Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como saber saúde do motor para investir?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como saber saúde do motor para investir?

    Mudam-se os tempos (€€€€) mudam-se as vontades...

    O meu Renault Scenic de 98 vai com 135000Kms, está em bom estado mas precisa de algum investimento (casquilhos, amortecedores, amortecedores porta bagagens, colunas, velas, talvez somda lambda, um toque na pintura para não enferrujar...bem uma revisão que pode ficar um pouco cara).

    O que eu queria, antes de fazer qualquer tipo de investimento para ver se ele me dura mais uns tempos, era fazer qualquer tipo de teste ao motor ,por exemplo, teste de compressão dos cilindros não sei, para saber se está tudo bem e se vale então a pena fazer o investimento e, quem sabe, apostar no GPL...

    Gostaria da vossa opinião e se sabem de algum teste que se possa fazer.

    #2
    135.000km nao é uma quilometragem por ai alem, nao tens de te preocupar muito com isso. Mas para descargo de consciencia, podes sempre fazer um teste de compressao sim, se fores montar o GPL, qualquer bom instalador o faz. Penso que nao exista mais nada, sem ser a abertura do motor, para ver a sua ''saude''

    Comentário


      #3
      tenho algum receio é da eléctronica...já gastei 130€ numa ficha qualquer do ponto morto superior e sinceramente não queria gastar mais nisso...

      Comentário


        #4
        Ah, sim, o sensor de ponto morto. Isso é crónico.

        Tirando isso, não estando a ver o estado do carro mas pensando num trato normal, com esses kms o motor ainda deve estar fino.

        Comentário


          #5
          A melhor forma para atestar a saúde de um motor, para mim, é verificar o estado da água de refrigeração. Se é castanha ou desaparece, é motor que não vale a pena apostar (claro que pode haver fugas no circuito...).

          Problemas eléctricos todos dão...esses motores até têm pouca electrónica por onde avariar.

          O teste de compressão é uma boa forma de testar um motor, mas a verdade é que a mudança de segmentos também é uma operação que se faz sem grande chatic€.

          Comentário


            #6
            Tenho um megane scenic de 1997 com 375.000Km (sempre nas minhas mãos). De motor, até hoje, nada a dizer, até a embraiagem é a de origem, já está um pouco pesada mas ainda funciona. Por isso não te preocupes, manutenção normal e toca a andar.

            Comentário


              #7
              Tenho um tdi com 175 mil até hoje nada a apontar para com excepção de um turbo revisto. Tem alguns kms mas nunca faltou nada no que respeita a revisões. Vou continuar a mante-lo...

              Sent from my GT-S7562 using Tapatalk 2

              Comentário


                #8
                Um componente importante é os segmentos. Se não for preciso acrescentar óleo entre as revisões estão ok.

                Mais importante que os KM é a forma como foram feitos e o seu tratamento em geral.

                Comentário


                  #9
                  o carro tem sido sempre bem cuidado...mudanças de óleo sempre a tempo e horas revisões de correias etc etc tudo em ordem. O óleo é mudado de 20 em 20 mil kms e nunca é preciso acrescentar nada entre revisões; a água por acaso não sei a cor mas raramente é necessário meter e quando é, é so um "preciosismo" para ficar de nível.

                  o tratamento não é mau...dos 135mil....75 foram feitos por mim os outros 60 pelo meu pai e tirando um aperto ou outro para tirar o carvão tem uma condução normal/cuidada...nas inspecções nunca acusou nada de motor só um farol de nevoeiro alto, ou os piscas que estavam brancos...esta última é que acusou folga no braço da suspensão dianteira direita mas o mecânico viu e disse que não é nada de grave...soluça um pouco às vezes mas precisa de velas e provavelmente filtros que estão para breve.

                  Vou ver esse pormenor da água e depois direi qualquer coisa...desde já obrigado pelas opiniões

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por magicshark Ver Post
                    o carro tem sido sempre bem cuidado...mudanças de óleo sempre a tempo e horas revisões de correias etc etc tudo em ordem. O óleo é mudado de 20 em 20 mil kms e nunca é preciso acrescentar nada entre revisões; a água por acaso não sei a cor mas raramente é necessário meter e quando é, é so um "preciosismo" para ficar de nível.

                    O tratamento não é mau...dos 135mil....75 foram feitos por mim os outros 60 pelo meu pai e tirando um aperto ou outro para tirar o carvão tem uma condução normal/cuidada...nas inspecções nunca acusou nada de motor só um farol de nevoeiro alto, ou os piscas que estavam brancos...esta última é que acusou folga no braço da suspensão dianteira direita mas o mecânico viu e disse que não é nada de grave...soluça um pouco às vezes mas precisa de velas e provavelmente filtros que estão para breve.

                    Vou ver esse pormenor da água e depois direi qualquer coisa...desde já obrigado pelas opiniões
                    apagar
                    Editado pela última vez por EDGAARLIVE; 20 March 2013, 18:19.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                      apagar
                      apagar o que?? não percebi!!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                        apagar
                        Por acaso também nao percebi

                        Comentário


                          #13
                          as vezes os post aqui no forum encravam.. e nao há forma de apagar o que escrevemos. entao editamos o texto que ficou e alteramos.. (normalmente) para apagar

                          Comentário


                            #14
                            O "problema" do teu carro podem nem ser os km's (que não são muitos), mas a própria idade em si. Afinal de contas já são 15 anos!
                            Aparte todas as "maleitas" que mencionas o fator idade pesa imenso! Tudo o que seja borrachas, plásticos, tubagens, tintas... já sofreu muito com o passar dos anos, com o clima, nomeadamente o sol. Não digo que está bom para ir para a sucata ou que te vai durar mais uns anos sem dar problemas, mas já é um bocado lotaria.

                            O que tens aí para "retocar" representa umas centenas largas de euros, mas amanhã pode surgir mais uma bobine daqui, um sensor de acolá, um tubo, os airbag's que nunca devem ter sido revistos, o compressor do ac (se é que tem) que já deve ter visto melhores dias e por aí adiante. Ou seja, o risco de começares a gastar mais e mais dinheiro (até fartares do carro) é grande.

                            Se fosse comigo e o pudesse fazer era uma excelente altura para me desfazer do carro! Há excelentes campanhas nas marcas que valorizam imenso o teu carro (que no mercado pouco mais vale que zero), ficavas com algo novo ou quase, com muito melhor segurança ativa e passiva, garantia extensa...

                            Pensa nisso, Por vezes para tentarmos poupar hoje... gastamos muito mais amanhã!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                              O "problema" do teu carro podem nem ser os km's (que não são muitos), mas a própria idade em si. Afinal de contas já são 15 anos!
                              Aparte todas as "maleitas" que mencionas o fator idade pesa imenso! Tudo o que seja borrachas, plásticos, tubagens, tintas... já sofreu muito com o passar dos anos, com o clima, nomeadamente o sol. Não digo que está bom para ir para a sucata ou que te vai durar mais uns anos sem dar problemas, mas já é um bocado lotaria.

                              O que tens aí para "retocar" representa umas centenas largas de euros, mas amanhã pode surgir mais uma bobine daqui, um sensor de acolá, um tubo, os airbag's que nunca devem ter sido revistos, o compressor do ac (se é que tem) que já deve ter visto melhores dias e por aí adiante. Ou seja, o risco de começares a gastar mais e mais dinheiro (até fartares do carro) é grande.

                              Se fosse comigo e o pudesse fazer era uma excelente altura para me desfazer do carro! Há excelentes campanhas nas marcas que valorizam imenso o teu carro (que no mercado pouco mais vale que zero), ficavas com algo novo ou quase, com muito melhor segurança ativa e passiva, garantia extensa...

                              Pensa nisso, Por vezes para tentarmos poupar hoje... gastamos muito mais amanhã!
                              a questão era mesmo essa...saber se vale a pena apostar no carro...é que a vida não tá fácil e não tenho dinheiro para trocar de carro a menos que seja por um até aos 3 4 mil euros e já a esticar a corda...por estes valores o que eu gosto so mais velhos que o meu...pra ter algo pouco mais recente sem saber historial também não deve ser boa aposta...não sei...

                              15 anos são sempre 15 anos...nunca teve em garagem coberta nem nada que se pareça...AC não tem menos mal...

                              da mesma maneira que já lá meti 130€ no raio da tomada que me deixou a pé meia dúzia de vezes até eles resolverem o problema não queria gastar muito mais a menos que fosse pra valer...por isso mesmo vim falar com os entendidos na matéria

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                A melhor forma para atestar a saúde de um motor, para mim, é verificar o estado da água de refrigeração. Se é castanha ou desaparece, é motor que não vale a pena apostar (claro que pode haver fugas no circuito...).

                                Problemas eléctricos todos dão...esses motores até têm pouca electrónica por onde avariar.

                                O teste de compressão é uma boa forma de testar um motor, mas a verdade é que a mudança de segmentos também é uma operação que se faz sem grande chatic€.
                                Ultimamente tem levado mesmo líquido de refrigeração e não água mas está da cor normal esverdeada como a cor do líquido nada acastanhado. Quanto ao desaparecer não desaparece significativamente apenas vou acrescentado de vez em quando (muito de vez em quando) para ficar de nível.

                                Comentário


                                  #17
                                  Últimas novidades...a scenic está a precisar de mudar o óleo e filtros...e descobri este fim de semana, por acaso, que o mecânico quando mudou a correia de distribuição à mais ou menos 6 anos atrás, não trocou a bomba de água...ou seja continua lá a de origem ao fim de 14 anos (a caminho dos 15 no final deste ano)...

                                  Os forros das portas estão a cair, o tecido, e eu não consigo sacar a manete dos vidros, nas portas traseiras para forrar eu aquilo...alguém sabe como se faz?

                                  Opiniões sobre isto não há?? A bomba de água...acham problema grave? Pelos visto a correia foi substituida aos 65000kms e a bomba não foi porque estava boa...mas agora vai com 137000...

                                  Que dizem??
                                  Editado pela última vez por MagicShark; 31 March 2013, 15:43.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MagicShark Ver Post
                                    Últimas novidades...a scenic está a precisar de mudar o óleo e filtros...e descobri este fim de semana, por acaso, que o mecânico quando mudou a correia de distribuição à mais ou menos 6 anos atrás, não trocou a bomba de água...ou seja continua lá a de origem ao fim de 14 anos (a caminho dos 15 no final deste ano)...

                                    Os forros das portas estão a cair, o tecido, e eu não consigo sacar a manete dos vidros, nas portas traseiras para forrar eu aquilo...alguém sabe como se faz?

                                    Opiniões sobre isto não há?? A bomba de água...acham problema grave? Pelos visto a correia foi substituida aos 65000kms e a bomba não foi porque estava boa...mas agora vai com 137000...

                                    Que dizem??
                                    Procura esta mola. depois de a puxares os manípulos saem bem...


                                    Quanto à bomba de água, é um risco. No carro do meu velho fez 18 anos e 285kKm, depois gripou o veio e ficou a fazer uma barulheira doida. à 3ª correia de distribuição, lá teve que ser. Mas, como disse, é um risco...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                      Procura esta mola. depois de a puxares os manípulos saem bem...


                                      Quanto à bomba de água, é um risco. No carro do meu velho fez 18 anos e 285kKm, depois gripou o veio e ficou a fazer uma barulheira doida. à 3ª correia de distribuição, lá teve que ser. Mas, como disse, é um risco...
                                      Pois isso da mola eu já vi o problema é que não lhe consigo chegar de maneira nenhuma.....

                                      Menos mal...já fico menos preocupado com a situação da bomba...

                                      Comentário


                                        #20
                                        É normal um carro com 15 anos estar a desfazer-se todo?

                                        Serei só eu que tenho os padrões elevados?

                                        É que mecanicamente parece que tens aí um autêntico lixo (isto falando de suspensões e afins) e de interior a mesma coisa. Quartelas que se desfazem? Mas isso é feito de quê?

                                        Despacha mas é essa sucata e tenta comprar algo melhorzito. Daqui a uns anos entregas no centro de abate e dão-te 50€ pelo carro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                          É normal um carro com 15 anos estar a desfazer-se todo?

                                          Serei só eu que tenho os padrões elevados?

                                          É que mecanicamente parece que tens aí um autêntico lixo (isto falando de suspensões e afins) e de interior a mesma coisa. Quartelas que se desfazem? Mas isso é feito de quê?

                                          Despacha mas é essa sucata e tenta comprar algo melhorzito. Daqui a uns anos entregas no centro de abate e dão-te 50€ pelo carro.
                                          Tirando os amortecedores e a revisão normal...filtros oleo e velas...até não me parece muito mal prá idade... A sonda é porque soluça quando tem pouca aceleração e poderá ser a sonda...ou não...logo se vê.

                                          A questão das portas e do tablier à frente do volante que está a levantar imagino seja de 14 anos ao sol...nunca esteve guardado debaixo de telha...mas sinceramente não sei...

                                          Comprar algo melhorzito tipo o quê??? Com um orçamento de não mais de 4000€....não se arranja nada...e para comprar algo que não gosto ou que não sei o historial nem vale a pena...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MagicShark Ver Post
                                            Tirando os amortecedores e a revisão normal...filtros oleo e velas...até não me parece muito mal prá idade... A sonda é porque soluça quando tem pouca aceleração e poderá ser a sonda...ou não...logo se vê.

                                            A questão das portas e do tablier à frente do volante que está a levantar imagino seja de 14 anos ao sol...nunca esteve guardado debaixo de telha...mas sinceramente não sei...

                                            Comprar algo melhorzito tipo o quê??? Com um orçamento de não mais de 4000€....não se arranja nada...e para comprar algo que não gosto ou que não sei o historial nem vale a pena...
                                            Mas esses 4 mil € já incluem a retoma ou não? Já dá para uns carritos interessantes e bem mais fiáveis.

                                            Comentário


                                              #23
                                              4000€ todos meus nada de retomas, mas também diga-se de passagem que este dado à troca não valeria grande coisa.

                                              Por 4000€ ia buscar isto

                                              Toyota Celica 2.0 GT-i 16, € 3.900, AVINTES - Standvirtual

                                              ou

                                              Fiat Coupe 1.8 16V , € 3.750, Povoa De Lanhoso - Standvirtual


                                              mas são mais velhos que o meu...e pra ir buscar um Aveo ou Matiz ou Getz ou Colt 3 cilindros ou outro citadino qualquer...prefiro ficar sossegado e aguentar este até morrer...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esse a troca dá sempre 600-700€.

                                                E com 4600€ já compras um carro bom.

                                                Tipo isto:

                                                Suzuki Swift 1.6 VVTI Sport, € 5.000, Odivelas - Standvirtual

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                  Esse a troca dá sempre 600-700€.

                                                  E com 4600€ já compras um carro bom.

                                                  Tipo isto:

                                                  Suzuki Swift 1.6 VVTI Sport, € 5.000, Odivelas - Standvirtual
                                                  Tenho algumas dúvidas que esse anúncio seja verdadeiro...esse carro anda à volta dos 9/10 mil €...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ora bem.

                                                    Tens esse carro, desde novo na tua familia, o que significa que conheces o historial do motor, o seu tratamento, etc etc.

                                                    Não vejo porque não tentares reavivar o mesmo, sendo que de motor não precises de qualquer investimento, tirando a revisão, e a conselho meu, mudes a bomba de água. 137mil km não são nada de especial, tenho um clio com 18anos e já conta com 225mil km, e problemas são 0

                                                    Quartelas e afins, se tiveres atenção ao promenor fica caro arranjares isso tudo, mas se olhares meio de lado, usando material usado, com paciência, consegues meter a carrinha num brinco e sem grandes stress€€s

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                      É normal um carro com 15 anos estar a desfazer-se todo?
                                                      Em carros com fraca qualidade de construção, é normal...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MiguRClio Ver Post
                                                        Ora bem.

                                                        Tens esse carro, desde novo na tua familia, o que significa que conheces o historial do motor, o seu tratamento, etc etc.

                                                        Não vejo porque não tentares reavivar o mesmo, sendo que de motor não precises de qualquer investimento, tirando a revisão, e a conselho meu, mudes a bomba de água. 137mil km não são nada de especial, tenho um clio com 18anos e já conta com 225mil km, e problemas são 0

                                                        Quartelas e afins, se tiveres atenção ao promenor fica caro arranjares isso tudo, mas se olhares meio de lado, usando material usado, com paciência, consegues meter a carrinha num brinco e sem grandes stress€€s
                                                        A minha única preocupação é agora poupar e ir arranjando tudo direitinho à medida que se possa e depois começar a dar despesa à séria...sei o historial sim mas isso não me impediu de ficar a pé meia dúzia de vezes por causa duma mariquice eléctrica...

                                                        Já agora que motor tens no teu clio?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          Em carros com fraca qualidade de construção, é normal...
                                                          não o consigo considerar de fraca qualidade mas também não teve direito nunca a garagem ou qualquer outro "mimo" para além do essencial...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            em relação às portas...alguém me sabe dizer como tirar isto????


                                                            Foto-0045.jpg



                                                            Foto-0046.jpg


                                                            Foto-0047.jpg

                                                            já tirei a porta fora inclusive a cena do vidro...mas queria tirar isto para substituit o tecido e a pouco e pouco ir arranjando a menina...mas não queria partir...alguém sabe como se faz??? ou é só à base de força???

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X