Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Experiência com consumos a subir e a descer

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Experiência com consumos a subir e a descer

    Por vezes lê-se por aqui afirmações que sugerem que as pessoas acham que há uma relação linear entre rotações e consumos. A mim parece-me que no essencial o que manda é o acelerador.

    Hoje fiz uma experiência engraçada, a subir uma serra muito inclinada e com muita curva, que mais tarde desci, inicializei o CB e registei a média de consumos (serão talvez 10 km). Tive o cuidado de fazer um ritmo ligeiro (rapidinho) para ambos os lados o que implicou algumas ultrapassagens nos 2 sentidos. As rotações também foram parecidas, sempre entre as 1.500 e as 3.500 e principalmente entre as 2.000 e as 3.000 (a subir porque aquilo é muito inclinado e e a descer para segurar o carro), nunca meti em ponto morto nem em mudanças muito altas, basicamente aquilo passa-se entre 2ª e 4ª.

    Os resultados são esclarecedores : 17,8 a subir e 3,1 a descer.

    Esta gigantesca diferença neste caso radical, mostra que entre outras coisas quando às vezes ficamos muito satisfeitos com um bom consumo, isso pode ser condicionado por factores pouco evidentes, como inclinações, vento, chuva, etc.

    #2
    Isso não é novidade (pelo menos para mim)

    Já tinha feito algo parecido na A24.

    Aí ficaste com uma média a rondar os 10L.

    Comentário


      #3
      Foi na Arrábida?

      Comentário


        #4
        Para a mesma relação de caixa existe uma relação entre o consumo e a "carga" no acelerador. Entende-se por carga a diferença entre a posição do acelerador e a posição em que o acelerador deveria estar para levar o motor ás mesmas rotações em ponto morto.
        Ex1: para levar o carro às 3000rpms são necessários 10mm de curso. Numa subida para manter essas rotações o acelerador vai nos 20mm. o consumo é alto.
        Ex2: para levar o carro às 3000rpms são necessários 10mm de curso. No erreno plano para manter essas rotações o acelerador vai nos 15mm. o consumo é normal.
        Ex3: para levar o carro às 3000rpms são necessários 10mm de curso. Numa descida para manter essas rotações o acelerador vai nos 10mm. o consumo é o mesmo que ao ralenti.
        Ex4: para levar o carro às 3000rpms são necessários 10mm de curso. Numa descida acentuada para manter essas rotações o acelerador vai nos 0mm. O consumo é nulo. O motor "corta".
        A coisa não é bem assim, mas é quase.

        Comentário


          #5
          Já agora... uma pergunta.
          Com piso molhado o consumo aumenta ou diminui?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Por vezes lê-se por aqui afirmações que sugerem que as pessoas acham que há uma relação linear entre rotações e consumos. A mim parece-me que no essencial o que manda é o acelerador.

            Hoje fiz uma experiência engraçada, a subir uma serra muito inclinada e com muita curva, que mais tarde desci, inicializei o CB e registei a média de consumos (serão talvez 10 km). Tive o cuidado de fazer um ritmo ligeiro (rapidinho) para ambos os lados o que implicou algumas ultrapassagens nos 2 sentidos. As rotações também foram parecidas, sempre entre as 1.500 e as 3.500 e principalmente entre as 2.000 e as 3.000 (a subir porque aquilo é muito inclinado e e a descer para segurar o carro), nunca meti em ponto morto nem em mudanças muito altas, basicamente aquilo passa-se entre 2ª e 4ª.

            Os resultados são esclarecedores : 17,8 a subir e 3,1 a descer.

            Esta gigantesca diferença neste caso radical, mostra que entre outras coisas quando às vezes ficamos muito satisfeitos com um bom consumo, isso pode ser condicionado por factores pouco evidentes, como inclinações, vento, chuva, etc.
            Pensava que isto era mais que evidente para qualquer pessoa

            Comentário


              #7
              Um dia destes vou carregar o carro e ver se gasta mais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                Um dia destes vou carregar o carro e ver se gasta mais.
                Experimenta em terreno a descer

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                  Já agora... uma pergunta.
                  Com piso molhado o consumo aumenta ou diminui?
                  Aumenta, pois o atrito é maior.
                  (a não ser que aumentes consideravelmente a pressão dos pneus)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                    Aumenta, pois o atrito é maior.
                    (a não ser que aumentes consideravelmente a pressão dos pneus)
                    O atrito com chuva é maior só se for empiricamente falando.
                    Cientificamente falando, o atrito é bem inferior quando o piso está molhado daí a diferença nas distâncias de travagem.

                    Comentário


                      #11
                      Que conclusões tão fantásticas! Nunca ninguém tinha pensado nisso, o carro gasta mais a subir que a descer, uau! nunca tinha chegado a tão brilhante conclusão...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                        Aumenta, pois o atrito é maior.
                        (a não ser que aumentes consideravelmente a pressão dos pneus)
                        Das pesquisas que fiz recolhi a seguinte informação:
                        Se estiver a chover o consumo aumenta, poque os pneus têm que afastar a água e isso consome energia.
                        Se só houver humidade na estrada o consumo diminui, porque o atrito é menor e a presença de humidade no ar aumenta a eficiência do motor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                          Já agora... uma pergunta.
                          Com piso molhado o consumo aumenta ou diminui?
                          No meu caso diminui. Costumo andar mais devagar...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                            no meu caso diminui. Costumo andar mais devagar...

                            É a chuva a travar

                            Comentário


                              #15
                              V7, espero que não tivesses á espera de outro resultado.

                              O que podes um dia fazer e aí talvez fiques surpreendido é o teu carro gastar menos 130 que a 110.

                              No meu A8 isso acontece e mesmo a 150 não gasta muito mais, a media que tenho é de 9lts/ 100 com 40% do percurso em cidade ou estrada com transito. O resto é AE e sem passar muito dos 150~160.

                              A melhor media que fiz foi de Lisboa ( via Vasco da gama ) para Setúbal - 6,3, como ia ao Tm não quis andar muito a mais que 90~100 km/h.

                              Um abraço

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                O que podes um dia fazer e aí talvez fiques surpreendido é o teu carro gastar menos 130 que a 110.

                                No meu A8 isso acontece e mesmo a 150 não gasta muito mais
                                E quando o carro gasta menos a 130 que a 110, vai a caminho de Fátima ou do Entroncamento?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                  E quando o carro gasta menos a 130 que a 110, vai a caminho de Fátima ou do Entroncamento?
                                  Não sei qual é o milagre ou o fenómeno desta situação.

                                  Estamos a falar de um 3.0 TDI V6, a sua "linha" de conforto é, naturalmente, diferente de um qualquer 4 cilindros diesel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                    Não sei qual é o milagre ou o fenómeno desta situação.

                                    Estamos a falar de um 3.0 TDI V6, a sua "linha" de conforto é, naturalmente, diferente de um qualquer 4 cilindros diesel.
                                    Rofl
                                    Isto é capaz de ser a coisa mais engraçada que li nos últimos tempos.
                                    Desde que o motor esteja acima da rotação de ralenti, não vejo como é que pode gastar mais a 110 que a 130...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                      Rofl
                                      Isto é capaz de ser a coisa mais engraçada que li nos últimos tempos.
                                      Desde que o motor esteja acima da rotação de ralenti, não vejo como é que pode gastar mais a 110 que a 130...
                                      Os carros nas mãos de certas pessoas até contrariam as leis da fisica
                                      O aumento de velocidade pode ser considerado em termos de consumo como um aumento da inclinação.
                                      Se calhar o post de abertura não era tão descabido assim.
                                      Considerar que um carro a 130 gasta menos que a 110, é o mesmo que considerar que o carro a subir pode gastar menos que em terreno plano.
                                      Editado pela última vez por manelov; 16 February 2013, 23:16.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                        Não sei qual é o milagre ou o fenómeno desta situação.

                                        Estamos a falar de um 3.0 TDI V6, a sua "linha" de conforto é, naturalmente, diferente de um qualquer 4 cilindros diesel.
                                        Pago para ver. Reset do CB à velocidade média e consumo médio e andar no mínimo 30Km a esse velocidade num percurso relativamente plano. E repetir o mesmo percurso no mesmo sentido para a outra velocidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                          Os carros nas mãos de certas pessoas até contrariam as leis da fisica
                                          O aumento de velocidade pode ser considerado em termos de consumo como um aumento da inclinação.
                                          Se calhar o post de abertura não era tão descabido assim.
                                          Considerar que um carro a 130 gasta menos que a 110, é o mesmo que considerar que o carro a subir pode gastar menos que em terreno plano.
                                          Estou a falar num cenário teoricamente igual para ambas as situações sem artimanhas ou macacadas.
                                          Obviamente que se for a 110 a subir e 150 a descer, vou gastar mais a 110 do que a 150 mas não foi a isso que ele se referiu.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                            Rofl
                                            Isto é capaz de ser a coisa mais engraçada que li nos últimos tempos.
                                            Desde que o motor esteja acima da rotação de ralenti, não vejo como é que pode gastar mais a 110 que a 130...
                                            Então eu vou-te explicar para aprenderes um bocadinho.

                                            Sabes o que são caixas longas e muito longas, não sabes?

                                            Então é assim, há um carro, por exemplo, com uma 6ª mudança muito longa. Estou a lembrar-me do Lexus IS220d.

                                            Vai lá para a AE, e engrana a 6ª mudança a 110. Vais sentir o carro em esforço e se olhares para o instantâneo assustas-te. Agora reduz de 6ª para 5ª, dá um cheirinho de acelerador até aos 140 e engrena a 6ª. Vai numa relação confortável, sem grande carga de acelerador e a consumir menos do que na situação anterior, uma vez que ia em esforço.

                                            Há coisas fantásticas, não há?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para aqueles que se julgam "sabichões", fica a nota: a 110km/h o A8 do josemanuel nem a 1700rpm deve ir, a 130km/h deve ir a rondar as 2000rpm, sensivelmente.

                                              E esta?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                Então eu vou-te explicar para aprenderes um bocadinho.

                                                Sabes o que são caixas longas e muito longas, não sabes?

                                                Então é assim, há um carro, por exemplo, com uma 6ª mudança muito longa. Estou a lembrar-me do Lexus IS220d.

                                                Vai lá para a AE, e engrana a 6ª mudança a 110. Vais sentir o carro em esforço e se olhares para o instantâneo assustas-te. Agora reduz de 6ª para 5ª, dá um cheirinho de acelerador até aos 140 e engrena a 6ª. Vai numa relação confortável, sem grande carga de acelerador e a consumir menos do que na situação anterior, uma vez que ia em esforço.

                                                Há coisas fantásticas, não há?
                                                Por causa de comentários como este, é que me precavi com a pequena nota, se for acima da rotação de ralenti.

                                                Para te provar como estou certo e tu errado, quer dizer eu nem preciso de provar nada porque isto é óbvio para todos menos para vocês que acreditam em coisas sobrenaturais, se engrenares uma 5ª a 30km/h e fores a descer, hás de reparar que o motor para não ir abaixo, principalmente carros a diesel, irá aumentar a rotação para a rotação de ralenti, até que a força motriz produzida pelas rodas suporte o motor engrenado e não o contrário.

                                                Agora, hás de reparar que, se engrenares uma 3ª à mesma velocidade, a descer, o motor não produz qualquer consumo porque a força motriz produzida pelo movimento das rodas é suficiente para manter o motor a trabalhar e os injectores deste entram em modo de desaceleração e como tal, o consumo é negligente.

                                                A mesma teoria se aplica em circulação em recta plana, se a 110km/h uma 6ª é suficiente para manter o carro acima da rotação de ralenti, então não há qualquer esforço adicional como fazes crer, e o carro consumirá menos combustível que a mesma relação a 150km/h. Isto é simples. Se fosse o contrário toda a gente comprava bugatti veyrons para ir a 350km/h a 3k rpm's porque o carro se sente mais confortável.

                                                Portanto, desde que seja assegurada uma rotação suficiente para que o motor circule a uma rotação desejável não há nenhuma razão para este consumir mais.

                                                E outra coisa, o que tu falas é de recuperações, ai não há duvida nenhuma que é preferível reduzir no caso que indicas mas isso é óbvio para todos. Na mesma carga de acelerador com as condições que indiquei, consome menos a 110km/h do que a 150km/h.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                                  Por causa de comentários como este, é que me precavi com a pequena nota, se for acima da rotação de ralenti.

                                                  Para te provar como estou certo e tu errado, quer dizer eu nem preciso de provar nada porque isto é óbvio para todos menos para vocês que acreditam em coisas sobrenaturais, se engrenares uma 5ª a 30km/h e fores a descer, hás de reparar que o motor para não ir abaixo, principalmente carros a diesel, irá aumentar a rotação para a rotação de ralenti, até que a força motriz produzida pelas rodas suporte o motor engrenado e não o contrário.

                                                  Agora, hás de reparar que, se engrenares uma 3ª à mesma velocidade, a descer, o motor não produz qualquer consumo porque a força motriz produzida pelo movimento das rodas é suficiente para manter o motor a trabalhar e os injectores deste entram em modo de desaceleração e como tal, o consumo é negligente.

                                                  A mesma teoria se aplica em circulação em recta plana, se a 110km/h uma 6ª é suficiente para manter o carro acima da rotação de ralenti, então não há qualquer esforço adicional como fazes crer, e o carro consumirá menos combustível que a mesma relação a 150km/h. Isto é simples. Se fosse o contrário toda a gente comprava bugatti veyrons para ir a 350km/h a 3k rpm's porque o carro se sente mais confortável.

                                                  Portanto, desde que seja assegurada uma rotação suficiente para que o motor circule a uma rotação desejável não há nenhuma razão para este consumir mais.

                                                  E outra coisa, o que tu falas é de recuperações, ai não há duvida nenhuma que é preferível reduzir no caso que indicas mas isso é óbvio para todos. Na mesma carga de acelerador com as condições que indiquei, consome menos a 110km/h do que a 150km/h.
                                                  Tens razão no que dizes, mas repara que no exemplo que dei, o carro em 6ª a 110 ia, vamos supor, a 1300rpm, o que é acima do regime do relanti mas que ainda assim não é na rotação óptima do motor

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                    Pensava que isto era mais que evidente para qualquer pessoa
                                                    Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                    Um dia destes vou carregar o carro e ver se gasta mais.
                                                    Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                                                    Que conclusões tão fantásticas! Nunca ninguém tinha pensado nisso, o carro gasta mais a subir que a descer, uau! nunca tinha chegado a tão brilhante conclusão...
                                                    Por favor, digam-me que perceberam que o v7 não está a chamar a atenção para o facto de o carro consumir mais a subir que a descer, mas para o facto de as diferenças serem enormes, e muito maiores do que se pensava!

                                                    Por favor digam-me que não tomam o homem por um burro assim tão grande...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                                      Para aqueles que se julgam "sabichões", fica a nota: a 110km/h o A8 do josemanuel nem a 1700rpm deve ir, a 130km/h deve ir a rondar as 2000rpm, sensivelmente.

                                                      E esta?
                                                      o meu 3.0tdi multitronic a 190 vai às 3.000 e picos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                        o meu 3.0tdi multitronic a 190 vai às 3.000 e picos
                                                        A minha reles Vectra de 120 CV vai a cerca de 3160 rpm.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Por favor, digam-me que perceberam que o v7 não está a chamar a atenção para o facto de o carro consumir mais a subir que a descer, mas para o facto de as diferenças serem enormes, e muito maiores do que se pensava!
                                                          Mas quem é que pensava que as diferenças não eram significativas?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            Mas quem é que pensava que as diferenças não eram significativas?
                                                            O interessante é saber quão significativas. Esperavas que fosse 6 x mais, por exemplo?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X