Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IUC - Para que serve?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    IUC - Para que serve?

    Antes de mais perdoem-me se está na secção errada ou se existe um tópico sobre este mesmo assunto, coisa que não encontrei pela breve pesquisa efectuada, mas a pergunta é simples:

    Para que serve o IUC afinal?

    Esta pergunta surge no seguimento de uma conversa com um tio meu que é Alemão e vive em Inglaterra que, sempre que vem a Portugal de carro (tem medo de andar de avião ), fica pasmado com a quantidade de Portagens/Scuts que paga versus o que paga lá fora para efectuar a mesma ou por vezes distâncias maiores.

    O IUC não deveria de englobar, para além do castigo ambiental às marcas e consumidores, o valor de portagens, scuts, manutenção etc? É justo, a meu ver, sermos cobrados duas vezes pela mesma despesa?

    A título de exemplo, este Verão fui a Espanha com um grupo de 4 amigos. Fizemos cerca de 2200km, metade para lá e a outra metade para cá. Assim por alto, paguei o mesmo ou mais pelos 200 ou 300km que fiz em AE em Portugal do que pelos restantes 700 ou 800 kms que fiz em Espanha. E diga-se que Espanha nem é um bom exemplo já que é um país um tanto semelhante a Portugal.

    Outro ponto que eu acho importante, com o aumento deste imposto não estará o governo a ir um pouco contra o que se pretende? Não será isto um atentado à compra de automóveis? Transportes públicos e andar de bicicleta/a pé é tudo muito lindo mas não é no nosso país, na minha opinião. Temos um sistema de transportes públicos algo deficiente, com greves a torto e a direito e andar de bicicleta só em muito poucos lugares. Não temos infraestruturas nem geologia para o mesmo (subidas a toda a hora).

    Opiniões? Acham justo? Faz algum sentido esta pergunta e desabafo? Sou idiota?

    #2
    O desabafo faz sentido..A forma como usam (e abusam) dos impostos que pagamos é que não...

    Comentário


      #3
      Faz tudo sentido e mesmo assim a porra do governo diz que o estado precisa de mais dinheiro.

      Comentário


        #4
        É mesmo por causa de todos os impostos e pagamentos em AE/scuts que as evito a todo o custo e vou pelas nacionais.
        Apenas se tiver mau tempo é que considero ir por essas vias por torna-se bastante mais rápido.

        Comentário


          #5
          Para ajudar ao gamanço!

          Comentário


            #6
            Eu sei onde vocês querem chegar, mas contrariamente ao que se pensa, o IUC não é um imposto incidente sobre a circulação, mas sim sobre a propriedade.

            Artigo 2.º
            Incidência objectiva
            1 - O imposto único de circulação incide sobre os veículos das categorias seguintes, matriculados ou registados em Portugal:

            (...)
            E o objectivo do mesmo é:

            Artigo 1.º
            Princípio da equivalência
            O imposto único de circulação obedece ao princípio da equivalência, procurando onerar os contribuintes na medida do custo ambiental e viário que estes provocam, em concretização de uma regra geral de igualdade tributária.
            Epá, o desabafo faz sentido porque neste país paga-se impostos por tudo e mais alguma coisa.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
              Eu sei onde vocês querem chegar, mas contrariamente ao que se pensa, o IUC não é um imposto incidente sobre a circulação, mas sim sobre a propriedade.



              E o objectivo do mesmo é:



              Epá, o desabafo faz sentido porque neste país paga-se impostos por tudo e mais alguma coisa.


              "(...) custo ambiental e viário que estes provocam..."

              Portanto, no caso de Lisboa, pagamos e não podemos lá andar com o carro

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                "(...) custo ambiental e viário que estes provocam..."

                Portanto, no caso de Lisboa, pagamos e não podemos lá andar com o carro
                Pois.

                Bem, mas nesse caso a culpa já nem foi do legislador... foi do preto.

                Comentário


                  #9
                  Se é por motivos ambientes porque o IUC que pago é a volta de 10€ e o carro em questão é uma "bomba atómica" comparado com os carros novos ?
                  Não devia de ser o inverso para incentivar a mudar ? Por um lado parece.me bem pagar 10€ mas o motivo não é tão óbvio se calhar...

                  Comentário


                    #10
                    Bem depois de ler as vossas opinião decidi também expressar a minha, que começa a ficar farto de ser roubado e cada vez mais evito andar de carro. Pois os preços das auto-estradas no nosso pais é para loucos tendo em conta o que ganhamos. Para não falar da fantuchada dos preços dos combustiveis.
                    Não valeria mais o estado pegar e meter um IUC mais elevado onde já contivesse a nossa contribuição para as auto-estradas.
                    Outro absurdo é andar-mos a pagar portagens em estradas que foram pagas por fundos da união europeia ao preço que andamos e onde a qualidade deixa muito a desejar.
                    Enfim é este o país em que vivemos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                      "(...) custo ambiental e viário que estes provocam..."

                      Portanto, no caso de Lisboa, pagamos e não podemos lá andar com o carro
                      A brincar a brincar, um tipo sem nada que fazer e com dinheiro para gastar no advogado devia conseguir não pagar o IUC, com um processozito em tribunal.

                      Comentário


                        #12
                        O IUC é um dos componentes da estratégia do "não utilizador - pagador - pagador - pagador - pagador"

                        Eu raramente uso ex SCUTS e no entanto, pago-as através do ISP, através do IUC, através do IVA, através do IRS, ...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          O IUC é um dos componentes da estratégia do "não utilizador - pagador - pagador - pagador - pagador"

                          Eu raramente uso ex SCUTS e no entanto, pago-as através do ISP, através do IUC, através do IVA, através do IRS, ...
                          Epá eu também pago isso tudo e uso várias ex-SCUTS...mas às tantas 450€ de IUC e os preços baixos por pórtico são mesmo insuficientes para contribuir para pagar/manter as estradas em PT

                          Mais uma moedinha mais umas ideias peregrinas...

                          Comentário


                            #14
                            É apenas mais um numa longa lista de impostos que serve apenas para dar de mamar a "meia dúzia" (se fossem só meia dúzia nem era mau).

                            Como o português é manso come e cala.

                            Comentário


                              #15
                              E o engraçado é que aqui há dias nas notícias apareceu uma coisa caricata. Parece que o Governo está a estudar a hipótese de TODOS os veículos serem obrigados a andar com dístico da Via Verde

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                ...

                                A título de exemplo, este Verão fui a Espanha com um grupo de 4 amigos. Fizemos cerca de 2200km, metade para lá e a outra metade para cá. Assim por alto, paguei o mesmo ou mais pelos 200 ou 300km que fiz em AE em Portugal do que pelos restantes 700 ou 800 kms que fiz em Espanha. E diga-se que Espanha nem é um bom exemplo já que é um país um tanto semelhante a Portugal.

                                Opiniões? Acham justo? Faz algum sentido esta pergunta e desabafo? Sou idiota?
                                Em Espanha as autoestradas grátis também têm os dias contados.
                                Em relação ao IUC e outros impostos do sector automóvel, se 25% destes fossem aplicados na rede viária não estaríamos a pagar os juros que pagamos pelas scut.
                                Mas, claro, como respondeu o Ascenso Simões, num prós e contras ao Carlos Barbosa (ACP) sobre este tema: "o orçamento de estado é mais complicado que isso".
                                Traduzindo: se fizéssemos isso não havia dinheiro para os boys.

                                Comentário


                                  #17
                                  Estão a tentar encontrar lógica nos impostos tugas? Impossível

                                  A lógica é só - onde podemos roubar mais? Vamos lá espremer mais um pouco...aguenta, aguenta...

                                  Claro que o lógico é decidirmos (todos nós, mas voltamos à necessidade de ter participação e movimentos civis, coisa que por cá não sabemos fazer) se ou pagamos um imposto de utilização maior e não há portagens...ou pagamos portagens e impostos directos ao "consumir"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                    A


                                    A título de exemplo, este Verão fui a Espanha com um grupo de 4 amigos. Fizemos cerca de 2200km, metade para lá e a outra metade para cá. Assim por alto, paguei o mesmo ou mais pelos 200 ou 300km que fiz em AE em Portugal do que pelos restantes 700 ou 800 kms que fiz em Espanha. E diga-se que Espanha nem é um bom exemplo já que é um país um tanto semelhante a Portugal.
                                    Vai fazer AE's em França e depois diz o que é que é bom para a tosse Mas nao deixas de ter razao. Se formos comparar os KMs de estradas pagas pela Europa fora, Portugal ganha de longe.....

                                    A titulo de exemplo, que vale o que vale, nas minhas viagens para PT faço sempre conta com 100€ em portagens. 20€ para Portugal, 20€ para Espanha e 60€ para França, isto apenas para a ida, porque para a volta é outro tanto igual.... e atencao que nem subo a França toda......

                                    Comentário


                                      #19
                                      No meu caso serve para contribuir com mais 70 euros para o estado para olear a maquina...isto num carro 1.8 que faz agora 20anos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                        Vai fazer AE's em França e depois diz o que é que é bom para a tosse Mas nao deixas de ter razao. Se formos comparar os KMs de estradas pagas pela Europa fora, Portugal ganha de longe.....

                                        A titulo de exemplo, que vale o que vale, nas minhas viagens para PT faço sempre conta com 100€ em portagens. 20€ para Portugal, 20€ para Espanha e 60€ para França, isto apenas para a ida, porque para a volta é outro tanto igual.... e atencao que nem subo a França toda......
                                        Claro mas agora quanto é que pagas por km em França vs o preço por km em Portugal.

                                        Depois falamos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                          Faz tudo sentido e mesmo assim a porra do governo diz que o estado precisa de mais dinheiro.
                                          E precisa, o Monstro precisa de muito alimento mas já não há mais para lhe dar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Com tantos anos a enfardar esse mostro deve estar bom para o espeto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como dizem os americanos "How did the cat get so fat?"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Apetece-me perguntar porque se chama IUC e não outra coisa qualquer pois afinal o que importa é cobrar mais um imposto... este imposto devia servir para contribuir na manutenção das estradas. Deveria ser função do prejuizo que o veículo poderá criar ao circular nas vias (portanto quanto mais pesado mais paga) e, de ponto de vista ambiental, cobrar em função das emissões. Ora o critério da cilindrada parece algo excessivamente considerado para efeitos de imposto. Outra coisa ridicula é uma moto 600cc que pesa cerca de 200 kg pagar 60 euros de imposto e um carro (antes de junho de 2007) pagar 20 ou 30. Portanto este imposto tem critérios arbitrários que são ajustados anualmente com vista a alcançar uma determinada receita. Qual justiça qual quê !

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A tabela de cobrança na minha opinião teria de ter mais pontos relacionados, pois da maneira que estão só são correctos para o governo encher a mala...
                                                  No meu caso por exemplo (e já não falando de carros com selo antigo) existe maior poluição da minha parte num carro que paga anualmente cerca de 130€ de selo do que no que ando ao fim de semana que paga mais de 550€.
                                                  Tem motor de alta cilindrada? Tem. Muitas emissões? Sim. Mas parado na garagem não faz mal a ninguém e nos cerca de 50km que faz por semana não deve chegar perto do outro que soma cerca de 800 a 1000km nos outros 5dias.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Serve para pagar, ora essa, pelo menos para mim nunca serviu para mais nada, mas quem sabe um dia...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                      Com tantos anos a enfardar esse mostro deve estar bom para o espeto.
                                                      Mas o monstro acha que ainda está magro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                        Mas o monstro acha que ainda está magro.
                                                        Isso não é uma doença qualquer?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          se fosse o sr Ullrich concerteza que diria: "... IUC?? claro que aguentamos outro imposto! que tal o Imposto Único Português?? é claro que podemos pagar..."

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X