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Caixa automática e Roda Livre

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    Caixa automática e Roda Livre

    Há muitos anos as caixas automáticas tinham um defeito, para muitos, que era fazer pouco efeito travão.

    Isto era muito mais freqüente nos carros americanos que europeus, atualmente quase nenhum carro faz isso.

    No meu Land Cruiser V8 ( 2011 ) e no S 350 TD ( 1995 ) noto que até aos 50-60 km/h e sempre que deixo de acelerar o carro fica solto e sem qualquer efeito travão.

    Particularmente acho que esta afinação ajuda a baixar muito os consumos em cidade porque o carro fica tipo desengatado.

    Alguém tem opinião sobre isto ?

    Grato pelos comentários

    #2
    Quando quero efeito travão no meu tenho que ir engatado em 3º porque em drive ninguém segura o animal

    Comentário


      #3
      O XC70 de 2003 de um amigo, tem essa situação bem presente. De tal forma que quando precisa de efeito travão, acciona as mudanças sequenciais. Pessoalmente também não gosto de sentir o carro solto.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
        Há muitos anos as caixas automáticas tinham um defeito, para muitos, que era fazer pouco efeito travão.

        Isto era muito mais freqüente nos carros americanos que europeus, atualmente quase nenhum carro faz isso.

        No meu Land Cruiser V8 ( 2011 ) e no S 350 TD ( 1995 ) noto que até aos 50-60 km/h e sempre que deixo de acelerar o carro fica solto e sem qualquer efeito travão.

        Particularmente acho que esta afinação ajuda a baixar muito os consumos em cidade porque o carro fica tipo desengatado.

        Alguém tem opinião sobre isto ?

        Grato pelos comentários

        tenho um familiar que possui um land cruiser de 2003 com caixa automática que não faz efeito travão....estando habituado à caixa do meu carro (que faz efeito travão), de cada vez que conduzo o toyota parece-me sempre que o carro está fora de controlo, é uma sensação muito estranha...é certo que pode reduzir o gasto de combustível, mas aumenta os gastos com os componentes do circuito de travagem e, em termo de segurança, deve ser mais perigoso.....digo eu.

        P.S.- até à data, tirando os custos de utilização, é o único defeito que vejo no toyota.

        Comentário


          #5
          O Corsa com a Easytronic, mesmo reduzindo pouco efeito travao tambem tem, ele em Auto numa descida chega reduzir de tal forma que elevas rotaçoes para perto do corte, e mesmo assim... em descidas é sempre com o pé encostado ao travao ou dando cheiros de travao para nao colocar o sistema sobre fadiga.

          Isto salvo erro tem haver com os conversores de binario, onde se perde a travagem com o motor.

          Comentário


            #6
            Tenho experiência da "roda livre" num 2.0 tdi com dsg, pois claro.

            Não me adapto de forma nenhuma a conduzir assim. O que (eventualmente...) se poupa no combustível, gasta-se nos travões e mais importante paz de espirito...

            Sem esta função activada, porta-se bastante bem em D. Não tenho grandes referências, mas tendo por base a do 520d, 6 relações (que também conheci bem), a dsg é muito mais intuitiva, não sendo necessário sair de D a descer a serra da estrela, por exemplo. As reduções que são feitas são precisamente as que eu faria. Gostei bastante.


            Cump.

            Comentário


              #7
              Se for como nas caixas manuais o rodar "desengatado" ainda faz consumir mais (supostamente).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                Se for como nas caixas manuais o rodar "desengatado" ainda faz consumir mais (supostamente).
                Desengatado só se o utilizador deslocar o seletor para a posição "N". Pelo menos nos carros que tenho conduzido nenhum fica desengatado de outro modo.

                Comentário


                  #9
                  abaixo dos 40 fica como se estivesse em ponto morto.

                  teoricamente vai a gastar um pouco mais mas rola mais kms sem necessidade de se acelerar.

                  acima dos 40~50 faz um efeito travão muito suave, mas efeito prático é quase nulo.


                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                  Se for como nas caixas manuais o rodar "desengatado" ainda faz consumir mais (supostamente).

                  Comentário


                    #10
                    curiosamente no Tiguan da minha esposa ele não faz roda livre

                    eu gosto de sentir o carro solto a baixa velocidade.

                    quando preciso da ajuda do travão motor uso o modo manual que funciona bem.


                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                    Tenho experiência da "roda livre" num 2.0 tdi com dsg, pois claro.

                    Não me adapto de forma nenhuma a conduzir assim. O que (eventualmente...) se poupa no combustível, gasta-se nos travões e mais importante paz de espirito...

                    Sem esta função activada, porta-se bastante bem em D. Não tenho grandes referências, mas tendo por base a do 520d, 6 relações (que também conheci bem), a dsg é muito mais intuitiva, não sendo necessário sair de D a descer a serra da estrela, por exemplo. As reduções que são feitas são precisamente as que eu faria. Gostei bastante.


                    Cump.

                    Comentário


                      #11
                      No cc é algo que se pode defenir. Vinha neste modo, pelo que experimentamos logo nos primeiros kms...

                      Dá-me ideia que funciona até velocidades mais elevadas, diria que pelo menos até aos 80 kms/h sempre que retiravamos o pé do acelerador o carro ficava "desengatado". Mas posso averiguar melhor esta questão da velocidade, a bem da ciência


                      Cump.

                      Comentário


                        #12
                        Desengatado aos 80kms/h? Palavra que não percebo do que vocês estão a falar...

                        E o que é que se pode definir?

                        Comentário


                          #13
                          No meu se largar abruptamente o acelerador não é raro reduzir. Se for a descer então reduz mesmo e se estiver frio às vezes exagera.

                          Na prática chega a ser chato uma vez ou outra, porque este "excesso de zelo" faz com que mesmo no modo normal em descidas o carro às vezes fique com o motor a muitas rpms. Em modo Sport ainda é mais.

                          Comentário


                            #14
                            reduz mas não fica como se estivesse em ponto-morto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              Desengatado aos 80kms/h? Palavra que não percebo do que vocês estão a falar...

                              E o que é que se pode definir?

                              Vê lá se este video ajuda

                              VW Touareg Gearbox fault - YouTube


                              Cump.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                reduz mas não fica como se estivesse em ponto-morto.
                                Reduz de mudança.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                  Vê lá se este video ajuda

                                  VW Touareg Gearbox fault - YouTube


                                  Cump.
                                  Parece-me ser uma falha. Nenhum carro meu jamais fez coisa idêntica.

                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Reduz de mudança.
                                  Portanto não fica em "roda livre". Ou isso ou então não entendo o que é isso de "roda livre".

                                  Edit: Esquece, estou a fazer várias coisas ao mesmo tempo e não li bem...
                                  Editado pela última vez por Jbranco; 15 April 2013, 14:20.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O título do video diz que é uma falha. Se no modelo em questão o é, não faço ideia...
                                    No cc (andei em 3) é o comportamento normal da caixa, se optarmos no menu por ligar (ou será desligar) a coisa. Não recordo o nome

                                    Quanto a mim é algo que não serve para nada.


                                    Cump.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Na verdade, isso também acontece no S350 TD porque não existe bloqueio no conversor de binário da caixa, o que permite sempre alguma "patinagem" em todas as relações.
                                      Isso associado ao facto de a caixa aumentar precocemente para uma relação superior (se não se acelerar muito) cria esse efeito de "roda livre" em desaceleração, que pode ser sempre minimizado ao usar o selector para reduzir manualmente.

                                      E sim, por vezes dá jeito e até pode permitir uma condução mais suave a baixa velocidade...
                                      Editado pela última vez por PRAP; 15 April 2013, 18:41.

                                      Comentário


                                        #20
                                        PRAP,

                                        no S compreendo é o que faço em cidade ( ando quase sempre em 3, até em 2 depois de ter arrancado ).

                                        o facto de deslizar quase sem resistência agrada-me, tanto no S como no Land Cruiser

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                          PRAP,

                                          no S compreendo é o que faço em cidade ( ando quase sempre em 3, até em 2 depois de ter arrancado ).

                                          o facto de deslizar quase sem resistência agrada-me, tanto no S como no Land Cruiser
                                          Já agora, uma curiosidade/pergunta:
                                          No meu ex S350, ao colocar na posição "2" e arrancar (estando o carro inicialmente parado), ele só trocava para a segunda velocidade ao atingir praticamente o red line.
                                          É normal nessa caixa, correcto?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os meus Saab's e a Volvo nunca ficam em roda livre ... pelo menos eu não noto .

                                            Comentário


                                              #23
                                              Prap,

                                              Estas certíssimo.

                                              Por isso é que só uso o 2 depois de ter trocado para segunda.

                                              No S500/600 existe a posição B, 2 e por ai acima.

                                              Comentário


                                                #24
                                                De que ano são ?

                                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                Os meus Saab's e a Volvo nunca ficam em roda livre ... pelo menos eu não noto .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                  De que ano são ?

                                                  93 de 2005
                                                  9-3X de 2011
                                                  V60 de 2012

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mm, recentes.

                                                    O único carro que tive e sentia o efeito travão até quase aos 20 km/h foi um E 320 CDI de 2004.

                                                    Ao fim de 30 dias fartei-me do carro, era horrível.

                                                    Mal tirava o pé do acelerador o carro perdia velocidade, não tinha quase deslizamento nenhum.

                                                    Obrigado.


                                                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                    93 de 2005
                                                    9-3X de 2011
                                                    V60 de 2012

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para mim roda livre é quando o motor fica desligado da estrada. Isso nenhum dos carros que tenho ou tive faz. E já foram muitos!

                                                      Claro que não sente um violenta redução, mas dá para perceber que o motor está a ser "arrastado" pelas rodas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                        Mm, recentes.

                                                        O único carro que tive e sentia o efeito travão até quase aos 20 km/h foi um E 320 CDI de 2004.

                                                        Ao fim de 30 dias fartei-me do carro, era horrível.

                                                        Mal tirava o pé do acelerador o carro perdia velocidade, não tinha quase deslizamento nenhum.

                                                        Obrigado.


                                                        Podemos estar a falar de coisas diferentes ...

                                                        Eu por exemplo se tiver numa descida e arrancar com o carro ... ele nao ganha velocidade sem eu acelerar ... ou seja presumo que a roda nao está livre

                                                        Por outro lado tambem nao vejo efeito travão ... ou seja na mesma descida se eu acelerar até aos 40kmh ... e tirar os pés dos pedais ... ele mantem a velocidade ... nao faz travão embora se note um ligeiro arrastar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          roda livre antigamente, agora é modo vela...

                                                          segundo a imprensa, parece que a moda vai regressar.

                                                          o meu E já faz isso e vai passar a estar disponível em muitos mais modelos.

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                                                            #30
                                                            Nunca gostei da caixa auto dos w211, nos dois vídeos seguintes mostro a diferença de uma caixa auto de uma S211 E220cdi (170 cv) e uma caixa auto de um W202 C220 a gasolina.

                                                            https://www.youtube.com/watch?v=hdv_...ature=youtu.be

                                                            https://www.youtube.com/watch?v=cehg...ature=youtu.be

                                                            Em ambos casos estou a acelerar o mínimo possível para a caixa passar de velocidade, a E220cdi precisa sempre de mais de metade da rotação máxima permitida pelo motor para uma passagem de caixa, o C220 precisa apenas de um pouco rotação e "procura" sempre a mudança mais alta possível.

                                                            Isto vai de encontro ao que o José Manuel diz, a caixa da S211 "prende" o andamento, a do W202 é quase "roda livre".

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