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Qual o significado destas marcas?

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    Qual o significado destas marcas?

    Boas noites, pessoal!

    Alguém me sabe explicar qual o significado ou a utilidade das marcas vermelhas assinaladas no velocímetro da fotografia abaixo??



    O quadrante em causa é de um Volkswagen Polo de 92.

    #2
    Espero não dizer nenhuma baboseira mas nesse caso será que são as velocidades ideais para gear change?

    Por exemplo aos 40 metes segunda, 65 terceira, 92 quarta e por fim 122 quinta.

    A marca grande nos 50 é por ser o limite de velocidade em grande parte das cidades.

    Mas alguem que confirme :P

    Comentário


      #3
      eu diria limites de velocidade, mas tantos...nao terá a ver com as mudanças, dado nao ter conta rotaçoes?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
        Espero não dizer nenhuma baboseira mas nesse caso será que são as velocidades ideais para gear change?

        Por exemplo aos 40 metes segunda, 65 terceira, 92 quarta e por fim 122 quinta.

        A marca grande nos 50 é por ser o limite de velocidade em grande parte das cidades.

        Mas alguem que confirme :P
        São 5 marcadores, se a caixa for de 5 velocidades tem lógica o raciocínio.

        Comentário


          #5
          existem varios mercedes e automoveis de outras marcas que também têm esses pontos,há uns que dizem que é um lembrete para as velocidades recomendadas(neste caso alemanha) e outros que dizem que é o ponto ideal de passagem de caixa.
          eu penso que sejam as velocidades recomendadas visto que existem carros que são da mesma marca mas com motores e transmissões completamente diferentes e os pontos marcados são semelhantes por isso nesses casos não seria aplicada a passagem ideal de caixa

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
            São 5 marcadores, se a caixa for de 5 velocidades tem lógica o raciocínio.
            A primeira mudança engata-se ainda parado que eu saiba.

            Eu acho que isso são quatro marcadores. Aquele entre o 40 e o 60 deve ser 50 (vários carros têm algumas velocidades a cor diferente, como o 50 ou o 130).

            O traço antes do 40 deve ser para pôr a segunda. Aos 65 passar para terceira, depois dos 90 para a quarta e a seguir aos 120 a quinta.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
              Espero não dizer nenhuma baboseira mas nesse caso será que são as velocidades ideais para gear change?

              Por exemplo aos 40 metes segunda, 65 terceira, 92 quarta e por fim 122 quinta.

              A marca grande nos 50 é por ser o limite de velocidade em grande parte das cidades.


              Mas alguem que confirme :P
              Acho que é isso.

              Cada conjunto de traços corresponde ao "limite" para a velocidade respetiva:
              - 40: um traço - limite da 1ª
              - 65: dois traços - limite da 2ª
              - 90-95: três traços - limite da 3ª
              - 120-125: quatro traços - limite da 4ª

              Os 50 é o limite citadino mais usual.

              Comentário


                #8
                Acho que as marcas são nada mais do que os limites de velocidade permitidos em diferentes tipos de estrada. Tanto que se virem todos os sinais tão nos 50, 90 e 120...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por xeLa Ver Post
                  A primeira mudança engata-se ainda parado que eu saiba.

                  Eu acho que isso são quatro marcadores. Aquele entre o 40 e o 60 deve ser 50 (vários carros têm algumas velocidades a cor diferente, como o 50 ou o 130).

                  O traço antes do 40 deve ser para pôr a segunda. Aos 65 passar para terceira, depois dos 90 para a quarta e a seguir aos 120 a quinta.
                  Juras? É que também estava a considerar a questão do limite dos dos 50km/h levantada pelo "Greenzord".

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                    Juras? É que também estava a considerar a questão do limite dos dos 50km/h levantada pelo "Greenzord".
                    Grande fail da minha parte. Pensei que estavas a falar em 5 marcadores para 5 velocidades não considerando a questão dos 50 km/h.
                    Desculpa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por xeLa Ver Post
                      A primeira mudança engata-se ainda parado que eu saiba.

                      Eu acho que isso são quatro marcadores. Aquele entre o 40 e o 60 deve ser 50 (vários carros têm algumas velocidades a cor diferente, como o 50 ou o 130).

                      O traço antes do 40 deve ser para pôr a segunda. Aos 65 passar para terceira, depois dos 90 para a quarta e a seguir aos 120 a quinta.

                      Sim, mas experimente fazer isso num 190d........tente não dar cabo do motor!

                      Comentário


                        #12
                        Os limites de velocidades aceita-se.
                        Agora a velocidade recomendada para mudar de velocidade, gostava de ver o Polo meter a 5ª só aos 120, mas isso sou eu.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          Acho que é isso.

                          Cada conjunto de traços corresponde ao "limite" para a velocidade respetiva:
                          - 40: um traço - limite da 1ª
                          - 65: dois traços - limite da 2ª
                          - 90-95: três traços - limite da 3ª
                          - 120-125: quatro traços - limite da 4ª

                          Os 50 é o limite citadino mais usual.
                          Não faço ideia do que sejam, mas esta explicação faz todo o sentido.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                            Os limites de velocidades aceita-se.
                            Agora a velocidade recomendada para mudar de velocidade, gostava de ver o Polo meter a 5ª só aos 120, mas isso sou eu.
                            Não é a velocidade para meter a 5ª, é o limite até onde podes "esforçar" a 4ª

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                              Acho que é isso.

                              Cada conjunto de traços corresponde ao "limite" para a velocidade respetiva:
                              - 40: um traço - limite da 1ª
                              - 65: dois traços - limite da 2ª
                              - 90-95: três traços - limite da 3ª
                              - 120-125: quatro traços - limite da 4ª

                              Os 50 é o limite citadino mais usual.
                              Exacto, mais precisamente a marca corresponde à entrada no redline naquela mudança caso o carro tivesse conta-rotaçoes. Aliás, por nao ter utilizam este artificio. É bom para condutoras pouco experientes

                              Comentário


                                #16
                                Penso que seja o limite. Mas isso não é um bocado relativo? Podemos ir a subir ou a descer e a velocidade nao corresponder ao esforço do motor...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                  Não é a velocidade para meter a 5ª, é o limite até onde podes "esforçar" a 4ª
                                  Assim já se aceita, mesmo assim fico de pé atrás, mas não nego.
                                  Mas disseram algures que era para pôr a 5ª, e isso num Polo desse tempo nem sequer deve ser possível.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                    Assim já se aceita, mesmo assim fico de pé atrás, mas não nego.
                                    Mas disseram algures que era para pôr a 5ª, e isso num Polo desse tempo nem sequer deve ser possível.
                                    Acredita que é

                                    Comentário


                                      #19
                                      São os limites de velocidade na maioria das estradas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mfpireS Ver Post
                                        Boas noites, pessoal!

                                        Alguém me sabe explicar qual o significado ou a utilidade das marcas vermelhas assinaladas no velocímetro da fotografia abaixo??



                                        O quadrante em causa é de um Volkswagen Polo de 92.
                                        boas
                                        no manual do condutor está escrito para que servem os sinais encarnados; mas eu penso que são indicadores para engrenar uma velocidade mais alta antes de chegar ao indicador vermelho,ou seja sou da mesma opinião de outros users.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mfpireS Ver Post
                                          Boas noites, pessoal!

                                          Alguém me sabe explicar qual o significado ou a utilidade das marcas vermelhas assinaladas no velocímetro da fotografia abaixo??



                                          O quadrante em causa é de um Volkswagen Polo de 92.
                                          BOAS
                                          Servem na minha opinião para engrenar uma velocidade mais alta antes de chegar ao sinal encarnado,mas está escrito no manual do condutor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            Acho que é isso.

                                            Cada conjunto de traços corresponde ao "limite" para a velocidade respetiva:
                                            - 40: um traço - limite da 1ª
                                            - 65: dois traços - limite da 2ª
                                            - 90-95: três traços - limite da 3ª
                                            - 120-125: quatro traços - limite da 4ª

                                            Os 50 é o limite citadino mais usual.
                                            É a minha opinião, pois nos Mercedes mais antigos era exactamente assim.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ribbit Ver Post
                                              Penso que seja o limite. Mas isso não é um bocado relativo? Podemos ir a subir ou a descer e a velocidade nao corresponder ao esforço do motor...
                                              Nao, nao é relativo. O que é relativo é quão pressionado vai o acelerador. Numa dada mudança (engrenada), a descer ou a subir, a rotacao do motor é a mesma para uma dada velocidade. Desde que as rodas estejam a rodar isto aplica (tem a ver com os racios de desmultiplicao que em nada se alteram com inclinacao)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                Acho que é isso.

                                                Cada conjunto de traços corresponde ao "limite" para a velocidade respetiva:
                                                - 40: um traço - limite da 1ª
                                                - 65: dois traços - limite da 2ª
                                                - 90-95: três traços - limite da 3ª
                                                - 120-125: quatro traços - limite da 4ª

                                                Os 50 é o limite citadino mais usual.
                                                O Renault 5 Laureate que o meu pai teve tinha também 3 marcas (tinha caixa de 4v) e no manual era mesmo isso que cada traço significava. Velocidades máximas admissíveis para cada relação de caixa (entrada no red-line).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por lpe Ver Post
                                                  Nao, nao é relativo. O que é relativo é quão pressionado vai o acelerador. Numa dada mudança (engrenada), a descer ou a subir, a rotacao do motor é a mesma para uma dada velocidade. Desde que as rodas estejam a rodar isto aplica (tem a ver com os racios de desmultiplicao que em nada se alteram com inclinacao)
                                                  Ahhh, exacto! Muito obrigado pelo esclarecimento


                                                  O meu pai tem o mesmo sistema no seu 190D, e fico sempre espantado como as marcas parecem ser demasiado optimistas. Mas também é verdade que aquilo demora eternidades para aumentar a rotação, e essa, por falta de turbo, também deve poder ser superior comparativamente com os diesel modernos chaçoooo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda pensei que fossem os limites de velocidade permitidos nas estradas...mas visto que o carro não tem conta-rotações, deverá mesmo ser a indicação da mudança de caixa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por xeLa Ver Post
                                                      Grande fail da minha parte. Pensei que estavas a falar em 5 marcadores para 5 velocidades não considerando a questão dos 50 km/h.
                                                      Desculpa.
                                                      Tranquilo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Penso que são os redline de cada uma das velocidades

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ribbit Ver Post
                                                          Ahhh, exacto! Muito obrigado pelo esclarecimento


                                                          O meu pai tem o mesmo sistema no seu 190D, e fico sempre espantado como as marcas parecem ser demasiado optimistas. Mas também é verdade que aquilo demora eternidades para aumentar a rotação, e essa, por falta de turbo, também deve poder ser superior comparativamente com os diesel modernos chaçoooo
                                                          Podes chamar-lhe chaço mas deve ser dos carros mais robustos jamais construidos, e com a maior media de km realizados por automovel produzido antes de serem descartados (talvez com excepcao do carocha...). Claro que o facto de nao ter turbo o torna mais robusto ainda Mas nao ha umas versoes desse modelo turbinadas?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os traços (com a excepção do que está nos 50 km/h) correspondem à velocidade limite (máxima) para cada uma das mudanças (1ª, 2ª, 3ª e 4ª), não se devendo naturalmente exceder.
                                                            Como não existe conta rotações, pode-se dizer que no fundo será um indicação indirecta do "red line" para cada relação de caixa

                                                            Comentário

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