Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estranho carisma.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estranho carisma.

    Poucos os chamariam de belos. Mas os carros a seguir se tornaram ícones de seus países. Pequenos, simples, criados para serem acessíveis e populares, tiveram como aliado o carisma que despertaram - e ainda despertam.

    Ford T - EUA: Eleito Carro do Século XX, ele protagonizou a fabricação em massa do automóvel e motorizou a América. Em boa parte de seus 19 anos de produção (1908-1927), foi vendido só na cor preta.



    Carocha/Fusca - Alemanha: Mais famoso projeto de Ferdinand Porsche, o Volkswagen virou marca e personagem da Disney, assegurando o carinho do público quando já era antigo e homenagens modernas, como o Beetle.



    Mini - Inglaterra: Se o Austin Seven foi o Modelo T dos ingleses, Sir Alec Issigonis levou a miniaturização a um padrão de excelência em 1959, ao criar um minicarro que se consagrou nos ralis e durou quatro décadas.



    2CV - França: Apelidado de guarda-chuva, ele surgiu como proposta de carro de passeio e de trabalho para motorizar a França urbana e rural. Produzido de 1948 a 1990, fez da simplicidade mecânica o segredo de sucesso.



    Fiat 500 - Itália: O "Cinquecento" foi um ícone da recuperação da Itália nos anos 50. Mas outro 500, antepassado seu, apelidado com o nome local do Mickey da Disney, "Topolino", foi uma sensação de 1936 a 1955.



    Subaru 360 - Japão: Muito antes da tração integral e da fama nos ralis, houve o 360 (1958-1970). Típico kei jidosha, minicarro com tributação menor, o Subaru parecia um mini-Fusca, com motor bicilindro refrigerado a ar.



    Gurgel BR-800 - Brasil: O BR-800 não foi o primeiro minicarro da visionária Gurgel, mas foi o primeiro 100% nacional - até na mecânica. Tinha um mercado promissor até a Fiat lançar com o Uno Mille, também sujeito a redução de imposto.



    Volvo PV444-544 - Suécia: Em sua apresentação em 1944, 2300 contratos de compra foram assinados. O entusiasmo não evitaria a demora da fabricação, só em 1947. O projeto durou até 1969 (mais de 445 mil unidades produzidas).



    Trabant - Alemanha Oriental: Se o Fusca virou ícone na Alemanha Ocidental, a queda do Muro de Berlim em 1989 revelou o da Oriental. O Trabant tinha carroceria de plástico e um motor sempre inferior ou próximo a 1.0 litro.



    Yugo - Iugoslávia: Como vender um compacto da Zastava nos Estados Unidos dos anos 80? Comparando o Yugo na publicidade ao Modelo T e ao Fusca. Carro mais barato daquele mercado, virou piada, mas também ícone iugoslavo.


    #2
    Olha que o T não foi vendido só em preto.

    Gostei muito do Gurgel. Não conhecia.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
      Olha que o T não foi vendido só em preto.
      Em boa parte da produção foi. Penso que 80%. Não tenho certeza

      Comentário


        #4
        já dizia Mr Ford : pode ser em qualquer cor desde que seja preto !

        speccy

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post

          Gostei muito do Gurgel. Não conhecia.

          Foi o maior fabricante brasileiro. Fazia carros compactos, SUVs e carros comerciais. Infelizmente a marca "morreu" em 1993, mas sempre dizem que um dia vai voltar.

          Comentário


            #6
            Opel Corsa.
            Não há ninguém em Portugal que não tenha pelo menos um familiar que não tenha tido um.
            Um dos maiores nomes do segmento B, é um caso de sucesso e de imagem de marca.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
              Opel Corsa.
              Não há ninguém em Portugal que não tenha pelo menos um familiar que não tenha tido um.
              Um dos maiores nomes do segmento B, é um caso de sucesso e de imagem de marca.

              O Corsa foi/é um carro popular que vendeu bem como o foram o Clio/R5, o Fiesta ou o Uno/Punto. Daí até ser um carro icónico como os da post inicial, ainda vai alguma distância...

              Comentário


                #8



                Renault 4 latas


                Tenho ideia que seja o carro equivalente para Portugal... foi?

                Comentário


                  #9
                  Estes automóveis têm uma coisa que a maior parte dos atuais não têm: personalidade!

                  Comentário


                    #10
                    A 4L ainda hoje mexe comigo! Ainda compro um "chasso" desses um dia...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Request Ver Post
                      A 4L ainda hoje mexe comigo! Ainda compro um "chasso" desses um dia...
                      Também acho imensa graça á 4L, e ao 2 CV e á DS

                      Os franceses sempre foram mestres em poltronas andantes

                      Comentário


                        #12


                        Fabricado durante 35 anos pela Dacia, foi um dos motores da URSS.

                        Comentário


                          #13
                          Concordo que o Renault 4L deveria ter o estatuto de ícone! E nao só em Portugal...

                          Comentário


                            #14
                            Eu sinto falta desta personalidade nos automóveis atuais. Hoje as pessoas trocam de carro como trocam de telemóvel e se atualizam muito rápido também.
                            Editado pela última vez por Murillo; 20 February 2013, 23:17.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                              Eu sinto falta desta personalidade nos automóveis atuais. Hoje as pessoas trocam de carro como trocam de telemóvel e se atualizam muito rápido também.
                              E as marcas avançam com modelos novos a cada 3 dias, também...

                              Quanto ás pessoas, se lesses a autohoje desta semana, não dirias isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                                E as marcas avançam com modelos novos a cada 3 dias, também...

                                Quanto ás pessoas, se lesses a autohoje desta semana, não dirias isso.
                                Eu gostava de ler a AutoHoje. Infelizmente não se vende deste lado do atlântico
                                Mas muitos mercados bateram recordes de vendas em 2012, especialmente o chinês. Por isso eu disse.

                                Certa vez li um diretor da Fiat a dizer que o habitual cliente da marca troca de carro a cada 3 anos, por isso a necessidade de mudar rápido.. Há 20 anos se trocava de carro a cada 7 ou 10 anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Fantástico tópico! Espero que continue a ser alimentado!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                    Fantástico tópico! Espero que continue a ser alimentado!
                                    Acho o mesmo!

                                    Comentário


                                      #19
                                      falta claramente o renault 5



                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post



                                        Renault 4 latas


                                        Tenho ideia que seja o carro equivalente para Portugal... foi?
                                        Eh eh grande máquina!!
                                        As 4L só não sobiam paredes porque a maioria não tinha tração às 4 rodas.. (tirando a sinpar)

                                        O meu avô tem uma 4L vermelha claro, imaginem com 80mil km.. reais!! Sempre foi dele..
                                        Volta na volta anda alguém a perguntar-lhe se a quer vender..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eh pah, se o Corsa não pertence a este tópico e já cá anda à 31 anos, então o R5 também não pertence!
                                          Isto até porque o "Super-cinco" era concorrente do 1º Corsa e eram carros semelhantes, o Corsa mais competitivo nas motorizações pequenas, o R5 com as motorizações mais potentes, versões Alpine/Gordini e GT Turbo.
                                          Editado pela última vez por Fahrenheit; 21 February 2013, 09:53.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O Ford T é um carro que me "fascina" na medida em que foi o primeiro carro para as massas, com um preço mais acessível. É que o ter carro passar de alguns para muitos na altura em que foi, para mim não deixa de ser impressionante.
                                            Lembro-me de ver na TV que para reduzir o preço deste carro, o chão do mesmo era feito a partir da madeira das caixas de outros componentes presentes no automóvel. Se visse um carro destes ao vivo a primeira coisa que olhava era para o chão, para ver o qualidade das caixas de peças da altura

                                            Comentário


                                              #23
                                              O primeiro Renault 5 era apenas um Renault 4 com roupagens mais modernas, mais luxuoso e menos funcional. A Renault 4 foi, na minha opinião, mais marcante.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                O primeiro Renault 5 era apenas um Renault 4 com roupagens mais modernas, mais luxuoso e menos funcional. A Renault 4 foi, na minha opinião, mais marcante.
                                                É interessante apontares isso, juntamente com a publicidade que o maxpayne colocou lá em cima. É que no anúncio vê-se o painel de um R5 ainda com mudanças "de bengala", tal como na R4. Poucos R5 saíram com esta configuração, rapidamente a alavanca de mudanças passou para o piso como na maioria dos automóveis.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  a 4L foi um marco de tal forma que o 5, manteve a mecanica e mudou tudo o resto, e o 5 mk2 (supercinco) mudou a roupagem ao minimo mas alterou por completo a mecanica.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda hoje rola um super5 na familia, um TL 1100cc e não sei porquê dá-me imensa piada andar com ele.. É uma sensação que posso fazer tudo... Temos uma ligação ao carro pois já se gastou muito com ele e nunca se pos no lixo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DriverPT Ver Post
                                                      Ainda hoje rola um super5 na familia, um TL 1100cc e não sei porquê dá-me imensa piada andar com ele.. É uma sensação que posso fazer tudo... Temos uma ligação ao carro pois já se gastou muito com ele e nunca se pos no lixo.
                                                      Eu percebo o que isso é.. tenho um Austin Clubman 1000cc em casa e não me desfaço do carro por nada!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu sou a opinião que o Corsa A e B, principalmente o B foram um icon na história e ainda por cima nós fizemo-lo na extinta GM da Azambuja. E como já disseram quem nunca teve um, ou familiares que não o tivessem, eu particularmente, sempre tive Opel , o meu pai teve um A pós reestyling e um B, eu um Astra GTC e actualmente um Corsa D que até agora não me dão razão de queixa. Em quatro gerações do modelo foram fabricados e vendidos na Europa cerca de 12 milhões de unidades. Contabilizando as diversas derivações sob outras marcas da General Motors, comercializadas em todo o mundo, os números globais de produção elevam-se a quase 20 milhões de unidades. Até ao final do passado mês de Agosto tinha acumulado um total de 507.867 unidades vendidas – uma fasquia que não foi, até hoje, ultrapassada por nenhum outro modelo do segmento. De acordo com o último ‘census’ divulgado no final de 2011 pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), ainda circulam nas estradas portuguesas 408.495 Corsas.

                                                        Outro enorme sucesso da História lusa do Corsa foi a primeira geração (Corsa-A), que comercializou nada menos que 158.272 unidades entre 1982 e 1992.



                                                        A geração Corsa-B, comercializada entre os anos de 1993 e 2000, foi aquela que maior adesão suscitou da parte dos portugueses. O ‘design’ verdadeiramente inovador, os excelentes motores 1.2 a gasolina e 1.5 turbodiesel, e o equipamento de segurança inédito no segmento, fizeram deste Corsa um ‘best seller’ incontestado numa altura de vigoroso crescimento económico do país. Ao todo, foram matriculados 217.445 Corsa-B em Portugal. Destes, a avaliar pelo ‘census’ da ACAP, ainda circulam 191.161 exemplares.
                                                        Editado pela última vez por Militaogtc; 21 February 2013, 12:30.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Esse corsa já era antiquado quando era novo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                                            Opel Corsa.
                                                            Não há ninguém em Portugal que não tenha pelo menos um familiar que não tenha tido um.
                                                            Um dos maiores nomes do segmento B, é um caso de sucesso e de imagem de marca.

                                                            Tal e qual..

                                                            Se olharmos para uma estrada seja ela qual for, vai lá estar um corsa b....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X