Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filho vende carro a pai, necessário alterar seguro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Filho vende carro a pai, necessário alterar seguro?

    Estou aqui com uma duvida que o meu mediador de seguros não consegue responder que é o seguinte.

    Vendi à dias um carro ao meu pai, já veio o DUA em nome dele. O carro tinha seguro em meu nome até Junho incluindo danos próprios. O carro pode circular assim, com o seguro em meu nome e o carro em nome do meu pai, ou tem mesmo que se alterar?

    Cumprimentos

    P:S. Era mais facil entender-me com os meus pais em relação ao valor que o seguro ainda tem, que andar atráz do mediador para anular este seguro, fazer um novo para eles, estar à espera do estorno....
    Editado pela última vez por pato; 21 March 2013, 12:19. Razão: P.S. em falta

    #2
    Originalmente Colocado por pato Ver Post
    Estou aqui com uma duvida que o meu mediador de seguros não consegue responder que é o seguinte.

    Vendi à dias um carro ao meu pai, já veio o DUA em nome dele. O carro tinha seguro em meu nome até Junho incluindo danos próprios. O carro pode circular assim, com o seguro em meu nome e o carro em nome do meu pai, ou tem mesmo que se alterar?

    Cumprimentos

    P:S. Era mais facil entender-me com os meus pais em relação ao valor que o seguro ainda tem, que andar atráz do mediador para anular este seguro, fazer um novo para eles, estar à espera do estorno....

    Não necessitas de alterar. Mas em caso de acidente, e no caso da culpa ser dele, quem "paga" o aumento do prémio és tu. E na BD dos seguros fica que a tua "conta" é que teve um acidente.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
      Não necessitas de alterar. Mas em caso de acidente, e no caso da culpa ser dele, quem "paga" o aumento do prémio és tu. E na BD dos seguros fica que a tua "conta" é que teve um acidente.
      Desculpa lá mas acho que não está correcto.
      Tenho quase a certeza que o nome do segurado tem de ser o mesmo do nome que vem no DUA. Acho que não podes ter um seguro no nome de outra pessoa e o carro não estar no nome dessa mesma pessoa.

      Comentário


        #4
        Por acaso tenho essa duvida e para a semana vou fazer inclusivé um seguro em meu nome quando o carro está em nome do meu pai.

        Até agora não houve qualquer entrave e não estou a ver qual é o problema, o seguro tem que segurar o carro nada mais, isto independente do nome em que está o carro.

        Comentário


          #5
          http://forum.autohoje.com/forum-gera...o-veiculo.html

          Dá um salto aqui.
          Pelos vistos é possível mas lê melhor.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
            Desculpa lá mas acho que não está correcto.
            Tenho quase a certeza que o nome do segurado tem de ser o mesmo do nome que vem no DUA. Acho que não podes ter um seguro no nome de outra pessoa e o carro não estar no nome dessa mesma pessoa.
            É possível.
            Na empresa temos vários carros assim.

            Comentário


              #7
              Os dois eternos dilemas com o seguros, esse de o seguro e o carro estarem em mesmo nome e o do seguro estar em nome de outra pessoa e o carro tambem mas andares tu com o carro, eu ja fiz ambos e embora fosse possivel na eventualidade de teres um acidente grave as seguradoras nao fossem elas unhas de fome vão fazer tudo para lavar as mãos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pato Ver Post
                Estou aqui com uma duvida que o meu mediador de seguros não consegue responder que é o seguinte.

                Vendi à dias um carro ao meu pai, já veio o DUA em nome dele. O carro tinha seguro em meu nome até Junho incluindo danos próprios. O carro pode circular assim, com o seguro em meu nome e o carro em nome do meu pai, ou tem mesmo que se alterar?

                Cumprimentos

                P:S. Era mais facil entender-me com os meus pais em relação ao valor que o seguro ainda tem, que andar atráz do mediador para anular este seguro, fazer um novo para eles, estar à espera do estorno....
                Se queres um conselho, o teu pai que faça o seguro em nome dele.

                Comentário


                  #9
                  E no caso em que existe o carro da família? Carro que é partilhado pelos vários membros? Em que nome fica o seguro?
                  As seguradoras mandam-se ao ar? Mas o seguro não foi pago? Na minha óptica pouco interessa quem conduz o carro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                    Não necessitas de alterar. Mas em caso de acidente, e no caso da culpa ser dele, quem "paga" o aumento do prémio és tu. E na BD dos seguros fica que a tua "conta" é que teve um acidente.
                    Tive um carro em nome do meu Pai e na seguradora esteve desde o incio que a condutora habitual do carro era eu. Tanto que ao mudar de carro foi o meu registo como "segurada" que foi avaliado. Sendo que para todos os efeitos eu nunca tinha tido um seguro em meu nome.
                    Deve depender mais de seguradora para seguradra.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                      E no caso em que existe o carro da família? Carro que é partilhado pelos vários membros? Em que nome fica o seguro?
                      As seguradoras mandam-se ao ar? Mas o seguro não foi pago? Na minha óptica pouco interessa quem conduz o carro.
                      Na tua óptica não interessa quem conduz o carro porque não és tu o dono da seguradora. Se gerisses um negócio semelhante irias ver que interessa e muito, quem conduz apesar de as coisas não serem lineares e há muito boa gente com séculos de carta a fazer besteiras a torto e a direito.

                      O valor do seguro/prémio está inerente ao segurado porque para as seguradoras anos de carta e idade contam, e bem.

                      Comentário


                        #12
                        Uma coisa é o titular do seguro, outra coisa é o condutor habitual.......é muito comum em carros de empresa isso acontecer......há uns anos atrás tentei fazer um seguro em nome da minha mulher de um carro registado em meu nome, o mediador disse que era possível, só não me garantiu que não iria ter problemas em caso de acidente, especialmente se o valor do estrago fosse grande........a preguiça morreu perto do rio à sede

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                          Na tua óptica não interessa quem conduz o carro porque não és tu o dono da seguradora. Se gerisses um negócio semelhante irias ver que interessa e muito, quem conduz apesar de as coisas não serem lineares e há muito boa gente com séculos de carta a fazer besteiras a torto e a direito.

                          O valor do seguro/prémio está inerente ao segurado porque para as seguradoras anos de carta e idade contam, e bem.

                          Por isso mesmo, em alguns países, o titular do seguro tem de identificar claramente quem são as pessoas que conduzem habitualmente o carro, fora disso as seguradoras metem-se ao fresco!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                            Por isso mesmo, em alguns países, o titular do seguro tem de identificar claramente quem são as pessoas que conduzem habitualmente o carro, fora disso as seguradoras metem-se ao fresco!
                            Por isso mesmo é que, na maioria dos países minimamente desenvolvidos soco-economicamente, os seguros são feitos quase na sua maioria percentual, sobre o condutor o que faz todo o sentido. Mas em Portugal só se pensa em dinheiro

                            Comentário


                              #15
                              Exacto, as seguradoras nao se importam muito desde que caia la o bem bom, no entanto quando toca a desembolsar é que é pior e ai acredita que vão fazer de tudo para se pisgarem e descartarem-se logo de despesas.

                              Eu nos meus seguros devia estar eu como condutor habitual ou a Maria no entanto isso significaria pagar mais 100 e tal € por carro... deixa la estar no nome do cota que está bem se houver alguma coisa no futuro tou bem preparado para andar as turras com a seguradora.

                              Comentário


                                #16
                                O seguro tem de ser mudado porque qualquer acidente que ocorra vai dar chatice na seguradora.

                                O contrato de seguro foi alterado unilateralmente pelo que a seguradora vai sacudir a água do capote. Eu até penso que em caso de transmissão de propriedade o seguro perde automaticamente validade para a seguradora.

                                Outra situação bem diferente será o exemplo que deram de ter um seguro num nome e o carro noutro, mas aí já o contrato inicial foi feito assim e não alterado a meio sem conhecimento da seguradora.

                                Eu não me fiava...

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma coisa que me causa estranheza é o mediador não saber responder-te a essa questão.

                                  A ideia que tenho é de que o seguro tem de estar no mesmo nome do dono do carro.
                                  Mas pelos comentários que li anteriores ao meu pelos vistos pode não ser assim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O seguro e a propriedade do veículo, podem estar em nomes diferentes.

                                    Neste caso, trata-se de uma venda, e a partir desse momento, o seguro mesmo estando ainda válido até Junho não é transmissível com a venda da viatura.

                                    Ou seja, a partir do momento em que passa a ser o teu pai o proprietário do veículo, situação diferente de aquando da celebração do contrato, o seguro deixa de ser válido, pelo que, a partir do momento em que o carro é do teu pai, e se não foi efectuado novo seguro, não há seguro válido.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                      Tive um carro em nome do meu Pai e na seguradora esteve desde o incio que a condutora habitual do carro era eu. Tanto que ao mudar de carro foi o meu registo como "segurada" que foi avaliado. Sendo que para todos os efeitos eu nunca tinha tido um seguro em meu nome.
                                      Deve depender mais de seguradora para seguradra.

                                      Isso também está correcto, eu não quis foi entrar em detalhes. Pois o facto de não ser o "condutor habitual" faz aumentar o valor do prémio.
                                      Quando vendi o Ibiza, foi à confiança. O carro já estava em nome do novo dono e deixei-o levar o carro "para a terra" com o seuro em meu nome para que ele pudesse levar o carro e dirigir-se à companhia de seguros dele (era fim de semana). Esteve segurado em meu nome por 2 dias apesar do registo estar em nome de outra pessoa.
                                      Editado pela última vez por TommyPT; 21 March 2013, 21:54.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                        O seguro e a propriedade do veículo, podem estar em nomes diferentes.

                                        Neste caso, trata-se de uma venda, e a partir desse momento, o seguro mesmo estando ainda válido até Junho não é transmissível com a venda da viatura.

                                        Ou seja, a partir do momento em que passa a ser o teu pai o proprietário do veículo, situação diferente de aquando da celebração do contrato, o seguro deixa de ser válido, pelo que, a partir do momento em que o carro é do teu pai, e se não foi efectuado novo seguro, não há seguro válido.


                                        Está aqui a resposta.

                                        Portanto e para o autor do tópico, o pai do mesmo, neste momento, está a circular com a viatura sem seguro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Imaginemos o caso em que o pai "oferece" um carro ao filho. O carro está em nome do pai mas quem usa o carro é o filho? Em que nome fica o seguro?

                                          Se pagamos um seguro sobre o carro, o carro deveria esta segurado independentemente do condutor, já se o seguro fosse sobre o condutor a coisa era mais simples e não era pior, de certeza, para as seguradoras.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nao é obrigatorio que o seguro e nome em que está o veiculo sejam os mesmos. O seguro é do carro não da pessoa.

                                            Agora como envolve uma transferencia de propriedade ... já nao sei se altera alguma coisa ... Pessoalmente nao me dava ao trabalho de alterar nada ...

                                            Os carros cá de casa (meus e da mulher) estão todos com seguro em nome do meu Pai porque tem um desconto brutal ... nunca tive nenhum problema.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O seguro pode ficar em nome do pai, visto o carro estar em seu nome.

                                              Poderá indicar como condutor habitual o filho, como salvaguarda, pois em caso de acidente, e tendo o filho menos de 25 anos e/ou carta há menos de 2 anos, e se se vier a verificar que é ele o condutor habitual não estando declarado, a seguradora poderá levantar problemas.

                                              Caso vivam em comunhão, não haverá problema.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                Agora como envolve uma transferencia de propriedade ... já nao sei se altera alguma coisa ... Pessoalmente nao me dava ao trabalho de alterar nada ...
                                                Ao haver uma transferência de propriedade, altera tudo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                  Os carros cá de casa (meus e da mulher) estão todos com seguro em nome do meu Pai porque tem um desconto brutal ... nunca tive nenhum problema.
                                                  Em caso de acidente, e caso o condutor habitual (que seja diferente do tomador do seguro) não esteja devidamente especificado na apólice, e caso haja averiguações pela seguradora, podes ter problemas (muito) sérios.
                                                  Não é tão raro acontecer como se pensa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                    Em caso de acidente, e caso o condutor habitual (que seja diferente do tomador do seguro) não esteja devidamente especificado na apólice, e caso haja averiguações pela seguradora, podes ter problemas (muito) sérios.
                                                    Não é tão raro acontecer como se pensa.
                                                    Isso acontece mais quando são jovens - em idade ou em anos de carta -; mas quando já são ''adultos'', por norma não há problema.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                      Em caso de acidente, e caso o condutor habitual (que seja diferente do tomador do seguro) não esteja devidamente especificado na apólice, e caso haja averiguações pela seguradora, podes ter problemas (muito) sérios.
                                                      Não é tão raro acontecer como se pensa.
                                                      Desconheço qualquer situação dessas ...

                                                      Em caso de acidente o veiculo está segurado pelas condições contratadas ... seja eu a conduzir ... o meu Pai ou o meu vizinho. Tanto que já o usei algumas vezes (infelizmente) ... zero problemas.

                                                      O seguro é do carro.
                                                      Editado pela última vez por SPV; 21 March 2013, 23:26.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MontanelasTDI Ver Post
                                                        Exacto, as seguradoras nao se importam muito desde que caia la o bem bom, no entanto quando toca a desembolsar é que é pior e ai acredita que vão fazer de tudo para se pisgarem e descartarem-se logo de despesas.
                                                        Quando alguém vai fazer um seguro e a seguradora o aceita de boa-fé, não está á espera que essa pessoa tenha mentido.

                                                        Não vai mandar ninguém atrás da pessoa para confirmar quem conduz habitualmente!

                                                        Agora, quando há um acidente, a seguradora resolve pedir averiguação ao acidente, por exemplo, apenas para definição de responsabilidades, e ai se descobre que afinal o condutor habitual é outro, pode haver problemas sim.

                                                        Mas, vamos voltar ao ponto inicial! Ainda te lembras quem mentiu?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                          Desconheço qualquer situação dessas ...

                                                          Em caso de acidente o veiculo está segurado pelas condições contratadas ... seja eu a conduzir ... o meu Pai ou o meu vizinho. Tanto que já o usei algumas vezes (infelizmente) ... zero problemas.

                                                          O seguro é do carro.
                                                          Lá por desconheceres não que dizer nada.

                                                          Garanto-te que é assim, e está definido na Lei. Não tenho aqui os "números", mas posso arranjar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                            O seguro é do carro não da pessoa.
                                                            Não, o seguro é da pessoa e garante a RC que lhe pode ser imputada (á pessoa) decorrente do uso do seu bem (do carro).

                                                            Por isto mesmo é que, quando o bem é alienado e a pessoa deixa de ter interesse no bem, o seguro anula automaticamente ás 24h do dia da alienação.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X