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Conselho para compra de pequeno Diesel - máximo 1200€ (5200PLN)

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    Conselho para compra de pequeno Diesel - máximo 1200€ (5200PLN)

    Boa noite a todos

    Por acaso até nem é em € mas sim em Złoty polacos (PLN) mas tive de fazer a conversão.

    Em virtude de trabalhar por turnos e andar sempre desencontrado com os horário de levar e trazer os rebentos para casa chegou a hora de pensar seriamente em comprar um segundo carro para a mulher sobretudo para condução urbana.

    Deve ser a Diesel pois o GPL apesar de ter uma abundante oferta no mercado de ocasião polaco não me inspira confiança em carros com 10 ou mais anos. O carro que conduzo atualmente é um Citroen Xsara Picasso 1.8 a GPL e por vezes quando muda de gasolina para GPL vai abaixo ou soluça. Para uma condutora com pouca experiência pode ser complicado mas adiante...

    Por ordem de preferência tenho estes modelos em mente mas podem sugerir outros por favor.

    O que procuro:

    - Não tenho preferência por turbo-diesel. Quanto mais simples melhor!

    - Quatro portas.

    - Direção assistida



    1 - Citroen Saxo 1.5 D, Peugeot 106 1.5 D

    Sei que são económicos e relativamente confortáveis mas li que podem dar problemas no eixo traseiro e a reparação é cara. O equipamento regra geral é espartano mesmo a nível de itens de segurança.

    2 - Ford Fiesta 1.8 D, Mazda 121 D (preferencialmente em versão Ghia)

    Li cobras e lagartos do 1.8 Duratorq D mas também elogios. Parece que se deve mudar a correia de distribuição a cada 40.000km e a bomba de injeção é pouco fiável. Alguém confirma isto?

    As versões Ghia são bastantes refinadas e quase sempre trazem AC. São bastante baratos aqui na Polónia.

    3 - Fiat Punto II 1.9 Diesel

    Já a queimar o orçamento mas possível... É o mais moderno de todos e espaçoso. Li que a direção assistida dá problemas frequentes de fiabilidade (queima o motor elétrico do sistema City) e gasta mais que os concorrentes.

    É o mais seguro de todos no teste de colisão do EuroN-Cap (4 estrelas).

    4 - Opel Corsa B 1.5D

    Já tive um de 1998 mas era o manco com três cilindros. O Diesel é o famoso Isuzu que dizem ser muito duradouro. O problema é que os Corsa que vejo parecem enferrujar bastante nas embaladeiras, tampa da bagageira, capot e guarda-lamas traseiro com o sal e o gelo nos meses de frio. Fora isso era sólido e os materiais resistiram bem ao tempo.

    5 - Fiat Punto 1.7 D

    Dizem que gasta bastante. Os que vejo por aqui estão com um aspecto algo "ensopado" e apresentam vestígios de corrosão (embaladeiras, guarda-lamas) no entanto são baratos e material Fiat na Polónia é ao preço da uva mijona...

    6 - Renault Clio II Diesel

    Depois do trauma que tive com o meu Scenic 1.6 (dois motores partidos) que foi vendido avariado não sei... mas se houverem bons argumentos.

    Agradeço desde já as vossas sugestões.

    Obrigado

    #2
    De todos, sinceramente ou escolhia o saxo 1.5d ou o Clio 1.9d.

    Em defesa do Clio, são blocos simples e robustos (estilo ISUZO) mas feitos na Europa, seguros e económicos além de serem fiáveis.
    Tenho um Clio, mas a Gasolina, de 1995 o 1.2 Energy e já tem 227mil km, e não teve o melhor tratamento

    Qualquer uma das hipóteses (tirando o manco da OPEL) será uma boa escolha. Todos têm pontos fortes e fracos.
    Escolha o que tenha a melhor relação estado/km e em principio terá um bom veículo

    Comentário


      #3
      Obrigado Miguel.

      Comentário


        #4
        Eu iria para o saxo ou o peugeot.

        Os puntos, corsa e clio esquece que são cancros a nível de refrigeração, os fiestas são cancros a nível de distribuição.

        Comentário


          #5
          Saxo 1.5D, o conjunto é um verdadeiro chasso, o motor é igualmente um verdadeiro chasso mas é muito barato de manter, supra-fiável e gasta menos de 5 litros.

          Comentário


            #6
            Em teoria se bem tratados são todos de guerra.

            O que conheço melhor é o 1.8D da Ford, o motor é muito robusto, não anda mal de todo (se é que isto é possivel num diesel atmosférico) curva bem e até é agradável de conduzir. Pela negativa a correia e os rolamentos devem ser mudados a cada 60 mil kms a suspensão é dura e os consumos não são tão baixos quanto os PSA, com diferenças que chegam fácilmente a 1 litro ou mais.
            Há quem fale mal da fiabilidade do motor mas tirando a correia já conheci vários a aguentar muito mau tratamento, o meu não sei ao certo os kms que tinha quando vendi, no minimo eram 300 mil kms, mas podia ser o dobro, quem sabe. Não bebia óleo nem água. Já dos restantes componentes (alternador, motor de arranque, etc) foi levando algumas reparações, não tão fiáveis quanto o motor em si.

            A nível de carroçaria parece-me ser mais propenso à corrosão que os Saxo/106.

            Ia para os PSA, são os mais económicos da lista.

            Comentário


              #7
              Pois... A ideia que tenho é que os Saxo/106 são um guarda-chuva com rodas mas que rolam sem grandes problemas.

              O Fiesta é mesmo tão lixo como apregoam?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                Em teoria se bem tratados são todos de guerra.

                O que conheço melhor é o 1.8D da Ford, o motor é muito robusto, não anda mal de todo (se é que isto é possivel num diesel atmosférico) curva bem e até é agradável de conduzir. Pela negativa a correia e os rolamentos devem ser mudados a cada 60 mil kms a suspensão é dura e os consumos não são tão baixos quanto os PSA, com diferenças que chegam fácilmente a 1 litro ou mais.
                Há quem fale mal da fiabilidade do motor mas tirando a correia já conheci vários a aguentar muito mau tratamento, o meu não sei ao certo os kms que tinha quando vendi, no minimo eram 300 mil kms, mas podia ser o dobro, quem sabe. Não bebia óleo nem água. Já dos restantes componentes (alternador, motor de arranque, etc) foi levando algumas reparações, não tão fiáveis quanto o motor em si.

                A nível de carroçaria parece-me ser mais propenso à corrosão que os Saxo/106.

                Ia para os PSA, são os mais económicos da lista.
                Os 1.8D da Ford são de guerra. Lá está, se levar kit de distribuição a cada 50 ou 60 mil km sempre certinho não têm qualquer registo de problemas crónicos.

                Conheço um exemplo com mais de 500 mil km. Ainda não mudou nada de especial no motor. Só uma revisão à bomba injectora, amortecedores, um servofreio e umas quantas baterias. O motor pegar em frio não é o seu forte pelos vistos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                  Em teoria se bem tratados são todos de guerra.

                  O que conheço melhor é o 1.8D da Ford, o motor é muito robusto, não anda mal de todo (se é que isto é possivel num diesel atmosférico) curva bem e até é agradável de conduzir. Pela negativa a correia e os rolamentos devem ser mudados a cada 60 mil kms a suspensão é dura e os consumos não são tão baixos quanto os PSA, com diferenças que chegam fácilmente a 1 litro ou mais.
                  Há quem fale mal da fiabilidade do motor mas tirando a correia já conheci vários a aguentar muito mau tratamento, o meu não sei ao certo os kms que tinha quando vendi, no minimo eram 300 mil kms, mas podia ser o dobro, quem sabe. Não bebia óleo nem água. Já dos restantes componentes (alternador, motor de arranque, etc) foi levando algumas reparações, não tão fiáveis quanto o motor em si.

                  A nível de carroçaria parece-me ser mais propenso à corrosão que os Saxo/106.

                  Ia para os PSA, são os mais económicos da lista.
                  O teu Fiesta era de que ano? E sim, aqui para estes lados os Ford enferrujam bastante sobretudo por baixo. Mesmo o Mondeo MKIII enferruja nas portas tal como o Focus.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                    Pois... A ideia que tenho é que os Saxo/106 são um guarda-chuva com rodas mas que rolam sem grandes problemas.

                    O Fiesta é mesmo tão lixo como apregoam?
                    Não são lixo nenhum, longe disso. Diria que em termos globais são melhores que os 1.5D da citroen/peugeot.

                    Têm é que levar manutenção a tempo e horas na troca da distribuição.

                    A nível de andamento até passa por cima do saxo ou do 106 com o 1.5D.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                      Os 1.8D da Ford são de guerra. Lá está, se levar kit de distribuição a cada 50 ou 60 mil km sempre certinho não têm qualquer registo de problemas crónicos.

                      Conheço um exemplo com mais de 500 mil km. Ainda não mudou nada de especial no motor. Só uma revisão à bomba injectora, amortecedores, um servofreio e umas quantas baterias. O motor pegar em frio não é o seu forte pelos vistos.
                      Interessante. O kit de distribuição refere-se a quê? Injectores, bomba-injectora e velas de incandescência?

                      A ideia que tenho desse motor é que é ruidoso estilo Ford Transit dos Lellos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                        O teu Fiesta era de que ano? E sim, aqui para estes lados os Ford enferrujam bastante sobretudo por baixo. Mesmo o Mondeo MKIII enferruja nas portas tal como o Focus.
                        O meu já não tenho a certeza, era 96 ou 97.

                        Estava a ganhar bastante ferrugem, nas portas tinha nos puxadores. Vê também a zona das opticas por dentro, antes de comprares tens de fazer uma vistoria geral.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                          Interessante. O kit de distribuição refere-se a quê? Injectores, bomba-injectora e velas de incandescência?

                          A ideia que tenho desse motor é que é ruidoso estilo Ford Transit dos Lellos...
                          Correia e rolamentos. Mudar a bomba de água também é uma boa ideia, pelo menos a cada 120 mil kms.

                          Comentário


                            #14
                            Como referido, o 1.8d do Fiesta terá de mudar a distribuição (correias) a cada 60.000km ou 5 anos.

                            Os consumos, andarão nos 6 litros e de facto, o pegar do carro, só pega à segunda tentativa.

                            O melhor, é não dar logo à chave, quando a luz das velas de incandescência apagam, mas sim esperar ainda mais uns 10 segundos (em que se ouve um "click").

                            Mas há, quem coloque o motor de arranque do 1.8TD e essa situação fica praticamente anulada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                              Interessante. O kit de distribuição refere-se a quê? Injectores, bomba-injectora e velas de incandescência?

                              A ideia que tenho desse motor é que é ruidoso estilo Ford Transit dos Lellos...
                              Nada disso, kit de distribuição é a correia de distribuição e tensores. Bomba de água basta levar a cada 120 mil km.
                              Injectores são muito fiáveis nesse motor, nunca vi nenhum com problemas e muitos andaram a levar óleo de fritar, gasóleo agrícola e tudo e mais alguma coisa.

                              São ruidosos a frio mas nada a ver com as Transit.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                Correia e rolamentos. Mudar a bomba de água também é uma boa ideia, pelo menos a cada 120 mil kms.
                                OK, fui ver o preço do kit de distribuição com bomba de água que tem o nome de mechanizm rozrząd z pompa wodną.

                                Fica entre os 70 e os 100€ mais mão-de-obra. Não está mal. O PSA fica ligeiramente mais barato entre os 50 e os 60€ tal como o Fiat.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Como referido, o 1.8d do Fiesta terá de mudar a distribuição (correias) a cada 60.000km ou 5 anos.

                                  Os consumos, andarão nos 6 litros e de facto, o pegar do carro, só pega à segunda tentativa.

                                  O melhor, é não dar logo à chave, quando a luz das velas de incandescência apagam, mas sim esperar ainda mais uns 10 segundos (em que se ouve um "click").

                                  Mas há, quem coloque o motor de arranque do 1.8TD e essa situação fica praticamente anulada.
                                  Nada bom durante o Inverno entre Dezembro, Janeiro e Fevereiro quando é normal -10 e -8 durante a noite, por vezes -12 e -14...

                                  Num Lybra 1.9 JTD que tive em tempos no Inverno só arrancava a muito custo no final mas tinha duas velas fundidas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Como referido, o 1.8d do Fiesta terá de mudar a distribuição (correias) a cada 60.000km ou 5 anos.

                                    Os consumos, andarão nos 6 litros e de facto, o pegar do carro, só pega à segunda tentativa.

                                    O melhor, é não dar logo à chave, quando a luz das velas de incandescência apagam, mas sim esperar ainda mais uns 10 segundos (em que se ouve um "click").

                                    Mas há, quem coloque o motor de arranque do 1.8TD e essa situação fica praticamente anulada.
                                    No meu fazia 6 e picos.
                                    Mas pegava (quase) sempre à primeiro, esperava sempre os segundos extra depois da luz apagar até que ele fizesse o tal barulhinho.

                                    Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                    Nada disso, kit de distribuição é a correia de distribuição e tensores. Bomba de água basta levar a cada 120 mil km.
                                    Injectores são muito fiáveis nesse motor, nunca vi nenhum com problemas e muitos andaram a levar óleo de fritar, gasóleo agrícola e tudo e mais alguma coisa.

                                    São ruidosos a frio mas nada a ver com as Transit.

                                    NADA é mais ruidoso que uma Transit.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                      Nada disso, kit de distribuição é a correia de distribuição e tensores. Bomba de água basta levar a cada 120 mil km.
                                      Injectores são muito fiáveis nesse motor, nunca vi nenhum com problemas e muitos andaram a levar óleo de fritar, gasóleo agrícola e tudo e mais alguma coisa.

                                      São ruidosos a frio mas nada a ver com as Transit.
                                      Não ligues, eu já ando na "emigrancia" há muito tempo e já me esqueci o que é o kit de distribuição. E com esta língua difícil que é o polaco mais o espanhol, o inglês e o francês que tenho de falar no trabalho fico todo baralhado...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                        Nada bom durante o Inverno entre Dezembro, Janeiro e Fevereiro quando é normal -10 e -8 durante a noite, por vezes -12 e -14...

                                        Num Lybra 1.9 JTD que tive em tempos no Inverno só arrancava a muito custo no final mas tinha duas velas fundidas.


                                        Pois e por saber isso dos invernos rigorosos, alerto para essa questão.

                                        Seu malandro, querias dar trabalho extra ao 1.9 JTD...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                          No meu fazia 6 e picos.
                                          Mas pegava (quase) sempre à primeiro, esperava sempre os segundos extra depois da luz apagar até que ele fizesse o tal barulhinho.




                                          NADA é mais ruidoso que uma Transit.
                                          Ja estou a ver o filme naquelas madrugadas de -10...

                                          Tzzzzz Tzzzzzzzz Tzzzzzzzzzzzz zzzz zzzz zzzzz zzzzz zz TEC TEC (roda outra vez) Tzzzzz Tzzzzzzzz Tzzzzzzzzzzzz zzzz zzzz zzzzz zzzzz zzzzzzzTEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC

                                          lol

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Pois e por saber isso dos invernos rigorosos, alerto para essa questão.

                                            Seu malandro, querias dar trabalho extra ao 1.9 JTD...
                                            Grande motor! Pena que o carro tenha caído de podre por baixo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Jorge, embora não vá contribuir muito para o tópico, diz-me uma coisa: Um carro com essa idade, desse segmento e desse preço, na Polónia, não estará todo rebentado?

                                              Tenho ideia que o desgaste por aí é muito maior que por cá! Pelo menos lembro-me do estado da chaparia da tua ex-Lybra e do motor do teu ex-Scenic.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                No meu fazia 6 e picos.
                                                Mas pegava (quase) sempre à primeiro, esperava sempre os segundos extra depois da luz apagar até que ele fizesse o tal barulhinho.

                                                Aí está, há que esperar depois de apagar a luz.

                                                No entanto e atendendo aos invernos da europa central, as coisas ficam mais "rudes"...

                                                Mais ainda, se carros dormirem na garagem "estrela" () e se o gasóleo não levar a proporção correcta de mistura, para enfrentar o frio.... Mas aqui, não é controlável pelo proprietário.... a não ser que em caso de dúvida da estação de serviço, pode colocar produtos próprios para o diesel, para estas situações de frio.

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                                                  #25


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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                                    Ja estou a ver o filme naquelas madrugadas de -10...

                                                    Tzzzzz Tzzzzzzzz Tzzzzzzzzzzzz zzzz zzzz zzzzz zzzzz zz TEC TEC (roda outra vez) Tzzzzz Tzzzzzzzz Tzzzzzzzzzzzz zzzz zzzz zzzzz zzzzz zzzzzzzTEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC

                                                    lol
                                                    e o dono a ver que a bateria esta a dar as últimas começa a ficar verdadeiramente piúrso e a amaldiçoar o carro com todo o tipo de palavrões...
                                                    Tirem-me deste filme.

                                                    Se o carro vai andar a temperaturas negativas, se calhar, digo eu, era melhor pensar noutro...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post


                                                      Mas esse aparenta ter mais algum problema.... é que a luz de bateria continua acesa, mesmo depois de ter pegado (o que assim não deveria ser)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Saxo, 106 ou Corsa... com um especial gosto pelo Saxo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                          Jorge, embora não vá contribuir muito para o tópico, diz-me uma coisa: Um carro com essa idade, desse segmento e desse preço, na Polónia, não estará todo rebentado?

                                                          Tenho ideia que o desgaste por aí é muito maior que por cá! Pelo menos lembro-me do estado da chaparia da tua ex-Lybra e do motor do teu ex-Scenic.
                                                          Esses dois serviram para aprender bastante! O Citroen Picasso comprei-o a um senhor que importa da Holanda e este próximo espero que venha ou da Alemanha, Bélgica ou Holanda. Carros que rodam na Polónia há muitos anos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Mas esse aparenta ter mais algum problema.... é que a luz de bateria continua acesa, mesmo depois de ter pegado (o que assim não deveria ser)
                                                            Alternador que não carrega? Bateria mal apertada nos bornes ou fraca?

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