Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Garantia de um usado, sem pré-acordo assinado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Garantia de um usado, sem pré-acordo assinado

    Olá a todos,

    Há relativamente pouco tempo fui buscar uma viatura a um stand que anunciava um valor de uma carrinha negociável mediante existência de garantia ou não.

    Adquiri a viatura sem garantia. Quando a fui buscar, o carro teve dificuldade em pegar, ao que ele alegou que o mesmo estava com pouca bateria mas que iria ser carregada na viagem de regresso a Lisboa (estava em Viseu). Pois bem, carregou e a carrinha pegava depois da viagem, mas no próprio dia... No dia seguinte, claro está, não pegou, bateria é mentira!

    Fiei-me, é verdade, talvez ingenuidade minha, admito. Acontece que agora ele não me atende o telemóvel e a brincadeira vai-me sair por mais uns cento e poucos euros porque a bateria (se não for o alternador) morreu.

    Como posso proceder, se há que há forma de se dar seguimento a isto?

    Obrigado desde já.

    Cumprimentos,

    Fellix

    #2
    embora eu discorde 100% da técnica de vender sem garantia, não percebo o teu problema uma vez que o aceitaste

    speccy

    Originalmente Colocado por Fellix Ver Post
    Olá a todos,

    Há relativamente pouco tempo fui buscar uma viatura a um stand que anunciava um valor de uma carrinha negociável mediante existência de garantia ou não.

    Adquiri a viatura sem garantia. Quando a fui buscar, o carro teve dificuldade em pegar, ao que ele alegou que o mesmo estava com pouca bateria mas que iria ser carregada na viagem de regresso a Lisboa (estava em Viseu). Pois bem, carregou e a carrinha pegava depois da viagem, mas no próprio dia... No dia seguinte, claro está, não pegou, bateria é mentira!

    Fiei-me, é verdade, talvez ingenuidade minha, admito. Acontece que agora ele não me atende o telemóvel e a brincadeira vai-me sair por mais uns cento e poucos euros porque a bateria (se não for o alternador) morreu.

    Como posso proceder, se há que há forma de se dar seguimento a isto?

    Obrigado desde já.

    Cumprimentos,

    Fellix

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Fellix Ver Post
      Olá a todos,

      Há relativamente pouco tempo fui buscar uma viatura a um stand que anunciava um valor de uma carrinha negociável mediante existência de garantia ou não.

      Adquiri a viatura sem garantia. Quando a fui buscar, o carro teve dificuldade em pegar, ao que ele alegou que o mesmo estava com pouca bateria mas que iria ser carregada na viagem de regresso a Lisboa (estava em Viseu). Pois bem, carregou e a carrinha pegava depois da viagem, mas no próprio dia... No dia seguinte, claro está, não pegou, bateria é mentira!

      Fiei-me, é verdade, talvez ingenuidade minha, admito. Acontece que agora ele não me atende o telemóvel e a brincadeira vai-me sair por mais uns cento e poucos euros porque a bateria (se não for o alternador) morreu.

      Como posso proceder, se há que há forma de se dar seguimento a isto?

      Obrigado desde já.

      Cumprimentos,

      Fellix
      Boas, tambem estava a pensar comprar carro usado sem garantia e estava meio receoso sobre isso, mas agora ao ler isto, fiquei mesmo de pé atras.. comprar carro usado é dificil e nao se deve facilitar, mas o melhor que tens a fazer e sei que é chato é, que ja que ele nao te atende é ir mesmo pessoalmente ao stand tirar satisfaçoes, nao sei se resolve alguma coisa, pois foi vendido sem garantia.. ja agora qual era o carro, modelo, ano e isso?

      desejo te a maior sorte pra que consigas resolver isso numa boa

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por speccy Ver Post
        embora eu discorde 100% da técnica de vender sem garantia, não percebo o teu problema uma vez que o aceitaste

        speccy
        Isso de vender sem garantia, mesmo com acordo das partes, não sei se será ilegal.........se assim for o contrato sem garantia não terá validade.

        Comentário


          #5
          Foi desconhecimento meu pois não sabia que os stands eram obrigados por lei a dar garantia. Nenhum documento foi assinado, foi um acordo "moral", até porque disse-me para lhe ligar se alguma coisa corresse mal. Não havendo nenhum documento assinado alegando a ausência de garantia, devo assumir então que, por lei, por omissão, deveria então vir com 2 anos de garantia, não?

          O modelo é uma Ford Galaxy 1.9 TDI de 2000

          Vou continuar a tentar. Veremos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fellix Ver Post
            Foi desconhecimento meu pois não sabia que os stands eram obrigados por lei a dar garantia. Nenhum documento foi assinado, foi um acordo "moral", até porque disse-me para lhe ligar se alguma coisa corresse mal. Não havendo nenhum documento assinado alegando a ausência de garantia, devo assumir então que, por lei, por omissão, deveria então vir com 2 anos de garantia, não?

            O modelo é uma Ford Galaxy 1.9 TDI de 2000




            Vou continuar a tentar. Veremos.

            sobre garantias ve este post: http://forum.autohoje.com/forum-gera...tia-stand.html

            Comentário


              #7
              Andam a vender carros usados com a bateria em baixo?
              Isto está bonito,está!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BlackxxBird Ver Post
                Isso de vender sem garantia, mesmo com acordo das partes, não sei se será ilegal.........se assim for o contrato sem garantia não terá validade.
                Nao tem mesmo, nao se pode comprar carros sem garantia, o produto tem sempre garantia pelo que neste caso o carro têm 2 anos de garantia legalmente.

                O pior aqui é que para fazer valer a garantia, e ja que o vendedor demonstrou nao quer saber, so com advogados e tribunal, pelo que ira ficar consideravelmente mais caro que mudar a bateria, ou seja: o user que mude a bateria e nao compre mais carros sem garantia, para alem de ver bem se o carro nao tem problemas mais graves do que a bateria.


                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                Andam a vender carros usados com a bateria em baixo?
                Isto está bonito,está!
                A pergunta é: hoje em dia, com carros parados meses, ha algum com bateria? O que os stands fazem é recarregar a bateria, quando assim é possivel, pelo que é uma questao de tempo ate ela falhar, se falarmos de carros com bateria de origem...

                Comentário


                  #9
                  claro que é ilegal, mas eu referi-me a uma coisa que para mim vale mais que os contratos e que qualquer lei : a palavra

                  comprou sem garantia para usufruir de um valor menor: agora só deve assumir

                  ir em cima do vendedor só porque a lei lho permite não é(ra) para mim

                  mas que o pode fazer pode, não restem dúvidas disso

                  speccy

                  Originalmente Colocado por BlackxxBird Ver Post
                  Isso de vender sem garantia, mesmo com acordo das partes, não sei se será ilegal.........se assim for o contrato sem garantia não terá validade.

                  Comentário


                    #10
                    Aqui o problema parece-me ser so a bateria , coisa facil de resolver . Os carros usados com garantia existem mas na realidade virtual porque na realidade nao funciona quanto mais para um carro do ano 2000 , a propria marca so da 2 anos de garantia e com muitos "ses" quando comprado novo e depois os "outros" numa futura venda tinham de dar garantia ? isto nem sequer faz sentido. Processos desses estao os tribunais cheios a espera de resoluçao. Quem compra usado ja sabe o pode acontecer . Quando compro usado tenho consciencia do risco que corro.

                    Comentário


                      #11
                      Apesar dos tribunais estarem atolados de processos desses e de demorarem bastante a ser resolvidos, resolvem-se e quando o comprador tem razão, só tem a beneficiar em reclamar... Eu nao tenho a certeza, mas pelo que já li de noticias da DECO todas as entidades profissionais são obrigadas a dar uma garantia do produto que vendem, agora a duração da garantia eu não sei, mas penso que entre 1 a 2 anos... Sendo que 1 ano parece-me mais provável. No entanto, no sector automóvel existe sempre o grande problema de que os stands tem muitas das vezes a folha de registo automovel, assinada pelo antigo proprietario do carro, ou seja perante as finanças, e para todos os efeitos, foi efectuada uma compra e venda entre dois particulares... Ou seja, adeus garantia do stand obrigatória por lei... Das duas vezes que comprei carros em stands foi isto qe se passou... Eu assinei uma folha de registo de propriedade que tava já assinada pelo antigo dono do carro...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                        Aqui o problema parece-me ser so a bateria , coisa facil de resolver . Os carros usados com garantia existem mas na realidade virtual porque na realidade nao funciona quanto mais para um carro do ano 2000 , a propria marca so da 2 anos de garantia e com muitos "ses" quando comprado novo e depois os "outros" numa futura venda tinham de dar garantia ? isto nem sequer faz sentido. Processos desses estao os tribunais cheios a espera de resoluçao. Quem compra usado ja sabe o pode acontecer . Quando compro usado tenho consciencia do risco que corro.
                        Pode nao fazer, mas é de lei qualquer stand dar garantia.

                        E isso das garantias nao funcionarem é um mito, eu ja tive de usar a garantia de um carro comprado usado e sem problemas, ca em casa ja se usou uma extensao de garantia... sem problemas, para alem de ja se ter usado a garantia de um novo. No meu caso o problema sao os carros darem problemas

                        Originalmente Colocado por Xeio Ver Post
                        Apesar dos tribunais estarem atolados de processos desses e de demorarem bastante a ser resolvidos, resolvem-se e quando o comprador tem razão, só tem a beneficiar em reclamar... Eu nao tenho a certeza, mas pelo que já li de noticias da DECO todas as entidades profissionais são obrigadas a dar uma garantia do produto que vendem, agora a duração da garantia eu não sei, mas penso que entre 1 a 2 anos... Sendo que 1 ano parece-me mais provável. No entanto, no sector automóvel existe sempre o grande problema de que os stands tem muitas das vezes a folha de registo automovel, assinada pelo antigo proprietario do carro, ou seja perante as finanças, e para todos os efeitos, foi efectuada uma compra e venda entre dois particulares... Ou seja, adeus garantia do stand obrigatória por lei... Das duas vezes que comprei carros em stands foi isto qe se passou... Eu assinei uma folha de registo de propriedade que tava já assinada pelo antigo dono do carro...
                        Isso é um tema interessante, e tive cuidado de ver bem essa situaçao quando comprei a minha carrinha e era algo que me fazia logo desistir do negocio exactamente pelas responsabilidades legais que isso implica. E nao sei ate que ponto isso nao continua a ser uma compra feita num stand sendo que o stand tera na mesma de cumprir a lei...
                        Editado pela última vez por Drifter; 01 April 2013, 19:27.

                        Comentário


                          #13
                          E vamos partir do inicio que em boa prática, no tempo em que o Stand tem o carro do particular, lhe vai pagando o IUC, para não ter depois mais juros que outra coisa para pagar...

                          Confiei uma vez, e queimei uns 200€, de uns 40€ de IUC que o Stand não pagou, e entretanto entrou em insolvência... Para a próxima, já vou atento quando vender o meu carro...

                          Comentário


                            #14
                            Não há vergonha por parte de muitos (cada vez mais) stands a vender garantias em separado do preço do carro. Onde anda a ASAE?

                            Por outro lado, também não há vergonha dos particulares a vender carros a preço de stand, ou talvez vá dar tudo ao mesmo, já que muitos stands fazem a venda directa entre vendedor e comprador...

                            Quanto ao caso em concreto. Se eu compro um carro mais barato por não ter garantia terei que me sujeitar, até porque provavelmente a garantia não iria cobrir uma bateria. Se se verificasse um problema grave no carro, o questão poderia ser outra, e eu iria podir a devolução ou troca.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TECH123 Ver Post
                              E vamos partir do inicio que em boa prática, no tempo em que o Stand tem o carro do particular, lhe vai pagando o IUC, para não ter depois mais juros que outra coisa para pagar...

                              Confiei uma vez, e queimei uns 200€, de uns 40€ de IUC que o Stand não pagou, e entretanto entrou em insolvência... Para a próxima, já vou atento quando vender o meu carro...

                              Mas essa pratica tambem pode dar raia nos stand, isto dito-me por um dono de um stand no Algarve:

                              O homem tinha la um MB C220 CDI de 2002, comprou o carro ao particular mas nao mudou o registo para seu nome, ora o carro tinha em cima uma penhora, o dono do stand nao sabia ate um dia parecerem la uns agentes (ja nao me lembro se ele disse da GNR ou da ASAE). Resultado, nao pode vender o carro e gastou dinheiro em compra-lo.

                              Comentário


                                #16
                                Tens algum documento de venda, tipo factura do stand?

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema da bateria é simples..

                                  a bateria pode ter morrido devido ao tempo de paragem e ao frio ..

                                  no entanto, ha casos em que a bateria começando a ser usada numa base diária recupera por mais uns tempos.

                                  Mas, a bateria é material de desgaste.. nem é coberto em garantia em diversos casos. Por isso. Se a poupança de preço foi significativa, sao os ossos do oficio e é meter bateria nova e seguir em frente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    Mas essa pratica tambem pode dar raia nos stand, isto dito-me por um dono de um stand no Algarve:

                                    O homem tinha la um MB C220 CDI de 2002, comprou o carro ao particular mas nao mudou o registo para seu nome, ora o carro tinha em cima uma penhora, o dono do stand nao sabia ate um dia parecerem la uns agentes (ja nao me lembro se ele disse da GNR ou da ASAE). Resultado, nao pode vender o carro e gastou dinheiro em compra-lo.
                                    Na altura fui eu burro, visto que é como dizes, pode dar para os dois lados... Visto assim, não entendo porque o vendedor não mudou o DUA da melhor forma para se precaver, era melhor para toda a gente, mas, por alguma coisa aquilo fechou...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boa noite a todos.

                                      Antes de mais, obrigado pelas respostas.

                                      Continuo sem conseguir falar com a pessoa. No meu caso, tal como já foi aqui falado, não assinei mais nada além do documento de compra e venda habitual em que já vinha assinado pelo anterior proprietário. Tenho, de facto, um autocolante do stand "Balulauto" que ele colou na parte de trás da carrinha sem sequer me consultar.

                                      Acontece que de mecânica sou leigo na matéria. Já vi que a bateria é de 12v e de 95Ah 800A. Das duas, uma, ou peço ao meu mecânico para me vir cá tratar do assunto, já que o raio do chaço pesa 2 toneladas e não consigo pega-la de empurrão, ou então tento eu montar a bateria. Seria, no mínimo, interessante. Além de provavelmente não ter as ferramentas para o efeito.

                                      Vivendo e aprendendo....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fellix Ver Post
                                        Boa noite a todos.

                                        Antes de mais, obrigado pelas respostas.

                                        Continuo sem conseguir falar com a pessoa. No meu caso, tal como já foi aqui falado, não assinei mais nada além do documento de compra e venda habitual em que já vinha assinado pelo anterior proprietário. Tenho, de facto, um autocolante do stand "Balulauto" que ele colou na parte de trás da carrinha sem sequer me consultar.

                                        Acontece que de mecânica sou leigo na matéria. Já vi que a bateria é de 12v e de 95Ah 800A. Das duas, uma, ou peço ao meu mecânico para me vir cá tratar do assunto, já que o raio do chaço pesa 2 toneladas e não consigo pega-la de empurrão, ou então tento eu montar a bateria. Seria, no mínimo, interessante. Além de provavelmente não ter as ferramentas para o efeito.

                                        Vivendo e aprendendo....
                                        Podes fazer pressão junto do stand, acho que não perdes nada, mas sem qualquer tipo de documento do stand, parece-me um caso perdido à nascença. Coloca a bateria nova e retira o melhor desta situação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por speccy Ver Post
                                          claro que é ilegal, mas eu referi-me a uma coisa que para mim vale mais que os contratos e que qualquer lei : a palavra

                                          comprou sem garantia para usufruir de um valor menor: agora só deve assumir

                                          ir em cima do vendedor só porque a lei lho permite não é(ra) para mim

                                          mas que o pode fazer pode, não restem dúvidas disso

                                          speccy
                                          Concordo contigo.
                                          Além do mais, a bateria, sendo uma peça de desgaste, até será complicado accionar a garantia.

                                          Claro que o vendedor também deveria ter informado melhor o cliente, em relação à garantia!
                                          E, o cliente também se deveria informar deste "pormaior" bastante importante....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fellix Ver Post
                                            Olá a todos,

                                            Há relativamente pouco tempo fui buscar uma viatura a um stand que anunciava um valor de uma carrinha negociável mediante existência de garantia ou não.

                                            Adquiri a viatura sem garantia. Quando a fui buscar, o carro teve dificuldade em pegar, ao que ele alegou que o mesmo estava com pouca bateria mas que iria ser carregada na viagem de regresso a Lisboa (estava em Viseu). Pois bem, carregou e a carrinha pegava depois da viagem, mas no próprio dia... No dia seguinte, claro está, não pegou, bateria é mentira!

                                            Fiei-me, é verdade, talvez ingenuidade minha, admito. Acontece que agora ele não me atende o telemóvel e a brincadeira vai-me sair por mais uns cento e poucos euros porque a bateria (se não for o alternador) morreu.

                                            Como posso proceder, se há que há forma de se dar seguimento a isto?

                                            Obrigado desde já.

                                            Cumprimentos,

                                            Fellix
                                            Já tentas-te carregar a bateria (com um carregador)?!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom dia,

                                              Por acaso não tentei carregar a bateria com um carregador, até porque também não tenho nenhum.

                                              Vou provavelmente recorrer à força de mais um par de mãos a ver se a pego de empurrão, já que a rua tem um ligeiro declive. Assim talvez já me consiga safar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se for só a bateria estás tu bem. Que carro é que é e que bateria é ? Compram-se baterias baratas desde que não seja com muita potência.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  TerranoII, é uma Ford Galaxy 1.9 TDI de 2000

                                                  A bateria que lá está é uma da norauto de 12v 95Ah 800A

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E qual é o problema da bateria ter morrido?

                                                    Querias caviar ao preço do tremoço?

                                                    Quando te fundir uma lâmpada também vais a correr chorar para o stand ta trocar?

                                                    Aceitaste comprar um veículo sem garantia, ainda por cima isso é uma "peça" de desgaste e agora estás a voltar com a tua palavra atrás.

                                                    Fazer negócio contigo é o mesmo que vender um chocolate a um miúdo de 5 anos. Pode chegar a casa e arrepender-se.

                                                    Façam-se homens e assumam os vossos compromissos e palavra.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fellix Ver Post
                                                      TerranoII, é uma Ford Galaxy 1.9 TDI de 2000

                                                      A bateria que lá está é uma da norauto de 12v 95Ah 800A

                                                      A Galaxy leva uma bateria tão potente ? Já viste no livro do carro se é a bateria correta ? Digo isto porque tenho um carro com motor 2.7 e no manual recomenda uma de 90 A. Em todo o caso recomendo que compres uma marca branca. Não me tenho dado mal, apesar que comprei uma á um mês que é da FIAMM de 100 Ah e 720A e custou 125 € já com IVA na Centrauto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ninguém está a voltar atrás, no entanto ele induziu-me em erro ao afirmar que a bateria estava boa e que tinha apenas descarregado. Se me tivesse dito que ela precisava de ser substituida, tinha ou negociado o valor ou entao tinha recuado. Uma bateria nova em condições são 150 euros.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Fellix Ver Post
                                                          Ninguém está a voltar atrás, no entanto ele induziu-me em erro ao afirmar que a bateria estava boa e que tinha apenas descarregado. Se me tivesse dito que ela precisava de ser substituida, tinha ou negociado o valor ou entao tinha recuado. Uma bateria nova em condições são 150 euros.
                                                          Nessa parte tens razão, mas foste ingénuo. Normalmente uma bateria quando descarrega totalmente rara vezes recupera a 100%.

                                                          Não percebes nada de mecânica? Pronto compreendo, mas agora não te andes a chatear com isso. Não precisas de meter uma de 150€. Mete uma de marca branca que tens garantia de 2 anos e se ela avariar sempre a podes trocar sem custos. Arranjam-se entre os 80-90€ dessa amparelhagem que precisas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fellix Ver Post
                                                            Ninguém está a voltar atrás, no entanto ele induziu-me em erro ao afirmar que a bateria estava boa e que tinha apenas descarregado. Se me tivesse dito que ela precisava de ser substituida, tinha ou negociado o valor ou entao tinha recuado. Uma bateria nova em condições são 150 euros.
                                                            Mas já falaste com o stand?
                                                            Tentaste quantas vezes?
                                                            O stand não tem email?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X