantia, senão 245 €). Menos positivo: o desgaste acentuado nas árvores de cames e respectivas touches. Pontos de penalização: 13. Nota global: 2-
7. Mercedes-Benz C 180 Kompressor • 2007
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programada à oficina, 0 peças funcionais defeituosas, 11 defeitos menores: uma olhadela nos recantos mais escondidos com o endoscópio demonstra que os Classe C estão perfeitamente protegidos contra a corrosão. Se o C180 não tivesse fundido logo 9 lâmpadas, estaria mais bem classificado no ranking. Pontos de penalização: 11. Nota global: 2
6. Opel Vectra C 2.2 16V Elegance • 2003
Resumo: 0 avarias, 1 visita não programada à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 1 defeito menor: o robusto Opel Vectra C demonstrou uma fiabilidade convincente e um funcionamento isento de problemas. A lâmpada de aviso do ESP apagou-se ao remover os erros da centralina, a pilha do comando do fecho central teve que ser substituída e ao km 89.233 foi necessário trocar um triângulo da suspensão frontal. Pontos de penalização: 10. Nota global: 2
5. Ford Mondeo 1.8 SW • 2004
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 0 defeitos menores: ao km 58.882, o Ford causou-nos alguns suores - uma válvula solenoide responsável pela ligação do compressor do ar condicionado foi responsável pelo avaria no sistema. Uma válvula de regulação do ralenti corroída provocou instabilidade no mesmo. Pontos de penalização: 9. Nota global: 2
4. Skoda Octavia Combi 1.6 FSI Ambiente • 2005
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 2 defeitos menores: ao km 15.733 reina o silêncio na Octávia: o leitor de CDs deixou de funcionar, tendo que ser trocado. A partir do km 50.080, alguns pontos de soldadura de má qualidade fazem com que o cruise control deixe frequentemente de funcionar, até à avaria total pouco antes do final do teste-maratona. Desagradável: restos de óleo carbonizado no colector de admissão na cabeça do motor devido à reciclagem dos gases de escape. Pontos de penalização: 5. Nota global: 1-
3. Honda Accord Tourer 2.2i-DTEC Executive • 2009
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 1 defeito menor: excelente desempenho! O Accord Tourer com motor Diesel 2.2 e 150 CV percorreu os 100.000 km de forma superior. Aos 7006 km houve um aviso de nível reduzido de líquido refrigerante, 0,25 litros acrescentados e a partir daí não houve mais avisos para o nível de água baixo. Aos 62.435 km foram renovadas as 4 pastilhas de travão, aos 78.004 km a luz de mínimos do lado direito - e é tudo! Pontos de penalização: 4. Nota global: 1-
2. BMW 320i Touring • 2006
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programadas à oficina, 0 peças funcionais defeituosas, 3 defeitos menores: também no BMW 320i temos uma lista muito reduzida de defeitos. A lâmpada da luz de presença traseira direita teve de ser trocada, o "caixilho" do tecto panorâmico opcional teve de ser afinado uma vez e ao km 71.946 foram trocados os discos de travão e respectivos calços. Pontos de penalização: 3. Nota global: 1
1. Mazda 6 Sport 1.8 MZR • 2002
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programadas à oficina, 0 peças funcionais defeituosas, 0 defeitos menores: o Mazda 6 regista um resultado de topo na classificação de fiabilidade. Para além da chiadeira nos braços de suporte da tampa da mala, que nós próprios lubrificámos, não houve nada a registar. No entanto, a desmontagem final revela uma protecção deficiente contra a corrosão no compartimento do motor: alguns componentes e peças de aperto começam a enferrujar. Pontos de penalização: 0. Nota global: 1+
Tal como no tópico referido acima, a lista começa do pior para o melhor (as notas vão do 6 = muito mau ao 1 = muito bom):
21. VW Passat Variant 2.0 TDI Comfortline DSG • 2006
Resumo: 1 avaria, 3 visitas não programadas à oficina, 4 peças funcionais defeituosas, 4 defeitos menores: 2 trocas de todos os componentes do sistema injector-bomba, troca da bomba do gasóleo, motor não liga devido a uma avaria no sensor de temperatura do turbo, várias actualizações de software devido ao funcionamento lento da caixa DSG. Pontos de penalização: 41. Nota global: 5
20. Renault Laguna 1.9 dCi • 2002
Resumo: 1 avaria, 1 visita não programada à oficina, 4 peças funcionais defeituosas, 6 defeitos menores: o entusiasmo inicial pelo Renault Laguna rapidamente se desvaneceu: Logo aos 33.905 km, foi necessário trocar a ranhura do cartão "mãos livres" e o botão de arranque do motor. Aos 59.740 km partiu-se um rolamento do turbo, obrigando à sua substituição em conjunto com o intercooler. Pontos de penalização: 33. Nota global: 4-
19. Skoda Octavia I Combi 1.9 TDI • 1999
Resumo: 1 avaria, 1 visita não programada à oficina, 4 peças funcionais defeituosas, 5 defeitos menores: aos 58.740 km o Skoda Octávia avariou. Motivo: um relé defeituoso na centralina. Aos 64.651 km o Octavia recusou-se a pegar devido a uma avaria no sistema anti-arranque. Outros defeitos: um motor de limpa-vidros avariado, um tubo do radiador roto e uma avaria no interruptor da regulação em altura dos faróis. Pontos de penalização: 32. Nota global: 4
18. Audi A4 Avant 1.9 TDI • 2002
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 6 peças funcionais defeituosas, 2 defeitos menores: substituição do sensor de medição da temperatura exterior aos 27.470 km, substituído ao abrigo da garantia. Ao km 56.813 foram renovados os calços dos travões dianteiros. Uma vez que o sensor de desgaste dos travões não estava a funcionar devidamente, foi necessário voltar ao concessionário aos 71.000 km. Pontos de penalização: 30. Nota global: 4
17. Alfa Romeo 159 SW 2.4 JTDM 20V Distinctive • 2007
Resumo: 1 avaria, 2 visitas não programadas à oficina, 2 peças funcionais defeituosas, 2 defeitos menores: ao km 14.748 o motor entra em "safe mode", levando à troca do colector de admissão, correia dentada e tensor. Após apenas 20.000 km foi necessário trocar o motor da Alfa. O motivo foi uma limalha de metal na rampa da alimentação de alta pressão: o injector bloqueou e o 1.º cilindro gripou por sobreaquecimento. Pontos de penalização: 28. Nota global: 4+
16. VW Passat Variant VR5 • 1998
Resumo: 1 avaria, 2 visitas não programadas à oficina, 2 peças funcionais defeituosas, 2 defeitos menores: Pontos de penalização: 27. Nota global: 4+
14. Mercedes-Benz C 220 CDI T • 2002
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 3 peças funcionais defeituosas, 5 defeitos menores: uma das visitas não programadas teve a ver com o desgaste dos braços de ligação da barra estabilizadora frontal e ao outra com uma fuga de óleo na bomba da direcção assistida. Pouco antes do final do testes, o leitor de CDs do sistema COMAND deixou de funcionar.Pontos de penalização: 24. Nota global: 3-
14. (ex-aequo) Ford Mondeo 2.0 TDCi SW Titanium • 2007
Resumo: 1 avaria, 1 visita não programada à oficina, 2 peças funcionais defeituosas, 3 defeitos menores: a 3.ª geração do Ford Mondeo demonstrou ser um carro globalmente fiável, mas diversos pequenos problemas levaram a que se classificasse apenas a meio do pelotão. Um cabo mal posicionado levou a que a bateria se descarregasse por diversas vezes e a problemas com o módulo do sistema de navegação e do ar condicionado. A sua troca acabou por se revelar uma acção desnecessária, mas que resolvou o problema. Troca dos calços dos travões traseiros, por apresentarem uma fuga, aos 45.988 km. Pontos de penalização: 24. Nota global: 3-
13. Toyota Avensis 2.0 D-Cat, • 2004
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 2 defeitos menores: no início do teste, as expectativas eram elevadas, já que os Toyotas são considerados especialmente fiáveis. Apesar de o Avensis nunca ter avariado, houve diversas ocorrências que não se encaixam na imagem de exigência de qualidade da marca, como os problemas de regeneração no elaborado catalisador em situações de carga parcial e um desgaste anormal da embraiagem ao km 85.800. Pontos de penalização: 15. Nota global: 2-
10. Opel Insignia Sports Tourer 2.0 CDTI Ecoflex • 2010
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 0 peças funcionais defeituosas, 4 defeitos menores: desgaste e corrosão = zero. No entanto, a electrónica trouxe novas fontes de problemas a bordo. Ou é o ecrã que indica problemas sem razão, ou foi o aquecimento dos bancos que se recusou a funcionar com uma temperatura de -1 ºC, ou o módulo do rádio/sistema de navegação que deixou de funcionar. Após 19.341 km, a Insignia precisou de ajuda para arrancar de manhã - a bateria estava vazia! Motivo: durante a noite, houve vários itens que, ao contrário do que era suposto, continuaram a consumir energia, esvaziando a bateria. Pontos de penalização: 14. Nota global: 2-
10. (ex-aequo) Citroën C5 Tourer HDi 140 Exclusive • 2009
Resumo: 0 avarias, 1 visita não programada à oficina, 2 peças funcionais defeituosas, 3 defeitos menores: em termos globais, o C5 está em grande forma. A entrega de potência e as emissões do motor Diesel de 4 cilindros são excelentes e a protecção contra a corrosão sem falhas. As fugas nos cilindros das molas de suspensão e as avarias no compressor do ar condicionado são problemas entretanto resolvidos pela marca. Pontos de penalização: 14. Nota global: 2-
10. (ex-aequo) BMW 318i (E 46) • 1999
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 1 defeito menor: substituição do cinto de segurança do condutor ao km 16.802, novo elevador do vidro do lado do condutor aos 23.550 km, termostato novo aos 41.705 km, ambos os braços da suspensão frontal trocados aos 80.066 km. Ao contrário do habitual na marca, a caixa de velocidades revelou-se renitente. Causa: devido a uma pancada lateral sofrida tampa da embraiagem, esta deixou de funcionar correctamente. Pontos de penalização: 14. Nota global: 2-
8. Audi A4 Avant 2.0 TDI Ambition • 2009
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 0 defeitos menores: o exame final ao carro, incluindo a desmontagem total, confirmam as boas impressões recolhidas ao longo dos 100.000 km: tudo excelente. Assim o A4 poderia facilmente ter chegado mais longe no "top 10" - não fora a frágil ligação entre o veio de transmissão e a "Multitronic", que obrigou à substituição da caixa de velocidades. Pontos de penalização: 13. Nota global: 2-
8. (ex-aequo) Renault Laguna Grandtour 2.0 dCi Initiale • 2009
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programadas à oficina, 0 peças funcionais defeituosas, defeitos menores: a Laguna cumpriu o teste quase sem problemas. Um triângulo da suspensão frontal teve de ser trocado aos 25.896 km (em garantia, senão 200 €). Aos 99.450 km foi trocado o sensor de temperatura dos gases de escape (em garantia, senão 245 €). Menos positivo: o desgaste acentuado nas árvores de cames e respectivas touches. Pontos de penalização: 13. Nota global: 2-
7. Mercedes-Benz C 180 Kompressor • 2007
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programada à oficina, 0 peças funcionais defeituosas, 11 defeitos menores: uma olhadela nos recantos mais escondidos com o endoscópio demonstra que os Classe C estão perfeitamente protegidos contra a corrosão. Se o C180 não tivesse fundido logo 9 lâmpadas, estaria mais bem classificado no ranking. Pontos de penalização: 11. Nota global: 2
6. Opel Vectra C 2.2 16V Elegance • 2003
Resumo: 0 avarias, 1 visita não programada à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 1 defeito menor: o robusto Opel Vectra C demonstrou uma fiabilidade convincente e um funcionamento isento de problemas. A lâmpada de aviso do ESP apagou-se ao remover os erros da centralina, a pilha do comando do fecho central teve que ser substituída e ao km 89.233 foi necessário trocar um triângulo da suspensão frontal. Pontos de penalização: 10. Nota global: 2
5. Ford Mondeo 1.8 SW • 2004
Resumo: 0 avarias, 2 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 0 defeitos menores: ao km 58.882, o Ford causou-nos alguns suores - uma válvula solenoide responsável pela ligação do compressor do ar condicionado foi responsável pelo avaria no sistema. Uma válvula de regulação do ralenti corroída provocou instabilidade no mesmo. Pontos de penalização: 9. Nota global: 2
4. Skoda Octavia Combi 1.6 FSI Ambiente • 2005
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 2 defeitos menores: ao km 15.733 reina o silêncio na Octávia: o leitor de CDs deixou de funcionar, tendo que ser trocado. A partir do km 50.080, alguns pontos de soldadura de má qualidade fazem com que o cruise control deixe frequentemente de funcionar, até à avaria total pouco antes do final do teste-maratona. Desagradável: restos de óleo carbonizado no colector de admissão na cabeça do motor devido à reciclagem dos gases de escape. Pontos de penalização: 5. Nota global: 1-
3. Honda Accord Tourer 2.2i-DTEC Executive • 2009
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programadas à oficina, 1 peça funcional defeituosa, 1 defeito menor: excelente desempenho! O Accord Tourer com motor Diesel 2.2 e 150 CV percorreu os 100.000 km de forma superior. Aos 7006 km houve um aviso de nível reduzido de líquido refrigerante, 0,25 litros acrescentados e a partir daí não houve mais avisos para o nível de água baixo. Aos 62.435 km foram renovadas as 4 pastilhas de travão, aos 78.004 km a luz de mínimos do lado direito - e é tudo! Pontos de penalização: 4. Nota global: 1-
2. BMW 320i Touring • 2006
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programadas à oficina, 0 peças funcionais defeituosas, 3 defeitos menores: também no BMW 320i temos uma lista muito reduzida de defeitos. A lâmpada da luz de presença traseira direita teve de ser trocada, o "caixilho" do tecto panorâmico opcional teve de ser afinado uma vez e ao km 71.946 foram trocados os discos de travão e respectivos calços. Pontos de penalização: 3. Nota global: 1
1. Mazda 6 Sport 1.8 MZR • 2002
Resumo: 0 avarias, 0 visitas não programadas à oficina, 0 peças funcionais defeituosas, 0 defeitos menores: o Mazda 6 regista um resultado de topo na classificação de fiabilidade. Para além da chiadeira nos braços de suporte da tampa da mala, que nós próprios lubrificámos, não houve nada a registar. No entanto, a desmontagem final revela uma protecção deficiente contra a corrosão no compartimento do motor: alguns componentes e peças de aperto começam a enferrujar. Pontos de penalização: 0. Nota global: 1+
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