A Toyota vai recolher em Portugal cerca de 12 mil carros às oficinas no seguimento de um problema detetado no 'airbag' do passageiro da frente, uma operação mundial envolvendo 3 milhões de carros das marcas Toyota, Nissan, Mazda e Honda.
Em declarações à Lusa, o porta-voz da Toyota Caetano afirmou que os modelos afetados são o Yaris, Corolla e Avensis produzidos entre novembro de 2000 e março de 2004 e que o tempo de intervenção na oficina pode rondar entre uma e duas horas e meia. O problema, refere a mesma fonte, "tem a ver com o elemento responsável pelo enchimento do 'airbag' do passageiro - do tipo 'efervescente' -- o qual pode conter alguma humidade ou carecer da compressão necessária, decorrente do seu fabrico". Segundo o porta-voz, "esta situação pode fazer com que o enchimento do 'airbag' não corresponda às características predefinidas pelo construtor, salientando-se contudo que este continua em funcionamento no caso de embate".Dentro dos próximos dias, a Toyota Caetano Portugal comprometeu-se a "contactar diretamente os clientes de viaturas envolvidas para que, mediante a sua disponibilidade, se desloquem com as viaturas à rede oficial de concessionários Toyota". O porta-voz da Toyota Caetano faz questão de frisar que esta recolha "é meramente preventiva e reflete a preocupação da Toyota e o empenho de todos os seus profissionais na satisfação dos clientes e na salvaguarda do pilar base da marca, a qualidade". O Ministério japonês dos Transportes anunciou hoje que mais de 3,39 milhões de veículos produzidos pelos maiores construtores japoneses de automóveis vão ser chamados às oficinais pelo mesmo problema. O problema, nas marcas Toyota, Nissan, Honda e Mazda, é proveniente do 'airbag' do passageiro da frente, fabricado pela empresa japonesa Takata e utilizado nos veículos produzidos entre 2000 e 2004. De acordo com informações fornecidas pelo fabricante ao Ministério japonês dos Transportes, houve dois incidentes menores, que não causaram danos em pessoas mas apenas no interior dos veículos. s outros fabricantes em causa têm fornecido explicações técnicas similares.A Toyota disse que iria recolher às suas oficinas 1,73 milhões de veículos: 320 mil no Japão, 580 mil na América do Norte, 490 mil na Europa e 340 mil no resto do mundo. A Honda disse, por seu lado, que iria recolher 1,135 milhões em todas as regiões onde o fabricante está presente. A Nissan tem 480 mil carros com este defeito, dos quais 137 mil no Japão.Na Mazda são pouco mais de 45 mil veículos, incluindo 4.400 no Japão. "Recolheremos os carros no Japão e, de acordo com as leis de cada país, faremos o mesmo no resto do mundo", disse fonte da marca nipónica. As recolhas maciças de carros às oficinas de várias marcas reflete a política dos fabricantes de automóveis que estão a utilizar os mesmos componentes para reduzir custos.
Aí vem o pessoal dos BMWs e VWs falar de fidelidade...
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