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Comprar Diesel ou transformar carro actual para GPL? *Transformação feita!*

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    Comprar Diesel ou transformar carro actual para GPL? *Transformação feita!*

    Olá pessoal.

    Eu estou num dilema e gostava que me dessem a vossa opinião.

    Eu tenho um Opel Corsa CDTI de 2006 que, pelo facto de ser comercial, quero trocar por um carro com 5 lugares.

    Tenho 2 opções: Trocar por um carro diesel de 5 lugares (carros que estou a ponderar: BMW 320D de 2001 ou por esses anos, ou um Alfa Romeo 147 de 2003, ambos custam por volta dos 7000, 8000€) ou então modificar o carro do meu pai, um BMW 316i Compact de 1998 com 76 mil km (reais), para funcionar a GPL.
    O BMW 316 é (e sempre foi) um carro fiável. Está na família há cerca de 10 anos, não anda muito, está praticamente novo em termos de interiores e exteriores, e eu sempre gostei da estética do carro. Com GPL seria um carro relativamente económico mas não sei se seria tão económico como um diesel. O que acham que seria melhor? Quem tem experiência com GPL e diesels, quais os prós e contras?

    Thanks
    --
    UPDATE 15/12/2013

    Tenho o prazer de anunciar que o meu BMW já corre a gás! Estou muito contente pois sempre gostei do carro e agora finalmente posso andar com ele sem me levar à falência :D.

    Eis algumas fotos do meu 'pride and joy':

    WP_001185_ed.jpg
    WP_001184_ed.jpg
    WP_001049_ed.jpg
    Editado pela última vez por soulbrix; 15 December 2013, 23:21.

    #2
    Eu ia para a gasificação do 316i.
    Se já está na família é porque não tens de comprar carro.
    Só tens o gasto da instalação GPL.

    Comentário


      #3
      Já agora, qual é o teu padrão de utilização ? quantos km fazes normalmente por ano ?

      Comentário


        #4
        Eu faço à volta de 20.000-25.000 km por ano.

        Comentário


          #5
          Avança com o gás no bmw de casa, pois ficará sempre mais barato que um diesel equivalente.

          Não só poupas na compra de outro carro, como vais poupar no combustível.

          Prós do GPL: todos e o mais importante a começar na carteira

          Contras: perda de espaço em mala ou da roda suplente e dizem que é proibido estacionar em parques fechados (algo que penso já ter mudado com uma legislação recente)

          Tenta encontrar um proprietário com carro a GPL insatisfeito, pois a maioria está muito satisfeita (eu inclusive, que uso GPL desde 2000)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
            Avança com o gás no bmw de casa, pois ficará sempre mais barato que um diesel equivalente.

            Não só poupas na compra de outro carro, como vais poupar no combustível.

            Prós do GPL: todos e o mais importante a começar na carteira

            Contras: perda de espaço em mala ou da roda suplente e dizem que é proibido estacionar em parques fechados (algo que penso já ter mudado com uma legislação recente)

            Tenta encontrar um proprietário com carro a GPL insatisfeito, pois a maioria está muito satisfeita (eu inclusive, que uso GPL desde 2000)
            Se transformar o carro, talvez opte pela substituição do pneu pelo deposito, pois assim não perco espaço em mala (que é bastante no BMW). Não me importo com a limitação dos parques fechados. É só mesmo em termos de poupança.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por soulbrix Ver Post
              Se transformar o carro, talvez opte pela substituição do pneu pelo deposito, pois assim não perco espaço em mala (que é bastante no BMW). Não me importo com a limitação dos parques fechados. É só mesmo em termos de poupança.
              A roda é de colocação interior dentro da mala ou por baixo do carro?

              Se for interior não haverá problema, mas se for exterior (por baixo do carro), poderá existir alguma limitação na colocação devido à distância mínima ao chão que tem de ter (qualquer instalador confirma isso).

              Comentário


                #8
                É interior, se não me engano. O depósito terá cerca de 40 litros se for colocado desta forma, correcto? A autonomia será muito afectada?

                Comentário


                  #9
                  Dado que a questão económica é importante, valerá a pena ver em quantos anos amortizas o investimento do GPL.

                  Ou seja ver quanto gastas a andar a gasolina, quanto gastas a andar a GPL (tendo em conta que habitualmente o consumo agrava uns 20% a 25%) por ano e ver quanto custará a transformação. Algo deste género:

                  22.500 km/ano

                  Gasolina (consumo de 8) - 1800 litros -- 1,68 -- 3.024 euros
                  GPL consumo de 10) ----- 2250 litros --0,84 -- 1.890 euros

                  Num ano poupas aproximadamente 1.100 euros.

                  Penso que uma transformação custará 1.500 euros ? ou seja num ano e meio amortizas, o que quer dizer que se admitires ficar com o carro mais tempo talvez compense.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por soulbrix Ver Post
                    É interior, se não me engano. O depósito terá cerca de 40 litros se for colocado desta forma, correcto? A autonomia será muito afectada?
                    Depende do tamanho que lá couber. Até poderá ter 50l úteis.

                    A autonomia dependerá do consumo, mas sendo o carro que é, se fizer médias de 8 litros a gasolina, consegues fazer um consumo até 10l de GPL, ou seja, num depósito de 50l, tens autonomia na ordem dos 500kms. Pelos kms que fazes, será algo como atestar todas as semanas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Dado que a questão económica é importante, valerá a pena ver em quantos anos amortizas o investimento do GPL.

                      Ou seja ver quanto gastas a andar a gasolina, quanto gastas a andar a GPL (tendo em conta que habitualmente o consumo agrava uns 20% a 25%) por ano e ver quanto custará a transformação. Algo deste género:

                      22.500 km/ano

                      Gasolina (consumo de 8) - 1800 litros -- 1,68 -- 3.024 euros
                      GPL consumo de 10) ----- 2250 litros --0,84 -- 1.890 euros

                      Num ano poupas aproximadamente 1.100 euros.

                      Penso que uma transformação custará 1.500 euros ? ou seja num ano e meio amortizas, o que quer dizer que se admitires ficar com o carro mais tempo talvez compense.
                      Eu já contactei uma empresa que faz, e a transformação custará 1.500€. Eu penso ficar o carro para o futuro, pois num futuro próximo vou-me "amigar" e ter um carro de 5 lugares é já a pensar num possível terceiro elemento... :D
                      Editado pela última vez por soulbrix; 18 February 2013, 12:09.

                      Comentário


                        #12
                        Tenho ideia que com estes novos sistemas GPL os consumos não aumentão assim tanto, estou enganado? tinha ideia que ao invés de aumento de consumo na ordem dos 20-25% aumentam apenas cerca de 10%, mas posso estar a fazer confusão.

                        Comentário


                          #13
                          Pela pesquisa que fiz, os consumos aumentam na ordem dos 30, 40%. Mas como o preço por litro ronda os 90c (acho eu), continua a valer a pena.

                          Como o meu primeiro carro foi um Tigra 1.4 e eu não tinha muito dinheiro para a gasolina, aprendi a ser poupadinho com o pé direito, pelo que esta situação não me assusta.

                          Comentário


                            #14
                            Na minha opinião coloca a GPL o BMW. Poupas o dinheiro da compra do novo carro e acima de tudo poupas também as chatices e possiveis avarias que possas ter com ele. Será um carro que não conheces histórico e um carro usado descohecido é sempre um risco. Basta o turbo pifar para gastares uma pipa de massa (quase tanto como o custo de meter esse a GPL).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                              Tenho ideia que com estes novos sistemas GPL os consumos não aumentão assim tanto, estou enganado? tinha ideia que ao invés de aumento de consumo na ordem dos 20-25% aumentam apenas cerca de 10%, mas posso estar a fazer confusão.
                              Isso é teoricamente verdade, se compararmos conduções idênticas entre gasolina e GPL. A questão do aumento de 20/30% no GPL, é mesmo por causa de deixares de ter qualquer preocupação com consumos e abusares sempre mais.

                              Comentário


                                #16
                                Para efeitos de comparações convém ser conservador nas contas.

                                Se depois em vez de gastar mais 25% gastar apenas mais 10% optimo, mas o ideal é pensar com margens.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por soulbrix Ver Post
                                  Pela pesquisa que fiz, os consumos aumentam na ordem dos 30, 40%. Mas como o preço por litro ronda os 90c (acho eu), continua a valer a pena.

                                  Como o meu primeiro carro foi um Tigra 1.4 e eu não tinha muito dinheiro para a gasolina, aprendi a ser poupadinho com o pé direito, pelo que esta situação não me assusta.
                                  O mais caro é cerca de 0,86€.

                                  Eu também avançava para a conversão do BMW. Por todas as razões e ainda mais algumas!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que vou mesmo pelo BMW :D

                                    Comentário


                                      #19
                                      Gasear o BMW!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                        Avança com o gás no bmw de casa, pois ficará sempre mais barato que um diesel equivalente.

                                        Não só poupas na compra de outro carro, como vais poupar no combustível.

                                        Prós do GPL: todos e o mais importante a começar na carteira

                                        Contras: perda de espaço em mala ou da roda suplente e dizem que é proibido estacionar em parques fechados (algo que penso já ter mudado com uma legislação recente)

                                        Tenta encontrar um proprietário com carro a GPL insatisfeito, pois a maioria está muito satisfeita (eu inclusive, que uso GPL desde 2000)
                                        Acho que entra em vigor em Maio o fim da proibição de se estacionar em parques fechados.

                                        Comentário


                                          #21
                                          GPL no Bimmer !!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que é o unico topico que li até hoje onde num apice se chegou á conclusão que o gpl faz sentido sem dar hipotese ao diesel.
                                            Tenho lido vários topicos neste forum onde o gpl é arrastado para a discussão e mesmo gozado, parece que finalmente os pensamentos sobre o gpl estão a mudar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                              Acho que é o unico topico que li até hoje onde num apice se chegou á conclusão que o gpl faz sentido sem dar hipotese ao diesel.
                                              Tenho lido vários topicos neste forum onde o gpl é arrastado para a discussão e mesmo gozado, parece que finalmente os pensamentos sobre o gpl estão a mudar.
                                              Penso que cada caso é um caso e temque ser analisado independentemente, por exemplo no meu caso o GPL não serve, porque a minha mulher trabalha a cerca de 4 kms de casa, pelo que o carro acho que nem chegava a trabalhar a GPL, no entanto tambem damos outras voltas com ele e acabamos sempre por fazer no minimo 20.000kms/ano (quando comprei andava mais) com ele pelo que comprei a gasoleo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                Acho que é o unico topico que li até hoje onde num apice se chegou á conclusão que o gpl faz sentido sem dar hipotese ao diesel.
                                                Tenho lido vários topicos neste forum onde o gpl é arrastado para a discussão e mesmo gozado, parece que finalmente os pensamentos sobre o gpl estão a mudar.
                                                Por acaso é bem verdade.....sou apenas mais um a dizer que o bmw da casa é a melhor opção a quase todos os niveis. Seria a minha escolha, também.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Podes também transformar o Corsa para 5 lugares que é relativamente barato...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por soulbrix Ver Post
                                                    Pela pesquisa que fiz, os consumos aumentam na ordem dos 30, 40%. Mas como o preço por litro ronda os 90c (acho eu), continua a valer a pena.

                                                    Como o meu primeiro carro foi um Tigra 1.4 e eu não tinha muito dinheiro para a gasolina, aprendi a ser poupadinho com o pé direito, pelo que esta situação não me assusta.
                                                    30, 40%? Longe disso!

                                                    Claro que há quem fique com o pé bem mais pesado porque lhe custa menos a sair da carteira, mas aumenta em média 15%. Qualquer carro que faça 8, 8 e meio a gasolina passa para uns 9 e meio, 10 redontos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                      Podes também transformar o Corsa para 5 lugares que é relativamente barato...
                                                      Qual seria o preço de uma transformação dessas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por soulbrix Ver Post
                                                        Qual seria o preço de uma transformação dessas?
                                                        Mais barato que o GPL, arrisco a dizer que seria metade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                          Penso que cada caso é um caso e temque ser analisado independentemente, por exemplo no meu caso o GPL não serve, porque a minha mulher trabalha a cerca de 4 kms de casa, pelo que o carro acho que nem chegava a trabalhar a GPL, no entanto tambem damos outras voltas com ele e acabamos sempre por fazer no minimo 20.000kms/ano (quando comprei andava mais) com ele pelo que comprei a gasoleo.
                                                          Eu trabalho a 2 quilómetros de casa e apenas cerca de 100 metros não são feitos a GPL.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por soulbrix Ver Post
                                                            Qual seria o preço de uma transformação dessas?
                                                            Se a opel te passar uma declaração a permitir a transformação que acho que passa...75 euros por isso, mais 170 no IMTT mais um valor residual na alfandega para pagares o que resta pagar do ISV se é que há... e o preço de colocar os bancos que é ires a uma sucata comprar..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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