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Golf VII 1.6 TDI - Caixa manual ou automática?

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    Golf VII 1.6 TDI - Caixa manual ou automática?

    Boas,

    Irei trocar a minha viatura de serviço por VW Golf VII 1.6 TDI 105 cv. Como extras já definidos vai ter GPS e tecto de abrir.

    A dúvida agora é se escolho a versão com caixa manual (sem ter que pagar nada) ou se escolho a versão com caixa DSG (pondo cerca de 400 eur).

    Qual a vossa opinião? Compensa gastar algum para ter caixa automática? É assim tão vantajosa quanto se diz? O prazo do contrato são 4 anos.


    Se optar pela caixa manual, tenho ainda plafond para colocar, por exemplo, os faróis de xenon.


    Obrigado a todos!

    Pedro

    #2
    Só 400e?

    Mas onde está a dúvida?

    Para além do novo 1.6 TDI estar bem mais agradável face ao antigo, com caixa DSG fica um mimo, nem parece ter apenas 105cv e ser um 1.6l.

    Eu nem pensava muito mais no assunto.

    Vale a pena acredita!

    Comentário


      #3
      Eu também colocaria, principalmente DSG.
      Super suaves e confortáveis de utilizar, em cidade não ha melhor.

      Comentário


        #4
        Eu colocava

        Comentário


          #5
          Eu prefiro de longe colocar o xénon

          Comentário


            #6
            Boa escolha de carro em primeiro lugar segundo nem penses muito nisso por 400€ mete e nem olhes para tras, nao so a caixa é fenomenal como mais tarde te valoriza o carro.

            Comentário


              #7
              É uma escolha que merecia sondagem!

              Sinceramente tenho dificuldade em escolher até porque a dsg não custa apenas mais 400€, nem o xenon só custa isso. Teria que ver as duas opções e o tipo de condutor, trajetos...

              Comentário


                #8
                Eu escolheria a manual. Mas isto sou eu que para mim, carro que é carro tem que ter caixa manual.

                Comentário


                  #9
                  A caixa manual é suave e precisa mas só tem 5 relações. A DSG tem 7 relações e conjugada com o start/stop e o travão de parque automático resulta numa condução ultra relaxada.

                  Chegar ao semáforo, parar, o motor desligar e poder tirar o pé do travão (porque ele ficou travado automaticamente) é de loucos.

                  Depois, quando passa a verde, carregar no acelerador, o motor pegar sozinho, destravar sozinho e "aqui vamos nós, é demente!

                  Conclusão: Se passas bem sem brincar com a caixa, e pode viver sem o dinheiro que a DSG custa, opta pela DSG.

                  Comentário


                    #10
                    Se tens de colocar do teu bolso os 400€, eu preferia a manual...

                    Se for carro para fazer kms em cidade, preferia a caixa auto ao tecto de abrir

                    Eu a comprar o 1.6 era sempre com dsg. Até o motor parece outro.


                    Cump.

                    Comentário


                      #11
                      A resposta óbvia é: SIM!!!

                      O carro fica completamente diferente.

                      Mas convém ponderar a escolha, dado que se trata de uma viatura de serviço, é provável que grande parte dos kms sejam realizados fora da cidade, logo a DSG acaba por não ter tanto relevo na escolha, embora seja indiscutível que torna o conjunto muito mais agradável.
                      Se fizeres muitos kms fora da cidade, optaria antes pelo Xenon, que à noite na AE/EN torna-se bem interessante.

                      Comentário


                        #12
                        Este é daqueles casos em que metia uma DSG.

                        Primeiro porque o carro não era meu. Depois porque não vem de origem com uma caixa de 6v manual.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                          Este é daqueles casos em que metia uma DSG.

                          Primeiro porque o carro não era meu. Depois porque não vem de origem com uma caixa de 6v manual.
                          Em junho já vai ter caixa de 6v e 110cv.

                          Comentário


                            #14
                            A caixa DSG 7, com cárter seco, está longe da qualidade da versão de seis velocidades, com embraiagens banhadas em óleo. Ainda assim, a qualidade de utilização do carro melhor face à versão de caixa manual, principalmente pelo facto de amenizar muito a falta de elasticidade do motor. Ou seja, deixa de se notar que é amorfo nos regimes baixos.

                            Numa questão meramente pessoal, não sei se gastaria 400 euros num equipamento, fosse qual fosse, para um carro que é de serviço.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                              Este é daqueles casos em que metia uma DSG.

                              Primeiro porque o carro não era meu. Depois porque não vem de origem com uma caixa de 6v manual.
                              Por acaso foi o que eu pensei tambem, principalmente a parte do não ser meu, pois a manutenção dessas caixas pelos vistos não é assim tão económica, ainda por cima com preços SIVA...

                              Comentário


                                #16
                                Boa tarde,
                                Pedro, segue a minha humilde opinião:

                                - se é carro para andar mts km por ano em AE /EN, talvez não faça grande diferença ser cx auto/manual
                                - se é carro para andar diariamente no pára-arranca de uma grande cidade, julgo que a cx auto é perfeita para evitar o stress do embraia-desembraia/engata-desengata mudança
                                - se o problema se resumir ao gastar ou não os 400€, será que retirando a opção do tecto de abrir já não seria necessário dar nenhum extra para a ter? Isto porque o TA é um extra giro mas muito poucas vezes utilizado -isto dito por mim, que tive 10 anos um 206 e passava meses sem o abrir apesar de ter cedido à tentação de o incluír nos extras aquando da compra.

                                Cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  A caixa DSG 7, com cárter seco, está longe da qualidade da versão de seis velocidades, com embraiagens banhadas em óleo. Ainda assim, a qualidade de utilização do carro melhor face à versão de caixa manual, principalmente pelo facto de amenizar muito a falta de elasticidade do motor. Ou seja, deixa de se notar que é amorfo nos regimes baixos.

                                  Numa questão meramente pessoal, não sei se gastaria 400 euros num equipamento, fosse qual fosse, para um carro que é de serviço.
                                  A DSG 7 não conheço; mas conheço a DSG 6 no Golf VI e é fantástica. 1000 vezes melhor que a caixa manual numa utilização diária urbana.

                                  Eu nem hesitaria em avançar para a DSG, sobretudo pelas propaladas maravilhas que faz nesse motor 1.6.

                                  Eu sou um fã confesso de caixas auto - apesar de andar actualmente com uma Volvo V70 T5 que deve ter das piores caixas auto do mercado - Geartronic de 5v. Ainda assim, em condução pacata urbana é bastante melhor que uma manual.

                                  A caixa manual do Golf VI, que também conheço, é bastante agradável de usar: tem um bom compromisso entre precisão e suavidade de manuseamento.

                                  Mas melhor do que as opiniões, sugiro fortemente que faças um TD a um Golf manual e outro com a DSG 7. Nada como termos uma opinião fundamentada acerca de escolhas tão importantes como essa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu colocaria o 2.0tdi 150cv

                                    a dsg é porreira... se fazes mto cidade aconselho. o xenon não descuro principalmente porque conduzo muito à noite e em zonas pouco iluminadas.

                                    tenta ver o q te faz mais falta já q não podes optar por td

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu punha a DSG, claramente, ainda pra mais sendo a diferença de apenas 400€.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se fosse fazer muita cidade, punha a DSG, se fosse fazer estrada maioritariamente era o Xenon.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Caixa automática, sempre. E no caso de ser DSG, ainda melhor.

                                          Tenho uma amiga com o Golf TDI 1.6 DSG 7 vel e aquilo é uma beleza a conduzir.

                                          Eu próprio, já torci a orelha por na altura em que comprei o meu carro não ter optado por cx. automática. Armei-me em bom gestor do meu dinheiro e só fiz asneiras. BMW 320d (E91).

                                          Por aqui, tenho um Land Cruiser com caixa automática e aquilo é uma delícia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Caixa DSG.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              Em junho já vai ter caixa de 6v e 110cv.
                                              Agora é só saber se são os Bluemotion ou se as versões "normais" também vão ter esse motor/caixa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                Agora é só saber se são os Bluemotion ou se as versões "normais" também vão ter esse motor/caixa.
                                                Como os bluemotion vão ter os equipamentos confortline e highline, não é um problema

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu tenho um Golf VI com esse motor e a caixa DSG7.

                                                  Foi a melhor opção que fiz.

                                                  Eu, ainda que adepto frenético defensor do xénon, preferia a caixa automática, valoriza muito a qualidade de condução. Faz o que tu queres, quando queres.

                                                  Força nisso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                                                    Eu tenho um Golf VI com esse motor e a caixa DSG7.

                                                    Foi a melhor opção que fiz.

                                                    Eu, ainda que adepto frenético defensor do xénon, preferia a caixa automática, valoriza muito a qualidade de condução. Faz o que tu queres, quando queres.

                                                    Força nisso.

                                                    Não é o mesmo motor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                                      Não é o mesmo motor.
                                                      Nao é so a electronica diferente?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                        A caixa DSG 7, com cárter seco, está longe da qualidade da versão de seis velocidades, com embraiagens banhadas em óleo. Ainda assim, a qualidade de utilização do carro melhor face à versão de caixa manual, principalmente pelo facto de amenizar muito a falta de elasticidade do motor. Ou seja, deixa de se notar que é amorfo nos regimes baixos.

                                                        Numa questão meramente pessoal, não sei se gastaria 400 euros num equipamento, fosse qual fosse, para um carro que é de serviço.
                                                        Qualidade ou fiabilidade?
                                                        Mas num contrato de 48 meses da nem € 10 por mes, o carro é de serviço, mas o beneficio maior, conforto/melhores perfomances é para o utilizador.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          A caixa manual é suave e precisa mas só tem 5 relações. A DSG tem 7 relações e conjugada com o start/stop e o travão de parque automático resulta numa condução ultra relaxada.

                                                          Chegar ao semáforo, parar, o motor desligar e poder tirar o pé do travão (porque ele ficou travado automaticamente) é de loucos.

                                                          Depois, quando passa a verde, carregar no acelerador, o motor pegar sozinho, destravar sozinho e "aqui vamos nós, é demente!

                                                          Conclusão: Se passas bem sem brincar com a caixa, e pode viver sem o dinheiro que a DSG custa, opta pela DSG.
                                                          Não conheço esta versão do Golf, mas dos carros que conheço com cx auto, s/s e travão electrico quando se está parado e tira o pe do travão o carro liga e o travão electrico aciona-se apenas de uma forma automatica quando se desliga o motor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Para fazer hypermiling, a caixa DSG regista piores consumos que a manual, não é ?

                                                            Comentário

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