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O Clube dos Anorécticos

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    O Clube dos Anorécticos

    Não, este não é um fórum sobre nutricionismo, nem este um post sobre os picnics que fazíamos, à beirinha das estradas, nos idos do lá-vai-um.

    I) Menos de 1000 Kilos.
    II) Todos os carros de grande produção.
    III) Pesos mínimos registados.

    Foram estes os 3 vectores que me dispus a procurar.

    No meu tempo era fácil. Bastava abrir uma página de qualquer enciclopédia automóvel ao calhas e lá estava um belo exemplar de uma máquina, rápida e económica, levezinha e ágil.

    Hoje são poucos. Tão poucos que dão para listar.

    Até os carros que pensávamos que pesavam menos (Corsa, 207, Clio III) estão, à custa de uma dieta de acessórios e equipamentos de segurança infindáveis, mais gordos e anafados que um Mercedes dos anos 70.

    Aqui vai,

    Daihatsu Cuore 720
    Smart 4-2 730
    Citroen C1 780
    Pug 107 790
    Toyota Aygo 790
    Daewoo Matiz 835
    Fiat Panda 840
    Renault Twingo 840
    Daihatsu YRV 860
    Daihatsu Copen 870
    Ford Ka 871
    Hyundai Atos 876
    Renault Clio II 880
    Daihatsu Sirion 890
    Mitsu Colt 930
    Citroen C2 930
    Kia Picanto 935
    [u]Morgan Aero 8 940</u>
    Lancia Y 945
    Pug 206 950
    Opel Agila 965
    Nissan Micra 965
    Smart 4-4 965
    Suzuki Swift 970
    Dacia Logan 975
    Suzuki Wagon-R 975
    Citroen C3 978
    Toyota Yaris 980
    VW Polo 980
    Honda Jazz 990
    Daewoo Kalos 990
    Suzuki Ignis 995
    VW Fox 998

    Maybach 62 2895
    Hummer H1 3247

    Junto, a título de curiosidade, o Morgan Aero 8 (com um V8 pesadão), o Hummer H1 e um Maybach…

    Numa altura em que se fala de consumos e emissões como nunca antes se falou, que comentário vos merece a obesidade dos nossos carros?

    #2
    O que são carros de grande produção?

    Se for de produção normal (não limitada), faltam-te aí muitos. Lotus, Caterham, etc...

    Comentário


      #3
      Grande produção são os carros das grandes marcas, com grandes vendas. Não valem Lotus, Ariel, Caterhams, etc...

      Só coloquei o Morgan para não surgirem dúvidas que o aumento de peso se deve ao equipamento e à dimensão dos carros e não aos motores.

      Todos os carros de hoje, excepto estes, pesam mais de 1000 kgs e isso reflecte-se seguramente ao nível das prestações, dinâmica, consumos, emissões, etc. É uma àrea onde não houve grande evolução nos últimos anos.

      O alumínio não provou por causa dos seus custos excessivos e pouco se fez para combater um dos principais problemas associados ao automóvel: o peso.

      Nos anos 80 e 90 tive vários carros com bem menos de 1000 kgs e mais de 100cv que eram maravilhosos quer em termos de prestações e comportamento como em termos de consumos relativos...

      Comentário


        #4
        ...e qual deles é o mais leve do mundo ?


        Comentário


          #5
          Citroen Ax 1.0 1987 --&gt; 684kg

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Texugo

            ...e qual deles é o mais leve do mundo ?
            Hoje em dia é o Cuore com os seus esqueléticos 720 kgs (dois garrafões de tinto mais ligeiro que o Smart).

            Comentário


              #7
              A questão do peso tem a ver com 2 factores:
              segurança e conforto.

              Se no capitulo da segurança é complicado cortar, já no capitulo do conforto ainda há muito a ser feito.

              Insonorização: são dezenas e dezenas de kilos de material isolante. Já está na altura de apresentar novos materiais, em que mantenham a capacidade isoladora, mas que cortem nos kilos.

              Vidros: mais uma vez, devido ao isolamento sonoro, os vidros estão mais espessos. Já houve experiências para substituir algumas das janelas por policarbonato de alta resistência, sendo plástico, é muito mais leve. Pra quando a sua aplicação?

              Bancos: aqui há esperança. Temos que abdicar das poltronas pesadas que habitam os nossos automóveis. Já é possivel conceber bancos tão confortáveis como as "poltronas", mas com uma fracção do volume e do peso. E motores eléctricos pra regular banco e dar massagens ao bum-bum? Deixem-se disso.

              Ar Condicionado: aqui também já há desenvolvimentos, já que um sitema de ar condicionado acrescenta dezenas de kilos ao peso do carro. A Lotus propõe no Elise um sistema de AC que acrescenta apenas 15kg.

              Equipamentos multimédia: radio, dvd, mp3, écrans, GPS, colunas bla bla bla. Só significa uma coisa. Peso. Já existem alguns equipamentos que gerem toda a panóplia de funções necessárias, reduzindo a necessidade de ter vários. No caso de colunas de som, nunca mais se vulgarizam as colunas planas, porquê? Ocupam menos espaço e são mais leves.

              Paneleirices: sensores pra isto e pra aquilo, de função duvidosa, e quando somado, lá vai mais uns kilinhos extra. Reduzir ao essencial. Sensores de ajuda ao estacionamento já provaram a sua utilidade. Sensores de chuva e de iluminação só estão lá pra show-off.

              Rodas: basicamente todos os carros que compramos poderiam rodar com dimensões de rodas (pneu+jante) uma a duas polegadas abaixo. Não só se ganharia uns kilos em massas não suspensas por roda, como o comportamento do carro se revelaria mais progressivo.

              Exterior: é obvio que o ideal seria todos conduzirmos em carros carroçados a fibra de carbono, mas já que não dá, seja por custos, ou dificuldades produtivas, o aço ainda é a solução ideal. E agora, com os aços de ultra-resistência e não sei mais o quê, não é apenas mais leve, como mais forte. Mas bastava manter as estruturas em aço, e carroçar em plastico, à lá smart. E como cereja em cima do bolo, a banalização do bio-plástico que traria vários beneficios de uma vez só. Não só é obtido através de matérias naturais, como eliminaria a necessidade das poluidoras unidades de pintura, já que os pigmentos seriam introduzidos na produção da matéria prima, além de poupar uns kilos em camadas de tinta e vernizes.

              Vou almoçar, se me lembrar de mais alguma coisa, vou postando!

              Comentário


                #8
                Os vidros são de facto um problema..

                Já pegaram num para brisas? Pesa enormidades! Imaginem todos os vidros e vidrinhos de uma Galaxy, por exemplo...

                Comentário


                  #9
                  O meu twingo pesa pouco e nem por isso gasta pouco!!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                    O meu twingo pesa pouco e nem por isso gasta pouco!!
                    Mas gastava mais se pesasse mais...:D

                    Já agora quanto é que pesa o teu - no livrete - face ao anunciado como mínimo (840 kgs)?

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por JC

                      citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                      O meu twingo pesa pouco e nem por isso gasta pouco!!
                      Mas gastava mais se pesasse mais...:D

                      Já agora quanto é que pesa o teu - no livrete - face ao anunciado como mínimo (840 kgs)?
                      790 kg para 55cv!! Brla relação peso potencia...14.4!! [}][}]

                      Comentário


                        #12
                        Por acaso não falta ai o Smart Roadster?Julgo que também pesa menos de 1000kg e é de grande produção...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                          O meu twingo pesa pouco e nem por isso gasta pouco!!
                          Isso tem mais a ver com o motor obsoleto do que com o carro.
                          A prova? Smarts, Aygos com pesos semelhantes consomem bem menos.

                          O meu ex-Uno 45S fazia médias de 8. Era um 1000 com 750kg.
                          O meu actual Fiesta 1.2 16v, tem mais 30cv e quase 250kg extra e consome o mesmo

                          Comentário


                            #14
                            Ok..e que tal um 1.0 de 65cv para 1100 kg para um carro que deveria ser econômico?

                            Comentário


                              #15
                              por isso é que a malta se espanta de ver a potência dos carros dos dias de hoje!
                              Hoje qualquer "chanfalho" tem mais de 100cv e +140cv é uma potência "normal"... TÁ TUDO OBESO

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por JDEM

                                por isso é que a malta se espanta de ver a potência dos carros dos dias de hoje!
                                Hoje qualquer "chanfalho" tem mais de 100cv e +140cv é uma potência "normal"... TÁ TUDO OBESO
                                Pois é. E depois queixamo-nos que gastam muito, que andam pouco, travam mal e principalmente curvam mal...com a quantidade de massa em movimento outra coisa não seria de esperar [8]

                                Este é um tema quanto a mim crucial no automóvel moderno e algo que os construtores deviam prestar atenções para o futuro. Eu pelo menos olho bastante para isso até porque algo que não existe em números como é a agilidade advem muito disto!

                                Comentário


                                  #17
                                  Subaru 360 - 365 kg

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                    citação:Originalmente colocada por JC

                                    citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                    O meu twingo pesa pouco e nem por isso gasta pouco!!
                                    Mas gastava mais se pesasse mais...:D

                                    Já agora quanto é que pesa o teu - no livrete - face ao anunciado como mínimo (840 kgs)?
                                    790 kg para 55cv!! Brla relação peso potencia...14.4!! [}][}]
                                    No meu caso, Nissan Micra K10 - 699Kg para 65cv.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por c r a s h

                                      A questão do peso tem a ver com 2 factores:
                                      segurança e conforto.

                                      Se no capitulo da segurança é complicado cortar, já no capitulo do conforto ainda há muito a ser feito.

                                      Insonorização: são dezenas e dezenas de kilos de material isolante. Já está na altura de apresentar novos materiais, em que mantenham a capacidade isoladora, mas que cortem nos kilos.

                                      Vidros: mais uma vez, devido ao isolamento sonoro, os vidros estão mais espessos. Já houve experiências para substituir algumas das janelas por policarbonato de alta resistência, sendo plástico, é muito mais leve. Pra quando a sua aplicação?

                                      Bancos: aqui há esperança. Temos que abdicar das poltronas pesadas que habitam os nossos automóveis. Já é possivel conceber bancos tão confortáveis como as "poltronas", mas com uma fracção do volume e do peso. E motores eléctricos pra regular banco e dar massagens ao bum-bum? Deixem-se disso.

                                      Ar Condicionado: aqui também já há desenvolvimentos, já que um sitema de ar condicionado acrescenta dezenas de kilos ao peso do carro. A Lotus propõe no Elise um sistema de AC que acrescenta apenas 15kg.

                                      Equipamentos multimédia: radio, dvd, mp3, écrans, GPS, colunas bla bla bla. Só significa uma coisa. Peso. Já existem alguns equipamentos que gerem toda a panóplia de funções necessárias, reduzindo a necessidade de ter vários. No caso de colunas de som, nunca mais se vulgarizam as colunas planas, porquê? Ocupam menos espaço e são mais leves.

                                      Paneleirices: sensores pra isto e pra aquilo, de função duvidosa, e quando somado, lá vai mais uns kilinhos extra. Reduzir ao essencial. Sensores de ajuda ao estacionamento já provaram a sua utilidade. Sensores de chuva e de iluminação só estão lá pra show-off.

                                      Rodas: basicamente todos os carros que compramos poderiam rodar com dimensões de rodas (pneu+jante) uma a duas polegadas abaixo. Não só se ganharia uns kilos em massas não suspensas por roda, como o comportamento do carro se revelaria mais progressivo.

                                      Exterior: é obvio que o ideal seria todos conduzirmos em carros carroçados a fibra de carbono, mas já que não dá, seja por custos, ou dificuldades produtivas, o aço ainda é a solução ideal. E agora, com os aços de ultra-resistência e não sei mais o quê, não é apenas mais leve, como mais forte. Mas bastava manter as estruturas em aço, e carroçar em plastico, à lá smart. E como cereja em cima do bolo, a banalização do bio-plástico que traria vários beneficios de uma vez só. Não só é obtido através de matérias naturais, como eliminaria a necessidade das poluidoras unidades de pintura, já que os pigmentos seriam introduzidos na produção da matéria prima, além de poupar uns kilos em camadas de tinta e vernizes.

                                      Vou almoçar, se me lembrar de mais alguma coisa, vou postando!
                                      Bom post!
                                      Concordo que os carros trazem cada vez mais porcaria sem utilidade.
                                      No meu carro não abdicava do Tecto de abrir e apenas lhe colocava a Direcção assistida e eventualmente o AC.
                                      De resto tirando o interior espertano e envelhecido está bem bom... (VE, TA e FC, mais um rádio para ouvir uma musica, e andasse de um lado para o outro...)

                                      Comentário


                                        #20
                                        A Cá de casa;)

                                        Ford Focus C-MAX 1.6TDCi Ghia
                                        Tipo de carroçaria Monovolumes
                                        Nº portas 5
                                        Nº lugares 2+3
                                        Preço (euros) 28.525,00


                                        Mecânica
                                        Motor
                                        Combustível Gasóleo
                                        Localização Dianteiro
                                        Orientação -
                                        Disposição Linha
                                        Número de cilindros 4
                                        Cilindrada (cc) 1560
                                        Distribuição Dupla árvore de cames à cabeça
                                        Nº de válvulas por cilindro 4
                                        Potência máxima 80 kw - 109 cv
                                        Regime potência máxima 4000 rpm
                                        Binário máximo 24.49 kgm - 240 Nm
                                        Regime binário máximo 1750 rpm
                                        Transmissão
                                        Tracção Dianteira
                                        Tipo de caixa Manual
                                        Número de velocidades 5M
                                        Travões
                                        Dianteiros Discos ventilados
                                        Traseiros Discos ventilados
                                        Direcção
                                        Tipo Pinhão e cremalheira
                                        Voltas ao volante 2.9
                                        Diâmetro de viragem (m) -

                                        Chassis
                                        Dimensões (mm)
                                        Comprimento 4333
                                        Largura 1825
                                        Altura 1595
                                        Distância entre eixos 2640
                                        Pesos (kg)
                                        Tara 1439
                                        Peso bruto 1920
                                        Capacidades (litros)
                                        Mala 550
                                        Depósito 53
                                        Pneus
                                        Dianteiros 205/55R16
                                        Traseiros 205/55R16
                                        Prestações
                                        Performance
                                        Velocidade máxima 185 km/h
                                        Aceleração dos 0-100 km/h 11.3 seg
                                        Aceleração dos 0-400 m -
                                        Aceleração dos 0-1000 m -
                                        Consumos
                                        Urbano 6.3 l/100km
                                        Extra-Urbano 4.1 l/100km
                                        Combinado 4.9 l/100km
                                        CO2 -


                                        Spoiler traseiro
                                        Airbag de condutor
                                        Airbag de passageiro
                                        Airbags de cabeça dianteiros e traseiros (tipo cortina)
                                        Airbags laterais tórax (dianteiros)
                                        Imobilizador do motor
                                        Altifalantes (8)
                                        Rádio com leitor de CD`s com comandos no volante
                                        Rádio com leitor de ficheiros MP3
                                        Apoio de braço do condutor
                                        Bancos dianteiros com regulação em altura
                                        Bancos dianteiros com regulação lombar
                                        Banco do condutor com regulação eléctrica
                                        Bancos traseiros rebatíveis assimetricamente
                                        Encostos de cabeça dianteiros reguláveis em altura e inclinação
                                        Encostos de cabeça traseiros (3)
                                        Cintos de segurança dianteiros com regulação
                                        Cintos de segurança traseiros de 3 pontos
                                        Ar condicionado automático
                                        Filtro de poeiras e pólen
                                        Direcção assistida hidráulica
                                        Bagageira com luz
                                        Cobertura da bagageira
                                        Porta-copos (Dianteiro)
                                        Porta-copos (Traseiro)
                                        Espelho retrovisor interior com anti-encandeamento automático
                                        Espelhos retrovisores com regulação eléctrica e aquecidos
                                        Espelhos retrovisores na cor da carroçaria
                                        Estofos em Veludo
                                        Fecho centralizado com comando à distância
                                        Faróis de Halógeneo
                                        Faróis de nevoeiro dianteiros
                                        Luz de cortesia dianteiras
                                        Luz de leitura dianteira
                                        Luz de leitura traseira
                                        Sensor de luminosidade
                                        Sistema auxiliar de estacionamento traseiro
                                        computador de bordo
                                        Cruise Control
                                        Jantes em liga leve
                                        Porta-luvas com luz
                                        Pára-choques na cor da carroçaria
                                        Tomada eléctrica de 12V (interior)
                                        ABS+EBD+EBA+BAS
                                        Repartidor electrónico de travagem
                                        Desembaciador do vidro traseiro
                                        Limpa pára-brisas com intermitência
                                        Limpa vidro traseiro
                                        Sensor de chuva
                                        Cortina de Sol no Óculo Traseiro
                                        Vidros coloridos
                                        Vidros dianteiros eléctricos
                                        Vidros traseiros eléctricos
                                        Vidros função de um toque (anti-entalamento)
                                        Trancamento Eléctrico dos Vidros Traseiros
                                        Volante com regulação em altura e profundidade
                                        Volante em pele



                                        Tanta coisa desnecessária...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Conheço bem um igualzinho a esse C-Max e concordo contigo, tanta coisa desnecessária para contrariar um motor honesto e um bom chassis. Mas há que ver que o target de clientes aí quer é dessas coisas...a própria marca tem outras propostas menos anafadas.

                                          Se bem que quem precisa do espaço e versatilidade de um monovolume mas quer ter algum prazer de condução com um veículo ágil tem dificuldades em ter o que quer dentro dessas propostas. Só mesmo com 2 carros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Então? Ninguém reparou na minha chamada de atenção acerca do Smart Roadster?É que se a lista apenas contiver carros à venda no mercado e de grande produção,é uma falha um "tanto ou quanto" grave...

                                            Até dou uma ajuda:

                                            Smart Roadster: 790Kg
                                            Smart Roadster-Coupé: 815Kg

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Force

                                              Por acaso não falta ai o Smart Roadster?Julgo que também pesa menos de 1000kg e é de grande produção...
                                              Sim, pesa 790 kg.


                                              citação:JC Posted - 07/08/2006 : 13:14:39
                                              --------------------------------------------------------------------------------
                                              Nos anos 80 e 90 tive vários carros com bem menos de 1000 kgs e mais de 100cv que eram maravilhosos quer em termos de prestações e comportamento como em termos de consumos relativos...
                                              E a segurança? Julgo que a grande percentagem de peso a mais está relacionado com este aspecto, com os reforços da carroçaria.
                                              Por exemplo, se o Smart Fortwo não tivesse vários reforços na carroçaria, como a tal célula por exemplo, pesava muito menos que 730 kg. Assim, o Smart ao contrario do que muita gente desentendida pensa devido ao tamanho, até resiste bastante bem a embates.

                                              Cumps.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Force

                                                Por acaso não falta ai o Smart Roadster?Julgo que também pesa menos de 1000kg e é de grande produção...
                                                Já não é... Ou seja, já não é produzido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  heeey... tao e o meu... smart roadster.. um paradigma da optimização da relação peso/potência de mais ainda da relação cv/litro...

                                                  agora tou aqui tou a amuar...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu também ajudo: Letras maiúsculas são os que eu acrescentei.

                                                    Daihatsu Cuore 720
                                                    Smart 4-2 730
                                                    Citroen C1 780
                                                    Pug 107 790
                                                    Toyota Aygo 790
                                                    Smart Roadster 790
                                                    Daewoo Matiz 835
                                                    Fiat Panda 840
                                                    Renault Twingo 840
                                                    FIAT PUNTO II 860
                                                    LOTUS ELISE R 860
                                                    Daihatsu YRV 860
                                                    Daihatsu Copen 870
                                                    Ford Ka 871
                                                    Hyundai Atos 876
                                                    Renault Clio II 880
                                                    Daihatsu Sirion 890
                                                    Mitsu Colt 930
                                                    Citroen C2 930
                                                    Kia Picanto 935
                                                    Morgan Aero 8 940
                                                    Lancia Y 945
                                                    Pug 206 950
                                                    Opel Agila 965
                                                    Nissan Micra 965
                                                    Smart 4-4 965
                                                    Suzuki Swift 970
                                                    Dacia Logan 975
                                                    Suzuki Wagon-R 975
                                                    Citroen C3 978
                                                    Toyota Yaris 980
                                                    VW Polo 980
                                                    Honda Jazz 990
                                                    Daewoo Kalos 990
                                                    Suzuki Ignis 995
                                                    LOTUS EUROPA S 995
                                                    VW Fox 998

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                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                                                      Conheço bem um igualzinho a esse C-Max e concordo contigo, tanta coisa desnecessária para contrariar um motor honesto e um bom chassis. Mas há que ver que o target de clientes aí quer é dessas coisas...a própria marca tem outras propostas menos anafadas.

                                                      Se bem que quem precisa do espaço e versatilidade de um monovolume mas quer ter algum prazer de condução com um veículo ágil tem dificuldades em ter o que quer dentro dessas propostas. Só mesmo com 2 carros.
                                                      Mas ainda assim as reprises não são más de todo...

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                                                        #28
                                                        O VW Polo pesa 1165 Kg e não 980

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                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Tdi_overspeed

                                                          O VW Polo pesa 1165 Kg e não 980
                                                          Pode tar a falar de outra versão.

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Dani_C-Max

                                                            citação:Originalmente colocada por Tdi_overspeed

                                                            O VW Polo pesa 1165 Kg e não 980
                                                            Pode tar a falar de outra versão.
                                                            Os dados são obtidos a partir do peso mínimo de cada modelo. O 1.9 TDI faz o Polo pesar mais de 1300kgs. No 1.0 o peso fica-se pelos 980kg, sem AC e outras coisas "pesantes"...

                                                            Os carros da lista são de grande produção - e por isso foram excluídos os Caterham, Lotus, Ariel, etc - e apenas os que ainda são produzidos hoje..

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