Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Botoes vs Tactil

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Botoes vs Tactil

    Com a evoluçao das tecnologias, deparamos que há marcas que apostam em funçoes do dia a dia na versao tactil...

    Há algumas marcas, como a opel (astra, insignia) e porsche (panamera) que usam uma coleçao respeitavel de botoes...

    Há outras que usam um intermédio, como a VW com os radios digitais, mas os comandos da climatizaçao ainda com botoes...

    E depois temos isto:



    O que acham desta evoluçao?? Nao tera mais perigo para os condutores, já que ao nao "sentir nos dedos" o que se está a fazer, tende a olhar para o ecra e distrair-se uns segundo das estradas...

    E depois, porque juntar tecnologia tactil aos carros electricos? ecras "gigantes", paineis de instrumentos digitas consumem mais energia, nao? Logo menos carga disponivel e menos km percorridos...

    Demasiada era digital nos carros, ou nem por isso?

    #2
    Obriga mais os condutores a tirarem os olhos da estrada, é perigoso

    Comentário


      #3
      Vejam o caso do novo ford mondeo...

      Comentário


        #4
        O melhor sistema ainda deve ser tipo idrive ou MMI. Écran bem em cima, e um Knob que se posso manusear sem olhar. Se bem que mesmo assim podem acontecer acidentes por não olhar para a estrada. Tátil acho um erro tremendo, sinceramente.

        Comentário


          #5
          Botões! Na conta e medida certa! Não gosto lá muito de ecrãs tácteis, e para este tipo de utilização ainda menos...

          Comentário


            #6
            Por experiência própria prefiro botoões. Por vezes no tactil em andamento é complicado acertarmos nos botões correctos

            Comentário


              #7
              Os carros, hoje em dia, têm funções a mais, tenho saudades dos velhos comandos de climatização e rádio......tudo o resto é um acidente à espera de acontecer

              Comentário


                #8
                Além do perigo de ser tudo tactil, ou de ter muitos botoes que até podem confundir o condutor, acho que a estetica com um grande ecra tactil fica a perder...

                Está a li no meio uma superficie enorme, lisa, sem formas, enquanto com botoes sempre dá um forma mais agradavel e com possiblidades de varios designs possiveis...

                Esteticamente um grande ecra tactil fica a perder, mas visualmente é mais apelativo, nao sei se me faço entender...





                Editado pela última vez por santuarium; 20 April 2013, 10:44. Razão: por imagens visiveis

                Comentário


                  #9
                  Sou uma pessoa que adora tecnologias recentes e gadgets e tal, no entanto, verdade seja dita...
                  Paineis tácteis no tablier levam a maior distracção do condutor, principalmente se estiver sozinho.
                  Ainda assim, não sei o que é pior, um painel táctil ou esse tablier do astra... Ou até mesmo do novo focus/fiesta...

                  Teclas é sempre mais vantajoso, naquela regra de decorarmos a posição das mesmas, para mais tarde utilizar sem problemas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RickPinto Ver Post
                    Sou uma pessoa que adora tecnologias recentes e gadgets e tal, no entanto, verdade seja dita...
                    Paineis tácteis no tablier levam a maior distracção do condutor, principalmente se estiver sozinho.
                    Ainda assim, não sei o que é pior, um painel táctil ou esse tablier do astra... Ou até mesmo do novo focus/fiesta...

                    Teclas é sempre mais vantajoso, naquela regra de decorarmos a posição das mesmas, para mais tarde utilizar sem problemas.
                    O táctil também tem as teclas sempre no mesmo sítio. Mas voçês andam sempre a mexer nos botões?
                    Só uma aparte. No golf também se controlam todas as funções através do volante e do écran entre os mostradores.

                    Comentário


                      #11
                      É verdade sim, agora é touch por todo o lado, qualquer dia para acionar o pisca tambem se carrega num ecran.
                      E pior que isso os ecrans centrais estao sempre virados para o centro e nunca para o condutor

                      Comentário


                        #12
                        Ecrã táctil... todos os dias!

                        Comentário


                          #13
                          Acho que o melhor mesmo é o controlo por voz. Assim não é preciso ter sítio onde carregar e ninguém se chateia

                          No caso dos carros electricos concordo com o santuarium, porque a panóplia de ecrãs é tanta que acabam por-se tornar menos intuitivos e desperdiçar energia util para mais alguns kms. É um bocado nonsense. Tudo a tentar aumentar o alcance das baterias e acabam por desperdiçar assim a energia

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rafazzz Ver Post
                            Acho que o melhor mesmo é o controlo por voz. Assim não é preciso ter sítio onde carregar e ninguém se chateia

                            No caso dos carros electricos concordo com o santuarium, porque a panóplia de ecrãs é tanta que acabam por-se tornar menos intuitivos e desperdiçar energia util para mais alguns kms. É um bocado nonsense. Tudo a tentar aumentar o alcance das baterias e acabam por desperdiçar assim a energia

                            Oh por favor... o a diferença de autonomia que tira são para aí uns 5 ou 10 metros...

                            Um LCD gasta muito pouco... á volta de 1W, ou seja, cerca de um milésimo de cavalo!

                            Comentário


                              #15
                              Eu gosto bastante de ecrãs tácteis mas em carros prefiro botões sempre. Até mesmo por questões estéticas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                Eu gosto bastante de ecrãs tácteis mas em carros prefiro botões sempre. Até mesmo por questões estéticas.
                                Gostas daquele emaranhar de botões que se vêm em alguns carros, especialmente aqueles que ainda não copiaram o iDrive da BMW?

                                Comentário


                                  #17
                                  Carro sempre botoes, ecras tacteis obrigam a tirar os olhos da estrada porque... nunca sabemos onde anda o botao, para alem de serem imprecisos e certamente deve ser bem mais caro mudar um ecra de 7-8 polegadas passado 5-6 anos porque ja estava lixado do uso que um botao.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    Carro sempre botoes, ecras tacteis obrigam a tirar os olhos para da estrada porque... nunca sabemos onde anda o botao, para alem de serem imprecisos e certamente deve ser bem mais caro mudar um ecra de 7-8 polegadas passado 5-6 anos porque ja estava lixado do uso que um botao.
                                    Ora aí está!

                                    Os ecrãs tácteis capacitivos (género iPhone) não sofrem deste problema!



                                    Os botões, são bem piores, especialmente os "modernos"!




                                    Os botões de antigamente, por exemplo, no BMW E46, eram botões como deve de ser, mecânicos!



                                    Depois as marcas viram que esses botõezinhos eram caros, e com o preço das PCB's a baixarem, enverdaram pelo caminho do barato:



                                    Butões de membrana, ou seja, são botões exactamente iguais aos do comando da televisão (acho que toda a gente já desmontou um destes ou parecido, e já viu como funciona), com uma tecla de plástico ABS por cima!


                                    É muito mau!




                                    Prefiro um ecrã táctil, pelo menos, é mais fácil, e posso carregar nos menus directamente, não andar com "navegações", os botões também podem ter a forma que for necessária, e aparecer e desaparecer consoante o que quiseremos fazer... é muito mais completo! Especialmente quando se trata de um carro com GPS!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Julgo que o tátil terá mais longevidade. Não sei de preços, mas parece-me também que a longo prazo é capaz de ficar mais barato.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isto depende muito da perícia de cada um para manusear os vários interfaces.

                                        Mais importante que ser botões por função, botão centralizado ou touch com botões por função é como todo o sistema está integrado quer seja o interface físico como virtual.

                                        Há situações que prefiro ter mais botões para que apenas com um click vá para a função que desejo, por exemplo num sistema centralizado (MMI, i.Drives e cia) é normal termos de viajar nos menus com mais frequência do que se tivéssemos um botão direto quer seja num touch ou físico.

                                        Muitas das funções mais complexas obrigam ou é desejável que sejam acionadas com o carro parado. Apenas as mais diretas, básicas e acessíveis quer física ou mentalmente devem ser usadas em andamento.

                                        Não gosto de generalizar nisto, prefiro falar de experiência concreta porque nem todos os touch são igual, o mesmo para o i-drive/mmi e para os que são com botões mais convencionais.

                                        Depois qualquer dos sistema vai evoluindo, o i-drive da BMW que testei era tudo menos bem pensado no toca à acessibilidade/ergonomia virtual do sistema de A/C e não só, isto num Serie 5 modelo 2006, já o sistema mais convencional de um classe E do mesmo ano era brincadeira de criança desde o 1º minuto de uso apesar de ter muitos mais botões expostos e à primeira vista parecerem demais, na pratica são funções diretas ao que se pretende e prescinde do romantismo virtual do sistema que a BMW usava.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Epa, não consegui não reparar num pormenor no Tesla que, pronto.. Os comandos do AC, desembaciado de vidros, etc são tão mais pequenos comparados com tudo o resto. Quer dizer, mais importante é vir a ouvir musica, o vidro embaciado não à stress

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                                            Ora aí está!

                                            Os ecrãs tácteis capacitivos (género iPhone) não sofrem deste problema!



                                            Os botões, são bem piores, especialmente os "modernos"!




                                            Os botões de antigamente, por exemplo, no BMW E46, eram botões como deve de ser, mecânicos!



                                            Depois as marcas viram que esses botõezinhos eram caros, e com o preço das PCB's a baixarem, enverdaram pelo caminho do barato:



                                            Butões de membrana, ou seja, são botões exactamente iguais aos do comando da televisão (acho que toda a gente já desmontou um destes ou parecido, e já viu como funciona), com uma tecla de plástico ABS por cima!

                                            É muito mau!

                                            Prefiro um ecrã táctil, pelo menos, é mais fácil, e posso carregar nos menus directamente, não andar com "navegações", os botões também podem ter a forma que for necessária, e aparecer e desaparecer consoante o que quiseremos fazer... é muito mais completo! Especialmente quando se trata de um carro com GPS!
                                            Bom ponto que foste buscar, dos telemoveis, porque o que nao falta sao problemas em ecras de telemoveis, e a tecnologia a ser usada num ecra como o do Tesla é praticamente a mesma, e os problemas sao varios:

                                            - Dead Pixeis
                                            - Cola dos ecras que derrete e cria manchas
                                            - Quebras - um carro é usado de todo os modos possiveis e imaginarios e nao sera dificil partir um ecra daquelas dimensoes (falo do tesla)
                                            - Riscos profundos
                                            - Perdas de sensibilidade em determinadas zonas, ou na totalidade dos ecras
                                            - Linhas dos ecras que deixam de funcionar e em determinada ponto do ecra fica tudo preto

                                            Isto sao problemas frequentes de acontecerem em telemoveis, e tablets tambem, pelo que a nivel de problemas nao vejo a vantagem. Um botao, tambem sao chatos de reparar, mas certamente deve ser mais barato que mudar ecras de 10 ou 15 polegadas fora da garantia.

                                            Se falares de algo tipo o iDrive ai acho bastante util, tens um controlo de facil acesso e mesmo manuseio. Algo tactil tipo o Tesla... era algo que dispensava bem do meu carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                                              Gostas daquele emaranhar de botões que se vêm em alguns carros, especialmente aqueles que ainda não copiaram o iDrive da BMW?
                                              Depende sempre do layout, mas de uma forma geral sim. Por exemplo, e pegando neste:



                                              Eu cá acho que está muito bem conseguido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nunca mexi num táctil num carro mas não vejo a vantagem. E mesmo tendo um telemóvel táctil não vejo onde é que isso iria melhorar ou facilitar a minha experiência ao volante. Pode ser porque não tenho GPS. Para introduzir dados num GPS acredito que seja mais simples. De resto...
                                                Mas também não compreendo como é que certos carros têm milhentos botões e outros conseguem fazer o mesmo com 5 ou 6.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                                  Depende sempre do layout, mas de uma forma geral sim. Por exemplo, e pegando neste:



                                                  Eu cá acho que está muito bem conseguido.

                                                  Pá botões a mais... como é que metes um endereço no GPS?

                                                  Como é que escolhes a música de um pen MP3?




                                                  Se fosse um rádio AM/FM, como tínhamos até agora, mas com os cada vez mais complexos sistemas de navegação (mapas GPS, google earth, street view), comunicação (bluetooth, email e internet), e entretimento (rádio, rádio internet, ficheiros MP3, tv, youtube, "ecrãs" virtuais independentes para cada passageiro), o ecrã táctil é a única solução plausível!





                                                  @Drifter: o iPad saiu há 3 anos, e o iPhone há 6! Desde o dia 1 que esses dispositivos, os primeiros com ecrãs capacitivos que não tinham problemas nenhuns que disseste. Hoje em dia, até os chineses fazem tablets com:

                                                  1. ecrãs IPS de boa qualidade
                                                  2. gorilla glass (que não risca, riscas muito mais depressa plástico que gorilla glass)
                                                  3. sistema multi-toque capacitivo de alta resolução e processamento de sinal maduro


                                                  Quanto ás linhas e aos dead pixels... isso também acontece em LCD's e VFD's normais de carros!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Teclas, acompanhadas de um bruto ecra

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                                      Teclas, acompanhadas de um bruto ecra
                                                      Isto:



                                                      ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu acho os botões preferíveis porque nos ecrãs tácteis certas funções estão escondidas em sub-menus e durante a condução torna-se complicado operar aquilo. Mas mesmo no caso dos botões, se forem muitos pode-se tornar confuso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                                                          @Drifter: o iPad saiu há 3 anos, e o iPhone há 6! Desde o dia 1 que esses dispositivos, os primeiros com ecrãs capacitivos que não tinham problemas nenhuns que disseste. Hoje em dia, até os chineses fazem tablets com:

                                                          1. ecrãs IPS de boa qualidade
                                                          2. gorilla glass (que não risca, riscas muito mais depressa plástico que gorilla glass)
                                                          3. sistema multi-toque capacitivo de alta resolução e processamento de sinal maduro


                                                          Quanto ás linhas e aos dead pixels... isso também acontece em LCD's e VFD's normais de carros!
                                                          Os problemas que relatei, sao gerais em qualquer aparelho com um touch screen, seja um iPhone ou um Galaxy Nexus. E sim, o iPhone tem unidades com problemas nos ecras como qualquer outro aparelho.

                                                          Nos carros, quando tens um problema no ecra, é chato e custoso, mas nao dependes so do ecra para controlar basicamente tudo no carro, no caso do Tesla por exemplo, que usa o ecra para tudo e mais alguma coisa, se tiveres um problema no mesmo, ficas sem acesso ao GPS, Ar Condicionado entre outras coisa e isso sim ja é uma dor de cabeça.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu gosto do tactil mas só para a funçao radio , ac auto e controlo da climatizaçao e pouco mais .

                                                            Gosto no entanto de ter botoes espalhados pelo carro , gosto de ver os botoes e carregar neles para a desejada funçao

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X