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E se a Fiat comprar a Mazda?

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    E se a Fiat comprar a Mazda?

    É uma questão de tempo. Por enquanto, Fiat e Mazda apenas têm um acordo para a partilha da plataforma do MX-5 para a produção do novo Alfa Romeo Spider. No entanto, ambas querem e precisam.

    A Fiat, comandada por Marchionne, precisa de atingir as 5 milhões de unidades vendidas por ano para garantir a sobrevivência a longo prazo, portanto, é necessário "adquirir" mais um pedaço do mercado mundial, sobretudo se esse mercado for a Ásia, na qual ainda não deu um passo firme.

    A Mazda, com apenas um milhão de unidades vendidas por ano, necessita de um parceiro para reduzir a sua dependência da fábrica de Hiroshima e do Yen (a moeda japonesa). Essa independência da marca janponesa poderá ser alcançada caso feche acordo com outro grupo para a partilha de componentes e plataformas de modo a adaptar os custos dos seus automóveis à situação actual do mercado.

    Projectos como o futuro Mazda 2 para a Europa poderiam fazer especial sentido nesta manobra de colaboração entre firmas. Mas não é só isso, com a compra da Mazda, a Fiat tornar-se-ia verdadeiramente global, obtendo participação em todos os continentes.

    Canibalização de vendas, não deverá existir, pois o cliente-alvo da marca nipónica é diferente do da Chrysler ou da Fiat, embora possa pertencer a uma faixa de mercado na qual se encontra a Alfa Romeo.

    E porque não é feita esta operação? Desconhecemos se há um memorando de intenções guardado algures em Turim, contudo, enquanto a situação da compra da Chrysler está definida (a Fiat quer tê-la 100% sob controlo até 2014), parece não haver tempo para a Mazda entrar na equação.

    Outras opções como a Volvo ou a Suzuki já foram postas para trás das costas e o novo parceiro já está escolhido. Resta esperar para ver quanto tempo é necessário para concretizar tudo...
    Autoblog en Español
    Editado pela última vez por xeLa; 23 February 2013, 15:02. Razão: Fórum a funcionar espetacularmente bem.

    #2
    Essa noticia já está no tópico Fiat.

    Agora se vão discutir lá ou aqui..

    Comentário


      #3
      O título é claramente sensacionalista.

      Depois de ler o artigo, as coisas até parecem melhores, toda a gente sabe que a Mazda é uma marca com pouco volume de vendas nomeadamente na Europa, uma parceria com a Fiat poderá expandir os modelos do construtor japonês nesse mercado, ainda que olhando para a gama de motorizações disponíveis da Mazda no 2 e no 3, com a tecnologia Skyactiv e com as parcerias PSA dos motores 1.4 e 1.6 HDI, não me parece que haja muito a ganhar neste aspecto das mecânicas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
        Essa noticia já está no tópico Fiat.

        Agora se vão discutir lá ou aqui..
        Não fui lá, isto é, não vi.

        Comentário


          #5
          Exactamente, não se trata de comprar mas uma parceria global que beneficie ambos.
          A FIAT vai ter pouco a falar na gama de motores da Mazda porque estes estão a criar uma gama "Skyactive", que não só inclui motores, como uma revolução a nível de chassis e transmissões, por exemplo...
          Novas caixas-automáticas, motores com alta taxa de compressão para serem melhores e mais eficientes.
          Chassis mais leves e plataformas modulares para dinamizar toda a gama.

          Comentário


            #6
            Ainda ninguém photoshopou aí um Mazda 3 com grelha Chrysler?

            Eu acho que a Mazda só tem a perder com isto. Tem um investimento brutal nas novas plataformas e motorizações e uma certa identidade entre as nipónicas que ainda lhe vai permitindo vender qualquer coisa. Com a banalização que acontece a quase tudo onde a Fiat mete o dedo a Mazda ia ser só mais uma japonesa, face a duas gigantes que não lhe dariam grande hipótese.
            Editado pela última vez por SRLA; 23 February 2013, 15:29.

            Comentário


              #7
              Ui, os puristas das marcas japonesas devem estar com um melão!!!!!!!!!
              Quantas vezes oiço e leio pessoas a desdenhar Opel por "ser Fiat"...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                Exactamente, não se trata de comprar mas uma parceria global que beneficie ambos.
                A FIAT vai ter pouco a falar na gama de motores da Mazda porque estes estão a criar uma gama "Skyactive", que não só inclui motores, como uma revolução a nível de chassis e transmissões, por exemplo...
                Novas caixas-automáticas, motores com alta taxa de compressão para serem melhores e mais eficientes.
                Chassis mais leves e plataformas modulares para dinamizar toda a gama.
                Como a Renault/mercedes?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                  Ainda ninguém photoshopou aí um Mazda 3 com grelha Chrysler?

                  Eu acho que a Mazda só tem a perder com isto. Tem um investimento brutal nas novas plataformas e motorizações e uma certa identidade entre as nipónicas que ainda lhe vai permitindo vender qualquer coisa. Com a banalização que acontece a quase tudo onde a Fiat mete o dedo a Mazda ia ser só mais uma japonesa, face a duas gigantes que não lhe dariam grande hipótese.
                  Contudo o programa Skyactiv atenta a uma produção mais uniforme, adaptada à sobrevivência da marca que é a única de média dimensão que se mantém independente. A plataforma Skyactiv, de base do segmento D foi desenvolvida para servir um conjunto de carros com alterações menores. Já se sabe que o 3 vai usar a mesma plataforma do 6 e do CX5. E espera-se ainda outro SUV a completar a gama e servir-se dela.

                  Para o mais pequeno 2 a Mazda andava a negociar com a Toyota, parece que vai haver cooperação.
                  Para o Mx-5 já se sabe do negocio com a Fiat.

                  A nível de motores os novos blocos Skyactiv são versáteis, espera-se o mesmo motor, 4 em linha mas de tamanhos diferentes desde os 1.3 aos 2 litros e meio. A mesma estrutura base e métodos de produção. Com isto desaparecem algumas famílias de motores como o V6.

                  Fica a faltar um diesel de pequena cilindrada que poderia vir da Fiat ou da Toyota (tendo em conta as cooperações). E alguns motores de cilindrada mais alta, mas que por agora parece que a Mazda não tem grande interesse em desenvolver, o objectivo é mesmo sobreviver.

                  Comentário


                    #10
                    Sinceramente não percebo o interesse da Fiat na Mazda.
                    Mas provavelmente o futuro que as marcas têm é tão negro que andam todas baralhadas sem saber como dar a volta à crise.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                      Como a Renault/mercedes?
                      Não, como Renault/Nissan. Isto é, a FIAT entra com o dinheiro, a Mazda entra com a implementação no mercado, investigação, etc.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                        Como a Renault/mercedes?
                        Algo mais profundo e com maior implementação.
                        Uma parceria em que a Fiat paga para ter acesso à tecnologia Mazda.

                        Comentário


                          #13
                          Não entendo o interesse do Grupo Fiat/Chrysler na Mazda, marcas tem muitas, tecnologia também, só mesmo um mais rapido acesso ao mercado Asiatico.

                          Quanto à Mazda necessita com urgência de um parceiro, sempre foi dos niponicos, a marca menos japonesa, no sentido que ao longo dos tempos sempre apresentou diversos problemas de fiabilidade que não eram comuns aos niponicos, fez parceria Ford, embora com os seus problemas.

                          Nos dieseis tiveram problemas com a modernização que implementaram nos motores, especialmente porque não quiseram/tiveram "money" para investir no seu desenvolvimento, ou num projecto novo.
                          Editado pela última vez por VitorPatricio; 23 February 2013, 19:55.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                            O título é claramente sensacionalista.

                            Depois de ler o artigo, as coisas até parecem melhores, toda a gente sabe que a Mazda é uma marca com pouco volume de vendas nomeadamente na Europa, uma parceria com a Fiat poderá expandir os modelos do construtor japonês nesse mercado, ainda que olhando para a gama de motorizações disponíveis da Mazda no 2 e no 3, com a tecnologia Skyactiv e com as parcerias PSA dos motores 1.4 e 1.6 HDI, não me parece que haja muito a ganhar neste aspecto das mecânicas.

                            Quem fornece os motores 1.4 e 1.6 à MAZDA, é a FORD.

                            A FORD e PSA tem o projecto GEMINI, que tem em vista o desenvolvimento e produção em conjunto, dos motores diesel.

                            Ambas as marcas, participam em comunhão nesse desenvolvimento e produção.

                            Sendo que depois, cada uma das marcas, fornece a outras marcas, suas dependentes.

                            No caso da MAZDA e tendo a FORD já detido qualquer coisa como 35% desta (de momento, ainda detêm uns 3%), é a FORD que lhe fornece esses motores.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Não, como Renault/Nissan. Isto é, a FIAT entra com o dinheiro, a Mazda entra com a implementação no mercado, investigação, etc.
                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                              Algo mais profundo e com maior implementação.
                              Uma parceria em que a Fiat paga para ter acesso à tecnologia Mazda.
                              Já estou esclarecido pessoal.

                              Obrigado

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                Ui, os puristas das marcas japonesas devem estar com um melão!!!!!!!!!
                                Quantas vezes oiço e leio pessoas a desdenhar Opel por "ser Fiat"...
                                As pessoas são parvas , ignorantes, burras, estúpidas, e tudo o mais que possa haver. País de grunhos.

                                Mas enfim temos que os deixar em paz, afinal, a ignorância é um estado de felicidade, e há muita gente traumatizada com o nome FIAT.

                                Ás vezes tenho pena dessa gente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já à algum tempo que se fala nisso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Mas enfim temos que os deixar em paz, afinal, a ignorância é um estado de felicidade, e há muita gente traumatizada com o nome FIAT.

                                    Ás vezes tenho pena dessa gente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                      Não entendo o interesse do Grupo Fiat/Chrysler na Mazda, marcas tem muitas, tecnologia também, só mesmo um mais rapido acesso ao mercado Asiatico.

                                      Quanto à Mazda necessita com urgência de um parceiro, sempre foi dos niponicos, a marca menos japonesa, no sentido que ao longo dos tempos sempre apresentou diversos problemas de fiabilidade que não eram comuns aos niponicos, fez parceria Ford, embora com os seus problemas.

                                      Nos dieseis tiveram problemas com a modernização que implementaram nos motores, especialmente porque não quiseram/tiveram "money" para investir no seu desenvolvimento, ou num projecto novo.
                                      Não sei se concordo contigo.
                                      A Mazda é uma marca um pouco audaz e gostou de aventurar-se em mecanicas pouco comuns, Wankel, ciclo Miller, Diesel Comprex ou o V6 mais pequeno do mundo são disso exemplos. É plausivel que algumas destas soluções tenham maior probabilidade de dar chatices, no entanto, algo me diz que te referes mais à parceria com a Ford e ao uso dos seus motores.
                                      Acontece que na maioria dos casos dessa parceria era a Mazda que desenvolvia o produto e a Ford aplicava nos carros deles alguma dessa tecnologia, muitas vezes "simplificada" e Made in Mexico. No caso dos motores 1.4 e 1.6 diesel são mesmo motores exteriores à Mazda mas apesar disso sempre tive ideia de que eram motores bastante bons que não envergonham em nada a reputação japonesa, alias, como é sabido os casos de maiores problemas nos Mazda são nos motores diesel (penso que derivados do velho RF) particularmente do filtro de particulas.

                                      É algo um tanto frequente com os contrutores japoneses o uso de motores de outras marcas, principalmente diesel.

                                      A Nissan que já antes da Renault teve o 1.5d PSA ou a Toyota que chegou a andar com um 1.9 também PSA, a Suzuki com o 1.3 Fiat ou ainda a Mitsubishi monta motores Iveco nas suas Fuso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                        Não sei se concordo contigo.
                                        A Mazda é uma marca um pouco audaz e gostou de aventurar-se em mecanicas pouco comuns, Wankel, ciclo Miller, Diesel Comprex ou o V6 mais pequeno do mundo são disso exemplos. É plausivel que algumas destas soluções tenham maior probabilidade de dar chatices, no entanto, algo me diz que te referes mais à parceria com a Ford e ao uso dos seus motores.
                                        Acontece que na maioria dos casos dessa parceria era a Mazda que desenvolvia o produto e a Ford aplicava nos carros deles alguma dessa tecnologia, muitas vezes "simplificada" e Made in Mexico. No caso dos motores 1.4 e 1.6 diesel são mesmo motores exteriores à Mazda mas apesar disso sempre tive ideia de que eram motores bastante bons que não envergonham em nada a reputação japonesa, alias, como é sabido os casos de maiores problemas nos Mazda são nos motores diesel (penso que derivados do velho RF) particularmente do filtro de particulas.

                                        É algo um tanto frequente com os contrutores japoneses o uso de motores de outras marcas, principalmente diesel.

                                        A Nissan que já antes da Renault teve o 1.5d PSA ou a Toyota que chegou a andar com um 1.9 também PSA, a Suzuki com o 1.3 Fiat ou ainda a Mitsubishi monta motores Iveco nas suas Fuso.


                                        Não só os problemas Mazda/Ford.

                                        Nos diesel recentes o maior problema não foi no filtro de particulas, foi nos injectores que não sendo reparado a tempo levaram alguns motores a griparem, sim a griparem por incrivel que pareça um problema nos injectores logo na cabeça do motor, originou alguns motores gripados, e colocou muitos mecânicos a pensar.

                                        Mas posso te dizer que nos finais dos anos de 80 quando lançaram as carrinhas comerciais E2200 com caixa de 5velocidades, novidade o comum era 4vel., as caixas gripavam umas atrás das outras, depois de meses a reclamar com importador e este com a fabrica, e depois de dezenas de caixas reparadas por diversas vezes, a Marca só "oferecia" as peças, os concessionarios ofereciam a mão de obra, é que uma alma caridosa no Japão se lembrou que no topo do veio primario não bastava um freio, tinha que ser uma porca freiada, apartir das caixas serem reparadas com essa nova alteração acabou o problema, mas para os concessionarios foi cerca de um ano a reparar caixas de velocidade à borla e com os clientes a reclamar.
                                        Editado pela última vez por VitorPatricio; 24 February 2013, 00:24. Razão: data errada

                                        Comentário


                                          #21
                                          É muito raro ver uma carrinha dessas, o que ainda vou vendo de comerciais Mazda na minha zona são as T4100.


                                          Não sei nada a seu respeito mas algo me diz que devem ter o seu quê de indestrutiveis.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            As pessoas são parvas , ignorantes, burras, estúpidas, e tudo o mais que possa haver. País de grunhos.

                                            Mas enfim temos que os deixar em paz, afinal, a ignorância é um estado de felicidade, e há muita gente traumatizada com o nome FIAT.

                                            Ás vezes tenho pena dessa gente.
                                            Não entendo a necessidade de se estar sempre a fazer referência ao país por tudo e por nada!
                                            Até parece que não acontece precisamente a mesma coisa nos outros países!!

                                            De resto, estamos de acordo!

                                            On topic:
                                            Se a parceria entre a Fiat e a Mazda se realizar é porque, os dois grupos, como é óbvio, pensam em ganhar alguma coisa com ela (principalmente nesta conjuntura económica), senão, não a farão!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              Ainda ninguém photoshopou aí um Mazda 3 com grelha Chrysler?

                                              Eu acho que a Mazda só tem a perder com isto. Tem um investimento brutal nas novas plataformas e motorizações e uma certa identidade entre as nipónicas que ainda lhe vai permitindo vender qualquer coisa. Com a banalização que acontece a quase tudo onde a Fiat mete o dedo a Mazda ia ser só mais uma japonesa, face a duas gigantes que não lhe dariam grande hipótese.
                                              Só tem a perder?!
                                              Que exagero... nunca existem só coisas negativas e a Mazda bem precisa de vender mais...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                Algo mais profundo e com maior implementação.
                                                Uma parceria em que a Fiat paga para ter acesso à tecnologia Mazda.
                                                Qual tecnologia?!
                                                Da Mazda, a Fiat "só" precisa, basicamente, da rede de vendas a nível mundial....
                                                Editado pela última vez por ASAS; 24 February 2013, 04:24.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                  Contudo o programa Skyactiv atenta a uma produção mais uniforme, adaptada à sobrevivência da marca que é a única de média dimensão que se mantém independente. A plataforma Skyactiv, de base do segmento D foi desenvolvida para servir um conjunto de carros com alterações menores. Já se sabe que o 3 vai usar a mesma plataforma do 6 e do CX5. E espera-se ainda outro SUV a completar a gama e servir-se dela.

                                                  Para o mais pequeno 2 a Mazda andava a negociar com a Toyota, parece que vai haver cooperação.
                                                  Para o Mx-5 já se sabe do negocio com a Fiat.

                                                  A nível de motores os novos blocos Skyactiv são versáteis, espera-se o mesmo motor, 4 em linha mas de tamanhos diferentes desde os 1.3 aos 2 litros e meio. A mesma estrutura base e métodos de produção. Com isto desaparecem algumas famílias de motores como o V6.

                                                  Fica a faltar um diesel de pequena cilindrada que poderia vir da Fiat ou da Toyota (tendo em conta as cooperações). E alguns motores de cilindrada mais alta, mas que por agora parece que a Mazda não tem grande interesse em desenvolver, o objectivo é mesmo sobreviver.
                                                  Independente?!
                                                  A Ford é accionista da Mazda há décadas e já não é o maior accionista, mas ainda é um "grande" accionista da Mazda!

                                                  Independente é a Honda!
                                                  Editado pela última vez por ASAS; 24 February 2013, 04:20.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    As pessoas são parvas , ignorantes, burras, estúpidas, e tudo o mais que possa haver. País de grunhos.

                                                    Mas enfim temos que os deixar em paz, afinal, a ignorância é um estado de felicidade, e há muita gente traumatizada com o nome FIAT.

                                                    Ás vezes tenho pena dessa gente.
                                                    Deste país de grunhos, safas-te tu! O único, o não-influenciável, o intelectual e conhecedor/detentor de toda a informação realmente relevante para o nosso mundo... o insubstituível... EscapeLivre!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                      Não entendo a necessidade de se estar sempre a fazer referência ao país por tudo e por nada!
                                                      Até parece que não acontece precisamente a mesma coisa nos outros países!!

                                                      De resto, estamos de acordo!

                                                      On topic:
                                                      Se a parceria entre a Fiat e a Mazda se realizar é porque, os dois grupos, como é óbvio, pensam em ganhar alguma coisa com ela (principalmente nesta conjuntura económica), senão, não a farão!
                                                      Ó Asas tens razão, mas acho que as pessoas cá, cada vez estão piores em todos os aspectos, mesmo tendo em conta o facto de não ser toda a gente assim claro está. Mas eu refiro-me a este assunto porque " fora do fórum " a grande maioria das pessoas tem pavor à fiat de uma forma lamentável. E nem é por ser fiat mas sim pelo facto de empranharem pelos ouvidos.
                                                      Nos outros países não sei como é porque eu moro é cá
                                                      Bom mas é offtopic é verdade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                        Qual tecnologia?!
                                                        Da Mazda, a Fiat "só" precisa, basicamente, da rede de vendas a nível mundial....
                                                        A tecnologia de fabricação que permite por exemplo (só um exemplo) construir carros no Japão onde o custo de mão de obra é 2 ou 3x superior ao de Itália e ,mesmo assim, obter margens...

                                                        Mas está escrito na notícia: objectivo nº1 da FIat é vender + na ásia com uma marca local.

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                                                          #29
                                                          Ainda bem que o meu MAZDA é daqueles que deram a reputação de grande fiabilidade que a marca gozou durante muitos anos. Espero que nesta futura parceria não perca esta fama que têm sido a imagem de marca.

                                                          Nota - Nada tenho contra a FIAT, pois deste grupo já passaram cá por casa: 12 Fiat, 2 Lancias e 2 Alfas, e nenhum deu qualquer problema.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                            Qual tecnologia?!
                                                            Da Mazda, a Fiat "só" precisa, basicamente, da rede de vendas a nível mundial....
                                                            "Know-how".
                                                            Se reparares a Mazda já se aventurou por todos os caminhos, Wankel e Miller são exemplo disso.
                                                            Mais que não fosse a Mazda ajudaria a Fiat a expandir e dinamizar a gama de produtos Fiat.

                                                            Comentário

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