Anúncio

Collapse
No announcement yet.

20 Anos de Fiat Coupé

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    20 Anos de Fiat Coupé

    faz 20 anos este modelo do fiat coupé amados por uns odiado por outros, no entanto não deixa ninguém indiferente mesmo passado 20 anos, não se conhece sucessor a altura até hoje apesar de já ter aparecido algumas imagens a indicar isso nada foi feito, e a meu ver nenhuma delas tem o impacto que teve o coupe a 20 anos atras com o seu design que ainda hoje continua atualizado... (a meu ver)

    designer
    Chris Bangle


    motorizações
    4 cilindros
    1.8 16v - 130cv Versões (Edição Especial)
    2.0 16v - 140cv
    2.0 16v turbo - 190cv versões (Plus)

    5 cilindros
    2.0 20v - 140cv
    2.0 20v turbo - 220cv versões (Plus e Edição Limitada)

    mercado não é muito favorável hoje em dia mas os exemplares que se mantém mais ou menos na originalidade vão ter certamente o seu valor daqui a algum tempo, para os mais entusiastas encontram facilmente coupes com 400 ou 500cv na versão de 5 cilindros mas também na versão de 4 cilindros com 300, 400 e ate 600cv visto o motor ser semelhante ao delta integralle não falta material para dar cavalos.

    fica aqui a homenagem ao Fiat Coupe passado 20 anos continua a ser motivo de conversas e entusiastas...

    1993-2013


    mais sobre o carro podem ver no site
    www.fiatcoupeportugal.com


    boas curvas
    Editado pela última vez por jpaulotd; 26 February 2013, 10:47.

    #2
    Homenagem a sério era com umas fotos do teu para enriquecer o post

    Comentário


      #3
      O gtabarth tem artigo sobre a origem do desenho do carro, que é mais complexa do que parece.
      O Chris Bangle foi o autor conceptual, e o Coupe ainda apresenta os traços gerais do seu trabalho, mas após a saída deste para a BMW em 92, o projecto evoluiu sem o input deste.

      O desenho exterior acaba por ser um mix do Centro Stile da Fiat, já que houve input de diversos designers.
      O interior proveio da Pininfarina, e por isso é que só temos a assinatura do atelier no interior do carro.

      O Coupe enquadra-se num período marcado pela irreverência e radicalismo na Fiat no que toca a design/styling.
      Desde as ópticas traseiras embutidas nos pilares no Punto, passando pelo arrojado Coupe e revivalista Barchetta, culminando no radical/bizarro Multipla.
      Não havia um conceito visual comum que ligasse todas estas propostas, mas a meu ver, permitiu uma liberdade conceptual e desenhos realmente marcantes sem estar constrangido por "manuais de normas gráficas".
      Pode-se ter perdido a consistência e o look de familia, mas deu origem a desenhos fantásticos, mesmo já tendo passado duas décadas.

      Relativamente ao coupé em si, a simplicidade do nome não poderia ser mais adequada, já que visualmente, e apesar do radicalismo, é a expressão mais clássica do que deve ser um coupe, ou seja, algo com "rabo" cortado.

      E felizmente não se ficou apenas pelo look, com a base para todo o serviço do Tipo a encontrar aqui o seu expoente máximo.
      A meu ver, uma máquina mais conseguida no global que o "irmão" GTV da Alfa, nos mais variados aspectos.
      Será que um dia podemos ver a Fiat a regressar a estas andanças?

      Comentário


        #4
        Homenagem mais que justa, ainda hoje em dia é um carro que faz virar cabeças, gostava imenso de ter um, quem sabe um dia....

        Comentário


          #5
          Sempre gostei mais do mano AF...

          Crash pq dizes que é melhor que o alfa?

          Comentário


            #6
            Efectivamente é o melhor carro que a Fiat teve desde sempre, IMO. O resto é paisagem....

            Edit: melhor, e diria até mais belo carro que a Fiat lançou...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
              Efectivamente é o melhor carro que a Fiat teve desde sempre, IMO. O resto é paisagem....

              Edit: melhor, e diria até mais belo carro que a Fiat lançou...
              Desde os anos 90 é bem possível. Agora antes disso houve coisas bem mais especiais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jossy Ver Post
                Desde os anos 90 é bem possível. Agora antes disso houve coisas bem mais especiais.
                Por mera curiosidade depois hás de me dar exemplos de Fiats que abanaram a concorrência nos eixos mecânicos e ao nível de design.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                  Por mera curiosidade depois hás de me dar exemplos de Fiats que abanaram a concorrência nos eixos mecânicos e ao nível de design.
                  A nível de design o que não falta são Fiats bonitos, não fossem italianos.


                  Comentário


                    #10
                    Adorava ter um...
                    aquele interior

                    Comentário


                      #11
                      interior muito bom... em 1999
                      bancos recaro, pedaleira sparco, botão start, volante momo entre outros pormenores

                      Comentário


                        #12
                        Pormenores deliciosos...

                        Comentário


                          #13
                          esse quadrante ja nao é original...
                          este sim

                          Comentário


                            #14
                            Um carro que um dia haverei de comprar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                              Por mera curiosidade depois hás de me dar exemplos de Fiats que abanaram a concorrência nos eixos mecânicos e ao nível de design.
                              Podes começar por este:


                              Mas há tantos...

                              Comentário


                                #16
                                ja existe pelo menos um exemplar no museu

                                4c8af41926.jpg

                                Comentário


                                  #17
                                  O Coupé é um excelente carro, e até consegue ser muito mais confortável do que se poderia pensar.

                                  As mecânicas Turbinadas são demoníacas.

                                  Sem querer corrigir, vou acrescentar algo sobre os motores que equiparam o FIAT "175" Coupé:

                                  1.8 16V - 131 cv @ 6300 rpm - 205 km/h - 9,2 seg. 0-100 km/h - 30,4 seg. 0-1000 m - 1180 kg - 111 cv/ton

                                  2.0 16V - 142 cv @ 6000 rpm - 208 km/h - 9,2 seg. 0-100 km/h - 30,0 seg. 0-1000 m - 1250 kg - 114 cv/ton

                                  2.0 16VT - 195 cv @ 5500 rpm - 225 km/h - 7,5 seg. 0-100 km/h - 28,0 seg. 0-1000 m - 1320 kg - 148 cv/ton

                                  2.0 20V - 147 cv @ 6100 rpm - 212km/h - 8,9 seg. 0-100 km/h - 29,9 seg. 0-1000 m - 1270 kg - 116 cv/ton

                                  2.0 20V - 154 cv @ 6700 rpm - 215km/h - 8,4 seg. 0-100 km/h - 29,2 seg. 0-1000 m - 1270 kg - 121 cv/ton

                                  2.0 20VT - 220 cv @ 5750 rpm - 250 km/h - 6,5 seg. 0-100 km/h - 26,3 seg. 0-1000 m - 1310 kg - 168 cv/ton

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fico triste de ver que a marca "teima" em não criar um sucessor (ao menos espiritual) para um carro que se está a tornar carro de culto!

                                    O carro transpira sensualidade, beleza, dinamismo... por todos os poros! Atrevo-me a dizer que é quase um carro sexual.

                                    Comentário


                                      #19
                                      desde a primeira vez que vi um, no gran turismo 2 e depois na rua, a unica coisa que nunca gostei sao as jantes

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                        desde a primeira vez que vi um, no gran turismo 2 e depois na rua, a unica coisa que nunca gostei sao as jantes
                                        Quais delas?
                                        Existem várias.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Só é pena os valores elevados pelos quais apareçem à venda as ultimas versões, um 5cil, 2000, versão Plus ficava bem na minha garagem, o meu filho até já pediu um, mas o Pai não o ouve.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Grande maquina , pena é a fiat nao criar um sucessor bem digno para este coupe !

                                            O seu design diferente e o modo do capot abrir e a sua mecanica 20v jasuss

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mode afirmação polémica on:

                                              O único modelo da Fiat que poderá actualmente aspirar a sucessor espiritual do coupé é o 500:

                                              o coupé era retro, sendo uma recriação do 850 coupé (ok, com elementos retro)
                                              era o chamado fun-car (actualmente já não há nenhum segmento denominado de fun car, mas nos anos 80 e 90, qualquer veículo com uma estética mais inspirada e que não encaixasse em nenhum dos segmentos da rígida taxonomia automóvel da época era designamo de fun car, como por exemplo o nissan nx100, suzuki capuccino, etc, muito por culpa dos canones da industria europeia na altura.. hoje já tudo é sub segmento..)
                                              Atualmente, e com exceção dos motores a diesel, a gama de motores do 500 assemelha-se à do coupé na altura: motores a gasolina atmostéricos e turbinados ( se fosse lançado hoje em dia, acredito que o coupé tivesse tido variantes a diesel, noblesse oblige...)

                                              ... para além disso eu tenho uma vontade louca de ter um exemplar de cada...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                                                o coupé era retro, sendo uma recriação do 850 coupé (ok, com elementos retro)
                                                Só se for na designação, porque o 850 tinha prestações e handling medíocres!

                                                O 850 coupé foi feito para ser bonito, nada mais...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não esquecer o pormenor dos ragos na lateral do COupé.



                                                  Pormenor criado a partir da arte de Lúcio Fontana


                                                  E só para completar mais um pouco, o trabalho do Coupé após a ida do Bangle para a BMW foi continuado também por outro nome que alguns conhecem: Ermanno "Arch" Cressoni.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Só se for na designação, porque o 850 tinha prestações e handling medíocres!

                                                    O 850 coupé foi feito para ser bonito, nada mais...

                                                    Tens de enquadrar as prestações e o handling na epoca, o Fiat 850 é dos anos 60, uma viatura de um segmento baixo, se quiseres melhor a Fiat tinha na mesma epoca o 124 Coupé, mais tarde fez o 128 Coupé e o 128 spider(X1/9).

                                                    Para a epoca de 60, por exemplo o Fiat 850 coupé racer que vendiam nos USA, com kits Astech com cerca de 90CV para um peso de 700kgs era muito bom!


                                                    5524261552_2d0a9428dc_z.jpg

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mesmo o 850 Coupé de "50 CV" andava bem para a sua época.

                                                      Mas o 850 era um pequeno coupé, se quisermos um segmento B.

                                                      O Coupé FIAT (175) era um carro maior.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                        Tens de enquadrar as prestações e o handling na epoca, o Fiat 850 é dos anos 60, uma viatura de um segmento baixo, se quiseres melhor a Fiat tinha na mesma epoca o 124 Coupé, mais tarde fez o 128 Coupé e o 128 spider(X1/9).

                                                        Para a epoca de 60, por exemplo o Fiat 850 coupé racer que vendiam nos USA, com kits Astech com cerca de 90CV para um peso de 700kgs era muito bom!


                                                        [ATTACH=CONFIG]112775[/ATTACH]
                                                        Obviamente!

                                                        Havia outros carros na gama Fiat e, para o caso apontado, todos eles bonitos (gosto muito dos dois primeiros 124 coupé, o último mais parece um japuna, e o 128 coupe era também bonito, muito mais que o 3P). Acontecia que o 850 era o mais fraco deles, e pela Europa nem versões dignamente apimentadas havia. O 850 coupe era essencialmente bonito, mas desportivo tinha pouco (já o 124 era outra loiça...).



                                                        E por falar em Fiats bonitos e com mecânica de excepção...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Acontecia que o 850 era o mais fraco deles
                                                          Sim, mas era o Coupé mais pequeno de todos, pouco mais de 3,5 metros.
                                                          É do tamanho do pequeno FIAT 500 actual.

                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          e pela Europa nem versões dignamente apimentadas havia. O 850 coupe era essencialmente bonito, mas desportivo tinha pouco
                                                          Bonito e...



                                                          Havia 1300:



                                                          Havia até apenas estes diabretes 1000 OTS:

                                                          Fiat ABARTH 1000 OTS Melbourne - YouTube

                                                          Sim, é 1000 e NA, sem turbos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um 1000 a fazer aquele barulho?

                                                            Parece um V8.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X