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FAP vs CO2 = €

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    FAP vs CO2 = €

    Entao é o seguinte desde que eu tenho o meu A3 que acho um exagero o que pago de selo, nada mais nada menos que 224.17€ por um motor 1.9 TDI 105cv com FAP de 2007 que produz 132g de CO2..


    Tenho um amigo(A) que tem a mesma motorização e modelo.. Só que do ano 2004 sem FAP e paga o mesmo que eu, acho estranho esta situação,


    Depois também(B) tenho outros conhecidos que tem o mesmo modelo e motor de 2007 e de 2009 e pagam menos selo e produz menos CO2. tem lógica.




    a minha duvida é a seguinte , porque o meu valor de co2 é diferente ? a caixa é igual em todos e a referencia de motor também (BLS)


    P.s para isso tiro a fap fora :green:






    #2
    O teu amigo e tendo em conta que é um audE foi comprar um carro importado pos 07/07, mesmo sendo de 2004 como foi importado e legalizado depois de Julho de 2007 paga o iuc como menino crescido

    Agora tu devias pagar:

    Mais de 1.750cm3 até 2.500cm3 - 111,77€
    +
    Mais de 120g/km até 180g/km - 85,69€
    x
    2007 - 1,00

    =197.46€

    Tambem nao percebo esse valor

    Comentário


      #3
      Penso que tens a versão anterior, de 8V. A de 16V já foi homologada com 119g.

      Quanto ao modelo de 2004 pagar menos é simples: em 2007 entraram em vigor as novas tabelas de impostos para automóveis que foram uma autêntica enrabadela ao tuga.

      Comentário


        #4
        Tabela Imposto Único Circulação (IUC) 2013 - Tabela Imposto Único de Circulação - Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação

        Podes tirar daqui as tuas dúvidas.
        Agora não consigo chegar ao teu valor. Como disse Vatrier disse, deverias de pagar 197€.

        O meu 308 de 2011:

        55,94+85,69*1,15 = 163€ que foi o que paguei.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vatrier Ver Post
          O teu amigo e tendo em conta que é um audE foi comprar um carro importado pos 07/07, mesmo sendo de 2004 como foi importado e legalizado depois de Julho de 2007 paga o iuc como menino crescido

          Agora tu devias pagar:

          Mais de 1.750cm3 até 2.500cm3 - 111,77€
          +
          Mais de 120g/km até 180g/km - 85,69€
          x
          2007 - 1,00

          =197.46€

          Tambem nao percebo esse valor
          eu sei que tenho que pagar o novo valor de iuc.. agora dois modelos iguais com FAP etc etc o de 2007 faz 119 o de 2009 tambem e o meu de 2007 faz 132g...
          para terem noçao, o meu amigo que tem o de 2004 produz 134g de co2 ou seja mais 2 gramas que o meu, eu acho que a audi nao ia la por uma FAP num carro por duas gramas de co2... e a questao é os outros dois so terem 119 e sao iguais ao meu, a nivel de modelo de caixa de velocidades referencia de motor etc,

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
            Penso que tens a versão anterior, de 8V. A de 16V já foi homologada com 119g.

            Quanto ao modelo de 2004 pagar menos é simples: em 2007 entraram em vigor as novas tabelas de impostos para automóveis que foram uma autêntica enrabadela ao tuga.
            o de 2004 paga o mesmo que eu pois foi legalizado em 2011 como o meu,


            e como indiquei, a questão aqui é o nivel de Co2, porque descendo o co2 desce o selo,

            motores iguais segundo as referencias,
            mesma caixa,
            mesma cavalagem,
            com sistema FAP (filtro de particulas),

            porque o meu tem mais ? nao entendo


            acreditem isto é mesmo um incentivo a nao comprar carros novos ou mesmo importados, carro comprado hoje tem de ser usado até ao ano de 2007, se nao paga muito selo... e depois vem aquelas carrinhas e camionetas podres a fazer um nevoeiro intenso de fumo e pagam uma m*r*da... eu sei que ninguem tem culpa, quem tem é o (des)governo

            Comentário


              #7
              O teu foi legalizado em 2011?
              Se sim o valor que deverias de pagar era 227€.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                O teu foi legalizado em 2011?
                Se sim o valor que deverias de pagar era 227€.
                e é exatamente o que paguei ja este mes..

                esse valor atrás é do ano passado


                mas a questão digo e repito, porque o meu carro faz mais co2 que os outros?

                a questão é essa,porque eu com 119g ia pagar menos

                Comentário


                  #9
                  Pergunta na AUDI.
                  Agora deixaste-me curioso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CorsaB Ver Post
                    e é exatamente o que paguei ja este mes..

                    esse valor atrás é do ano passado


                    mas a questão digo e repito, porque o meu carro faz mais co2 que os outros?

                    a questão é essa,porque eu com 119g ia pagar menos
                    Há alguém que está a precisar de fazer dieta

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                      Pergunta na AUDI.
                      Agora deixaste-me curioso.
                      pois imagina tambem eu estou

                      já perguntei mandaram contactar a SIVA, após o contato mandaram enviar mail com o problema, agora resta me aguardar

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                        Há alguém que está a precisar de fazer dieta

                        e o selo tambem

                        Comentário


                          #13
                          O que é que o FAP tem a ver com emissões de CO2?

                          A resposta é simples: Nada!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CorsaB Ver Post
                            e é exatamente o que paguei ja este mes..

                            esse valor atrás é do ano passado


                            mas a questão digo e repito, porque o meu carro faz mais co2 que os outros?

                            a questão é essa,porque eu com 119g ia pagar menos
                            132g deve ser o valor que vinha na fixa de homologação da importação do teu carro, e até pode ter sido um erro da folha original.

                            Um carro novo a marca apresenta o papel de homologação igual para todos. Num carro importado, tens um certificado do pais de origem que tem o valor de CO2 e no teu caso veio com os 132g

                            Comentário


                              #15
                              A FAP não tem influência na emissão de CO2.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                A FAP não tem influência na emissão de CO2.

                                O

                                FAP é uma sigla para um substantivo masculino

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  132g deve ser o valor que vinha na fixa de homologação da importação do teu carro, e até pode ter sido um erro da folha original.

                                  Um carro novo a marca apresenta o papel de homologação igual para todos. Num carro importado, tens um certificado do pais de origem que tem o valor de CO2 e no teu caso veio com os 132g
                                  no proprio carro num papel de identificaçao que está na mala por baixo do pneu suplente, indica os 132 de co2

                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  A FAP não tem influência na emissão de CO2.
                                  e sim a FAP tem influencia no Co2

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CorsaB Ver Post

                                    e sim a FAP tem influencia no Co2
                                    Ao menos informa-te daquilo que falas...

                                    A FAP (ou O FAP ) controla as emissões de partículas PM10. O CO2 é unicamente característica dos consumos da viatura e, talvez, um bocadinho do funcionamento do catalisador, que promove as emissões de CO2.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      Ao menos informa-te daquilo que falas...

                                      A FAP (ou O FAP ) controla as emissões de partículas PM10. O CO2 é unicamente característica dos consumos da viatura e, talvez, um bocadinho do funcionamento do catalisador, que promove as emissões de CO2.
                                      entao na propria audi ao telefone fartei me de falar da FAP e eles não disseram " olha que a fap nao reduz o co2"

                                      :/

                                      e fazes alguma ideia do porque ? carros com motorizaçao igual com co2 diferentes? se fosse um de 2009 e o meu de 2007 ainda compreendia carros mais recentes, mas existe carros de 2007 a fazer 119 :/

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CorsaB Ver Post
                                        entao na propria audi ao telefone fartei me de falar da FAP e eles não disseram " olha que a fap nao reduz o co2"

                                        :/

                                        e fazes alguma ideia do porque ? carros com motorizaçao igual com co2 diferentes? se fosse um de 2009 e o meu de 2007 ainda compreendia carros mais recentes, mas existe carros de 2007 a fazer 119 :/
                                        Ambos com a mesma caixa ? Manual? Auto?

                                        Ambos com as mesmas jantes? E que medidas de pneus?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          Ambos com a mesma caixa ? Manual? Auto?

                                          Ambos com as mesmas jantes? E que medidas de pneus?
                                          sim manual
                                          e sim igual, agora nao, mas oem vinham iguais,

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Ao menos informa-te daquilo que falas...

                                            A FAP (ou O FAP ) controla as emissões de partículas PM10. O CO2 é unicamente característica dos consumos da viatura e, talvez, um bocadinho do funcionamento do catalisador, que promove as emissões de CO2.
                                            O FAP não é um catalisador? Pelo menos o material que é queimado juntamente com o gasóleo é um catalisador.
                                            Logo se as emissões de CO2 são afectadas pelo catalisador, então o FAP afecta, directa ou indirectamente as emissões? :P

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CorsaB Ver Post
                                              entao na propria audi ao telefone fartei me de falar da FAP e eles não disseram " olha que a fap nao reduz o co2"

                                              :/

                                              e fazes alguma ideia do porque ? carros com motorizaçao igual com co2 diferentes? se fosse um de 2009 e o meu de 2007 ainda compreendia carros mais recentes, mas existe carros de 2007 a fazer 119 :/
                                              Eu não percebo muito de motores Audi, talvez o teu motor não seja bem igual a esse. De qualquer das formas, se o teu carro, por alguma razão, for mais pesado que esse com que comparaste, pode estar aí a explicação...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                                O FAP não é um catalisador? Pelo menos o material que é queimado juntamente com o gasóleo é um catalisador.
                                                Logo se as emissões de CO2 são afectadas pelo catalisador, então o FAP afecta, directa ou indirectamente as emissões? :P
                                                O FAP não é um catalisador, é um filtro que filtra os gases de escape. As emissões de CO2 são afectadas pelo catalisador pois este, para reduzir as emissões de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos, vai produzir CO2.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  Eu não percebo muito de motores Audi, talvez o teu motor não seja bem igual a esse. De qualquer das formas, se o teu carro, por alguma razão, for mais pesado que esse com que comparaste, pode estar aí a explicação...
                                                  vou ver os pesos,

                                                  custa me acreditar que a audi se tenha enganado nas medições, mas queria saber o motivo de tal co2, uma curiosidade

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As diferenças podem ser subtis entre dois motores iguais.
                                                    Mexidas na centralina para melhor se comportar nos testes de homologação, a presença ou não de start-stop, ou alguma actualização na gama durante esse período que tenha mexido nas relações de caixa (mesmo sendo a mesma caixa)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                      As diferenças podem ser subtis entre dois motores iguais.
                                                      Mexidas na centralina para melhor se comportar nos testes de homologação, a presença ou não de start-stop, ou alguma actualização na gama durante esse período que tenha mexido nas relações de caixa (mesmo sendo a mesma caixa)
                                                      start - stop tb nenhum tem,

                                                      eu acho que ja sei o que vou fazer FAP out e AÇO em cima e bota fazer fumo, pago para isso

                                                      colocamos películas sem homologar no livrete nao podemos, pagamos já podemos qual a diferença ?
                                                      colocamos jantola a patrao sem homologar nao podemos, pagamos ja podemos qual a diferença?

                                                      o pagar é que nos vai ajudar na segurança? o que contribui ? só para a xulice,


                                                      logo a minha conclusão é se pago selo caro posso fazer fumo a vontade

                                                      estou a ser irónico mas as vezes apetecia assim na cara dos governantes dar uma chapada de fumo mas eu nao disse nada apenas um desabafo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        O FAP não é um catalisador, é um filtro que filtra os gases de escape. As emissões de CO2 são afectadas pelo catalisador pois este, para reduzir as emissões de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos, vai produzir CO2.
                                                        Então mas como é que achas que as partículas libertadas pelo motor, diga-se gasóleo mal queimado (o famoso fumo preto) é filtrado?
                                                        É queimado no interior de uma câmara com a queima de gasóleo e um agente catalisador.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O FAP por vezes até aumenta o CO2. Dou como exemplo o meu carro: Tenho um 307 1.6 HDI 110 cv de 2005 versão sem FAP. Esta versão tem um consumo médio homologado inferior em 0.1l/100 face à versão com FAP. Como o CO2 está directamente ligado aos consumos e num caso de um diesel anda na casa das 27g por litro por km, então o valor final de CO2 é inferior em 3g.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                                            Então mas como é que achas que as partículas libertadas pelo motor, diga-se gasóleo mal queimado (o famoso fumo preto) é filtrado?
                                                            É queimado no interior de uma câmara com a queima de gasóleo e um agente catalisador.
                                                            Os consumos podem aumentar muito ligeiramente na fase de regeneração, por ser necessário injectar um pouco mais de gasóleo para queimar as partículas.

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