Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Isuzu / Opel Campo 1988 – 2002

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Isuzu / Opel Campo 1988 – 2002

    Este tópico dá a conhecer alguns detalhes de um modelo bastante popular no nosso mercado da década de 90 o qual conheci de perto todas as versões, incluindo os modelos anteriores e posteriores, assim como maioria da concorrência da época e actual.
    Embora seja um veiculo com pouco interesse para algumas pessoas, não deixa de ser importante para alguns por curiosidade/aquisição, etc.

    A Opel Campo como ficou conhecida em Portugal (e alguns países Europeus) foi um projecto produzido pela japonesa Isuzu com intervenção financeira da General Motors.
    Foi com este modelo que surgiu o Opel Frontera (derivado do japonês Isuzu MU/Wizard ) de 1989 o qual partilham muitos componentes estéticos, embora com qualidades bem diferentes


    Pré-Restyling:



    Este modelo em Portugal conheceu 3 marcas ao longo da sua carreira comercial :

    · Bedford Brava 1988-1991
    · Opel Campo 1992 -2002
    · Isuzu Pick-Up/Campo 2002 -2003


    Para o mercado Português as motorizações foram :
    · 2.3 Diesel de injecção indirecta 64cv(C223) 1988-1990
    · 2.5 Diesel de injecção directa 76cv (4JA1) 1990-1994
    · 2.5 Turbo Diesel “ID” 76cv (4JA1-T) 1994-2002
    · 2.5 Turbo Diesel “ID” Intercooler 101cv (4JA1-TC) 2002-2003
    · 3.1 Turbo Diesel “ID” 110cv ( 4JG2-T) 1993-1996

    Todos os motores tinham caixa de 5 velocidades mas com relações bem diferentes entre si.

    Ao longo da sua carreira comercial comercial, sofreu pequenas actualizações estéticas e um restyling em 1997

    Restyling:





    Virtudes

    Consumos vs concorrência entre os melhores (motor 2.5 D e TD) ; manutenção/fiabilidade (típicas de qualquer japonês da época); performances do motor 3.1 TD para a época
    Defeitos
    Pessoalmente acho a caixa das versões 2.5 TD com relações bastante curtas comparando com as anteriores versões 2.3D e 2.5 D e na versão 3.1 TD a 1 e 2 velocidade estavam a mais. Bastava ir a 35km e colocar 5ª para esquecer a existência de caixa.

    Curiosidades

    Este modelo veio substituir a anterior Bedford / Isuzu KB que por ca se vendia entre 1980-1988 e foi substituída pela Isuzu D-Max (2002) que chegou ao nosso mercado em finais de 2005 devido a mudança de importador.

    Mundialmente este modelo foi apelidado de Isuzu Campo/ TF/ KB/ Rodeo / Dragon / Faster/ Fuego ; Opel Campo ;Chevrolet LUV / T-Series ;Honda Tourmaster ; Holden Rodeo ; Vauxhall Brava ; e foi produzido no Japão, EUA e Tailândia repartido por vários países que montavam o modelo (Portugal foi um deles)


    Pré-Restyling:







    Restyling:





    Principais concorrentes:

    • Toyota Hilux
    • Nissan Pick-Up
    • Mitsubishi L200
    • Mazda B
    Editado pela última vez por Ribsan; 05 February 2016, 18:08.

    #2
    Algures por volta de 1998/99 (mais coisa menos coisa) ainda esteve quase a vir uma cá para casa tendo-se mesmo no fim optado por uma Nissan D22! No entanto sempre tive alguma simpatia pela Campo.

    Comentário


      #3
      Ao serviço da população:

      Antes:




      E depois:
      Editado pela última vez por Agent; 10 March 2013, 16:35.

      Comentário


        #4
        A associação de apicultores do Parque natural de Montesinho tinha uma e ainda a conduzi várias vezes.

        Não tinha muita força mas era muito fácil de conduzir e muito fácil de ir por estradas más ou caminhos de cabras.

        Comentário


          #5
          Passaram duas de tracção simples cá por casa. Uma delas foi a minha escola de condução

          Comentário


            #6
            Faz coisa de dois anos que andei numa era cabine simples,e nem é muito pior que a hilux cá de casa.

            Comentário


              #7
              Fiz muitos kms numa Bedford Brava de 1990, sem direcção assistida e com uma caixa em que a diferença entre a 4ª e a 5ª quase não se notava, era mais uma 4ª e meia
              Queimava tudo o que lá metesse dentro..um verdadeiro carro de trabalho !

              Comentário


                #8
                Vídeos:

                1988





                Isto a nivel comercial era assim:

                US style


                Japan style



                Portuguese style

                Editado pela última vez por Ribsan; 05 February 2016, 18:11.

                Comentário


                  #9
                  Ai uma Vauxhall , cuidado que os gajos da top gear ainda te caem em cima:PP

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                    Ai uma Vauxhall , cuidado que os gajos da top gear ainda te caem em cima:PP
                    Aqui esta uma.

                    Podiam ter colocado esta e outras concorrentes niponicas da Hilux no teste de resistencia.

                    Editado pela última vez por Ribsan; 01 February 2016, 22:09.

                    Comentário


                      #11
                      O meu tio tem uma igual a vermelha do 1º tópico e aquilo é um tanque, não tem muita força é verdade mas consegue fazer aquilo que lhe compete.
                      é bastante poupada, comparada com as da altura e já conta com 600 mil kms. Só ainda teve problema com os travões se não me engano.

                      Comentário


                        #12
                        A ideia que tenho é que ficava uns furos abaixo da Nissan, Mitsu, e Toyota do seu tempo... mas é só mesmo ideia, sem factos concretos...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Deltabiturbo Ver Post
                          A ideia que tenho é que ficava uns furos abaixo da Nissan, Mitsu, e Toyota do seu tempo... mas é só mesmo ideia, sem factos concretos...
                          Concordo e não concordo.

                          Concordo pelo facto do importador na altura (GM Europa/Portugal) apenas disponibilizar as versoes basicas designadas de "L" e nunca terem comercializado as "LS" ou "SLX" e quando o fizeram foi tarde de mais, alem de no pre-restyling a versao "SportCab" (4 lugares) nunca ter sido comercializada por ca, enquanto a concorrencia tinham aquelas versoes XPTO e Cabines alongadas (4 lugares)
                          Outro problema foi a imensa falta de identidade do modelo a nivel Mundial "GM style" ( ora era Isuzu, Opel, Chevrolet, etc )

                          Não concordo pois este modelo em determinados paises teve imenso sucesso (ex: Tailandia país com mais Pick-Ups do Mundo) entre outros. Em Portugal em anos 70 e 80 o mercado de pick-ups era dominado por Toyota, Datsun/Nissan e Bedford/Isuzu o qual ainda hoje se vê algumas e nao se queixam.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                            Concordo e não concordo.

                            Concordo pelo facto do importador na altura (GM Europa/Portugal) apenas disponibilizar as versoes basicas designadas de "L" e nunca terem comercializado as "LS" ou "SLX" e quando o fizeram foi tarde de mais, alem de no pre-restyling a versao "SportCab" (4 lugares) nunca ter sido comercializada por ca, enquanto a concorrencia tinham aquelas versoes XPTO e Cabines alongadas (4 lugares)
                            Outro problema foi a imensa falta de identidade do modelo a nivel Mundial "GM style" ( ora era Isuzu, Opel, Chevrolet, etc )

                            Não concordo pois este modelo em determinados paises teve imenso sucesso (ex: Tailandia país com mais Pick-Ups do Mundo) entre outros. Em Portugal em anos 70 e 80 o mercado de pick-ups era dominado por Toyota, Datsun/Nissan e Bedford/Isuzu o qual ainda hoje se vê algumas e nao se queixam.

                            Quando disso aquilo, como referi, sem factos, só "impressões" (que valem o que valem) falava mesmo da "Campo", não da Isuzu KB.
                            Essa vendeu mto por cá...ainda conheço algumas pessoalmente.. (têm um trabalhar mto característico).

                            Curiosamente conheço mais Isuzu dessas que Bedford...
                            Bedford para mim é esta:






                            Grande máquina, ainda hoje mta gente no Douro as prefere... são tanques de guerra!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Deltabiturbo Ver Post
                              Quando disso aquilo, como referi, sem factos, só "impressões" (que valem o que valem) falava mesmo da "Campo", não da Isuzu KB.
                              Essa vendeu mto por cá...ainda conheço algumas pessoalmente.. (têm um trabalhar mto característico).

                              Curiosamente conheço mais Isuzu dessas que Bedford...
                              Bedford para mim é esta:

                              Grande máquina, ainda hoje mta gente no Douro as prefere... são tanques de guerra!
                              Deltabiturbo eu percebi a tua "ideologia"

                              A Isuzu KB é o modelo antecendente à Isuzu / Opel Campo

                              A KB teve dois motores : 1.9 e 2.3 Diesel (este ultimo ainda se aplicou no modelo seguinte até 1990)

                              Essas Bedford TJ sao da antiga era Vauxhall-Bedford Company e nao tem nada de Isuzu

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Deltabiturbo Ver Post
                                A ideia que tenho é que ficava uns furos abaixo da Nissan, Mitsu, e Toyota do seu tempo... mas é só mesmo ideia, sem factos concretos...
                                Mas a verdade é que fica uns furos acima. Conheço as todas!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                                  Mas a verdade é que fica uns furos acima. Conheço as todas!
                                  So mesmo quem tem/teve frotas de pick-up`s fica com essa opinião.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Opel Campo!!! Isso sim é máquina o meu sogro teve uma vendida à pouco tempo mesmo pouco e já ia com meio milhão de kms e quase que até digo que fazia outro meio, que máquina de guerra esse motor tomara muitos moteres recentes terem a durabilidade do Isuzo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Lá por casa andou por mais de 20 anos foi uma da geração anterior, leia-se Isuzu KB que nunca nos deixou ficar mal, apesar de 2 problemas crónicos: qualidade da chapa e baterias pouco duradouras. Como ficou na família continuo a ter um grande carinho por ela e cada vez que a vejo lembro-me do meu muito saudoso Pai (*)



                                      (*)- desculpem a lamechice.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                        Lá por casa andou por mais de 20 anos foi uma da geração anterior, leia-se Isuzu KB que nunca nos deixou ficar mal, apesar de 2 problemas crónicos: qualidade da chapa e baterias pouco duradouras. Como ficou na família continuo a ter um grande carinho por ela e cada vez que a vejo lembro-me do meu muito saudoso Pai (*)



                                        (*)- desculpem a lamechice.
                                        KB



                                        Comentário


                                          #21
                                          Se alguém souber de uma 4x2 cab simples em bom estado que avise. 1997 em diante!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                                            Se alguém souber de uma 4x2 cab simples em bom estado que avise. 1997 em diante!
                                            Estava uma á venda num concessionario desses de beira de estrada perto de Elvas da ultima vez que por lá passei (aí á coisa de 3 meses), não te prometo nada mas em principio no fim de semana que vem vou lá passar, se ainda lá tiver, se quiseres, e se aquilo estiver aberto, posso lá parar e perguntar o preço e ver o estado dela e depois aviso-te por pm. Mas repito, não prometo nada pois ainda não é certo que vá...
                                            Editado pela última vez por Request; 20 July 2014, 20:17.

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                                              Se alguém souber de uma 4x2 cab simples em bom estado que avise. 1997 em diante!
                                              Filipe conheci uma que foi vendida a cerca de meio ano e estava como nova. O dono dela era tão cuidadoso que usava produtos de detalhe para a conservar! Vendeu a um particular e comprou uma nova.

                                              Apenas refiro isto pois maioria das usadas que vejo a venda principalmente Stands estão todas "mascaradas" e tratadas ao longo do tempo sem carinhos ou cuidados. Embora mecanicamente não haja stress, o estado de conservação considero muito importante.

                                              Repara em pormenores como: Farois dianteiros da marca "IKI"", Luz de presença frontal da marca "Valeo" (Made in France), e restantes faróis da marca "Koito".

                                              Vidro frontal "Lamisafe" e restantes da "Temperlite" e claro inícios de sinistros, etc.

                                              Maioria das peças são Made in Japan.

                                              Mecanicamente vê o estado da embraiagem apoios do motor. O modo de aquecimento rápido do motor apenas funciona em dias frios ( abaixo dos 5ºC +/-), o qual se pressionares o botão não vai funcionar. É normal isso.

                                              Se vir alguma em bom estado aviso!

                                              Comentário


                                                #25
                                                A primeira pelo que vi foi repintada. Falta o símbolo no capot, copos dos cubos de rodas e batentes laterais no "para-choques" traseiro. As porcas das rodas foram pintadas e originalmente são cromadas.

                                                A segunda parece manter a pintura original. Falta os copos dos cubos. As pedaleiras estão bastante gastas. (Fácil de substituir)

                                                A ultima parece estar melhorzinha, mas mais uma vez falta os copos dos cubos. Tem os batentes laterais do para-choques traseiro (o que é já raro na maioria).
                                                Há li um interruptor aplicado (?!) e pedaleiras a pedir substituição.

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  qual a diferença do motor da opel campo
                                                  2.5 injeçao direta do motor 2.5 td
                                                  qual deles o melhor?

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Também houve um modelo ISUZU certo?

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      http://www.custojusto.pt/coimbra/tod...ck-up-18646251

                                                      A gasolina?

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Diesel!!

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Esteve em equação a vinda de uma cá para casa.

                                                          Opel Campo vs. Nissan Pickup (Navara) vs. Mitsubishi L200 (na altura chama-se Strada que viria a mudar de nome mais tarde para Strakar [strada+dakar] já que o nome estava registado pela Fiat)

                                                          Ao contrário das outras 2, a Opel Campo não tinha uma versão refinada como a Nissan ou a Mitsubishi. A altura da Opel também era menor, juntamente com o motor (75cv vs. 109cv vs. 104cv) das concorrentes, vidros eléctricos apenas à frente, sem opção de ABS, airbag, tecto de abrir entre outros luxos enormes para carrinhas baseadas em versões básicas para trabalho.

                                                          O argumento mais apelativo era o preço. As nipónicas a rondar a casa dos 5000 contos (25000eur) e a Campo a ficar abaixo do 4000contos (20000eur).

                                                          Como sabem, acabou por ficar a Navara. Pau para toda a obra.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X