Cuidados a ter no uso de um sistema de arranque de emergencia.

A mostrar resultados 1 para 23 de 23
Like Tree4Likes
  • 2 Post By ASAS
  • 2 Post By DocJRA

Título: Cuidados a ter no uso de um sistema de arranque de emergencia.

  1. #1
    Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2012
    Posts
    2

    Por Defeito Cuidados a ter no uso de um sistema de arranque de emergencia.

    Viva: Por lapso deixei uma luz acesa no interior do habitáculo do carro.Pelo que a bateria descarregou.Resolvi comprar um sistema de arranque de emergência.Daqueles portáteis que se carregam em casa e são levados para junto do carro; já carregados.Sistema que dispensa o uso de outro carro de apoio.Numa vista rápida pelo manual verifiquei que a «garra»de cor vermelha (+) deve ser ligada ao borno vermelho da bateria; até aqui tudo bem,a minha duvida é relativa à ligação da «garra» de cor preta (-). Aqui diz que tem que ser ligada à massa.Eu cuidava que ela tinha que ser ligada ao outro borne da bateria de sinal menos (-). Sou eu que estou a perceber bem? Insisto;a garra de cor preta não tem que ser ligada ao borne negativo da bateria mas sim à massa?É isso?

    Desculpem lá a ingenuidade nestas questões, mas supondo que percebi bem e a garra de cor preta tenha que ser ligada à massa onde posso encontrar essa massa no carro? Na carroçaria; numa zona não pintada?

    Há alguma outra indicação pertinente que me possam dar acerca deste procedimento?

    Antecipadamente agradecido pela ajuda!


  2. #2
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    31,622

    Por Defeito

    É a um ponto de massa mesmo.

    Coloca a garra negativa por exemplo num dos parafusos da torre de suspensão ou até mesmo à carroçaria.

  3. #3
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Oct 2010
    Localização
    Amadora
    Posts
    370

    Por Defeito

    Correcto... Num parafuso ou mesmo chapa. Já fiz assim mas foi carro para carro e acho que aconselham que seja mesmo assim.

  4. #4
    Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2012
    Posts
    2

    Por Defeito

    Agradecido aos dois pela resposta rápida.Realmente fiquei incrédulo quando verifiquei que era à massa e não ao outro borne da bateria.Não fosse eu para aqui fazer asneiras.
    Comprei um destes sistemas de arranque no continente.Não tinha nenhuma especificação salvo dizer que tinha uma saída de 10A.Usei o dito sistema e não funcionou.Acabei por o trocar por outro comprado no AKI com especificações ao nível da potencia e uso em carros a gasóleo até 2200 de cilindrada.Agora que me deram essa informação, já não sei até que ponto aquele que comprei no continente não foi por mim mal usado.Mas enfim, sinto que este que agora tenho é mais profissional.Estou a dar-lhe a carga inicial e amanhã, sendo assim, vou experimenta-lo; mas agora, de forma acertada tal como me foi sugerido por Vós.

    Mais uma vez agradecido!

  5. #5
    Piloto de Kart isaacar's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2013
    Localização
    Nurburgring!!
    Posts
    373

    Por Defeito

    Na mesma conversa, mas com outra duvida.

    Com cabos de carro para carro é a mesma coisa?? É que eu uso vermelho com vermelho e preto com preto. Ou será que tenho de que utilizar o preto na massa ??????????

  6. #6
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    31,622

    Por Defeito

    Deves usar o preto na massa.

    Usar o preto na bateria é um risco porque a bateria pode explodir.

    Toda a vida vi fazerem a ligar os cabos entre si e nunca aconteceu nada, ams o correcto mesmo é ligar a massa à carroçaria porque de facto existe a possibilidade da bateria explodir.

  7. #7
    Piloto de Kart isaacar's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2013
    Localização
    Nurburgring!!
    Posts
    373

    Por Defeito

    Até o dia de hoje.. graças a Deus n me aconteceu nada, porque eu faço assim.

    Mas se tocar na chapa, a tinta n corta a corrente?

  8. #8
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    31,622

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
    Até o dia de hoje.. graças a Deus n me aconteceu nada, porque eu faço assim.

    Mas se tocar na chapa, a tinta n corta a corrente?
    Não, mas o ideal é mesmo num parafuso.

  9. #9
    Piloto de Kart isaacar's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2013
    Localização
    Nurburgring!!
    Posts
    373

    Por Defeito

    Da suspenção ou do bloco?

  10. #10
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Oct 2010
    Localização
    Amadora
    Posts
    370

    Por Defeito

    A tinta pode dificultar sim... Por isso é que se pode usar um parafuso por exemplo. O motor faz massa por isso também pode ser usado.
    Eu a primeira vez que dei carga fiz assim porque já tinha lido que era errado ligar negativo com negativo e positivo com positivo. E o outro carro ligou na boa.

  11. #11
    Piloto de Kart isaacar's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2013
    Localização
    Nurburgring!!
    Posts
    373

    Por Defeito

    Aquilo faz faísca, pode queimar a tinta. A melhor opção é mesmo, o parafuso.

  12. #12
    Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008
    Localização
    A caminho...
    Posts
    11,880

    Por Defeito

    Qual se liga primeiro, já agora?

  13. #13
    Piloto de Rallye SRLA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010
    Posts
    10,746

    Por Defeito

    Penso que recomendam que o positivo seja o primeiro a ligar e o último a desligar, e que se ligue cada cabo primeiro na bateria que está descarregada, para evitar ao máximo os arcos.

    Pessoalmente acho que é um bocado de preocupação a mais.

  14. #14
    Piloto de Kart isaacar's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2013
    Localização
    Nurburgring!!
    Posts
    373

    Por Defeito

    Eu já passei corrente a muitos carros (diga-mos de forma incorreta) e nunca me aconteceu nda, até ao dia .

    Como disse o nosso amigo, isso é preocupação a mais.

  15. #15
    Banido Fahrenheit's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009
    Localização
    BRG, PT
    Posts
    16,902

    Por Defeito

    A quantidade de vezes que o meu antigo Corsa precisou de cabos, devido à fragilidade do batente da porta do condutor que deixava a luz interior constantemente acesa, e sempre liguei preto com preto, vermelho com vermelho.

    Agora fiquei assustado.
    Como já disseram: "graças a Deus não me aconteceu nada"


  16. #16
    Piloto de Troféu ASAS's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    Localização
    Barcelos, Portugal
    Posts
    9,870

    Por Defeito

    Estou a ver que a maioria não lê os manuais...

    Aqui fica o procedimento correcto:
    RAD e Agent gostam disto.

  17. #17
    Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jun 2004
    Posts
    26,533

    Por Defeito

    usa cabos bons, os dos chineses aquecem e não funcionam

    se puderes usa um booster de bateria, é muito melhor e pega mais rápido.

  18. #18
    Piloto de Troféu ASAS's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    Localização
    Barcelos, Portugal
    Posts
    9,870

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
    Penso que recomendam que o positivo seja o primeiro a ligar e o último a desligar, e que se ligue cada cabo primeiro na bateria que está descarregada, para evitar ao máximo os arcos.

    Pessoalmente acho que é um bocado de preocupação a mais.
    E tem toda a lógica, pois se ligarem primeiro o negativo e, ao ligarem o positivo, por acidente, tocarem em alguma parte do metálica carro (que está toda ligada ao negativo), o resultado não será muito bom...
    Se o procedimento fôr feito do modo correcto, já não existe esse risco!

  19. #19
    Piloto de Troféu ASAS's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    Localização
    Barcelos, Portugal
    Posts
    9,870

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por lancialybra Ver Post
    Agradecido aos dois pela resposta rápida.Realmente fiquei incrédulo quando verifiquei que era à massa e não ao outro borne da bateria.Não fosse eu para aqui fazer asneiras.
    Comprei um destes sistemas de arranque no continente.Não tinha nenhuma especificação salvo dizer que tinha uma saída de 10A.Usei o dito sistema e não funcionou.Acabei por o trocar por outro comprado no AKI com especificações ao nível da potencia e uso em carros a gasóleo até 2200 de cilindrada.Agora que me deram essa informação, já não sei até que ponto aquele que comprei no continente não foi por mim mal usado.Mas enfim, sinto que este que agora tenho é mais profissional.Estou a dar-lhe a carga inicial e amanhã, sendo assim, vou experimenta-lo; mas agora, de forma acertada tal como me foi sugerido por Vós.

    Mais uma vez agradecido!
    Nunca se deve ligar o negativo à bateria descarregada; sempre a um ponto de massa!!

    A arco eléctrico provocado pela ligação, pode fazer a bateria explodir!
    Quanto mais descarregada estiver a bateria (maior será a "faisca") e, consequente, o risco de explosão!!
    Já vi uma a explodir e, além dos plásticos e metal, ainda há grande perigo do ácido, por isso, tenham esse "pormaior" em atenção!!

    Aqui tem uma boa explicação:
    Como usar os cabos de bateria

  20. #20
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    31,622

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
    Da suspenção ou do bloco?
    De preferência que faça parte da carroçaria/suspensão, embora no bloco também resulte.

  21. #21
    Piloto de Troféu ASAS's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    Localização
    Barcelos, Portugal
    Posts
    9,870

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    De preferência que faça parte da carroçaria/suspensão, embora no bloco também resulte.
    Normalmente ligo algures no bloco, mas, qualquer parte metálica "limpa" onde dê para colocar a garra, serve!

  22. #22
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2007
    Localização
    Casa da Mãe
    Posts
    6,110

    Por Defeito

    Este é um daqueles tópicos que deveria ser rescrito e dar direito a sticky na secção apropriada.

    Tenho pena que neste fórum haja esta lacuna e, eventualmente, resistência.

    Fica a sugestão.
    RAD e Kijk gostam disto.

  23. #23
    RAD
    RAD está online
    Piloto de Rallye RAD's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    10,599

    Por Defeito

    Também sou dos que toda a vida fizeram mal, mas graças a este tópico vou deixar de desafiar a sorte.

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia