Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa Auto ou Manual

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa Auto ou Manual

    Boas,meu nome e samuel tenho 30 anos e sou novo por ca e também um pouco lego em matéria de automoveis e venho colocar por ca a seguinte duvida:
    "qual sera melhor,caixa automatica ou caixa manual"??
    Na base dessa minha pergunta e o facto de estar a pensar trocar de carro e a viatura que pretendo possuir caixa automatica e uma vectra gts 2.2 DTI motor de 125cv penso eu de 2003;sera rentavel possuir caixa automatica????


    agrdeço desde as repostas

    cumps

    Samuel

    #2
    Originalmente Colocado por LudoSam Ver Post
    Boas,meu nome e samuel tenho 30 anos e sou novo por ca e também um pouco lego em matéria de automoveis e venho colocar por ca a seguinte duvida:
    "qual sera melhor,caixa automatica ou caixa manual"??
    Na base dessa minha pergunta e o facto de estar a pensar trocar de carro e a viatura que pretendo possuir caixa automatica e uma vectra gts 2.2 DTI motor de 125cv penso eu de 2003;sera rentavel possuir caixa automatica????


    agrdeço desde as repostas

    cumps

    Samuel
    Aquilo que eu penso é que as caixas automáticas aumentam os consumos dos carros e isso pode ser um inconveniente.

    Depois há as pessoas que gostam de sentir mais o carro e a caixa automática não dá para para isso.

    Agora é mais cómodo conduzir com a caixa automática que com a manual, elas entram sem a gente as meter.

    Depende principalmente do gosto de cada um.

    Esta é a minha opinião que poderá não ser a mais acertada por nunca ter conduzido um carro de de mudanças automáticas.

    Comentário


      #3
      carro de segunda a sexta -> auto
      carro de fim-de-semana -> manual

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
        carro de segunda a sexta -> auto
        carro de fim-de-semana -> manual
        "para bom entendedor meia palavra basta"

        Sera para usar de 2ª a 6ª e talvez também ao fim de semana.....

        obrigado pelas opinioes

        Comentário


          #5
          Não conheço as caixas da Opel nem eventuais problemas que possam ter. No geral as caixas automáticas agradam-me, já fiz alguns quilómetros em vários carros de caixa automática e gostei, como não tenho carta nunca experimentei em situações de trânsito, ultrapassagens, etc. Não tenhas a menor duvida que em trânsito é um descanso enorme, no entanto se forem de conversor de binário notas algumas diferenças, em manobras por exemplo

          Comentário


            #6
            Se será rentável?

            Comentário


              #7
              nao vejo rentabilidade nenhuma numa caixa automatica...
              prejudica consumos, pode te prejudicar em ultrapassagens, além de que eu tenho a sensação que dão mais problemas que as manuais...
              A unica coisa boa é que uma pessoa anda muito mais confortavel em cidade

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                nao vejo rentabilidade nenhuma numa caixa automatica...
                prejudica consumos, pode te prejudicar em ultrapassagens, além de que eu tenho a sensação que dão mais problemas que as manuais...
                A unica coisa boa é que uma pessoa anda muito mais confortavel em cidade
                Sinceramente, tirando a parte dos consumos e em cidade porque em estrada já é discutível, que tamanha barbaridade.

                Realmente todas as marcas Premium equipam os seus carros de topo exclusivamente com cx auto por darem imensos problemas. Também já me esquecia, na América as oficinas também estão sempre cheias e é sempre por causa das cx auto que é o que lá existe em maioria.
                Quanto ao resto, bem nem vou continuar se não isto vai descambar, se não falam com conhecimento de causa, então não falem.

                Quanto ao user com a questão original, cx auto ou manual a probabilidade de problemas até pode ser menor na cx auto, o que se passa é que devido à mentalidade de "macho latino" reinante nos países do sul da Europa não é bem vista e sofre de vários falsos mitos urbanos tais como a falta de fiabilidade ou que castra o prazer de condução. Destes mitos o único mais próximo da verdade é que não existem muitos mecânicos em Portugal capazes de fazerem a manutenção às mesmas.
                Tenho largos milhares de kms quer em carros de cx manual quer em auto e nunca deixei de ter prazer de conduzir nem com uma nem com a outra. Problemas, até hoje zero e se tiver de tornar a comprar nos próximos tempos, com a vida que tenho vou tornar a ir para automático.

                O melhor conselho que posso dar é que vás experimentar o carro. Não te assustes ao início, pois um auto não se experimenta em meia dúzia de km e existe sempre um período de adaptação em que vais conhecer as reações do carro e após o qual ser auto ou manual vai ser exatamente igual, só para teres uma ideia o meu actual possui o modo manual e com patilhas no volante e já nem preciso de o utilizar, consigo controlar inclusive a que rpm quero que ele troque de relação em modo auto apenas com a pressão exercida nos pedais.

                Comentário


                  #9
                  As automáticas são menos fiáveis que as manuais e requerem mais manutenção, acho que não vale a pena estar a tentar esconder isto. Um serviço de manutenção a uma caixa automática pode ficar bem caro e o que não falta é exemplos de pessoal a queixar-se de problemas com as DSG por exemplo (as avarias estão longe de ser exclusivas desta, note-se!).

                  De resto nada como experimentar e ver do que se gosta mais. Eu vejo a caixa automática como um opcional de conforto, paga-se mais mas tem-se uma condução mais descontraída. Pessoalmente não sei se na maior parte dos casos estou disposto a pagar mais por isso, mas depende do carro e da utilização que vai ter.

                  Comentário


                    #10
                    Já falaram dos prós e contras de cada um e já te poderás guiar por essas opiniões.

                    Falta só dizer que a manutenção é cara e eu pergunto? O Opel que ponderas tem 10 anos.. a manutenção foi toda feita a tempo e horas?

                    Se estivesses a falar de caixas Auto actuais dizia-te para comprar. Neste caso em especifico penso que não será uma mais valia. Além disso a caixa desse Opel é ultrapassada e "castra" o motor.

                    Comentário


                      #11
                      Quanto a mim que tenho um CX auto e não quero outra coisa,existem dois problemas importantes em relação a estas,e que curiosamente nem estão relacionados com elas,que são a falta de oficinas e mecânicos com conhecimentos para a sua eventual reparação,e a sua cada vez mais utilização em carros submotorizados,0 que na prática funciona numa condução desagradável.Quando falamos em CX auto costumamos generalizar,quando cada conjunto motor,carroceria,caixa,é um caso.

                      Comentário


                        #12
                        Esse GTS deve usar caixa Sentronic que é bastante agradavel e fiavel !

                        Actualmente uma caixa auto é tao fiavel como uma manual

                        Eu vejo a malta das manuais a meter volantes de motor, embraiagem, só tremideiras ... nao as tenho como super fiaveis !
                        Editado pela última vez por SPV; 07 April 2013, 15:25.

                        Comentário


                          #13
                          Uma caixa automática será sempre mais cara (na compra e na manutenção) e quando não há manutenção depois aí aparecem disabor€s.

                          A fiabilidade vai depender do tipo de caixa auto, da respectiva versão (antes de comprar informei-me se havia problemas crónicos...mas isso é como qualquer automóvel/motor que tenha comprado ou vá comprar) e principalmente como disse da manutenção, coisa que muita gente não faz e não sabe quem o saiba fazer com competência.

                          Comentário


                            #14
                            Caixa auto, eu costumo dizer que é para camastrões ...

                            Mas amigo se for sistema tritonic, vai-te dar uma dor de cabeça mais tarde, porque se não a utilizares (o tritonic) o software começa a dar em "maluco"
                            se a utilizares em cidade os carretes da caixa desgastão-se muito rápido, no consumo podes contar com + ou - 1, 1.5L de combustivel a mais.
                            Um conselho meu, procura e vai para um manual... Isso a minha opinião!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                              Caixa auto, eu costumo dizer que é para camastrões ...

                              Mas amigo se for sistema tritonic, vai-te dar uma dor de cabeça mais tarde, porque se não a utilizares (o tritonic) o software começa a dar em "maluco"
                              se a utilizares em cidade os carretes da caixa desgastão-se muito rápido, no consumo podes contar com + ou - 1, 1.5L de combustivel a mais.
                              Um conselho meu, procura e vai para um manual... Isso a minha opinião
                              !
                              Isso está mau

                              Um aspecto que me parece relevante na compra de um usado é que normalmente uma cx auto é garante de um motor menos forçado.

                              No fundo as cx auto defendem um bocado o motor de vários tipos de mau uso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                Uma caixa automática será sempre mais cara (na compra e na manutenção) e quando não há manutenção depois aí aparecem disabor€s.
                                .

                                Em carros usados (como é o caso) é proporcionalmente o inverso ... é bastante mais barato um carro com caixa auto.

                                Manutenção é acessivel ... oleo e filtro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Isso está mau

                                  Um aspecto que me parece relevante na compra de um usado é que normalmente uma cx auto é garante de um motor menos forçado.

                                  No fundo as cx auto defendem um bocado o motor de vários tipos de mau uso.
                                  O Jorge Jesus, registou-se no FAHO...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                    Em carros usados (como é o caso) é proporcionalmente o inverso ... é bastante mais barato um carro com caixa auto.

                                    Manutenção é acessivel ... oleo e filtro.
                                    250€ de 60 em 60mil kms (no meu caso) não fica mais barato que a manutenção de uma manual

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                                      Caixa auto, eu costumo dizer que é para camastrões ...

                                      Mas amigo se for sistema tritonic, vai-te dar uma dor de cabeça mais tarde, porque se não a utilizares (o tritonic) o software começa a dar em "maluco"
                                      se a utilizares em cidade os carretes da caixa desgastão-se muito rápido, no consumo podes contar com + ou - 1, 1.5L de combustivel a mais.
                                      Um conselho meu, procura e vai para um manual... Isso a minha opinião!
                                      Isso deve ser uma imitaçao chinesa de uma caixa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                        Isso deve ser uma imitaçao chinesa de uma caixa



                                        Não amigo é de uma caixa alemã Mercedes E270 CDI

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                          250€ de 60 em 60mil kms (no meu caso) não fica mais barato que a manutenção de uma manual
                                          Isso deve ser preços da manutenção na marca ...

                                          Eu faço manutenção por 100€

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                            Isso deve ser preços da manutenção na marca ...

                                            Eu faço manutenção por 100€
                                            250€ era o que a marca queria pelo material (filtro, óleo, o-rings).

                                            De qualquer das maneiras seja 250 ou 100, é preciso desembolsá-los todos os 60mil kms...nunca que tive uma manual com periodos de manutenção deste género

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                              Esse GTS deve usar caixa Sentronic que é bastante agradavel e fiavel !

                                              Actualmente uma caixa auto é tao fiavel como uma manual

                                              Eu vejo a malta das manuais a meter volantes de motor, embraiagem, só tremideiras ... nao as tenho como super fiaveis !
                                              Todos os motores têm volante e as caixas automáticas que não tenham embraiagem têm conversor de binário (que também avaria). Uma caixa automática tem sempre mais componentes para avariar que uma manual (e grande parte senão a maioria dos problemas costuma vir é da electrónica e/ou hidráulica e não propriamente da mecânica).

                                              Mas é verdade que à partida protege mais o motor de condutores "menos qualificados".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                250€ de 60 em 60mil kms (no meu caso) não fica mais barato que a manutenção de uma manual
                                                No meu caso,tenho que esperar à volta de seis anos para atingir essa kilometragem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se calhar tenho sorte, não me tenho apercebido desse problema de fiabilidade, apesar de nos últimos 15 anos ter tido sempre pelo menos 1 um carro com cx. automática.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu actualmente prefiro automático a manual para um carro familiar de utilização diária.
                                                    Mas cada carro é um carro e o importante é sempre saber especificamente qual o conjunto motor/caixa de que estamos a falar! Há combinações soberbas e outras "desastrosas" naturalmente

                                                    Quanto ao aumento de consumos com caixa auto discordo, pois nem sempre isso se verifica, principalmente com as transmissões mais recentes...
                                                    Mais uma vez cada caso é um caso
                                                    Editado pela última vez por PRAP; 08 April 2013, 21:24.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                                      Eu actualmente prefiro automático a manual para um carro familiar de utilização diária.
                                                      Mas cada carro é um carro e o importante é sempre saber especificamente qual o conjunto motor/caixa que estamos a falar! Há combinações soberbas e outras "desastrosas" naturalmente

                                                      Quanto ao aumento de consumos com caixa auto discordo, pois nem sempre isso se verifica, principalmente com as transmissões mais recentes...
                                                      Mais uma vez cada caso é um caso
                                                      Os consumos dependem muito se uma pessoa conhece ou não a caixa. Eu andava nos 9/10L no ínicio, depois passei para os 8L e pouco, depois de uma revisão completa passei para os 7-8L em cidade.

                                                      Aliás agora tenho muitas vezes consumos maiores em AE do que nas pequenas voltas que faço de vez em quando em cidade

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                                                        Caixa auto, eu costumo dizer que é para camastrões ...
                                                        Mas amigo se for sistema tritonic, vai-te dar uma dor de cabeça mais tarde, porque se não a utilizares (o tritonic) o software começa a dar em "maluco"
                                                        se a utilizares em cidade os carretes da caixa desgastão-se muito rápido, no consumo podes contar com + ou - 1, 1.5L de combustivel a mais.
                                                        Um conselho meu, procura e vai para um manual... Isso a minha opinião!
                                                        camastrões?
                                                        tritonic?
                                                        carretes?
                                                        desgastão-se?

                                                        Enfim...
                                                        Não havia já um tópico de caixas manuais Vs. automáticas?
                                                        Aconselho o Samuel a procurar este tópico, pode ser que encontre mais informação.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RodrigoFernandes Ver Post
                                                          camastrões?
                                                          tritonic?
                                                          carretes?
                                                          desgastão-se?

                                                          Enfim...
                                                          Não havia já um tópico de caixas manuais Vs. automáticas?
                                                          Aconselho o Samuel a procurar este tópico, pode ser que encontre mais informação.

                                                          Parece me que sim,que ja ha por ca outro tópico a falar disto tudo!Mesmo assim,ja ajudou e muito este..
                                                          obrigado a todos pelas dicas e opiniões

                                                          cmps

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X