Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de Usado: Faz-se Contrato de Compra e Venda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de Usado: Faz-se Contrato de Compra e Venda?

    Qual a prática comum? Naturalmente, o vendedor não quererá transferir a propriedade do veículo sem ver o dinheiro na sua conta. Por outro lado, não é legítimo o comprador hesitar em transferir o dinheiro sem ter o carro legalmente seu? Como se resolve o dilema na compra e venda de um carro usado, entre dois particulares? É costume fazer-se contrato?
    Ajuda urgente, por favor.
    CBD

    #2
    cheque visado ou assinam a declaraçao de venda e logo a seguir vao a um banco e faz-se a transferencia.

    Comentário


      #3
      Transferências entre contas do BPI é efectuada na hora!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
        cheque visado ou assinam a declaraçao de venda e logo a seguir vao a um banco e faz-se a transferencia.
        A questão é essa: é prática haver uma declaração de venda, contrato de compra e venda?
        Se sim, existe alguma fonte com minutas para esse efeito (website)?

        Outras questão é: no local onde fizer a transferência do título de propriedade, é onde se confirma que não existe nenhum ónus relativamente ao veículo?

        Qual a sequência destes três actos: A) transferência bancária, B) assinatura declaração de venda/contrato compra e venda e C) transferência registo propriedade (notário, conservatória registo automóvel, loja do cidadão)?

        Agora que pode chegar o "momento da verdade", sendo a primeira vez que faço compra desta forma, estou algo apreensivo.

        CBD

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Braz Ver Post
          Transferências entre contas do BPI é efectuada na hora!
          Talvez eu não me tenha explicado bem, mas ainda que a transferência ocorra imediatamente, não resolve a questão do comprador de estar hesitante em transferir dinheiro sem que o carro seja legalmente seu. Como se resolve esta questão?

          Comentário


            #6
            Já pensaste ir ao google escrever: declaraçao de compra e venda automóvel?!

            Não sejas preguiçoso

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
              Já pensaste ir ao google escrever: declaraçao de compra e venda automóvel?!

              Não sejas preguiçoso
              Estou a fazer, estou a fazer (estou no site automovel do governo e no instituto de registos e notariado) Estou a tentar nas frentes todas, e aqui é com malta que já tenha de facto percorrido o processo na prática.

              Obrigado por qualquer achega

              CBD

              Comentário


                #8
                Eu entendo o teu "coiso", mas acredita que é assim. Tb pensie nisso da 1ª vez que comprei carro, mas sempre fiz assim.
                1º assina-se a declaração e depois cheque visado, ou dinheiro...tb pode ser, ou ir ao banco, os 2.

                Até podes fazer assim, preenhcem a declaração, no banco, qd chegam ao balcão assinam e dá-se a ordem de transferência. Mas isso já é um pouco exagerado.

                Comentário


                  #9
                  Quando vendi a minha kangoo há cerca de um ano, foi um processo muito simples. Pagaram-me a carrinha a dinheiro, levaram a carrinha e o papel de transferência de propriedade assinado. Correu tudo bem.

                  Comentário


                    #10
                    É mesmo "coiso", porra, pareço um menino.

                    Isto porque é a primeira vez que compro a um particular. Quando é stand de novos ou usados, onde já comprei, a coisa é tratada por eles, por uma casa habituada com nome a defender e a saber fazer as coisas bem feitas. Adiante.

                    Estive a ver, aqui e aqui, e existem modelos para declaração de compra e venda, e parece que é algo que é preenchdio no acto de transmissão de propriedade, na presença de um notário ou do funcionário da loja do cidadão. Ou seja, o vendedor, desta forma, não tem que temer, já que eu, comprador, entre os documentos que terei de assinar para a transmissão de propriedade, estou também ali a assinar um documento onde declaro o que estou a comprar e a que preço (embora nos modelos que vi isso não pareça estar claro). Assim, caso me ponha com habilidades e não transferir dinheiro, o vendedor tem onde se agarrar. Será que estou a ver bem o filme? Primeiro, é tudo feito (transferência de prop, e declaração) ali na loja do cidadão ou notário, depois ele dá-me o NIB dele e, depois, passado umas horas (se tivermos contas no mesmo banco) eu transfiro-lhe o dinheiro para a conta?

                    CBD

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sakamotoq Ver Post
                      Quando vendi a minha kangoo há cerca de um ano, foi um processo muito simples. Pagaram-me a carrinha a dinheiro, levaram a carrinha e o papel de transferência de propriedade assinado. Correu tudo bem.
                      A coisa foi toda feita na loja do cidadão ou notário? Nesse caso, as notas batidas ali mesmo? Ou transferência bancária quando "chegaste a casa#?

                      CBD

                      Comentário


                        #12
                        As notas batidas na hora, dinheiro vivo cá carrinha lá. Assim não há suspeitas, tens o dinheiro ctg e ele leva o carro com a declaração de venda.
                        E o negócio foi feito em casa.
                        Editado pela última vez por Sakamotoq; 14 February 2013, 23:43.

                        Comentário


                          #13
                          O aconselhável é fazer-se como nos duelos dos filmes de cowboys.
                          Mas ao invés de revólveres no coldre, um tem o dinheiro e o outro a declaração de venda.

                          Com a seguinte subtileza: se é o comprador que saca demasiadamente rápido do dinheiro ou do cheque, é sinal que este é falso ou careca.
                          Se é o vendedor a fazê-lo é porque quer despachar o carro, provavelmente com problemas.
                          Editado pela última vez por JPR; 14 February 2013, 23:46.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                            É mesmo "coiso", porra, pareço um menino.

                            Isto porque é a primeira vez que compro a um particular. Quando é stand de novos ou usados, onde já comprei, a coisa é tratada por eles, por uma casa habituada com nome a defender e a saber fazer as coisas bem feitas. Adiante.

                            Estive a ver, aqui e aqui, e existem modelos para declaração de compra e venda, e parece que é algo que é preenchdio no acto de transmissão de propriedade, na presença de um notário ou do funcionário da loja do cidadão. Ou seja, o vendedor, desta forma, não tem que temer, já que eu, comprador, entre os documentos que terei de assinar para a transmissão de propriedade, estou também ali a assinar um documento onde declaro o que estou a comprar e a que preço (embora nos modelos que vi isso não pareça estar claro). Assim, caso me ponha com habilidades e não transferir dinheiro, o vendedor tem onde se agarrar. Será que estou a ver bem o filme? Primeiro, é tudo feito (transferência de prop, e declaração) ali na loja do cidadão ou notário, depois ele dá-me o NIB dele e, depois, passado umas horas (se tivermos contas no mesmo banco) eu transfiro-lhe o dinheiro para a conta?

                            CBD
                            Nas lojas do cidadão até há caixa mb.
                            Não sei é se há limites para transferências num dia.

                            Mas podes ir ao banco, pedes um cheque visado e das-lho qd assinarem os papeis.
                            Eu fiz assim há uns anos, acho que pagei na altura 6 euros por isso.
                            Cheque Visado: cheque que tem aposto, no rosto ou no verso, uma expressão que comprova a existência de provisão na data dessa aposição, implicando essa comprovação o imediato cativo na conta do sacador.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sakamotoq Ver Post
                              Quando vendi a minha kangoo há cerca de um ano, foi um processo muito simples. Pagaram-me a carrinha a dinheiro, levaram a carrinha e o papel de transferência de propriedade assinado. Correu tudo bem.
                              Já viste a inúmeras situações de pessoas que tiveram de pagar IUC desde 2008, porque continuavam com os carros em nome deles? Já para não falar de possíveis multas, etc...

                              Comentário


                                #16
                                Quando comprei o meu não se fez declaração nenhuma de compra e venda.
                                Simplesmente fui com o antigo dono do carro a uma loja do cidadão, tratamos da mudança de nome em 5minutos, pagou-se 50€.
                                Depois fui com ele a pé ao meu banco que tinha um balcão lá perto e levantei o dinheiro. Depois ele atravessou a rua, entrou no dele e depositou.

                                Mas caso haja desconfianças, pode ser levantado o dinheiro previamente e ser feita a troca dentro da Loja do Cidadão. Ou até há lojas que têm balcões da CGD lá dentro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas pessoal, antes de mais peço desculpa por desenterrar este tópico, mas é por uma boa causa.
                                  Sabem-me dizer em que locais é que normalmente se pode adquirir uma declaração de compra e venda? E quanto custa a mesma?

                                  Desde já agradeço pela vossa atenção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na net. O custo é o da tinta da impressora, do papel necessário e da electricidade

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Na net. O custo é o da tinta da impressora, do papel necessário e da electricidade
                                      A minha impressora está de greve, por isso não posso imprimir em casa.
                                      Mas tinha na ideia, e já tinha ouvido falar que havia locais onde se vendia a declaração, só não sei é onde.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No modelo de declaração de venda que encontrei diz que Anexo: Cópia Mod. 2 + Cópia BI Comprador. O que é a Cópia Mod. 2 e é mesmo necessária?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Comprei o meu carro à cerca de uma semana,a particular.Combinei com ele que lhe pagaria em cheque bancário(custa 15€).Cheque visado no meu banco custa 50€.Fui a Coimbra,fiz check up na Honda e depois fomos à loja do cidadão,preenchemos o documento,paguei a mudança de registo e pronto.Nada mais simples.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                                            A minha impressora está de greve, por isso não posso imprimir em casa.
                                            Mas tinha na ideia, e já tinha ouvido falar que havia locais onde se vendia a declaração, só não sei é onde.
                                            Também não estou a ver, e não sei se as lojas do cidadão/registos têm lá o papel (deviam ter, mas nunca se sabe ...).

                                            Sugeria meter o PDF numa pen e levar a um sitio de cópias/impressões, se der mais jeito. No registo aceitaram-me uma impressão a preto e branco.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois mas isso não impede que entretanto exista uma penhora sobre o veículo, certo... ?

                                              Até porque no momento do acto de compra e venda pode já existir uma penhora sobre o veículo, pelo que o comprador fica sem o dinheiro e sem o carro.
                                              Editado pela última vez por migael; 20 October 2014, 19:39.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vou dár a minha ajuda: a 1ªcoisa a fazer é ver viatura e se possivel levar mecanico para confirmar estado da mesma; 2ª ver toda a documentação, desde documento unico, inspecção-caso haja-, iuc liquidado; livro revisões. Antes de fechar negocio, tirar matricula e ligar conservatória saber se viatura está "limpa"!
                                                Na fase do negocio, o ideal é combinar o seguinte, ir banco e levantar dinheiro em cash, ir com vendedor conservatória registar a mesma e no momento caso esteja tudo ok, processar-se o pagamento. Não tem que enganar!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A última compra que fiz foi muito pacífica.

                                                  Vi o carro, negociei com o antigo proprietário o valor e fechamos negócio.
                                                  Ele deu-me a chave do carro, eu fiz-me a transferência do dinheiro.
                                                  Ele tirou fotos ao comprovativo de transferência (Multibanco).
                                                  Fomos juntos à conservatória e tratamos do registo.

                                                  Desde ai nem eu nem ele tivemos entretanto qualquer problema.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas.

                                                    Recupero este tópico para não abrir um novo.

                                                    Estou a vender viatura mas como tem crédito associado (aparece no DUA), tenho antes de libertar a hipoteca com o banco. No banco dizem-me que após pagar todo o valor remanescente (mais 675 euros de comissão), só 8 dias depois é que a hipoteca fica libertada e se pode proceder à mudança de registo de propriedade.

                                                    O comprador tem pressa (devidamente justificada) e estamos a ponderar assinar contrato de promessa de compra e venda, com sinal, de modo que ele possa ficar com o carro já esta semana e eu entretanto trate da situação com o banco, para depois dentro de 10 ou 15 dias formalizarmos então o negócio. Ele ficaria com o carro apesar de este estar em meu nome, eu com o sinal (à volta de 2000 euros) e quando estivesse tudo pronto íamos ao IRN para fazer a mudança de titular em simultâneo com o pagamento do valor da viatura.

                                                    O que vos parece?

                                                    Há algum modelo mais completo que aqueles que o user CBD partilhou neste post?

                                                    Obrigado.

                                                    -

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                                                      Boas.

                                                      Recupero este tópico para não abrir um novo.

                                                      Estou a vender viatura mas como tem crédito associado (aparece no DUA), tenho antes de libertar a hipoteca com o banco. No banco dizem-me que após pagar todo o valor remanescente (mais 675 euros de comissão), só 8 dias depois é que a hipoteca fica libertada e se pode proceder à mudança de registo de propriedade.

                                                      O comprador tem pressa (devidamente justificada) e estamos a ponderar assinar contrato de promessa de compra e venda, com sinal, de modo que ele possa ficar com o carro já esta semana e eu entretanto trate da situação com o banco, para depois dentro de 10 ou 15 dias formalizarmos então o negócio. Ele ficaria com o carro apesar de este estar em meu nome, eu com o sinal (à volta de 2000 euros) e quando estivesse tudo pronto íamos ao IRN para fazer a mudança de titular em simultâneo com o pagamento do valor da viatura.

                                                      O que vos parece?

                                                      Há algum modelo mais completo que aqueles que o user CBD partilhou neste post?

                                                      Obrigado.

                                                      -
                                                      Não me parece muito bem!! provavelmente a coisa corre bem, mas na verdade estás a arriscar.
                                                      Vejamos, imagina que no decorrer desta semana o homem tem um acidente e destrói o carro, perde o sinal e tu ficas com um carro destruído e para ajudar, recebes mais tarde uma multa de excesso de velocidade para identificar o condutor em que vais ter uma carga de trabalhos para provar que não eras tu e ainda pagas a multa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Basicamente... isso tem tudo para dar errado!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Obrigado aos dois.

                                                          Nelson1003: O comprador diz que faz (e que me mostra que fez) seguro contra todos os riscos, no dia em que leva o carro. Assim, no pior dos casos, em caso de acidente grave, está salvaguardado. Mas claro, ainda assim é sempre chato, pois se não for perda total já fica um carro acidentado, ainda que reparado e ficando "como novo".

                                                          Mas também no contrato de promessa de compra e venda pode-se colocar no contrato uma cláusula que obrigue o comprador a adquirir a viatura em caso de acidente durante o prazo de vigência do contrato. Não será?

                                                          Nós já nos conhecemos e tenho plena confiança nele. Mas claro, em caso de um imprevisto desta dimensão (acidente com danos graves na viatura), admito que poderiam surgir motivos para desacordo entre ambas as partes.

                                                          Então o que vocês dizem é que isto do contrato de promessa de compra e venda só não é uma boa solução porque ele leva logo o carro, é isso?

                                                          Ou seja, se assinarmos o contrato mas o carro ficar em minha posse, estacionado na garagem, sem andar nem 1 km, este contrato já seria uma boa solução para me dar margem para tratar do assunto com o banco e libertar a hipoteca, tengo a garantia de que não o vou fazer em vão pois o contrato obriga o comprador a comprar a viatura ou a perder o sinal que deu. O mesmo para o comprador, que fica com a segurança de que lhe vou vender o carro ou caso contrário fico obrigado a devolver o sinal em dobro.

                                                          É isto?

                                                          Não haverá forma de homem levar o carro e eu poder ficar 100% descansado de que não poderei sair prejudicado?

                                                          É que ele está sem carro e precisa mesmo de o ter. Se não fosse isto do crédito demorar 8 dias a estar resolvido, amanhã fazia-se já o negócio e ele pagava a totalidade na hora.

                                                          -

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas pessoal.

                                                            Apenas para colocar aqui um ponto final. Já está feito o negócio.

                                                            Ele estava bastante decidido e deu de sinal metade do valor total da compra. Além disso assinou-se contrato de promessa de compra e venda que me protege totalmente (e a ele também) e, em caso de acidente, está escrito que ele tem que comprar o carro na mesma e, se não comprar, fico-lhe com o valor total que já deu de sinal.

                                                            E como este valor é 50% do valor total da viatura, conjugado com facto de que ele contratou seguro contra todos os riscos, mesmo que ele não cumpra depois o contrato, eu fico com 50% do valor de mercado da viatura + a viatura devidamente reparada pela seguradora.

                                                            Além disso, é pessoa de confiança, conheci a família toda dele, tenho a morada onde reside, tenho cópia do cc e da carta de condução, toda a negociação foi feita por email e sms tendo ficado tudo registado, etc.

                                                            Também consta do contrato que qualquer multa a partir do dia e hora de assinatura do contrato, ficam à responsabilidade dele. Bem como ficaram estabelecidas no contrato datas limite para a concretização do negócio (pagamento do remanescente e mudança de registo de propriedade).

                                                            Agora vamos ver quando chegar o dia, se nos atendem no IRN sem ser preciso marcação...

                                                            -

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X