Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Toyota Avensis 1.6 vvti

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Toyota Avensis 1.6 vvti

    Boas. Gostava de ter a vossa opinião / ajuda sobre o seguinte: adquiri um toyota avensis 1.6 vvti de 2003 com cerca de 100 000 km ... o carro nos ultimos 3 anos andou 15 000 km (no último ano apenas 3000) ... o percurso é apenas auto-estrada e faço médias de 9l sem abusar (media 120/130 km/h) ... será normal que por o carro estar preso fazer estas médias ou terá algum problema? Obrigado

    #2
    Parece-me muito. Um amigo meu andou a ver um desses, mas acabou por comprar um Madza 6 1.8 e mesmo o Madza anda à volta do 7,5/8L (não é uma condução agressiva, mas é desprecocupada)
    Editado pela última vez por Zedoscavalos; 01 March 2013, 13:07.

    Comentário


      #3
      9 litros mesmo, medidos, ou +/- a olho?

      Entre os 7 e os 8 talvez fosse o que eu esperava, menos que isso não.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por costinhapt Ver Post
        Boas. Gostava de ter a vossa opinião / ajuda sobre o seguinte: adquiri um toyota avensis 1.6 vvti de 2003 com cerca de 100 000 km ... o carro nos ultimos 3 anos andou 15 000 km (no último ano apenas 3000) ... o percurso é apenas auto-estrada e faço médias de 9l sem abusar (media 120/130 km/h) ... será normal que por o carro estar preso fazer estas médias ou terá algum problema? Obrigado
        Para mim acho normal. Um 1.6 a puxar um avensis..

        Comentário


          #5
          Obrigado pelos vossos comentários ... pelo que lí faria média de 7.5/8L ... a questão é: por o carro ter pouca utilização nos últimos tempos é normal o carro nesta fase inicial beber + um pouco (os 9L actuais) ou poderá haver algum tipo de problema?

          Comentário


            #6
            se nao acende nenhuma luz no quadrante de aviso, se puxa o normal que sempre puxou e se os filtros sao trocados com a devida regularidade, nao fico chocado com o consumo mas efectivamente estará um pouco alto.

            uma esfregadela a 180, troca de filtros, e ja agora mudar de posto de abastecimento e fazer as contas a mao, seria o que faria..

            Comentário


              #7
              Se está tudo em ordem, filtros, oleos e etc é capaz de estar ligeiramente alto.
              Mas não é nenhum absurdo, é um Avensis, e o motor um 1.6cc, não é propriamente um Corolla com bem menos peso.

              Comentário


                #8
                O motor 1.6 é fraco para essa caixa, o meu pai tem um de 1998 ainda sem VVTI e a andar nas calmas faz sempre 8 litros, por isso não me admira esse consumo.
                Editado pela última vez por DragonH; 01 March 2013, 16:44.

                Comentário


                  #9
                  Se anda só em AE o motor obviamente nao pode estar preso, nao achas?

                  Comentário


                    #10
                    Boas,

                    Acho esse consumo exagerado, de 1995 a 1999 tive um CarinaE 1.6 e mesmo de verão com A/C, 4 adultos, estrada sinuosa com sobe e desce, não gastava mais de 8, mas só nestas condições, sózinho ida/volta para o emprego 20 kms/dia pouco transito, não passava dos 7.
                    O carro deve necessitar de ser afinado e revisto cuidadosamente, os consumos têm que melhorar.
                    Sempre troquei velas a cada 15.000kms, é muito importante.

                    Comentário


                      #11
                      Viva,

                      Achei interessante este forum sobre o Toyota Avensis, no qual também gostava de saber algumas coisa sobre esse carro.

                      Vi um Toyota Avensis 1998 1.6 vvti sedan com 250.000 km e gostaria de saber qual a vossa opinião se seria uma boa compra ou não!!!

                      Já ouvi relatos que a marca Toyota é uma das melhores, mas gostaria de ouvir a vossa opinião sobre preço de manutenção, consumos já li que gastam em média 7 ate 9 litros. Esta dentro das possibilidades!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por costinhapt Ver Post
                        Boas. Gostava de ter a vossa opinião / ajuda sobre o seguinte: adquiri um toyota avensis 1.6 vvti de 2003 com cerca de 100 000 km ... o carro nos ultimos 3 anos andou 15 000 km (no último ano apenas 3000) ... o percurso é apenas auto-estrada e faço médias de 9l sem abusar (media 120/130 km/h) ... será normal que por o carro estar preso fazer estas médias ou terá algum problema? Obrigado
                        Há um desses por aqui, com o qual ando de vez em quando. É de Maio de 2004.
                        Só tem 78.00 Kms.

                        Isso em AE, a essa velocidade, deveria andar entre os 7,5 e os 7,8. Em cidade menos de 9.
                        Se não passares os 120 Kms/h consegues fazer abaixo dos 7,5.

                        Em estrada nacional, por exemplo Leiria-Coimbra já fiz abaixo dos 7l por mais do que uma vez.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                          Há um desses por aqui, com o qual ando de vez em quando. É de Maio de 2004.
                          Só tem 78.00 Kms.

                          Isso em AE, a essa velocidade, deveria andar entre os 7,5 e os 7,8. Em cidade menos de 9.
                          Se não passares os 120 Kms/h consegues fazer abaixo dos 7,5.

                          Em estrada nacional, por exemplo Leiria-Coimbra já fiz abaixo dos 7l por mais do que uma vez.


                          Omega,

                          Era o que estava á espera ... mas visto que o carro andou mt pouco nos últimos tempos vou-lhe seguir a recomendação de dar uma esfregadela a 180 para limpar os "canos" :D
                          Depois informo já agora o teu computador de bordo tem uma grande margem de erro? Constumas ter o computador de bordo a 35l de consumo instataneo quando estás ao relanti?

                          Obrigado

                          Comentário


                            #14
                            As velas e filtros foram mudados????

                            Quando deixa o carro só com o balanço ele prende??????

                            para esse motor e com essa utilização acho muito....a não ser que seja uma AE muito sinuosa!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por costinhapt Ver Post
                              Omega,

                              Era o que estava á espera ... mas visto que o carro andou mt pouco nos últimos tempos vou-lhe seguir a recomendação de dar uma esfregadela a 180 para limpar os "canos" :D
                              Depois informo já agora o teu computador de bordo tem uma grande margem de erro? Constumas ter o computador de bordo a 35l de consumo instataneo quando estás ao relanti?

                              Obrigado
                              Essa esfregadela pode dar origem a multa por excesso de velocidade, ainda por cima se suspeitas de algo errado no carro tens de ter cuidado.
                              Uma "esfrega" em 3ª a 100 km/h faz o mesmo efeito e evitas correr riscos desnecessários. O que interessa para as "esfregas" é a rotação.

                              Comentário


                                #16
                                O problema tipico das submotorizações,o alto consumo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                  O problema tipico das submotorizações,o alto consumo.
                                  Nem mais, apesar de terem 110cv (as 6000rpm) o valor de binário é fraco para o peso do carro (1.6 sem VVTI 145Nm as 4800rpm; 149Nm com VVTI) logo dá nisto (fracas recuperações e consumos elevados).
                                  Num uso normal safa-se melhor um 2.0TD de 90cv (205Nm) que o 1.6 de 110cv, apesar de ter menos velocidade de ponta e no contra relógio demorar mais dos 0-100.
                                  Editado pela última vez por DragonH; 05 March 2013, 19:10.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não acho que seja submotorizado, nem acho que esse binário seja mau. Estamos a falar de um motor sem turbo, gasolina, dos anos 90.
                                    E como já outros disseram os consumos normais andarao pelos 7 litros. Para os anos 90/2000, não é alto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                      Não acho que seja submotorizado, nem acho que esse binário seja mau. Estamos a falar de um motor sem turbo, gasolina, dos anos 90.
                                      E como já outros disseram os consumos normais andarao pelos 7 litros. Para os anos 90/2000, não é alto.
                                      E com 1.6 de cilindrada...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                        E com 1.6 de cilindrada...
                                        Para 1990 e qq coisa

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                          Para 1990 e qq coisa
                                          No Carina E ainda se podia dizer isso no Avensis já não (foi lançado em 1998)...

                                          Por acaso o motor 1.6 do carina E é o mesmo do avensis 1.6 sem VVTI no entanto a potencia era outra 106cv vs 110cv apesar de terem o mesmo binário 145Nm eram atingidos a diferentes rpm (5200rpm vs 4800rpm), no entanto apesar disso no Carina E o motor parecia muito mais vivo que no avensis, o vendedor na altura dizia que era culpa das normas de poluição implementadas e que no Avensis eram respeitadas.
                                          Editado pela última vez por DragonH; 05 March 2013, 21:15.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Possivelmente tb a caixa seria diferente por causa dessas normas e consumos.

                                            Mas não acho que comparado com outros 1.6 da altura, esse vvti tenha pouco binário ou o Avensis seja mto pesado.

                                            Claro que sendo um vvti trabalha melhor em altas, enqt que outros como o 1.6 8v da vw fossem mais despachados em baixas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O 1.6 do Carina E se for o mesmo do Corolla da altura tem 114 cv e 145 NM/ 4800-5400 NM.

                                              Quanto ao Avensis 1.6 ser submotorizado, não concordo. É o normal...desenrasca-se. O Avensis geração 2003 já não conheço. Qual é o Avensis, é o que saiu em Maio (se não me engano) de 2003 ou o de 98?

                                              De qualquer maneira, 9 L/100 a 120/130 é muito para esse carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                Possivelmente tb a caixa seria diferente por causa dessas normas e consumos.

                                                Mas não acho que comparado com outros 1.6 da altura, esse vvti tenha pouco binário ou o Avensis seja mto pesado.

                                                Claro que sendo um vvti trabalha melhor em altas, enqt que outros como o 1.6 8v da vw fossem mais despachados em baixas.
                                                As altas rpm até são porreiras, as baixas rpm é que são fracas, por isso as reprises são o que são...


                                                Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                                O 1.6 do Carina E se for o mesmo do Corolla da altura tem 114 cv e 145 NM/ 4800-5400 NM.

                                                Quanto ao Avensis 1.6 ser submotorizado, não concordo. É o normal...desenrasca-se. O Avensis geração 2003 já não conheço. Qual é o Avensis, é o que saiu em Maio (se não me engano) de 2003 ou o de 98?

                                                De qualquer maneira, 9 L/100 a 120/130 é muito para esse carro.
                                                Tive a ver na net e realmente os primeiros carinas E (1992) eram de 116cv (114 bhp) (85 kW) @ 6000 rpm (só mais tarde passaram a 106cv em 1996), aliados ao pneus 175/70R14 contra 195/60R15 do avensis (1998), agora percebo o porque serem mais nervosos...
                                                Editado pela última vez por DragonH; 05 March 2013, 22:05.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  desculpem a pergunta, (tarde e más horas) mas o de 2003 nao é este?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                    desculpem a pergunta, (tarde e más horas) mas o de 2003 nao é este?

                                                    Sim é esse.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      entao mantenho o que disse. acho peso a mais para o motor que é. tv esteja 1 litrinho a mais que o normal. diria 8. E sendo assim, filltros e afins, estao mudados e conformes?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por costinhapt Ver Post
                                                        Omega,

                                                        Era o que estava á espera ... mas visto que o carro andou mt pouco nos últimos tempos vou-lhe seguir a recomendação de dar uma esfregadela a 180 para limpar os "canos" :D
                                                        Depois informo já agora o teu computador de bordo tem uma grande margem de erro? Constumas ter o computador de bordo a 35l de consumo instataneo quando estás ao relanti?

                                                        Obrigado
                                                        O carro não é meu, é de um familiar. Só ando com ele às vezes.
                                                        Mas a margem de erro no consumo tenho ideia que é mínima, se é que existe.

                                                        Quanto ao ralenti, não tenho ideia de consumos desses.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                          entao mantenho o que disse. acho peso a mais para o motor que é. tv esteja 1 litrinho a mais que o normal. diria 8. E sendo assim, filltros e afins, estao mudados e conformes?
                                                          Respeito a opinião, mas já agora deixa-me dizer-te que o que não faltam são carros deste segmento na altura com 1.6 com 110 cv ou menos como por exemplo: Primera 1.6, Laguna 1.6, A4 1.6, 316i etc. É o tipico motor que serve perfeitamente a quem não dá importância a performance, quer que o carro apenas responda o suficiente para "vencer" as situações normais do quotidiano e para isso este Avensis 1.6 chega e sobra.

                                                          Consumos, com pouco urbano, 7/8 acho que é o normal. A 120/130: 7.5 l/100.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                                            Respeito a opinião, mas já agora deixa-me dizer-te que o que não faltam são carros deste segmento na altura com 1.6 com 110 cv ou menos como por exemplo: Primera 1.6, Laguna 1.6, A4 1.6, 316i etc. É o tipico motor que serve perfeitamente a quem não dá importância a performance, quer que o carro apenas responda o suficiente para "vencer" as situações normais do quotidiano e para isso este Avensis 1.6 chega e sobra.

                                                            Consumos, com pouco urbano, 7/8 acho que é o normal. A 120/130: 7.5 l/100.
                                                            Sim estava dentro da media da altura, mas como foi referido "É o típico motor que serve perfeitamente a quem não dá importância a performance, quer que o carro apenas responda o suficiente para "vencer" as situações normais do quotidiano", no entanto fica a ressalva de que alguns 1.6 (ou mesmo 1.8) da concorrência apesar de menos cavalos como eram 8v em vez de 16v acabavam por ter mais vigor em baixas rotações o que os tornava mais agradáveis de conduzir apesar de perderem muito em altas.

                                                            No entanto fica mais uma nota sobre o avensis em questão, falei com o meu pai e ele disse me que em autoestrada no dele o consumo a 120Km/h era muito diferente de ir a 140km/h no entanto não sabe valores porque o carro não tem cb (ainda é da anterior geração) no entanto nota bem no ponteiro a diferença.
                                                            Editado pela última vez por DragonH; 06 March 2013, 20:31.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X