Este tópico dá a conhecer alguns detalhes de um modelo bastante popular no nosso mercado da década de 90 o qual conheci de perto todas as versões, incluindo os modelos anteriores e posteriores, assim como maioria da concorrência da época e actual.
Embora seja um veiculo com pouco interesse para algumas pessoas, não deixa de ser importante para alguns por curiosidade/aquisição, etc.
A Opel Campo como ficou conhecida em Portugal (e alguns países Europeus) foi um projecto produzido pela japonesa Isuzu com intervenção financeira da General Motors.
Foi com este modelo que surgiu o Opel Frontera (derivado do japonês Isuzu MU/Wizard ) de 1989 o qual partilham muitos componentes estéticos, embora com qualidades bem diferentes
Pré-Restyling:
Este modelo em Portugal conheceu 3 marcas ao longo da sua carreira comercial :
· Bedford Brava 1988-1991
· Opel Campo 1992 -2002
· Isuzu Pick-Up/Campo 2002 -2003
Para o mercado Português as motorizações foram :
· 2.3 Diesel de injecção indirecta 64cv(C223) 1988-1990
· 2.5 Diesel de injecção directa 76cv (4JA1) 1990-1994
· 2.5 Turbo Diesel “ID” 76cv (4JA1-T) 1994-2002
· 2.5 Turbo Diesel “ID” Intercooler 101cv (4JA1-TC) 2002-2003
· 3.1 Turbo Diesel “ID” 110cv ( 4JG2-T) 1993-1996
Todos os motores tinham caixa de 5 velocidades mas com relações bem diferentes entre si.
Ao longo da sua carreira comercial comercial, sofreu pequenas actualizações estéticas e um restyling em 1997
Restyling:
Virtudes
Consumos vs concorrência entre os melhores (motor 2.5 D e TD) ; manutenção/fiabilidade (típicas de qualquer japonês da época); performances do motor 3.1 TD para a época
Defeitos
Pessoalmente acho a caixa das versões 2.5 TD com relações bastante curtas comparando com as anteriores versões 2.3D e 2.5 D e na versão 3.1 TD a 1 e 2 velocidade estavam a mais. Bastava ir a 35km e colocar 5ª para esquecer a existência de caixa.
Curiosidades
Este modelo veio substituir a anterior Bedford / Isuzu KB que por ca se vendia entre 1980-1988 e foi substituída pela Isuzu D-Max (2002) que chegou ao nosso mercado em finais de 2005 devido a mudança de importador.
Mundialmente este modelo foi apelidado de Isuzu Campo/ TF/ KB/ Rodeo / Dragon / Faster/ Fuego ; Opel Campo ;Chevrolet LUV / T-Series ;Honda Tourmaster ; Holden Rodeo ; Vauxhall Brava ; e foi produzido no Japão, EUA e Tailândia repartido por vários países que montavam o modelo (Portugal foi um deles)
Pré-Restyling:
Restyling:
Principais concorrentes:
Embora seja um veiculo com pouco interesse para algumas pessoas, não deixa de ser importante para alguns por curiosidade/aquisição, etc.
A Opel Campo como ficou conhecida em Portugal (e alguns países Europeus) foi um projecto produzido pela japonesa Isuzu com intervenção financeira da General Motors.
Foi com este modelo que surgiu o Opel Frontera (derivado do japonês Isuzu MU/Wizard ) de 1989 o qual partilham muitos componentes estéticos, embora com qualidades bem diferentes
Pré-Restyling:
Este modelo em Portugal conheceu 3 marcas ao longo da sua carreira comercial :
· Bedford Brava 1988-1991
· Opel Campo 1992 -2002
· Isuzu Pick-Up/Campo 2002 -2003
Para o mercado Português as motorizações foram :
· 2.3 Diesel de injecção indirecta 64cv(C223) 1988-1990
· 2.5 Diesel de injecção directa 76cv (4JA1) 1990-1994
· 2.5 Turbo Diesel “ID” 76cv (4JA1-T) 1994-2002
· 2.5 Turbo Diesel “ID” Intercooler 101cv (4JA1-TC) 2002-2003
· 3.1 Turbo Diesel “ID” 110cv ( 4JG2-T) 1993-1996
Todos os motores tinham caixa de 5 velocidades mas com relações bem diferentes entre si.
Ao longo da sua carreira comercial comercial, sofreu pequenas actualizações estéticas e um restyling em 1997
Restyling:
Virtudes
Consumos vs concorrência entre os melhores (motor 2.5 D e TD) ; manutenção/fiabilidade (típicas de qualquer japonês da época); performances do motor 3.1 TD para a época
Defeitos
Pessoalmente acho a caixa das versões 2.5 TD com relações bastante curtas comparando com as anteriores versões 2.3D e 2.5 D e na versão 3.1 TD a 1 e 2 velocidade estavam a mais. Bastava ir a 35km e colocar 5ª para esquecer a existência de caixa.
Curiosidades
Este modelo veio substituir a anterior Bedford / Isuzu KB que por ca se vendia entre 1980-1988 e foi substituída pela Isuzu D-Max (2002) que chegou ao nosso mercado em finais de 2005 devido a mudança de importador.
Mundialmente este modelo foi apelidado de Isuzu Campo/ TF/ KB/ Rodeo / Dragon / Faster/ Fuego ; Opel Campo ;Chevrolet LUV / T-Series ;Honda Tourmaster ; Holden Rodeo ; Vauxhall Brava ; e foi produzido no Japão, EUA e Tailândia repartido por vários países que montavam o modelo (Portugal foi um deles)
Pré-Restyling:
Restyling:
Principais concorrentes:
- Toyota Hilux
- Nissan Pick-Up
- Mitsubishi L200
- Mazda B
Comentário