Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1.9 Cdti/jtdm, 1.6 jtdm, 1.3 cdti/jtdm: fiabilidade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor 1.9 Cdti/jtdm, 1.6 jtdm, 1.3 cdti/jtdm: fiabilidade?

    Boas. De momento ando a procura de trocar de carro e, embora me sentisse atraído pelos modelos germânicos do grupo VW, a verdade e que tenho visto negócios bastante interessantes em modelos com os motores diesel 1.3 e 1.9 da sinergia gm/fiat e o 1.6 jtdm da fiat. Claro que os preços se devem em parte a imagem de marca dos carros que os tem, nomeadamente todos os do grupo fiat. Mas como imagem de marca não e algo que me diga muito, gostava de saber a fiabilidade concreta destes motores.

    Dos modelos que tem estes motores tenho fica surpreendido com o preço de alguns em concreto:

    fiat bravo 16/1.9 jtdm
    opel astra gtc 1.3 cdti (comercial)
    alfa romeo 156 1.9jtd (ultima geração)

    O que me faz duvidar da fiabilidade e o preço destes modelos e os supostos bons negócios que se encontram. Não há mt tempo vi um bravo 1.9 de 150cv com 4 anos e 97000 por 9500€. Quando vemos que um golf da mesma idade e potência custa as vez mais 6 ou 7 mil euros, pergunto me se o preço destes veículos e só da imagem de marca ou se tem algo a ver com fiabilidade, consumos, custos de manutenção ou qq outra coisa que me esteja a escapar.

    #2
    Quanto á diferença de preços, penso que seja mesmo pela elevada procura dos Golfs, e muito menos procura pelos Bravo.
    Eu apostava num desses Bravos 1.9/1.6M-JET ou JTD-M são bonitos, fiáveis, económicos...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
      Quanto á diferença de preços, penso que seja mesmo pela elevada procura dos Golfs, e muito menos procura pelos Bravo.
      Eu apostava num desses Bravos 1.9/1.6M-JET ou JTD-M são bonitos, fiáveis, económicos...
      Exacto. Já conduzi um e achei o carro bastante interessante. Acho o bonito e confortável. Admito que o interior e...bem, não e brilhante mas gostei do carro no geral. Agora que ando a procura de carro pesquisei por curiosidade pois achei que andariam fora do meu orçamento quando dei por mim bastante surpreendido.

      Talvez seja só a imagem de marca ou até o estigma no caso no opel de dizerem "vem com motor fiat" mas fica sempre a duvida se hoje em dia são ou não fiáveis estes motores.

      Comentário


        #4
        Desses, tenho em casa um astra 1.3 (sogro)

        Não posso dizer se é ou não fiável, visto que foi comprado com 72 000kms, e agora, passados 2 anos, tem mais 10 000kms. Até a data não deu grandes problemas. (1 bateria e troca da corrente de distribuição). A nível de andamento, abaixo das 2000rpm, não tens carro, pura e simplesmente, não anda. Depois disso, é apenas suficiente. Consumos, anda a volta dos 6.5, mas é sempre carro de voltinhas.

        Cheguei a conduzir algumas vezes um astra 1.9 cdti com 150cvs (empresa), essa sim, já com cerca de 200 000kms. Esse voava! E curiosamente, apesar de passar por uma série de mãos diferentes, e sempre a fundo, nunca deu problemas de monta.

        Comentário


          #5
          Por cá moram dois 1.3 (um de 75cv e outro de 95cv) e até agora nunca deram chatice...

          Comentário


            #6
            Aqui em casa mora um Alfa com o motor 1.9jtd 150cv,172mil km nada a apontar

            Comentário


              #7
              Eu tenho um Fiat Punto de 11/2004 com o 1.3 Multijet, fez esta semana 199000 kms e nada a apontar. Quem me dera que o "resto" do carro se comportasse como o motor.

              Comentário


                #8
                O que ainda não se disse é que os motores 1.3 e 1.9, estatisticamente são mais fiáveis dentro do grupo Fiat do que no grupo Opel. O 1.6 do mesmo grupo tem-se revelado um excelente compromisso.

                Comentário


                  #9
                  O 1.9 150 na Opel "fachabor....! Fugir disso sff

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    O que ainda não se disse é que os motores 1.3 e 1.9, estatisticamente são mais fiáveis dentro do grupo Fiat do que no grupo Opel. O 1.6 do mesmo grupo tem-se revelado um excelente compromisso.
                    Há muito neste forúm que se fala que esses motores montados no Grupo Fiat, utilizam periféricos italianos, que ao contrário dos motores montados nos Opel (e marcas desses grupo), utilizam periféricos alemães e têm sido fonte de para os Opel.
                    Na Fiat onde por vezes levo o carro, o que me relatam é que o histórico de fiabilidade é optimo, ao contrário da Opel que tem sido afectada por problemas "impensáveis" em motores por exemplo com cerca de 30000 kms, etc...!
                    Parto do principio que seja verdade o que me contam e os relatos aqui no forúm, de proprietários Fiat e Opel, com problemas bem diferentes e de gravidade bem maior na Opel.

                    Comentário


                      #11
                      O 1.3 na opel não foi tão fiável quanto na Suzuki e FIAT, é a ideia que tenho.

                      Outro problema que vejo nesse motor é ser tão fraco a baixas rotações.

                      Tentaria escolher outro motor e não falando em modelos, preferia um 1.6HDi ou até o 1.5DCi.

                      O 1.9 é globalmente fiável e o 1.6Jtd penso que também o é.

                      Comentário


                        #12
                        O Fiat Bravo com o 1.6 fica um bom carro por preço super em conta nos mercados de usados, e penso que esse motivo se deve apenas à imagem da FIAT. Acho que neste momento no mercado de usado segmento C os Bravo 1.6 são os melhores negócios.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                          O 1.3 na opel não foi tão fiável quanto na Suzuki e FIAT, é a ideia que tenho.
                          Verdade, pelo menos no Corsa, o Opel tem problemas no volante de motor e na coluna de direcção, e na EGR que entope demasiadas vezes.

                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                          Outro problema que vejo nesse motor é ser tão fraco a baixas rotações.
                          É verdade, o motor tem regimes baixos fraquinhos, e o turbo só enche decentemente a partir das 2000RPM, podes fazer repro e aumentar os débitos em regimes baixos mas vais perder em consumos, no Astra este problema ainda é mais crítico por causa do peso.

                          Comentário


                            #14
                            O meu tio teve um 1.3 cdti corsa de empresa, recebeu com 10 km, (dez).
                            Perto dos 70 mil o turbo foi à vida e quase ia ele que o carro acelerou sozinho.

                            Mas nunca teve chatices com o carro tirando isso.
                            ele faz cerca de 600 km por dia.

                            Comentário


                              #15
                              Allo,

                              Olha tentando ser o mais directo possível e falando com experiência própria, em Setembro de 2005 comprei um punto 1.3 mjet Sound de 70cv novo ao preço do similar a gasolina. Até hoje fiz 205500kms no carro e foi sem dúvida o carro mais fiável que tive até hoje. Com certeza que tenho tido sorte, mas o que é facto é que o carro até hj foi manutenciado sempre de acordo com o plano de manutenção e nunca teve qualquer avaria.
                              Outra coisa que acho importante, em andamento regular e normal (ciclo misto) raramente passa dos 4,5litros/100kms. Faz menos até (muitas vezes passa dos 1000kms por desposito cheio), mas claro que em AE, carregado ou a velocidades "mais elevadas" gasta mais. Contudo em todas as medias calculadas, as que fez 6L/100km ou mais contam-se pelos dedos de uma mão.
                              É a minha experiencia com um carro com um dos motores que falas.

                              Ah, também tive um vectra GTS 1.9 CDTI cá em casa que era carro de trabalho. Foi bom, muito bom mas foi trocado aos 3 anos (cerca de 120kkms), logo não posso afirmar sobre a fiabilidade ao longo do tempo. Fazia Baixíssimos consumos para o segmento, era despachado e levou que me lembre uma "caixa das borboletas" como lhe chamaram na Opel.

                              Resumindo, a experiência real que tive com motores MJET até agora foi sem dúvida que é muito positiva.

                              Ab

                              PeterISEL

                              Comentário


                                #16
                                Aindei 7 anos com o 1.9 jtd 115 CV e posso dizer que além das manutenções normais, só precisou de levar um sensor que custa 30e. O sensor de velocidade da cambota.

                                De resto motor agradável de conduzir, sempre disponível e progressivo até às 4000 rotações ou muito perto disso. Nos últimos 4 anos andava com 180 CV, e nunca se queixou de nada.

                                Bom motor, recomendo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                  O 1.9 150 na Opel "fachabor....! Fugir disso sff

                                  este tipo de comentário são extremamente importantes para o user despistar as suas dúvidas, mas convém no mínimo argumentar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho um Bravo 1.6 JTD 120cv, 68 mil Km, duas revisões. A minha mulher tem um Ypsilon 1.3 95cv, 20 mil Km. Nem óleo mudou, sempre a andar. E, num carro leve como este, anda mesmo bem e não gasta nada.

                                    Opel... um amigo meu tem um Astra GTC 1.9 150cv e teve um colector partido com cerca de 50 mil Km.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Alfa 159 1.9 JTDM
                                      60 mil kms
                                      0 problemas

                                      Na verdade tive dois problemas mas a culpa não foi do motor mas sim do combustível.

                                      1º) Lá para os 30k kms ou menos apareceu uma mensagem no computador de bordo: "água no filtro de combustível"
                                      Fui à Alfa, limparam o filtro e ficou tudo bem.


                                      2º) Pelos 55k kms a luz amarela referente ao sistema de injecção acendeu e teimou em não apagar.
                                      Até que fui abastecer a outra bomba e lá desapareceu o aviso.
                                      Entretanto há um mês esqueci-me e voltei a colocar combustivel na bomba do costume. Quando me aproximei da reserva, voltou a aceder a luz.

                                      Coloquei logo de seguida 40 litros de diesel noutra bomba e nunca mais tive problemas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        tenho um gtc 1.9 cdti, o alternador é a segunda vez ke da stress. o pessoal fala nos perifericos, o alternador do meu é denso (marca japonesa), mas tem uma placa marelli (italiano). Outro problema constante é a egr, 6 em 6 meses tinha ke ser desmontada e lavada, solução desactivar egr. O pessoal ke conheço com o mesmo motor montado nos alfas, a primeira coisa ke fizeram foi desactivar a egr. É um problema comum para kem faz só cidade, com poucos kilometros de AE

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                                          Há muito neste forúm que se fala que esses motores montados no Grupo Fiat, utilizam periféricos italianos, que ao contrário dos motores montados nos Opel (e marcas desses grupo), utilizam periféricos alemães e têm sido fonte de para os Opel.
                                          Na Fiat onde por vezes levo o carro, o que me relatam é que o histórico de fiabilidade é optimo, ao contrário da Opel que tem sido afectada por problemas "impensáveis" em motores por exemplo com cerca de 30000 kms, etc...!
                                          Parto do principio que seja verdade o que me contam e os relatos aqui no forúm, de proprietários Fiat e Opel, com problemas bem diferentes e de gravidade bem maior na Opel.
                                          Essa é também a informação que tenho, a nivel de periféricos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado a todos. De facto a ideia que normalmente se tem é Italiano = a Chatices. Mas pelo que vejo neste caso em particular não é real o que me deixa contente porque de longe os carros italianos são mais interessantes. O bravo por examplo é um carro bastante bonito (mais por fora que por dentro) e bem mais interessante que um Golf, Astra ou Megane normal da mesma altura.

                                            Quanto mais procuro mais fico interessado no Fiat Bravo, principalmente porque dentro do meu orçamento (entre os 5000€ e os 8000€) e de longe a proposta mais interessante. Claro que queria a Gasoleo e o 1.6 parece uma opção equilibrada mas também estou curioso acerca do 1.4 M-Jet de 150cvs. Faço a volta de 180-200 kms por semana pelo que também não é mandatório um carro a gasoleo embora obviamente seja sempre mais economico.

                                            Mas é interessante que o mesmo motor nos grupos diferentes tenha de facto fiabilidade diferente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por scorps Ver Post
                                              Obrigado a todos. De facto a ideia que normalmente se tem é Italiano = a Chatices. Mas pelo que vejo neste caso em particular não é real o que me deixa contente porque de longe os carros italianos são mais interessantes. O bravo por examplo é um carro bastante bonito (mais por fora que por dentro) e bem mais interessante que um Golf, Astra ou Megane normal da mesma altura.Quanto mais procuro mais fico interessado no Fiat Bravo, principalmente porque dentro do meu orçamento (entre os 5000€ e os 8000€) e de longe a proposta mais interessante. Claro que queria a Gasoleo e o 1.6 parece uma opção equilibrada mas também estou curioso acerca do 1.4 M-Jet de 150cvs. Faço a volta de 180-200 kms por semana pelo que também não é mandatório um carro a gasoleo embora obviamente seja sempre mais economico.Mas é interessante que o mesmo motor nos grupos diferentes tenha de facto fiabilidade diferente.
                                              é pá por acaso já tive à procura e não encontro nenhum Fiat Bravo 1.4 a gasolina, usado... Devem ser espécies raras.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nao posso fazer link mas se procures num certo grande banco de usados nacional *hint hint* e procures por fiat bravo e meteres a procura organizada por preco do mais barato po mais caro veras um, bordeaux, 1.4 m-jet logo na primeira pagina. Foi por ver isso que tb fiquei com...bem...o bichinho atras da orelha. lol

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por scorps Ver Post
                                                  Nao posso fazer link mas se procures num certo grande banco de usados nacional *hint hint* e procures por fiat bravo e meteres a procura organizada por preco do mais barato po mais caro veras um, bordeaux, 1.4 m-jet logo na primeira pagina. Foi por ver isso que tb fiquei com...bem...o bichinho atras da orelha. lol
                                                  já o vi, e já sei porque é que não o encontrava, estava a pesquisar carros só a partir de 2008... parece muito porreiro, tem o contra de ser de particular e 150cv????? Deve beber mais que eu...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fiat Bravo 1.4 16V DYNAMIC S , € 7.850, CAMPO VALONGO - Standvirtual vi este e já estava com entusiasmo para o ir ver, mas stands que põe isto: "COM GARANTIA O VALOR ACRESCE 1000 EUROS" para mim são logo eliminados, para além que acho que 7850€ para este carro já é muito, então com mais os 1000€ da garantia fica ao preço de um a gasóleo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      truque e chegar la e dizeres o teu preço. Se eles querem, querem. Senao, siga. Da maneira que os stands andam as moscas, baixam os preços e sao muito menos esquisitos com muito maior facilidade.

                                                      o de 150cv pelo que consegui ver bebe a volta dos 9 a 10 sem preocupaçao. Mas como se sabe isto e sempre relativo. Conheço pessoas com carros iquais com consumos drasticament diferentes. Se andarem a volta dos 9 litros nao e exagerado para o carro pois e mais ou menos o mesmo to 1,4 tsi da vw e dos 1.6 thp do grup psa. Questao e: sera que gasta so 9 e sera que dura?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Durar acredito que dure agora mater um carro que bebe 9/10l 100km é que já não é para todos (pelo menos pra mim não é de certeza)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          opa, pessoalmente a nivel de kms estou naquele patamar que nao faz assim mta diferença. faço no maximo 25 kms por dia...nao e mt. Alias, tenho um carro velho (Ford Fiesta de 1997 1.8D comercial com 378mil km) que me gasta 9 a 10 litros aos cem (tenho o pe pesado e ando sempre atrasado e o carro nao anda por isso...) que nao me consome assim tao menos e nao fara assim tanta differença. dai que diesel e prioritario mas nao tanto como em alguem que faça 100kms por dia por exemplo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um Corsa 5 lugares 1.3 CDTI é um carro bastante equilibrado. Já experimentei e gostei da resposta nas voltinhas por cidade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X