[Lançamento] Novo motor Ford 1.5 TDCi

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Título: Novo motor Ford 1.5 TDCi

  1. #1
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    Por Defeito Novo motor Ford 1.5 TDCi

    A Ford lançou um novo bloco diesel e ninguém no FAHO fala nisso?
    Parece que mesmo nos Fóruns estrangeiros este facto anda a passar quase despercebido...
    Ford B-Max's 1.5 TDCi engine | Autocar

    Realmente, está a ser complicado encontrar informação.
    Dei com este facto por acaso, quando estava a ver a política comercial da Ford para o restyling do Fiesta (aparte, já o devo ter dito noutros tópicos, "belo" serviço que fizeram ).
    Ford: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

    Alguém quer trazer mais informações?
    Aparentemente, "desistiram" do bloco 1.4 que desenvolveram em conjunto com a PSA e optaram por uma redução do diâmetro dos cilindros do bloco 1.6, mas porquê esta opção? Razões ambientais?
    É este o "início do fim" do bloco 1.4 da família DLD, lançado em 2002?

    (Se for repost, peço imensa desculpa, não me apareceu nada na pesquisa)


  2. #2
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    Por Defeito

    No que ao mercado nacional diz respeito essa troca em termos de impostos vai trazer um acréscimo de 500 a 600 euro em impostos no carro que em carros de 18 k euros pode ser penalizador em termos de vendas.

  3. #3
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    Já se tinha falado vagamente no tópico do Fiesta. Foi introduzido salvo erro no B-Max e agora no Fiesta, é o 1.6 PSA de 75 CV que equipa as versões comerciais da Berlingo entre outros, mas com menos cilindrada, paga menos impostos e polui menos, sendo uns furos acima do antigo 1.4.

    Já o conduzi numa Berlingo, e é bastante agradável para um carro maioritariamente citadino, despachado e com boas baixas. Já ouvi o actual Fiesta com este motor, e praticamente não se distingue a nível de sonoridade do anterior 1.6 de 90cv.

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
    Já se tinha falado vagamente no tópico do Fiesta. Foi introduzido salvo erro no B-Max e agora no Fiesta, é o 1.6 PSA de 75 CV que equipa as versões comerciais da Berlingo entre outros, mas com menos cilindrada, paga menos impostos e polui menos, sendo uns furos acima do antigo 1.4.

    Já o conduzi numa Berlingo, e é bastante agradável para um carro maioritariamente citadino, despachado e com boas baixas. Já ouvi o actual Fiesta com este motor, e praticamente não se distingue a nível de sonoridade do anterior 1.6 de 90cv.
    Não encontrei nada na pesquisa, julgo que então este é um bom sítio para se discutir esta novidade

    De facto, tal como falas, a poluição tinha que melhorar.
    Tenho ideia de ter lido algures que essa era a maior limitação do bloco 1.4, por já ter uns bons anos e já não estar actualizado a esse nível.
    No entanto, pelo que verifiquei, continua a equipar outros modelos, como o 208, que é um modelo recente.

    Citação Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
    No que ao mercado nacional diz respeito essa troca em termos de impostos vai trazer um acréscimo de 500 a 600 euro em impostos no carro que em carros de 18 k euros pode ser penalizador em termos de vendas.
    Pois, custa-me a entender porque razão não aproveitaram para diminuir um pouco mais a cilindrada e distingui-lo melhor do bloco 1.6, mesmo sabendo que a cilindrada não é factor de imposto noutros mercados.
    No entanto, se formos a ver, do anterior bloco 1.6 para este actual, também houve acerto na cilindrada, mas mantiveram-se na mesma gama de volume.

  5. #5
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    Francamente não percebo o porquê deste motor...


  6. #6
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    DV5 versão europeia. Já tem anos noutros mercados.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
    Francamente não percebo o porquê deste motor...
    Substituiçao do 1.4 TDCI, sendo mais amigo do ambiente (consecutivamente mais amigo da carteira) e melhores performances.

  8. #8
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    Esqueçam a ideia do 1.4 HDi não ter sofrido alterações ao longo dos últimos 11 anos porque isso não é a realidade.

    O atual 1.4 pouco tem em comum com o 1.4 dos primeiros, o que parece inalterado são as especificações no papel mas na pratica houve componentes modificados e
    o comportamento do motor desde a resposta até ao refinamento estão bastante diferentes.
    Por exemplo a relação de compressão baixou de 17,9:1 para 16,1:1.

    Já testei ambas as versões, alias tenho uma das 1ªs, e o 1.4 Hdi nos ultimos modelos como o Fiesta não tem nadinha haver com o que tenho no meu carro. Responde bastante mais energicamente e é mais refinado na resposta.

    O 1.4 e 1.6 são o "mesmo motor/bloco" na pratica em termos de origem, assim como este 1.5, ainda houve uma experiência chamada 1.4 HDi 16v 92cv que foi abandonada por ser cara de fabricar, menos fiável e não obter nada melhor por comparação com o 1.6 HDi 90cv e houve ainda um 1.4 Hdi de 55cv.

    Agora a razão de existir um 1.5 75cv talvez seja por ser melhor para a função que lhe querem dar isto em termos de diâmetro/curso porque se o diâmetro é mais ou menos o mesmo do 1.4 o curso é idêntico ao do 1.6. Já a potencia máxima aparentemente é apenas mais 5/7cv mas é atingida às 3750rpm e não às 4000rpm como os 68/70cv do 1.4 e no binario a diferença poderá ainda ser maior na faixa de rotação anterior.

    Obviamente que apresentar uma cilindrada diferente também alicerça a ideia de ser um motor novo e não uma remodelação do 1.4 que muita gente por falta de informação pensa que é o mesmo e inalterado desde 2002.
    ruijorge1922 gosta disto.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
    Pois, custa-me a entender porque razão não aproveitaram para diminuir um pouco mais a cilindrada e distingui-lo melhor do bloco 1.6, mesmo sabendo que a cilindrada não é factor de imposto noutros mercados.
    No entanto, se formos a ver, do anterior bloco 1.6 para este actual, também houve acerto na cilindrada, mas mantiveram-se na mesma gama de volume.
    Eu só consigo perceber numa perceptiva de este motor a prazo ser a base para substituir o 1.6.

    VW, Opel/Fiat, e os coreanos nos motores a rodar os 75 cv evoluíram para menos cilindrada pelo que desenvolver um 1.5 para retirar apenas 75 cv e 185 N.m não bate certo tem que haver algo mais.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
    Esqueçam a ideia do 1.4 HDi não ter sofrido alterações ao longo dos últimos 11 anos porque isso não é a realidade.

    O atual 1.4 pouco tem em comum com o 1.4 dos primeiros, o que parece inalterado são as especificações no papel mas na pratica houve componentes modificados e
    o comportamento do motor desde a resposta até ao refinamento estão bastante diferentes.
    Por exemplo a relação de compressão baixou de 17,9:1 para 16,1:1.

    Já testei ambas as versões, alias tenho uma das 1ªs, e o 1.4 Hdi nos ultimos modelos como o Fiesta não tem nadinha haver com o que tenho no meu carro. Responde bastante mais energicamente e é mais refinado na resposta.

    O 1.4 e 1.6 são o "mesmo motor/bloco" na pratica em termos de origem, assim como este 1.5, ainda houve uma experiência chamada 1.4 HDi 16v 92cv que foi abandonada por ser cara de fabricar, menos fiável e não obter nada melhor por comparação com o 1.6 HDi 90cv e houve ainda um 1.4 Hdi de 55cv.

    Agora a razão de existir um 1.5 75cv talvez seja por ser melhor para a função que lhe querem dar isto em termos de diâmetro/curso porque se o diâmetro é mais ou menos o mesmo do 1.4 o curso é idêntico ao do 1.6. Já a potencia máxima aparentemente é apenas mais 5/7cv mas é atingida às 3750rpm e não às 4000rpm como os 68/70cv do 1.4 e no binario a diferença poderá ainda ser maior na faixa de rotação anterior.

    Obviamente que apresentar uma cilindrada diferente também alicerça a ideia de ser um motor novo e não uma remodelação do 1.4 que muita gente por falta de informação pensa que é o mesmo e inalterado desde 2002.
    Obrigado pela explicação!

    Eu tive um carro com um 1.4 HDi dos primeiros (307 Break de 2003) e tenho-o agora no Fiesta (Mk7, 2009), mas não sou capaz de dizer se o motor é muito diferente ou não, porque são carros totalmente diferentes.
    Mesmo a própria gestão da caixa de velocidades é completamente distinta, por uma carrinha de quase 4,5m não se pode comportar da mesma forma que um segmento B.
    No entanto, acredito piamente que tenham sido feitas alterações, porque mesmo tendo problemas de poluição, não podia ser mantido tanto tempo em utilização sem actualizações.
    Ainda assim, a alteração da cubicagem continua a ser uma mudança mais significativa e não deixa de demonstrar que a anterior configuração já não estava a cumprir como desejado...

  11. #11
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    Já se falou nele à coisa de 8 meses atrás no tópico Ford, no do Fiesta, e julgo que no da B-max também.

    Fica aqui o link para a conversa em questão no tópico Ford: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066801090

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
    Dei com este facto por acaso, quando estava a ver a política comercial da Ford para o restyling do Fiesta (aparte, já o devo ter dito noutros tópicos, "belo" serviço que fizeram ).
    Fui ver o "novo" Fiesta e gostei. Tanto da frente como das melhorias no interior.

  13. #13
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    O 1.5 TDCI da FORD, deriva do 1.6 TDCI de 95cv.

    Aparentemente e já comentado em imprensa estrangeira, só a FORD irá usar este 1.5.

    Sendo que em alguns mercados, a FORD também tem este 1.5 TDCI disponível com 90cv.

  14. #14
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    Não percebo o porque disto....
    Alguém me confirma que o 1.5 é o motor a diesel mais vendido na europa?

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
    Não percebo o porque disto....
    Alguém me confirma que o 1.5 é o motor a diesel mais vendido na europa?
    Mas que 1.5 te estás a referir?

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    O 1.5 TDCI da FORD, deriva do 1.6 TDCI de 95cv.

    Aparentemente e já comentado em imprensa estrangeira, só a FORD irá usar este 1.5.

    Sendo que em alguns mercados, a FORD também tem este 1.5 TDCI disponível com 90cv.
    Ali atrás alguém falou da Berlingo, que é Citroen, haverá alguma confusão?

    A parceria PSA/Ford já terminou, ou está em vias disso?

    Recordo-me de ter lido, mas não consigo encontrar agora a fonte, que os blocos 1.6 actuais diferem bem mais entre marcas do que as primeiras versões.
    (julgo que foi aquando da compra do S40, a propósito de alguns problemas de motor que afectaram os Focus Mk3 1.6 TDCi, e que não se verificaram noutros modelos que tinham a mesma "base" de motor...)

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
    Ali atrás alguém falou da Berlingo, que é Citroen, haverá alguma confusão?

    A parceria PSA/Ford já terminou, ou está em vias disso?

    Recordo-me de ter lido, mas não consigo encontrar agora a fonte, que os blocos 1.6 actuais diferem bem mais entre marcas do que as primeiras versões.
    (julgo que foi aquando da compra do S40, a propósito de alguns problemas de motor que afectaram os Focus Mk3 1.6 TDCi, e que não se verificaram noutros modelos que tinham a mesma "base" de motor...)

    Já coloquei por cá, num tópico em que há informação do 1.5 e que a base de trabalho do mesmo, foi o 1.6 TDCI de 95cv.

    Quanto ao projecto GEMINI, de desenvolvimento e produção em conjunto, entre a FORD e PSA, será para continuar.

    No entanto e informação que data desde há um ano a quase, esta cooperação de desenvolvimento e produção, irá sofrer uma redução de tipos de motores em conjunto.

    O mesmo e a partir do próximo ano, parece que irá limitar-se somente aos motores inferiores a 2 litros, logo irá abranger de momento, somente o 1.4 e 1.6.

    Quanto a este 1.5, o mesmo é só produzido pela FORD...

    Quanto às variações de motores, podem sim existir... já que por exemplo, o Focus II tinha no 1.6 TDCI de 109cv, um Intercooler maior do que todos os outros modelos que montavam esse 1.6.

    Tanto mais, que a Ford fornece a sua marca, bem como as marcas que estavam no seu universo... isto é, Mazda, Volvo, Land/Range Rover, Jaguar...

    A PSA, fornece as suas marcas e marcas com as quais tem ou teve acordo.

    Já agora:



    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    FORD E PSA - Limitação do acordo de desenvolvimento e produção de motores Diesel


    A Ford e a PSA irão limitar a cooperação de desenvolvimento e construção conjunta, somente ao 1.4 e 1.6 diesel

    Todas as futuras novas motorizações a diesel, superiores a essa cubicagem, serão desenvolvidas e produzidas individualmente.



    Ford et PSA ne collaboreront plus sur les gros moteurs diesel

    Si PSA Peugeot Citroën est connu pour collaborer avec BMW/Mini sur les petits moteurs essence, on sait moins que les moteurs diesel du groupe sont réalisés en partenariat avec Ford. Dans un communiqué, Ford explique que cette collaboration vieille de 12 ans ne concernera plus les blocs au-delà de 2,0l de cylindrée.


    Depuis 12 ans, Psa et Ford sont main dans la main en ce qui concerne les moteurs diesel. Du 1,4l Hdi/TDci et jusqu'au gros V6 2,7l Hdi/TDCi, la gamme de moteurs diesel conçue et fabriquée en commun recouvre tout le spectre de la production automobile de chacun des constructeurs. Mieux, nombre de ces diesels se retrouvent également sous le capot d'anciens alliés du constructeur américain comme Mazda, Volvo et même Jaguar et Land Rover pour le V6.


    Un communiqué publié aujourd'hui explique que l'accord entre les 2 partenaires ne concernera plus que les blocs inférieur à 2,0l de cylindrée et que dans le futur, les 2 groupes développeront chacun de leur côté les motorisations de 2,0l et plus.


    Cette décision n'aurait aucun impact sur la production des moteurs existants développés conjointement, ou même pour leurs dérivés respectant la norme Euro 6 qui entrera en vigueur en 2014. Les premiers véhicules concernés par ce changement seront les véhicules commerciaux de 2015.


    Probablement faut-il voir là une des conséquences du rapprochement PSA-GM


    in: Ford et PSA ne collaboreront plus sur les gros moteurs diesel






    En réaction à l'accord PSA-GM, Ford développera seul dorénavant ses "gros" Diesel

    C'est officiel, PSA Peugeot Citroën et Ford renoncent à leur fructueuse coopération, vieille de 12 ans, pour ce qui est de l'étude de leurs futures motorisations Diesel de deux litres et plus de cylindrée.

    Les groupes automobiles français PSA Peugeot Citroën et américain Ford ont annoncé jeudi 5 avril une évolution de leur coopération dans les moteurs diesel, avec la décision de "développer et industrialiser indépendamment" les moteurs de grosses cylindrée à partir de 2 litres. Cette décision ne concernera dans un premier temps que les véhicules utilitaires, à l’horizon 2015.

    Les deux constructeurs "ont décidé de développer et industrialiser indépendamment leurs moteurs diesel à forte cylindrée (...) pour répondre à leur besoins futurs, en intégrant les évolutions réglementaires", expliquent-ils dans un communiqué commun.
    PSA et Ford ajoutent que cette décision "n'a aucun impact sur la production actuelle développée conjointement" et "sur les dérivés prévus pour respecter la norme Euro 6 qui entrera en vigueur en 2014". PSA et Ford coopèrent actuellement sur deux gammes de moteurs diesel, la famille des moteurs de 1,4 à 1,6 lire et celle des plus grosses cylindrées, de 2,0 litres et plus.

    La coopération entre PSA et Ford dans les moteurs diesel remonte à 12 ans et a permis de produire durant cette période plus de 20 millions de moteurs diesel sur l'ensemble des deux familles de cylindrées.

    PSA a récemment conclu, fin février, une alliance avec le groupe américain General Motors. Début mars, Robert Peugeot, directeur général de la holding FFP qui gère l'essentiel de la participation familiale dans PSA, avait indiqué sur BFM-Business que les coopérations existantes seraient "traité au cas par cas et, je crois, de façon extrêmement rationnelle".

    Dans le cadre de l'alliance PSA-GM, cinq groupes de travail ont été annoncés portant sur des "développements sur des plateformes communes pour le segment des grandes berlines et de véhicules compacts volumiques", le "codéveloppement d'une plate-forme pour des petites voitures à basses émissions", "un programme de boîtes de vitesses DCT" et "un programme de petites voitures pour les marchés émergents, avec une première application potentielle en Amérique latine".

    in: En réaction à l'accord PSA-GM, Ford développera seul dorénavant ses "gros" Diesel - Le quotidien Auto

    in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066600441
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  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Quanto às variações de motores, podem sim existir... já que por exemplo, o Focus II tinha no 1.6 TDCI de 109cv, um Intercooler maior do que todos os outros modelos que montavam esse 1.6.

    Tanto mais, que a Ford fornece a sua marca, bem como as marcas que estavam no seu universo... isto é, Mazda, Volvo, Land/Range Rover, Jaguar...
    Obrigado pelo esclarecimento.
    (ainda assim, julgo que não é repost porque não havia um tópico concreto, apenas informação dispersa)

    Continuo a achar estranho que a Ford não venha a partilhar esta nova versão com os parceiros!

    De resto, faço highlight dessa parte do post, porque a situação que eu coloquei era entre marcas do mesmo universo, isto é, Ford e Volvo.
    O "peixe" que sempre venderam na Volvo é que a gestão electrónica do motor e os periféricos eram trabalhados na casa, já no primeiro bloco 1.6 que equipava a V50 que tivemos.
    Em relação ao novo bloco, essas diferenças são maiores, com a Volvo a ter tido mais influência no desenvolvimento.
    Assim sendo, este motor actual está mais "personalizado", algo que eu já reparei ao conduzir outros carros com o mesmo bloco-base...

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
    Obrigado pelo esclarecimento.
    (ainda assim, julgo que não é repost porque não havia um tópico concreto, apenas informação dispersa)

    Continuo a achar estranho que a Ford não venha a partilhar esta nova versão com os parceiros!

    De resto, faço highlight dessa parte do post, porque a situação que eu coloquei era entre marcas do mesmo universo, isto é, Ford e Volvo.
    O "peixe" que sempre venderam na Volvo é que a gestão electrónica do motor e os periféricos eram trabalhados na casa, já no primeiro bloco 1.6 que equipava a V50 que tivemos.
    Em relação ao novo bloco, essas diferenças são maiores, com a Volvo a ter tido mais influência no desenvolvimento.
    Assim sendo, este motor actual está mais "personalizado", algo que eu já reparei ao conduzir outros carros com o mesmo bloco-base...


    Claro que depois, cada marca depois adapta o motor ao pretendido.

    A título de exemplo e falando do 2.2 diesel da geração anterior....

    - Peugeot tinha 170cv e 370Nm, Bi-turbo

    - Citroen tinha 173cv e 370Nm, Bi-turbo

    - Ford tinha 175cv e 400Nm (420Nm em Overboost), Mono-turbo...


    Isto, só vem reforçar a ideia, que depois cada marca adapta conforme o que pretende.

    Portanto não admira, que a a Volvo (ou outras marcas que recebem motor da Ford), depois o "adaptem" aos seus intuitos. (acontecendo o mesmo, a por quem recebe o motor por parte da PSA)

  20. #20
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    Exactamente.

    O base era partilhada entre todos, depois os "periféricos" (turbos, intercoolers, gestão electronica, caixas de velocidades) cada marca adoptava a que entendesse.

    A Mazda, por exemplo no Mazda 3 1.6d não tinha overboost.
    A Ford, no Focus 1.6d, tinha uma caixa de velocidades com relações diferentes das da Peugeot, mais "comprida".
    E etc...

    PS -Naõ sei como anexar ao post ficheiros pdf, porque senão juntava o documento da parceria, que seria interessante de verem as diferenças entre motores/marcas.
    nto gosta disto.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    A título de exemplo e falando do 2.2 diesel da geração anterior....

    - Peugeot tinha 170cv e 370Nm, Bi-turbo

    - Citroen tinha 173cv e 370Nm, Bi-turbo
    Isto acontece porque a Citroen apresenta os valores de potência segundo uma Norma diferente da apresentada pela Peugeot.
    Estas diferenças quase "simbólicas" de potência no mesmo motor já acontecem há décadas, e é por esse motivo.
    Ou seja, neste particular, nem é tanto a situação da marca optar por "mexer" de forma diferente no motor, até porque a Peugeot e Citroen mantêm sempre as características entre eles ao máximo. As restantes marcas é que variam (podem variar) nos valores.

    Para confirmar isto, é só verificar a potência em kW, que há-de ser igual entre os dois motores, portanto, trata-se apenas de Marketing por parte da Citroen.

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