Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VW Passat 1.9 TDI 130cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    VW Passat 1.9 TDI 130cv

    Viva caros amigos.

    Preciso da vossa ajuda.

    Tenho a passat a aquecer e a arrefecer logo a seguir. O tubo de cima do radiador aquece, o de baixo não. Troquei o termostato mas continua na mesma.

    Já alguém teve este problema? Chegaram a que conclusão?

    Pergunto porque uns mecânicos dizem que é a junta, outros a cabeça estalada e por aí em diante.

    Agradeço já a vossa ajuda.

    Grande abraço
    Editado pela última vez por AJoseR; 02 April 2013, 21:51.

    #2
    Alguem pode ajudar? Please?

    Comentário


      #3
      Boas como diz o mecanico tento pode de ser da cabeça como da junta, por isso junta tudo e deita...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por mazda323idtd Ver Post
        Boas como diz o mecanico tento pode de ser da cabeça como da junta, por isso junta tudo e deita...
        Boa malha. Essa é velha... E vontade não me falta. Obrigado pela ajuda caro mazda.

        Comentário


          #5
          A água circula????

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
            A água circula????
            Não circula.

            Comentário


              #7
              tens que ser mais objectivo.
              o carro aquece faz vapor e deita fora o liquido de refrigeração???
              o motoventilador liga?? se liga a que temperatura??
              é que tanto pode ser o radiador entupido,como bomba de agua avariada(gasta),como junta da cabeça ou se a temperatura sobe só de ponteiro até pode ser só um sensor,por isso tenta ser mais objectivo,até porque não sei o que queres dizer com:
              "Tenho a passat a aquecer e a arrefecer logo a seguir"
              baixa logo de imediato?? esperas um pouco,etc..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AJoseR Ver Post
                Não circula.
                se não circula ou tens o radiador entupido ou a bomba de agua está avariada/gasta.
                o liquido desaparece ou o nivel mantem-se??

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AJoseR Ver Post
                  Não circula.
                  Bomba de água, quase de certeza... Já trocaste a distribuição a isso? Ou, se mandaste trocar, trocaram também a bomba de água?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                    tens que ser mais objectivo.
                    o carro aquece faz vapor e deita fora o liquido de refrigeração???
                    o motoventilador liga?? se liga a que temperatura??
                    é que tanto pode ser o radiador entupido,como bomba de agua avariada(gasta),como junta da cabeça ou se a temperatura sobe só de ponteiro até pode ser só um sensor,por isso tenta ser mais objectivo,até porque não sei o que queres dizer com:
                    "Tenho a passat a aquecer e a arrefecer logo a seguir"
                    baixa logo de imediato?? esperas um pouco,etc..
                    Acrescentando: Aquece em andamento e parada arrefece?

                    Comentário


                      #11
                      ok pessoal, vamos lá.

                      Em ralenti chega aos 90 graus e fica por lá, mas, o tubo que sai do deposito de água e entra no motor, onde está o termostato, está sempre frio, tal como o liquido no depósito, assim presumi que seria do dito termostato. Depois de trocado tudo na mesma.

                      Se eu andar em regimes baixos nada acontece, se apertar para as 3000 passado um pouco a temperatura começa a subir, o que não estranho pois o sensor de temperatura não recebe liquido quente. Levantando o pé do acelerador por um bocado ou deixando ao ralenti a temperatura volta ao normal. Quando a temperatura sobe não consigo ter água quente na chauffage.

                      Desde que detectei o problema tenho que juntar 1 dedo de liquido no espaço de 2 semanas.

                      A bomba de água foi mudada quando a distribuição e não foi das baratas. Tem 40000km.

                      O liquido não chega a ferver pois assim que me apercebo, aguento a celeração no minimo até tudo voltar ao "normal".

                      Estou a pensar tirar o termostato andar um pouco e ver no que dá. Posso ter tido o azar de comprar um termostato com defeito. E entretanto faço um cozido de termostato a ver se fica bom.

                      Obrigado pelo vosso interesse e pela tentativa de ajuda.

                      Comentário


                        #12
                        Troca o termostato e tem também em atenção o tampão do vaso de expansão, muito importante nesses carros.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                          Troca o termostato e tem também em atenção o tampão do vaso de expansão, muito importante nesses carros.

                          Como posso saber se a tampa está boa ou não?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AJoseR Ver Post
                            Como posso saber se a tampa está boa ou não?
                            Ao rodares se ela no início começar a rodar muito facilmente, quase sem esforço, o melhor é trocares.

                            Não digo que o problema esteja nessa tampa, porque certamente não está. Mas quando resolveres o teu problema, certamente algo relacionado com a bomba de água ou termostato que está colado (fechado) podes substituir também o tampão para andares descansado.

                            Comentário


                              #15
                              Pois...tenho um carro desses aqui em casa, com um ano fez exatamente a mesma coisa. O óleo passava para o circuito da água, como o carro estava na garantia, como tal resolveram tudo e não tivemos de pagar absolutamente nada. A temperatura variava como a tua, mas não sei se poderá ser pelas mesmas razões, n coisas diferentes podem causar o mesmo output. A razão que nos deram para o sucedido, foi que o radiador do óleo se tinha estragado e como tal permitia que o óleo se junta-se à água, se foi verdade ou não, não faço a mínima ideia, o carro ficou bom e ainda anda connosco sem problemas. Mas se fosse a ti verificava isso o mais rapidamente possível e em alguém experiente, conheço casos de pessoas que por irem a oficinas com pessoal menos experiente descartaram hipóteses de juntas queimadas e ao fim de poucas semanas tinham os carros encostados por essa mesma razão

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                Pois...tenho um carro desses aqui em casa, com um ano fez exatamente a mesma coisa. O óleo passava para o circuito da água, como o carro estava na garantia, como tal resolveram tudo e não tivemos de pagar absolutamente nada. A temperatura variava como a tua, mas não sei se poderá ser pelas mesmas razões, n coisas diferentes podem causar o mesmo output. A razão que nos deram para o sucedido, foi que o radiador do óleo se tinha estragado e como tal permitia que o óleo se junta-se à água, se foi verdade ou não, não faço a mínima ideia, o carro ficou bom e ainda anda connosco sem problemas. Mas se fosse a ti verificava isso o mais rapidamente possível e em alguém experiente, conheço casos de pessoas que por irem a oficinas com pessoal menos experiente descartaram hipóteses de juntas queimadas e ao fim de poucas semanas tinham os carros encostados por essa mesma razão
                                no teu caso se o oleo se juntava com o liquido de refrigeração o vaso de expansão ficou com uma pasta tipo café com leite.
                                juntas queimadas normalmente têm como sintomas esse café com leite no vaso de expansão,descida acentuada do liquido de refrigeração e um aumento da temperatura.
                                agora neste caso o que pode ter acontecido é ter purgado mal o sistema e ainda ter ar no circuito,pode realmente ser a tampa do vaso,a bomba de agua(pois nada garante que não tenha tido um desgaste anormal,o radiador entupido ou mesmo um defeito no termostato.
                                embora o meu palpite seja um problema na bomba de agua,mas claro é só um palpite

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                  no teu caso se o oleo se juntava com o liquido de refrigeração o vaso de expansão ficou com uma pasta tipo café com leite.
                                  juntas queimadas normalmente têm como sintomas esse café com leite no vaso de expansão,descida acentuada do liquido de refrigeração e um aumento da temperatura.
                                  agora neste caso o que pode ter acontecido é ter purgado mal o sistema e ainda ter ar no circuito,pode realmente ser a tampa do vaso,a bomba de agua(pois nada garante que não tenha tido um desgaste anormal,o radiador entupido ou mesmo um defeito no termostato.
                                  embora o meu palpite seja um problema na bomba de agua,mas claro é só um palpite
                                  Exato, era essa mesma pasta que estava no vaso, mas o carro não passava da temperatura normal e estava a funcionar na perfeição, ainda deve ter feito uns 500 quilómetros assim, porque só vimos quando fomos acrescentar óleo. Tinha 15 mil quilómetros se não estou em erro, algo bastante estranho
                                  No geral este motor tem sido fiável, tem 149 mil quilómetros neste momento e só levou isso, levou uma bateria e a embraiagem e o bimassa há meio ano, o normal
                                  O meu tio teve problemas com a W210 dele, queimou a junta, teve problemas com a refrigeração do motor e deu-lhe umas boas esquentadelas...até que teve o mesmo problema que o autor do tópico e quando foram ver, tinha o bloco cheio de ferrugem e sujidade, despachou a carrinha e foi o melhor que fez.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                    Exato, era essa mesma pasta que estava no vaso, mas o carro não passava da temperatura normal e estava a funcionar na perfeição, ainda deve ter feito uns 500 quilómetros assim, porque só vimos quando fomos acrescentar óleo. Tinha 15 mil quilómetros se não estou em erro, algo bastante estranho
                                    No geral este motor tem sido fiável, tem 149 mil quilómetros neste momento e só levou isso, levou uma bateria e a embraiagem e o bimassa há meio ano, o normal
                                    O meu tio teve problemas com a W210 dele, queimou a junta, teve problemas com a refrigeração do motor e deu-lhe umas boas esquentadelas...até que teve o mesmo problema que o autor do tópico e quando foram ver, tinha o bloco cheio de ferrugem e sujidade, despachou a carrinha e foi o melhor que fez.
                                    O radiador de óleo é um defeito crónico nos 3BG. A membrana rompe e os circuitos misturam-se. Como o circuito de óleo tem mais pressão, o óleo escapa para o vaso de expansão (local com menor pressão).

                                    Isso dá é trabalho para limpar. Aparecem umas gotinhas de óleo durante algum tempo mesmo depois de trocar o radiador e de meter líquido de refrigeração novo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O esquesito é que o tubo de cima do radiador aquece e o de baixo nao .... acho que deveria estar os 2 quentes , um mais que outro como é evidente .

                                      Nao terás o radiador entupido ?

                                      Faz isso que disseste , retira o termoestato para circular tudo e verifica se tens sofagem quente .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                        O esquesito é que o tubo de cima do radiador aquece e o de baixo nao .... acho que deveria estar os 2 quentes , um mais que outro como é evidente .

                                        Nao terás o radiador entupido ?

                                        Faz isso que disseste , retira o termoestato para circular tudo e verifica se tens sofagem quente .

                                        Obrigado pessoal.

                                        É isso que vou fazer hoje. Depois escrevo aqui como correu a coisa.

                                        Se a pequena pressão que existe neste momento baixar, descarto a junta e a cabeça. E se o liquido circular em condições também descarto a bomba de água.
                                        Editado pela última vez por AJoseR; 04 April 2013, 06:48.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tenho um Passat com o 1.9 TDI de 110cv (AFN), e à quase 2 anos o ponteiro da temperatura andava esquisito. Fui à VW comprar a peça, mas para não me enganar, houve um mecânico de lá que me veio ajudar a identificar a peça que eu queria (e não paguei mais por isso).

                                          A primeira coisa que ele fez foi apertar o tubo lá de baixo, que tal como o Passat do AJoseR estava quase frio, quando o cá de cima estava quente. O mecânico disse-me para trocar primeiro o sendor de temperatura e para se ficar na mesma trocar então o termoestato.

                                          Troquei o sensor e temperatura e ficou bom. O tubo de baixo é que penso que continua muito frio comparado com o de cima, mas não existe consumo de liquido de refrigeração nem nada disso... Quando ando com o carro não puxo por ele e tenho especial cuidado quando está frio.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boa noite companheiros.

                                            Tirei o termostato e mudei a tampa do vaso de expansão. Ainda não houve aquecimento para além dos 90 graus.

                                            Pergunto se é normal a tubagem ficar rígida, em vez de mole, e quando abro a tampa do vaso de expansão solta um pouco de ar sob pressão. É normal esta pressão?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AJoseR Ver Post
                                              Boa noite companheiros.

                                              Tirei o termostato e mudei a tampa do vaso de expansão. Ainda não houve aquecimento para além dos 90 graus.

                                              Pergunto se é normal a tubagem ficar rígida, em vez de mole, e quando abro a tampa do vaso de expansão solta um pouco de ar sob pressão. É normal esta pressão?
                                              Normalíssimo. O sistema funciona sob pressão para o ponto de ebulição da água ser superior. Caso contrário a água fervia rapidamente e não tinha capacidade para arrefecer o motor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Diz-me uma coisa, mesmo sem termostato ele atinge os 90º?

                                                Vê a bomba de água, o sensor da temperatura ou o radiador.

                                                Não é normal aquecer até aos 90ºC sem termostato. Devia ficar pelos 60-70º.

                                                Como está a cor do líquido que está no vaso de expansão?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                  Diz-me uma coisa, mesmo sem termostato ele atinge os 90º?

                                                  Vê a bomba de água, o sensor da temperatura ou o radiador.

                                                  Não é normal aquecer até aos 90ºC sem termostato. Devia ficar pelos 60-70º.

                                                  Como está a cor do líquido que está no vaso de expansão?
                                                  é normal aquecer até aos 90ºC sem termostato,depende é em que condições de condução ou mesmo se o carro está parado a trabalhar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                                    é normal aquecer até aos 90ºC sem termostato,depende é em que condições de condução ou mesmo se o carro está parado a trabalhar
                                                    Será normal se andar a puxar por ele ou deixar MUITO tempo ao relanti. Em andamento normal ou em descidas, sem termostato é bom que a temperatura desça, é sinal que o radiador e a bomba de água estão a fazer o seu trabalho.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                      Será normal se andar a puxar por ele ou deixar MUITO tempo ao relanti. Em andamento normal ou em descidas, sem termostato é bom que a temperatura desça, é sinal que o radiador e a bomba de água estão a fazer o seu trabalho.

                                                      Pois. Em andamento normal fica-se pelos 90. Depois de muito tempo ao ralenti chega aos 90 mas não acciona a ventoinha mais pequena. Neste momento se acelerar em andamento até ás 3000rpm não passa dos 90 graus. A cor do liquido mantém-se inalterada no laranja.

                                                      Será ar na canalização?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AJoseR Ver Post
                                                        Pois. Em andamento normal fica-se pelos 90. Depois de muito tempo ao ralenti chega aos 90 mas não acciona a ventoinha mais pequena. Neste momento se acelerar em andamento até ás 3000rpm não passa dos 90 graus. A cor do liquido mantém-se inalterada no laranja.

                                                        Será ar na canalização?
                                                        Não me parece. Experimenta quando puderes ir com o carro numa descida aí a partir dos 70 km/h e sem acelerar, pode ser em 5ª ou 6ª e vê se a temperatura desce. Convém que seja uma descida algo longa tipo auto estrada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                          Não me parece. Experimenta quando puderes ir com o carro numa descida aí a partir dos 70 km/h e sem acelerar, pode ser em 5ª ou 6ª e vê se a temperatura desce. Convém que seja uma descida algo longa tipo auto estrada.
                                                          Nem é preciso tanto, julgo eu.

                                                          Eu troquei o termostato no meu 1.9 130cv (A4) porque estava a abrir cedo demais, e circulando em estrada aberta na casa dos 80 / 100 km/h a temperatura ficava bem abaixo dos 90 graus.

                                                          Se mesmo assim, o meu termóstato estava a fechar e abrir (eu testei-o), diria que sem termóstato estes carros a rolarem a essas velocidades têm de ficar forçosamente abaixo dos 90 graus.

                                                          Eu tinha de dar acelerador mais a sério para o ponteiro chegar aos 90.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Nem é preciso tanto, julgo eu.

                                                            Eu troquei o termostato no meu 1.9 130cv (A4) porque estava a abrir cedo demais, e circulando em estrada aberta na casa dos 80 / 100 km/h a temperatura ficava bem abaixo dos 90 graus.

                                                            Se mesmo assim, o meu termóstato estava a fechar e abrir (eu testei-o), diria que sem termóstato estes carros a rolarem a essas velocidades têm de ficar forçosamente abaixo dos 90 graus.

                                                            Eu tinha de dar acelerador mais a sério para o ponteiro chegar aos 90.
                                                            Exactamente, por isso disse que o carro dele não devia andar pelos 90ºC sem termostato.

                                                            Se mesmo sem termostato o carro anda sempre pelos 90ºC algo está mal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X