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Qual escolher C5 1.6HDi 110cv ou 2.0HDi 136cv

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    [Comparativo] Qual escolher C5 1.6HDi 110cv ou 2.0HDi 136cv

    Boas Pessoal.
    Já pesquisei bastante no forum, mas os donos das C5's andam tímidos, por isso gostava de pedir a vossa ajuda, preferencialmente dos que têm automóvel C5 com um destes 2 motores para perceber as diferenças e descortinar se existe algum problema com as 2.0HDi das primeiras séries, como tem vindo ao meu conhecimento.

    O objectivo é dentro em breve adquirir uma destas viaturas, mas das opiniões que tenho recolhido, há muita variedade, por exemplo:

    Versões com o Motor 2.0HDi de 136cv tinham problemas de suspensão e motor. Verdade ou Mentira?

    Versões com o Motor 1.6HDi de 110cv com pouco durabilidade e elevado consumo de óleo. Verdade ou Mentira?

    Eu conheço uma 1.6HDi de 2011 que conta com 80.000kms e está impecável, parece nova, soa a nova, o conforto é surreal, a condução tranquilíssima, bom poder de travagem e acima de tudo o motor é absolutamente surpreendente, chega a superar o 1.6TDi de 105cv da VW montado no Golf, digo isto porque também conduzo um regularmente.

    O que dizem de vossa justiça? Conhecem casos reais? Avarias etc?

    E em relação à escolha, 2.0 ou 1.6? Acham que vale a pena a diferença de preço só para ter um motor mais potente que vai andar nas mãos da minha "Maria"?

    Agradeço desde já a vossa ajuda ;)

    #2
    Já agora, o comentário do site Autohoje, na secção dos preços dos novos, em relação ao C5, onde diz "O espaço atrás não é dos mais generosos e o motor 1.6 HDI, embora permita um preço quase sem rival, acusa o peso elevado do C5." está absolutamente errado! O espaço atrás é dos mais generosos e o motor não acusa de maneira nenhuma o peso elevado do C5.
    Não percebo de onde vem um comentário destes sinceramente, a pessoa em questão não o conduziu de certeza.

    Comentário


      #3
      Apenas sei de vários casos de turbos nas couves do 1.6 e antes dos 200k, mas nada que não se resolva com pouco mais de 500€.

      Comentário


        #4
        Sempre ouvi dizer que o motor 1.6 da PSA é bastante fiável. O meu tio tem um C5 1.6 HDI com 186 mil kms e desde revisões e etc nada aconteceu de imprevisto e é só meter gasóleo e andar.
        Quanto ao 2.0 HDI não tenho conhecimento, mas embora que do senso-comum o ache fiavel tambem

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          #5
          O 1.6 é o mesmo que equipa o 308 certo?

          Comentário


            #6
            Eu iria para o 2.0 hdi.
            Porquê?
            Porque já tem a suspensão hidropneumática da Citroën.

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              #7
              O caso que conheço e tem um 2.0 HDI de 136 cv deu problemas de suspensão e uns componentes do motor, se é coincidência ou não...

              Comentário


                #8
                Se possível acho que o 2.0 é uma melhor solução, proporciona seguramente uma condução mais agradável, já o 1.6 deve-se mexer o suficiente, afinal é pesado e tem um motor menos potente e de inferior cilindrada. Nos custos de manutenção talvez o 1.6 seja mais amigo da carteira... experimenta os dois, se o 1.6 te chegar, avança com o 1.6, caso contrário avança com o 2.0, é a minha opinião!

                Comentário


                  #9
                  Eu tenho um 407 com o 1.6 há mais de 8 anos e 160 mil kms, em termos de peso e volume é comparável. Não querendo "endeusar" o motor, tenho a dizer q é muito digno na forma como move o carro. Tem pulmão, força e rapidez de resposta, e mesmo carregado não se nega ao esforço, mesmo em subidas, mas em boa parte também é mérito da muito curta caixa de 5 velocidades, q suponho já não se aplicar ao C5 em questão q deverá ter 6 velocidades.
                  O único defeito de relevo q lhe meto é o barulho e esforço em velocidades de auto-estrada, devido à já referida caixa curta, o motor em si nunca me deu problemas, já tive noutros pontos do carro mas a comparação seria inútil.

                  Se tiveres oportunidade de experimentar, claro q mais facilmente tiras as dúvidas, e o 2.0 sem dúvida é um motor mais capaz, mais seguro em viagens carregado, mais descansado em ultrapassagens, mas o 1.6 também merece bem o seu lugar, sem desiludir, para famílias menos... apressadas

                  Comentário


                    #10
                    É exactamente este tipo de comparativos que eu acho que fazem falta em Portugal!

                    Por uma questão de desempenho, também iria para o 2.0, já que mais 400 cm3 e 26 CV não são nunca de desprezar.

                    Em relação a fiabilidade, do que tenho ouvido, andarão em patamares equivalentes, pelo que eu apostaria definitivamente no 2.0.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                      O caso que conheço e tem um 2.0 HDI de 136 cv deu problemas de suspensão e uns componentes do motor, se é coincidência ou não...
                      Tive agora uma dúvida, é o 2.0 ou o 2.2?

                      Comentário


                        #12
                        Se não é para grandes correrias, deverá ser suficiente o 1.6. E é um motor muito fiável, nunca ouvi problemas crónicos nem tão pouco consumo de óleo.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho um 2.0 e estou satisfeito. Só tem 79 000 km o que não é nada de especial mas nunca teve problemas de motor. Nunca conduzi o 1.6 por isso não tenho como comparar mas mesmo com o 2.0 sente-se que é um carro pesado mas sem comprometer. Nunca me deixou ficar mal seja numa ultrapassagem ou noutra situação. É um carro muito confortável, o motor não se ouve (o que para mim é importantíssimo), espaçoso e com uns interiores que me agradam bastante. Mesmo o volante de centro fixo não me causou qualquer problema apesar de ter bastantes botões. Problemas de suspensão também não tive mas o meu tem a suspensão metálica. A hidropneumática é só nas versões Exclusive.

                          Comentário


                            #14
                            Não entendo como podem dizer que não se nota o peso com o motor de 110cv! Nunca andei em nenhum C5, mas presumo que seja muito mais pesado que os Focus, eu tenho esse motor no meu Focus e pelo que vejo, o carro anda, mas nada de especial. Na minha opinião, a cilindrada e os cv a mais do 2.0 compensam largamente

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                              #15
                              Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                              O caso que conheço e tem um 2.0 HDI de 136 cv deu problemas de suspensão e uns componentes do motor, se é coincidência ou não...
                              Também ouvi alguns relatos que apontavam nesse sentido. Referiam-se sempre aos 2.0 e 2.2 com suspensão hidropneumática, nunca ouvi o mesmo sobre os 1.6

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                Não entendo como podem dizer que não se nota o peso com o motor de 110cv! Nunca andei em nenhum C5, mas presumo que seja muito mais pesado que os Focus, eu tenho esse motor no meu Focus e pelo que vejo, o carro anda, mas nada de especial. Na minha opinião, a cilindrada e os cv a mais do 2.0 compensam largamente
                                Digo-te com toda a segurança, não se nota o peso. Acusa mais o peso um Golf 1.6TDi do que uma C5 Tourer com o 1.6HDi, podes não acreditar, mas eu conduzo-os e também não acreditava. O 1.6HDi da C5 é despachado e não se vai abaixo como o 1.6TDi da VW, muito pelo contrário!

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                  Eu tenho um 2.0 e estou satisfeito. Só tem 79 000 km o que não é nada de especial mas nunca teve problemas de motor. Nunca conduzi o 1.6 por isso não tenho como comparar mas mesmo com o 2.0 sente-se que é um carro pesado mas sem comprometer. Nunca me deixou ficar mal seja numa ultrapassagem ou noutra situação. É um carro muito confortável, o motor não se ouve (o que para mim é importantíssimo), espaçoso e com uns interiores que me agradam bastante. Mesmo o volante de centro fixo não me causou qualquer problema apesar de ter bastantes botões. Problemas de suspensão também não tive mas o meu tem a suspensão metálica. A hidropneumática é só nas versões Exclusive.
                                  Pois, provavelmente essa é a configuração ideal, 2.0HDi com a suspensão normal só que estes meninos ainda ficam carotes mesmo com 2 anos.
                                  Vou começar a ver o mercado de usados e com calma, vou juntando uns trocos para depois me ser mais fácil comprar um bichinho destes ;)

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    É exactamente este tipo de comparativos que eu acho que fazem falta em Portugal!

                                    Por uma questão de desempenho, também iria para o 2.0, já que mais 400 cm3 e 26 CV não são nunca de desprezar.

                                    Em relação a fiabilidade, do que tenho ouvido, andarão em patamares equivalentes, pelo que eu apostaria definitivamente no 2.0.
                                    Concordo que estes comparativos façam falta, mas iríamos acabar (na mesma) a dizer isto:

                                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                    Se possível acho que o 2.0 é uma melhor solução, proporciona seguramente uma condução mais agradável, já o 1.6 deve-se mexer o suficiente, afinal é pesado e tem um motor menos potente e de inferior cilindrada. Nos custos de manutenção talvez o 1.6 seja mais amigo da carteira... experimenta os dois, se o 1.6 te chegar, avança com o 1.6, caso contrário avança com o 2.0, é a minha opinião!
                                    É tudo uma questão da utilização que se vai dar ao carro.

                                    Como já relatei várias vezes, cá por casa passou uma 307 Break 1.4 HDi e depois uma V50 1.6d, e nunca se sentiu falta de potência em nenhuma.
                                    Ou melhor, o meu pai (condutor mais frequente das carrinhas) nunca se queixou de submotorização ou algo que o valha.
                                    Ambas tinham bons consumos (para os motores em questão) e permitiam uma condução calma e segura.
                                    Não faziam milagres em ultrapassagens nem "corridas" em AE, mas isso também nunca foi objectivo.
                                    Se me perguntarem a mim, eu já diria que a 307 era fraquinha, mas nunca deixou de andar para a frente.

                                    E onde quero chegar com isto? Que é muito bonito falar em números e em performances, mas na prática tudo se resume ao(s) condutor(es).
                                    Acrescento que, no entanto, nas estradas portuguesas (com nacionais em mau estado e AE com limite a 120, já para não falar do preço dos combustíveis), as motorizações mais "modestas" são perfeitamente suficientes.
                                    É só a minha opinião, claro. Também não quero ser nenhum pessimista profissional ao estilo Medina Carreira.

                                    (e exclui propositadamente o actual S40 D2 DRIVe, que pouca diferença faz da anterior V50 em termos de motor)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                      Não entendo como podem dizer que não se nota o peso com o motor de 110cv! Nunca andei em nenhum C5, mas presumo que seja muito mais pesado que os Focus, eu tenho esse motor no meu Focus e pelo que vejo, o carro anda, mas nada de especial. Na minha opinião, a cilindrada e os cv a mais do 2.0 compensam largamente
                                      Acho que é preciso reforçar 2 situações:

                                      1. Óbvio que depende sempre do tipo de condutor.
                                      2. A caixa é bastante curta o que ajuda a compensar o peso.

                                      Dito isto, e já o disse, não é um carro de corridas.
                                      Editado pela última vez por Ecoflex; 06 February 2013, 10:33.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu conduzo ao fds uma C5 Tourer com o 1.6HDi da minha cunhada e sinceramente não a acha nada fraca nem a arrastar-se, muito pelo contrário!

                                        Não sei quantas mais vezes vou escrever isto

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sinceramente, e tendo já conduzido alguns km valentes um C5 1.6 HDI (o motor "velho" com 110cv e com 5ª velocidade), para viagens tranquilas (que é o que parece que pretendes) serve perfeitamente, e tem um conforto a bordo fenomenal.

                                          Eu tenho um C4 II com o 1.6 HDI (o motor "novo" já com os 112cv e a 6ª velocidades), e já andei a "brincar" em AE com o meu amigo do C5 que falo no parágrafo de cima... Claro está que ele fica sempre a perder um pouco para o meu carro, epá, mas só ir sentado no C5...

                                          Para além que com uma repro calminha e controlada metes o 1.6 a debitar mais cavalos que o 2.0... Mas isto já é outra conversa... Já tive para fazer a repro no meu, mas ainda não fiz...

                                          Boa escolha.

                                          Abraço

                                          Comentário


                                            #22
                                            É verdade Cyfer, só ir sentado no C5 já é alguma coisa fora de série ;) Dá vontade de um gajo ir a apreciar a paisagem alentejana como faço regularmente!

                                            Já agora, a evolução deste 1.6HDi da C5 começo nos 108cv não foi? Depois 112? É que agora no site da Citroen já está com 115cv

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                              É verdade Cyfer, só ir sentado no C5 já é alguma coisa fora de série ;) Dá vontade de um gajo ir a apreciar a paisagem alentejana como faço regularmente!

                                              Já agora, a evolução deste 1.6HDi da C5 começo nos 108cv não foi? Depois 112? É que agora no site da Citroen já está com 115cv
                                              Cada marca que utiliza este bloco acaba por "dar" uma potência diferente.
                                              A média da 1ª versão era 110cv. Nesta 2ª versão (que, pelo que julgo saber, difere mais de marca para marca do que a 1ª) essa média anda nos 115cv.
                                              Andam por aí várias opiniões a comparar as 2 versões, mas para mim a principal diferença está na evolução para caixa de 6v.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                                É verdade Cyfer, só ir sentado no C5 já é alguma coisa fora de série ;) Dá vontade de um gajo ir a apreciar a paisagem alentejana como faço regularmente!

                                                Já agora, a evolução deste 1.6HDi da C5 começo nos 108cv não foi? Depois 112? É que agora no site da Citroen já está com 115cv

                                                Já estás a perguntar-me coisas que não sei ao certo...

                                                Em 2011 o 1.6 HDI( e o e-HDI) que vinha no C4 II tem os 112cv, que comercialmente penso que dizem ser 115... E a ideia q tenho é que esse motor deve ter sido aplicado agora no ultimo restyling feito ao C5... Mas aqui já tou a mandar para o ar... Penso que a principal diferença, que salta logo à vista, é o facto de ter 6ª relação de velocidade ou não!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  conheco de perto um C5 2.0hdi 136cv com 700mil klm e sem problemas a apontar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já agora, fui ontem à primeira inspeção e nada a apontar (também era melhor...).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                      Se possível acho que o 2.0 é uma melhor solução, proporciona seguramente uma condução mais agradável, já o 1.6 deve-se mexer o suficiente, afinal é pesado e tem um motor menos potente e de inferior cilindrada. Nos custos de manutenção talvez o 1.6 seja mais amigo da carteira... experimenta os dois, se o 1.6 te chegar, avança com o 1.6, caso contrário avança com o 2.0, é a minha opinião!
                                                      Nem por isso, os custos de manutenção são parecidos mas o 1.6 tem intervalos de 20k km enquanto que o 2.0 tem intervalos de 30k km. Mesmo em consumos, o 2.0 é apenas ligeiramente superior, depende do tipo de condução que se faz, graças à 6ª velocidade.

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                                                        #28
                                                        Gosto muito desse motor 2.0 HDI 136cv, que tal como o seu antecessor de 110cv, é muito fiável, anda bem e é económico.

                                                        Nunca experimenteo o 1.6 HDI 110cv.

                                                        O actual C5 tem uns bancos fantásticos, mas o meu sonho seria mesmo o 3.0 V6 HDI 240cv Exclusive

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                                                          #29
                                                          Boas,

                                                          Pessoalmente tenho experiência com um C5 berlina 1.6 HDI ainda de 110cv e cx de 5 velocidades e posso dizer-te que não sinto falta de potência nem falta de genica em baixos regimes. O escalonamento da caixa de velocidades está perfeitamente adequada a explorar ao máximo o motor.

                                                          Claro que para um carro com o peso de um C5 o tipo de utilização acaba por ser fulcral na escolha do motor. Se for pretendido para usar em ambiente mais urbano o 1.6 HDi é mais adequado e económico com um motor elástico o suficiente para ser fácil e agradável de utilizar. Por outro lado, se a utilização for mais como carro de auto-estrada e para fazer quilometragens elevadas por ano, o 2.0 HDi acaba por ser melhor por ter maiores reservas de potência, rolar a velocidades mais elevadas a rotações inferiores e ter manutenção de 30 em 30 mil km ao invés dos 20 em 20 mil km do 1.6 HDi.

                                                          Ao nível de conforto, o 1.6 HDi não tem suspensão electro-hidráulica típica da Citroen, mas isso não quer dizer, de todo, que o 1.6 é desconfortável ou não honra a marca. É um carro muito bem afinado para o conforto de utilização, estabilidade e silêncio. Comprovei isso mesmo ao fazer uma pequena road-trip no verão que percorri quase 4000 km em 10 dias, nas mais variadas estradas. Cansaço praticamente nulo após tiradas de 600 km em 4 horas seguidas a conduzir, ficando somente a desejar que os bancos tivessem ventilação para evitar as tshirts encharcadas de suor.

                                                          De resto, seja como for vais ficar bem servido.

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                                                            #30
                                                            És o Max do "gang dos ibizas"?

                                                            Se sim, acho que será quase obrigatório ires para a versao mais potente, valerá cada euro a mais tendo em cont q me recordo perfeitamente dos teus relatos ao volante do Ibiza.

                                                            Se o teu esilo de conducao se alterou bastante aí sim apoio a opçao 1.6hdi.

                                                            Efectivamente dá para a esmagadora maioria das situaçoes e em termos de vmax pouca diferença havera para o ibiza q tinhas. Conta com pouco mais de 190. Nao sei se a actual cx d 6 permitira mais uns pozinhos.... Mas como andas a ver usadas ainda deves apanhar com a cx d 5.

                                                            Curiosamente com numa 407sw q apnhei a maior multa d excesso de velocidade... Vinha com o carro cheio e na zona de leiria apanhara me a mais de 180...

                                                            Com o carro carregado nota se bastante a falta de cc..... O arrancar tem q ser cuidado e nao duvido q a longo pz traga consequencias para a enbraiagem... Se usto tiver q acontecer em subidas, entao o efeito é ainda mais potenciado.

                                                            Agora como tem uma cx curtinha, se andares sozinho ou com pendura sem mta tralha a carrinha desenrasca se bem e é até mais lesta do q muitos pensam. O problema é q os consumos irao reflectir esse esforco extra...


                                                            Ou seja, tirando vmax e recuperacoes, podes fazer mt parecido com a 2.0 mas andaras smp perto dos limies e se precisares daquela potencia extra, so o 2.0 te ira safar.

                                                            En relacao ao C5 sw, gosto bastante da estectica e do espaco interior no entanto nao fiquei propriamente esmagado com a qualidade construtiva... Mas com os precos q a Citroen os vende acho q sao uma fantastica compra para quem procua value for money.

                                                            Por isso, go for it.

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