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    Citroen Ax 1.4TRD

    Boas pessoal.

    O meu pai tem um Citroen AX 1.4TRD com cerca de 260.000km.

    Quando ia na auto-estrada teve de encostar porque o carro estava a uma temperatura acima do normal ( viu através de um manómetro instalado ), e reparou que estava a sair água do copo de radiador, ou seja, teve de levar um radiador novo.

    Mas com essa brincadeira de aquecer a junta de cabeça também foi ao ar.

    O que aconselham a fazer ? Comprar uma junta de cabeça reforçada ? Comprar uma normal ? Qual é a diferença entre a junta de cabeça normal e a reforçada ? Dura mais tempo ? Ou resolve o problema por completo ?

    E um à parte: Mudando o motor para um 1.5d não haverá problemas na inspecção ?

    #2
    Originalmente Colocado por pingufanatiku Ver Post
    Boas pessoal.

    O meu pai tem um Citroen AX 1.4TRD com cerca de 260.000km.

    Quando ia na auto-estrada teve de encostar porque o carro estava a uma temperatura acima do normal ( viu através de um manómetro instalado ), e reparou que estava a sair água do copo de radiador, ou seja, teve de levar um radiador novo.

    Mas com essa brincadeira de aquecer a junta de cabeça também foi ao ar.

    O que aconselham a fazer ? Comprar uma junta de cabeça reforçada ? Comprar uma normal ? Qual é a diferença entre a junta de cabeça normal e a reforçada ? Dura mais tempo ? Ou resolve o problema por completo ?

    E um à parte: Mudando o motor para um 1.5d não haverá problemas na inspecção ?
    Se mudarem o motor, terão que o averbar, basicamente ficar legal nos papéis.

    Em relação ao resto não te consigo ajudar..

    Fala com algum mecânico e ouve o que ele te diz

    Comentário


      #3
      Nunca tinha ouvido falar de um desses aguentar tanto.

      É meter la um 1.5d, eles na IPO sabem lá...

      Comentário


        #4
        Mete mas é um 1.5d se for plug and play

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
          É meter la um 1.5d, eles na IPO sabem lá...
          acho que a grande maioria dos inspectores não saberá detectar a diferença mas convém não tomar todos por burros!

          Comentário


            #6
            bota 1.5D nisso, ninguém vê. O meu antigo 106 era um 1.0 e levou o 1.1 há muitos anos e nunca houve problema

            Comentário


              #7
              pois,podes trocar o motor que isso na inspecçao só nao passa despercebido se for visto com muita atençao, ou se houver diferenças nas emissoes.
              mas acho que o maior problema que dai pode advir é em caso de acidente grave em que a peritagem da seguradora de por isso

              Comentário


                #8
                Só não sabem reconhecer um e outro se não quiserem...

                1.4 D:




                1.5 D:

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Só não sabem reconhecer um e outro se não quiserem...

                  1.4 D:




                  1.5 D:


                  Pois a diferença é visível.

                  Mas quanto à junta da cabeça ? A reforçada resolverá o problema ? Ou não vale a pena meter uma reforçada ?

                  Comentário


                    #10
                    Se calhar não basta apenas e só a junta. Há que ver o estado da cabeça e até do bloco, onde os parafusos apertam a cabeça. E até os parafusos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      Se calhar não basta apenas e só a junta. Há que ver o estado da cabeça e até do bloco, onde os parafusos apertam a cabeça. E até os parafusos.
                      Exacto. Isso quando o desmontar tem-se de ver isso.

                      Mas acho que a junta de cabeça reforçada só aguentará mais quilómetros não irá resolver o problema estou certo ?

                      Comentário


                        #12
                        Com manutenção extremamente cuidada o 1.4D até aguenta uns valentes quilómetros, mas é um motor que mais tarde ou mais cedo queima mesmo. A opção mais habitual é trocar por um 1.5D pois creio que nunca desenharam uma junta mais reforçada e era um motor a ser descontinuado (pelo 1.5D)...

                        Por cá houve um 1.4D num AX e a junta foi aos 150.000 km's . Nunca se fez a reparação, andou uns meses a levar um garrafão de água por dia até ser trocado por outro carro.

                        Quanto à IPO, é uma questão que só tu podes decidir. Como o DeCeIi disse, são visualmente distintos mas se tiveres alguém de confiança a inspeccionar-te o carro até pode ser que passe.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                          Com manutenção extremamente cuidada o 1.4D até aguenta uns valentes quilómetros, mas é um motor que mais tarde ou mais cedo queima mesmo. A opção mais habitual é trocar por um 1.5D pois creio que nunca desenharam uma junta mais reforçada e era um motor a ser descontinuado (pelo 1.5D)...

                          Por cá houve um 1.4D num AX e a junta foi aos 150.000 km's . Nunca se fez a reparação, andou uns meses a levar um garrafão de água por dia até ser trocado por outro carro.

                          Quanto à IPO, é uma questão que só tu podes decidir. Como o DeCeIi disse, são visualmente distintos mas se tiveres alguém de confiança a inspeccionar-te o carro até pode ser que passe.

                          Pois é mas um motor novo já é mais uns €€€€

                          Comentário


                            #14
                            É uma questão de pesquisar mas creio que já compras um 1.5D com uns ... 300, 400€ ? Mais mão de obra, não sei...talvez uns 500 ou 600€ ? É o valor do carro . A reparação deve-se ficar por uns 300, tu é que sabes qual a melhor opção para ti e para o uso que ainda pensas dar ao carro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                              É uma questão de pesquisar mas creio que já compras um 1.5D com uns ... 300, 400€ ? Mais mão de obra, não sei...talvez uns 500 ou 600€ ? É o valor do carro . A reparação deve-se ficar por uns 300, tu é que sabes qual a melhor opção para ti e para o uso que ainda pensas dar ao carro.
                              Que reparação ? Da junta de cabeça ?

                              Comentário


                                #16
                                Sim...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu não me metia a reparar isso, olha que o bloco do 1.4D é de aluminio e provavelmente precisa de ser faceado também, cabeça e bloco têm de ficar 5 estrelas caso contrário é quase certo que passado pouco tempo está no mesmo, esse motor é uma autêntica desgraça. Se fosse para reparar o carro punha o 1.5D mas de olhos fechados, um motor destes já velho é melhor que o 1.4D acabado de sair da fábrica.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                    Sim...

                                    Pois, mas é o meu pai que o vai desmontar, e leva um mecânico amigo nosso que vai ver o estado da cabeça e etc..

                                    no olx e no custojusto, tive a ver um motor com 170.000km por 550€ acho que é um bocado caro devido aos km não acham ? E a averbação quanto é que deve custar ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quando trocam o motor 1.4d para 1.5d para disfarçar bem a troca deixa-se ficar a admissão do 1,4d ( na foto é aquela caixa preta onde diz TUDiesel) daí que ninguem depois repare que o motor é o 1.5d.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dreamer Ver Post
                                        Quando trocam o motor 1.4d para 1.5d para disfarçar bem a troca deixa-se ficar a admissão do 1,4d ( na foto é aquela caixa preta onde diz TUDiesel) daí que ninguem depois repare que o motor é o 1.5d.

                                        Mas para isso tinha de se mudar a tampa das valvulas, ou seja, meter a tampa do 1.4 mas não sei se a caixa do filtro de ar caberá no mesmo lugar no 1.5d

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                          Nunca tinha ouvido falar de um desses aguentar tanto.

                                          É meter la um 1.5d, eles na IPO sabem lá...
                                          Há tanto, mas tanto AX 1.4D com mais de 200 mil KM e com o motor 1.4D....

                                          Nas condições certas pode durar muito tempo.
                                          Tem o problema da junta ser frágil mas de resto é um motor do mais simples que há.

                                          Comentário


                                            #22
                                            se fosse o 1.5d avariar é que era estranho...

                                            o meu sobrinho tem um comprado novo em 96 e está a pô-lo novamente a andar (tinha-o encostado quase "emalado" no ano passado, mas a gasolina está cara. tem "só" 370 mil com a manutenção normal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Há tanto, mas tanto AX 1.4D com mais de 200 mil KM e com o motor 1.4D....

                                              Nas condições certas pode durar muito tempo.
                                              Tem o problema da junta ser frágil mas de resto é um motor do mais simples que há.
                                              Tenho um familiar que comprou um 106 novo com esse motor, fez 20 mil kms (também é só menos um zero que esses tantos que conheces)


                                              O 1.4D tem o conhecido problema de juntas.
                                              Solução: Juntas tudo e mandas fora.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                Tenho um familiar que comprou um 106 novo com esse motor, fez 20 mil kms (também é só menos um zero que esses tantos que conheces)


                                                O 1.4D tem o conhecido problema de juntas.
                                                Solução: Juntas tudo e mandas fora.



                                                Era o que me apetecia dizer ao meu pai para fazer, mas também não queria que o meu pai o vendesse queria ficar com ele

                                                Se quiserem eu posso meter aqui fotos do Ax 1.4TRD, é só dizer

                                                Depois quando se desmontar o motor também lhe tiro umas fotos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se as emissoes nao forem superiores ao 1.4d eu metia o 1.5d.
                                                  Nao acredito que na inspeccao deem conta. SAO MUITOS E MUITOS MOTORES para decorar o tamamnho e aspecto. .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    Só não sabem reconhecer um e outro se não quiserem...

                                                    1.4 D:




                                                    1.5 D:

                                                    A diferença aí está no colector de admissão/caixa de ar. E isso troca-se de um motor para o outro... Só numa inspecção tipo B é que eles darão pela diferença, ou se forem ver o código do motor...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O preço que te vai custar mudar o motor (e alguns periféricos do mesmo) é um disparate e corre o risco de não ficar bem, já para não falar da hipótese de o motor não estar bom ou de poderes ter chatices numa futura inspeção.

                                                      O AX é miserável em segurança ativa e passiva. Compra logo um Saxo ou um 106 e manda o Ax para abate:

                                                      Por 1.500 euros já escolhes:
                                                      Citroën Saxo, Citroen - Carros Citroën Saxo no Standvirtual

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mete o 1.5D à vontade, nem te preocupes com averbamentos. Os inspectores sabem bem quais são os 1.4 e os 1.5, mas neste caso a grande maioria fecha os olhos pois sabem que este swap é uma prática muito comum.
                                                        Além disso, se deixares a caixa do filtro e os colectores do 1.4 ainda mais difícil é alguém notar.

                                                        Com o 1.5D ficas aí com um motor para a vida. Procura tu próprio em sucatas, por vezes encontram-se bons negócios. Fica mais caro que a reparação do 1.4, é certo, mas esta reparação raramente é totalmente eficaz, devido ao bloco de alumínio.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          concordo com o petrus.
                                                          o ax tem assim tanto valor sentimental? se tiver é uma coisa, caso contrário ia para o saxo (citroen!)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se tiver valor sentimental arranja-o

                                                            Caso contrario manda para abate e compra algo muito melhor , isso deve ser uma arrastadeira de todo o tamanho

                                                            Comentário

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