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Imposto/IA - Motores Wankel... sabiam?

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    Imposto/IA - Motores Wankel... sabiam?

    Lixaram a vida ao RX-8... já o tinham feito aos TT... mas a burrice é aliada da sacanisse e esqueceram-se de lixar tantos quanto quiseram...


    Juro que acabo de ficar tolo... Para efeitos de ajudar um amigo a calcular o IA para 1 veículo que ele pretende importar, eis que me confronto, pela 1ª vez, com as tabelas e fórmulas do demo parideiras de bicho tão asqueroso de seu nome IA..

    As de http://www.dgaiec.min-financas.pt/si...net/index.html.

    Descubro que a alarvidade e ininteligência de quem legisla é um abuso...

    Confirmei, para todo o sempre que (desculpem a falsa modéstia) comprar 1 smart é de facto esperto. Um acto de inteligência económica em Portugal sendo, conjuntamente com a compra de um Lotus o melhor compromisso Valor que se paga vs. Aquilo que se tem.

    Pagamos, nós, enrabaditos (sory...n tive melhor..) tugas, 3.47 eur por cc até 1250 com 1 abate de 2240 eur (p minimizar a discrepância dos 1250 aos 1251) e 8.21 para mais de 1250. Significa isto que compra-se apenas um smart ou um lotus pelo valor do carro que se tem. Um smart e um lotus valem só 1 pouquito menos do que se paga em Portugal..

    Agora quando atento à tabela "veículos de características especiais" (assustei-me sem ler.. lá ia à vida a cagança dos smart ou lotus)... deparo-me com outras alarvidades com o escândalo: têm como categoria específica "WANKEL" !!!!!!... Meu Deus.. o que procuraram para não deixarem ninguém "inchulável"...[8)] Esclareçam-me.. quantos para além do RX-8 tempos por cá com Wankel?.. Eu n sei...

    Porra, o RX-8 que devia pagar, pela estúpida lei, o mesmo que um utilitário porque TEM EFECTIVAMENTE 1200cc... porque o seu motor é patenteado Wankel paga como se tivesse o DOBRO da cilindrada.. i.e, 2400 cc (8.21 eur X 2400 -8 161,92) ou 11542 eur!!!!![:0][:0][:0]

    Que lei de bases justifica estes princípios...!?..

    Desculpem, não pretendo com isto ferir susceptibilidades mas tendo em conta o nosso mercado e a nossa política tributária e fiscal é de facto económicamente "pouco esperto" comprarem-se carros como os que aqui tenho visto como Hummer ou Chysler 300M ou qualquer TT...É igual a comprar uma nota de 25 eur por 50 eur. É obsoleto.

    Quanto aos Hummer que circulam em lisboa, um dos quais de um meu vizinho cujo nome não vou dizer é por muitos mais motivos um acto de muuuuito pouca "esperteza".

    Olhem... valha-nos isto. Esqueceram-se na tentativa de eliminar inchuláveis, os smart e lotus.

    Compensa de facto comprar-se estes carros. Paga-se `X´ por um carro que foi fabricado ao valor `X´ ficando-se com um carro que vale mesmo isso.
    Ainda bem que, mesmo não sabendo isto, junto o útil ao agradável pois sou um amante de smart mas muito mais ainda de Lotus... carro que espero vir 1 dia, ainda, aqui a comentar, na minha próxima "reciclagem" automóvel...

    .. hoje, apesar de escandalizado, fiquei contente...
    ;)

    #2
    Não é novidade nenhuma...Infelizmente...

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      #3
      Yep... é mesmo assim.

      Por acaso já sabia.

      O tipos deram a volta à questão...

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        #4
        Sim, já conhecia! os Wankel pagam sobre o dobro da cilindrada

        Comentário


          #5
          Há anos q é assim!
          O q te queixa já mto donos de rx.7 se queixaram.

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            #6
            mas tambem ninguem tem praticamente motores wankel

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              #7
              old news....infelizmente sim.

              Comentário


                #8
                Ai tu pensavas que eles não iam descobrir isso e os wankel passar impunes?

                Comentário


                  #9


                  Juro que não entendo qual é o problema...

                  A tabela "normal" é feita para o motor de combustão. O Wankel é uma tecnologia completamente diferente que não depende da cilindrada... Por isso o imposto não foi feito para lixar os Wankel. Foi simplesmente feito o imposto como devia ser.

                  Comentário


                    #10
                    E quem é que lixou os TT??

                    Os TT tiveram anos que tinham um "desconto", mas a mama acabou...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow



                      Juro que não entendo qual é o problema...

                      A tabela "normal" é feita para o motor de combustão. O Wankel é uma tecnologia completamente diferente que não depende da cilindrada... Por isso o imposto não foi feito para lixar os Wankel. Foi simplesmente feito o imposto como devia ser.

                      hmmm.. pois mas a tabela normal tem título e não é "motor de combustão"... e não obstante estar muito contente... tenho que reconhecer injustiça alarve... então eu com um roadster de 700 cc e 95 cv ou seja 135 cv por litro, fiquei isento de IA? É que paguei o carro novo com um IA de 190 eur!!!!... E o RX-8 ha-de pagar porque????...

                      Qual o princípio tributário? Paga mais quem... não é quem pode mais.. não é quem polui mais.. é quem tem um WANKEL... porque é diferente!?!?..

                      É incrível.. Bem... esperem lá que eu agora tenho de ir ali ao lado à sala do castigo auto-flagelar-me e ligar pra dominadora de saltos agulha por tar aqui só a ver se ainda me ponho é a prejudicar o "meu-menino"...

                      Comentário


                        #12
                        Por isso é que toda a fiscalidade automovel baseada na cilindrada é uma aberração.
                        Tendo em conta o panorama actual, era criar uma fórmula que incluisse o peso do veiculo, consumos normalizados, e emissões poluentes (e não apenas as emissões de CO).

                        Actualmente o que vejo é o carro do meu irmão, um stilo 1.9 jtd 140cv a pagar, por ex:, menos valor de selo que o Punto 1.4-95cv do meu pai. Onde é que está a justiça?

                        E o exemplo do RX-8 é um classico...

                        Comentário


                          #13
                          Bem e em relação ao lotus... acabo de perder metade do meu contentamento.. não me tinha apercebido do valor de cilindrada dos elise e exige... já não é, mesmo assim, taaaanto assim ou tão pouca como a de um saudoso Elan..

                          Enfim..ha tanto tempo que se percebeu que este é também um factor, quiçá, dos mais relevantes para o elevado índice de sinistralidade rodoviária.... Fazem-nos um país de pés-de-chinelo com AE´s e EN´s plenas de viaturas submotorizadas que sabe-se lá como, lá ultrapassam.. la se espetam nos IP´s.. lá se morre.. e este é o 1º dia do resto deste brilhante panorama nacional...

                          Mama dos TT?.. Nunca houve. Devemos ser o único país em que é proibitivo comprar um TT.. pois pagamos feudalmente aos soberanos.. por existirmos.

                          Hoje, um indivíduo que seja por exemplo um proprietário de uns terrenozitos que sejam parte relevante do seu ganha-pão, deixou de ter possibilidade de ter um "jeepito". Compre um tractor e 1 mata-velhos, pras voltas, né?.. enfim...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                            E quem é que lixou os TT??

                            Os TT tiveram anos que tinham um "desconto", mas a mama acabou...
                            Se o IA fosse justo para todos nao havia " mama " para ninguem..

                            O que foi feito foi " gradualmente " eliminar uma coisa que existia

                            que era o simples facto de um TT antes de 95 ser homologado como misto e passar ao lado dos impostos..

                            Ou ninguem estranhou ainda de que antes de 95 so se vendiam jipes de 3 portas e peso bruto superior a 2500 kgs?

                            Silver.. olha que jipes nao sao so carros de luxo.. há aqueles que sao para trabalho e nem esses se podem comprar agora..

                            Noto um certo tom depreciativo nessa afirmaçao...



                            Comentário


                              #15
                              será como a mama actual em que um diesel de 3000cc paga tanto imposto municipal como um a gasolina de 1300cc.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                será como a mama actual em que um diesel de 3000cc paga tanto imposto municipal como um a gasolina de 1300cc.
                                Um diesel é um carro de trabalho por isso paga menos imposto

                                Comentário


                                  #17
                                  Não.. a mama actual é um carro de 1996 pagar o mesmo imposto municipal q um novo..

                                  dantes eram seis anos, ja vam em dez

                                  Comentário


                                    #18
                                    é claro que um 535d é um carro de trabalho tal como uma dyna de 3500kg.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                      é claro que um 535d é um carro de trabalho tal como uma dyna de 3500kg.
                                      ambos sao 3500..

                                      LOL

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por sitefixe

                                        citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                        é claro que um 535d é um carro de trabalho tal como uma dyna de 3500kg.
                                        ambos sao 3500..

                                        LOL
                                        não é bem assim, pois o bmw é 2998cc, mas de outra forma pode-se ver que um jazz 1.4 paga o mesmo imposto municipal que um bmw 520d.;)é muito justo não há duvidas para não falar em antiguidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por sitefixe

                                          Não.. a mama actual é um carro de 1996 pagar o mesmo imposto municipal q um novo..

                                          dantes eram seis anos, ja vam em dez
                                          Depois bem que podes adicionar mais um ano para variar![xx(]

                                          Comentário


                                            #22
                                            A única modalidade tributária a este nível que eu apoiaria seria.. e apenas isto!!! ... uma mais elevada carga sobre as emissões poluentes. Teria um princípio lógico de base, justo, isento e universalmente aplicável. Não há-de continuar a ser a universalidade de aplicação a definir a perfeição de uma lei?...
                                            Que Lei mais imperfeita com tanta adenda, tabela especial, percentagem e ponderação excepcional..

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por c r a s h

                                              Por isso é que toda a fiscalidade automovel baseada na cilindrada é uma aberração.
                                              Tendo em conta o panorama actual, era criar uma fórmula que incluisse o peso do veiculo, consumos normalizados, e emissões poluentes (e não apenas as emissões de CO).

                                              Actualmente o que vejo é o carro do meu irmão, um stilo 1.9 jtd 140cv a pagar, por ex:, menos valor de selo que o Punto 1.4-95cv do meu pai. Onde é que está a justiça?

                                              E o exemplo do RX-8 é um classico...
                                              Está no IA+IVA que o teu irmão pagou a mais, e que neve ter sido mais uns mil contitos que o teu pai.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por SilverArrow



                                                Juro que não entendo qual é o problema...

                                                A tabela "normal" é feita para o motor de combustão. O Wankel é uma tecnologia completamente diferente que não depende da cilindrada... Por isso o imposto não foi feito para lixar os Wankel. Foi simplesmente feito o imposto como devia ser.

                                                oh silver, se formos pensar assim o teu motor sobrealimentado tambem devia pagar mais IA
                                                ao aumentares a pressao de injecçao é como se tivesses a aumentar a celindrada de um automovel, ja que podes meter tanto ar misturado com gota como num carro com um motor maior!
                                                nao achas que seria justo aumentar tambem o IA desses carros?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                  citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                                  será como a mama actual em que um diesel de 3000cc paga tanto imposto municipal como um a gasolina de 1300cc.
                                                  Um diesel é um carro de trabalho por isso paga menos imposto
                                                  :D:D:D... claro os deportivos tdi da audi e grupo vw são sem dúvida carros para se ir às couves...

                                                  Oh pah em breve seremos um país de trabalhadores, é o que é... ao menos isso... bem que a quantidade de comerciais ao estilo stilo jtd sportvan ou o ja extinto rover 25 dicklands que gastava bem mais que a versão 1.4 de passageiros...proliferam...

                                                  Isto até é anti-procriação ... anti-cristo... as pessoas que em breve controlarão a natalidade em função do nr de lugares do carro que vão poder comprar...

                                                  Enfim... benzó´s Deus...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O que mais dói é ver um 1.9 fugareiro a pagar o mesmo que o meu otto, é que irra são 500CC a mais e pagam o mesmo que eu quando das duas uma:

                                                    Ou eu, e todos os donos de veiculos da cilindrada do meu e acima, pagavam menos. (prefiro esta)
                                                    Ou os donos dos 1.9D para cima pagavam mais.
                                                    Ou então era as duas acima combinadas. (acho que prefiro mais esta hipotese.)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O rx-8 é taxado como sendo um 2.6, porque é 654ccx2=1308cc, logo o dobro é 2608cc.
                                                      Por isso é que em Espanha arranjas um Rx-8 novo pelo preço de um mazda 6 cá.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow



                                                        Juro que não entendo qual é o problema...

                                                        A tabela "normal" é feita para o motor de combustão. O Wankel é uma tecnologia completamente diferente que não depende da cilindrada... Por isso o imposto não foi feito para lixar os Wankel. Foi simplesmente feito o imposto como devia ser.

                                                        entao vou começar a exigir um importo diferete para os compressor e turbo

                                                        ou entao começo a pensar que a tecnologia nao tem a ver com a coisa...

                                                        se querem fazer um imposto especial, ao menos que arranjem UMA razao valida.

                                                        essa nao é, e sim, está feito para lixar os wankel. razoes?...enfim, talvez num milenio proximo alguem tenha coragem para dizer qual é a razao. até agora é so alarvidades.

                                                        ja disseram que é por consumos iguais aos do dobro da cilindrada (ok, um recem-nascido nasce com noçao que isto é uma parvoice, mas alguns adultos acreditam...), outros dizem que é por causa da potencia (idem)....ou seja, continua sem haver uma razao que convença quem nao gosta de andar às cegas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sabem pq é que os Turbo não pagam mais IA? Por causa dos amigos do DIESEL... Pq já pagam menos ISP, menos Selo e já é uma sorte um Turbo não pagar menos IA.

                                                          Não concordo com isto, um taxa SOBRE POTÊNCIA é que seria ilegal.

                                                          Não vejo o caso do imposto do Wankel como uma razão para o lixar... É um motor diferente que requer um imposto diferente. Tb não seria justo um RX8 de 230cv pagar o mesmo que um Fox 1.2 de 55cv...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por sitefixe

                                                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                            E quem é que lixou os TT??

                                                            Os TT tiveram anos que tinham um "desconto", mas a mama acabou...
                                                            Se o IA fosse justo para todos nao havia " mama " para ninguem..

                                                            O que foi feito foi " gradualmente " eliminar uma coisa que existia

                                                            que era o simples facto de um TT antes de 95 ser homologado como misto e passar ao lado dos impostos..

                                                            Ou ninguem estranhou ainda de que antes de 95 so se vendiam jipes de 3 portas e peso bruto superior a 2500 kgs?

                                                            Silver.. olha que jipes nao sao so carros de luxo.. há aqueles que sao para trabalho e nem esses se podem comprar agora..

                                                            Noto um certo tom depreciativo nessa afirmaçao...
                                                            95% dos jipes são usados como carro do dia a dia ou como "brincadeiras" e como isso acho que devem pagar o IA como qq outro carro.

                                                            Um ML ou um X5 pq raio é que deviam pagar menos IA?

                                                            Se queres um jipe de trabalho tens Jipes Comerciais. Que pagam menos IA como qualquer comercial de trabalho....

                                                            Os impostos neste pais estão todos baralhados... Desde o IA ao ISP e ao Selo.
                                                            Mas se queres que te diga o caso dos TT e do Wankel não me parecem as falhas mais graves.

                                                            Mas grave é como já indicaste um carro de 1996 pagar o mesmo que um Novo.

                                                            E um 1.500cc de 96 que deve valer uns 3.000€ paga o mesmo que um 535d que custa 80.000€... Aqui sim é grave. E pq? Pq o diesel tb era supostamente para trabalhar... Como os Jipes já o foram.

                                                            Comentário

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