Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É ultrapassagem ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    É ultrapassagem ou não?

    Ia eu pela A2 para o fogueteiro pachorreiramente pela faixa da direita a 120 km,como manda as regras,quando me começo a aproximar de um de muitos idiotas que têm medo das bermas,e circulam pela do meio,e ainda por cima numa velocidade baixa.O que é que eu posso fazer legalmente?contínuo no meu caminho a ultrapassá-lo pela direita,ou tenho de me desviar duas faixas para a esquerda para poder passar por esse anormal sem o perigo ser multado?

    #2
    Desviar e ultrapassar pela esquerda

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
      Ia eu pela A2 para o fogueteiro pachorreiramente pela faixa da direita a 120 km,como manda as regras,quando me começo a aproximar de um de muitos idiotas que têm medo das bermas,e circulam pela do meio,e ainda por cima numa velocidade baixa.O que é que eu posso fazer legalmente?contínuo no meu caminho a ultrapassá-lo pela direita,ou tenho de me desviar duas faixas para a esquerda para poder passar por esse anormal sem o perigo ser multado?

      http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...rapassagem.pdf

      No entanto , eu mantenho as minhas reservas .

      Comentário


        #4
        Ora...retiro esta parte do código.

        Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da
        direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsito
        ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da
        marcha dos veículos que o precedem.
        No entanto, é comum isso acontecer, ao que normalmente não há problema a não ser que assim que passes o veiculo te coloques à frente do mesmo (ou seja, estarias a ultrapassar pela direita), neste caso, ao passares por ele até é considerado ultrapassagem mas estás basicamente a seguir o teu caminho.

        Estariam os dois em contra-ordenação visto que o condutor é obrigado a deslocar-se na via mais à direita seja a que velocidade for (em caso de AE não esquecer que há limites minimos de velocidade) e neste caso o outro não o está a fazer e tu és obrigado a ultrapassar o mesmo, quer seja pela esquerda ou pela direita, sendo que tu estando a circular pela direita, estás correcto.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
          http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...rapassagem.pdf

          No entanto , eu mantenho as minhas reservas .
          Pois também mantenho as minhas reservas, até porque o CE obriga a circular pela direita e não havendo necessidade de ultrapassar nenhuma viatura que que encontra à nossa frente (na mesma faixa), não há necessidade de executar manobra alguma.

          Se os idiotas se lembrassem de circular na faixa mais à esquerda a 100k/h? Já vi muitos a fazer isto....

          Comentário


            #6
            Dar luzes e entrar em "litígio com eles" depois ficas tu com a fama de artista, mas eu faço isso e não quero saber. Mais uns que vivem na sua ignorância. A faixa da direita é para os camiões
            Nesse caso ainda tinhas outra faixa mas nalguns casos são só duas e o pessoal vai completamente a dormir...espelhos retrovisores ??? que é isso ?

            Comentário


              #7
              É sempre uma situação complicada.

              O CE indica que se forem em AE é ultrapassagem.
              Mas desviar 2 vias para a esquerda e voltar 2 vias para a direita pode ser uma manobra perigosa.

              Deveria haver duas definições bem explícitas. Ultrapassar (implica pelo menos uma mudança de via) e Passar (não muda de via).

              Se alguém vai no meio e muda para a direita, ultrapassou pela direita. Mas se fosse pela direita e não mudar de faixa estaria simplesmente a passar.
              A policia caso visse alguém a passar pela direita apenas significaria que o carro que circula no meio não está a cumprir a necessidade de circular à direita e deveria ser o único multado.

              Comentário


                #8
                Já agora

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                  Já agora

                  Digam isso ao policia que me deu uma prenda de 120€ por uma atitude igual.

                  Pelo menos tiveram a decencia de multar tambem o carro que ia na faixa do meio.

                  Comentário


                    #10
                    Depende da disposição, mas normalmente sigo na minha faixa (direita) ou então ultrapasso pela esquerda mas com a mão na buzina.

                    Comentário


                      #11
                      O tipo que vai na faixa do meio é quem vai (ou devia) ir a a ultrapassar, tu vais na faixa correcta - a faixa da direita - e não tens culpa se alguns não sabem ir em auto-estrada e vão na faixa do meio de Lisboa ao Porto...

                      Comentário


                        #12
                        Penso que o Código diz para circular sempre na faixa mais à direita (excepção feita quando temos de circular numa determinada faixa para seguir uma determinada direcção). As faixas mais à esquerda penso que sirvam só para ultrapassagens. Ou seja, se houver pessoal que vai "a pastar" na faixa do meio e/ou na da esquerda e nós circularmos mais rápido pela direita penso que os outros é que vão mal posicionados e que isso não pode ser considerado ultrapassagem.

                        Atenção: Eu digo isto, mas só conduzo em cidade (muito raramente em AE). Não levem a mal se o que eu escrevi estiver errado. Penso que estamos aqui (no fórum) também para aprender!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                          Dar luzes e entrar em "litígio com eles" depois ficas tu com a fama de artista, mas eu faço isso e não quero saber. Mais uns que vivem na sua ignorância. A faixa da direita é para os camiões
                          Nesse caso ainda tinhas outra faixa mas nalguns casos são só duas e o pessoal vai completamente a dormir...espelhos retrovisores ??? que é isso ?
                          Eu já te estou a imaginar, mal entras na AE tentas conter o fato de haver carros a esquerda a velocidades baixas e sem ninguém à direita, passaste e la vai o golf a ultrapassar pela direita.
                          :D

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                            Eu já te estou a imaginar, mal entras na AE tentas conter o fato de haver carros a esquerda a velocidades baixas e sem ninguém à direita, passaste e la vai o golf a ultrapassar pela direita.
                            :D
                            Não ... eu dou luzes para que saiam da frente e ver que estão mal posicionados, mesmo assim ainda aguardo uns 30 segundos atrás do carro antes de efetuar alguma coisa. Muito mas mesmo muito raramente ultrapasso pela direita para não dizer nunca. Se algo correr mal aos olhos da lei sou o infrator.

                            Comentário


                              #15
                              Por acaso eu, que sou do tempo das divertidas estradas do antigamente e acho as AE's uma valente seca, divirto-me imenso a "varrer" aquilo tudo de cada vez que ultrapasso.

                              Divirto-me como se estivesse numa daquelas perseguições à filme americano... E nem sequer posso ser multado por isso!

                              Edit:
                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                              Não ... eu dou luzes para que saiam da frente e ver que estão mal posicionados, mesmo assim ainda aguardo uns 30 segundos atrás do carro antes de efetuar alguma coisa. Muito mas mesmo muito raramente ultrapasso pela direita para não dizer nunca. Se algo correr mal aos olhos da lei sou o infrator.
                              Também nunca passo pela direita porque, lá está, levar com uma multa tem pouco de divertido.
                              Editado pela última vez por Jbranco; 02 April 2013, 11:03.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                Por acaso eu, que sou do tempo das divertidas estradas do antigamente e acho as AE's uma valente seca, divirto-me imenso a "varrer" aquilo tudo de cada vez que ultrapasso.

                                Divirto-me como se estivesse numa daquelas perseguições à filme americano... E nem sequer posso ser multado por isso!

                                Edit:Também nunca passo pela direita porque, lá está, levar com uma multa tem pouco de divertido.

                                eu então abomino estradas nacionais .... porque simplesmente não tenho tempo para lá andar

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                  Não ... eu dou luzes para que saiam da frente e ver que estão mal posicionados, mesmo assim ainda aguardo uns 30 segundos atrás do carro antes de efetuar alguma coisa. Muito mas mesmo muito raramente ultrapasso pela direita para não dizer nunca. Se algo correr mal aos olhos da lei sou o infrator.
                                  Muito bem, és ca dos meus.
                                  Foi só um teste para te entregar ao rucsantos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A opinião de um advogado PÚBLICO.PT - Ultrapassar pela direita?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Normalmente eu mantenho-me na direita passando todos os que estão no meio... Até hoje nunca fui multado, mas sei que isso pode acontecer.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                        A opinião de um advogado PÚBLICO.PT - Ultrapassar pela direita?
                                        Para o advogado é bom dizer isso porque ainda ganha algum quando tiver de ir a tribunal defender isso, para quem passou pela direita é que é uma maçada.

                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        eu então abomino estradas nacionais .... porque simplesmente não tenho tempo para lá andar
                                        A emoção que era ir à Arruda jantar ao Fuso, só por causa da estrada... Agora é entrar na AE e... Tédio!

                                        Edit: O tempo não variava muito porque nesse tempo havia menos transito e a malta conduzia como se não existisse amanhã. Às vezes até se conseguia andar mais depressa do que hoje nas AE, porque haviam menos brigadas.
                                        Editado pela última vez por Jbranco; 02 April 2013, 11:18.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                          Normalmente eu mantenho-me na direita passando todos os que estão no meio... Até hoje nunca fui multado, mas sei que isso pode acontecer.
                                          Já nem falo da multa, mas no caso de um reação menos pensada do condutor que vais ultrapasar pela direita e no caso de colisão és tu o culpado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                            A emoção que era ir à Arruda jantar ao Fuso, só por causa da estrada... Agora é entrar na AE e... Tédio!
                                            Edit: O tempo não variava muito porque nesse tempo havia menos transito e a malta conduzia como se não existisse amanhã. Às vezes até se conseguia andar mais depressa do que hoje nas AE, porque haviam menos brigadas.
                                            Por acasso conheço mas da vez que lá fui nem foi por nacional nem por AE

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                              Já nem falo da multa, mas no caso de um reação menos pensada do condutor que vais ultrapasar pela direita e no caso de colisão és tu o culpado.
                                              Não tenho tanta certeza disso. Se estiver à direita de um carro, numa AE e ele decidir mudar de via e bater-me, quem tem culpa é ele... Quando muito eu pago a multa de estar a passar pela direita...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                Já nem falo da multa, mas no caso de um reação menos pensada do condutor que vais ultrapasar pela direita e no caso de colisão és tu o culpado.
                                                Teoricamente...na prática seria o outro que estaria a mudar de faixa e provavelmente sem sinalização....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                  A opinião de um advogado PÚBLICO.PT - Ultrapassar pela direita?
                                                  Eu também pensava isso... mas depois vi duas respostas idênticas da extinta DGV a duas pessoas que colocaram a questão: é considerado ultrapassagem passar pela direita mesmo que não haja mudança de faixa. Estupido por um lado porque quem vai a pastar na faixa do meio está a infringir o CE e nós somos obrigados a 'varrer' a AE de um lado ao outro, faz algum sentido por outro porque o condutor na faixa do meio pode não estar à espera de ser ultrapassado pela direita, mudar de faixa, e a 'ultrapassagem' originar uma colisão.

                                                  Dito isto, sempre ouvi dizer que uma mudança de faixa implica certificarmo-nos primeiro, e sempre, que a faixa para a qual nos dirigimos está efectivamente livre. Sendo assim, a culpa seria sempre do gajo que vai na faixa do meio, não?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                    Não tenho tanta certeza disso. Se estiver à direita de um carro, numa AE e ele decidir mudar de via e bater-me, quem tem culpa é ele... Quando muito eu pago a multa de estar a passar pela direita...
                                                    Também me parece isso.

                                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                    Por acasso conheço mas da vez que lá fui nem foi por nacional nem por AE
                                                    De Lisboa fui sempre pela estrada e agora pela AE. Estando nas imediações já fui de outras maneiras, até a pé.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Também me parece isso.

                                                      De Lisboa fui sempre pela estrada e agora pela AE. Estando nas imediações já fui de outras maneiras, até a pé.
                                                      Todo Terreno

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                        http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...rapassagem.pdf

                                                        No entanto , eu mantenho as minhas reservas .
                                                        O CE não concebe a situação que aqui falamos (tirando os veículos sobre carris ou que tem ilha para largar passageiros), pois, teoricamente. os veículos circulam sempre à direita...

                                                        O IMTT remata ali a questão da forma, teórica, mais lógica.
                                                        Na prática não é, na minha opinião, a melhor.

                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                        É sempre uma situação complicada.

                                                        O CE indica que se forem em AE é ultrapassagem.
                                                        Mas desviar 2 vias para a esquerda e voltar 2 vias para a direita pode ser uma manobra perigosa.

                                                        Deveria haver duas definições bem explícitas. Ultrapassar (implica pelo menos uma mudança de via) e Passar (não muda de via).

                                                        Se alguém vai no meio e muda para a direita, ultrapassou pela direita. Mas se fosse pela direita e não mudar de faixa estaria simplesmente a passar.
                                                        ...
                                                        Parece-me razoável, atendendo que o pessoal não abdica da via do meio.

                                                        Podemos chegar ao limite de, se eu colocar-me na via da esquerda, a 120 km/h, mais ninguém anda nessa autoestrada, pois ninguém poderá passar pela direita, eu não sou obrigado a passar os limites...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                          O CE não concebe a situação que aqui falamos (tirando os veículos sobre carris ou que tem ilha para largar passageiros), pois, teoricamente. os veículos circulam sempre à direita...

                                                          O IMTT remata ali a questão da forma, teórica, mais lógica.
                                                          Na prática não é, na minha opinião, a melhor.



                                                          Parece-me razoável, atendendo que o pessoal não abdica da via do meio.

                                                          Podemos chegar ao limite de, se eu colocar-me na via da esquerda, a 120 km/h, mais ninguém anda nessa autoestrada, pois ninguém poderá passar pela direita, eu não sou obrigado a passar os limites...
                                                          Mas és obrigado a circular pela direita.

                                                          Se eles te ultrapassarem pela direita, além de ti, estão também eles a cometer uma infracção.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O tal acordão :

                                                            Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X