Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cruise Control vs Condutor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cruise Control vs Condutor

    Boas pessoal, sempre tive esta curiosidade, será que por exemplo em AE, o cruise control é mais economico que o proprio condutor? ou por ser o cruise control a trabalhar pode nao ter a mesma precepçao que o condutor e fazer consumos mais elevados?
    cumprimentos !

    #2
    há sempre duas versões. supostamente gastaria menos, mas já há anos que praticamente não o uso.

    Comentário


      #3
      Se a estrada fosse sempre plana, não houvesse trânsit ou qualquer obstáculo que fizesse reduzir a velocidade, gastariam o mesmo.

      No mundo real penso que o condutor consegue melhor, até porque consegue antecipar-se, mas o cruise control acaba por permitir uma eficiência bastante boa sem que o condutor tenha de conduzir com uma concentração especial. Também permite eliminar as distracções, por vezes acabamos a circular a uma velocidade um bocado superior ao que pretendíamos (se não temos pressa e/ou queremos poupar).

      Comentário


        #4
        Normalmente, em tiradas grandes em AE uso o CC.......se o terreno for plano os consumos são ligeiramente inferiores, se o terreno for acidentado os consumos são maiores porque o CC não aproveita tanto o efeito da descida e não deixa perder velocidade na subida......


        Para mim, o maior defeito do CC é tornar a condução monótona, tenho mais tendência para adormecer com o CC ligado!

        Comentário


          #5
          Eu, praticamente, não utilizo o cruise control. Até porque a nível de consumos não me favorece as médias, que eu pessoalmente consigo obter.

          Comentário


            #6
            Penso que o CC é menos eficiente que o ser humano a poupar combustível, porque como foi dito acima, nós antecipamos as particularidades da estrada e do trânsito, podemos tirar partido das descidas para embalar, etc.
            Mas há uma diferença entre a eficiência intrínseca e os resultados práticos. No meu caso em concreto verifico que poupo combustível andando com o CC ligado pela simples razão de que ando mais devagar assim do que se for eu próprio e gerir o acelerador.

            Comentário


              #7
              Quando se faz muitosssssssss kms seguidos em AE o CC ligado é uma vantagem para o condutor. Torna a viagem um pouco mais confortavel.

              Quanto a consumos....... penso que ja foi dito quase tudo. Depende de varios factores. Mas por norma o condutor ira sempre conseguir melhores consumos que o CC

              Comentário


                #8
                Não troco o CC por nada, em viagens longas, e eu não sendo um condutor experiente dá muito jeito para descansar. No que toca a consumos, quando a estrada é mais ou menos plano, e não há transito, levo-o ligado. Quando há subidas e descidas desligo, precisamente para os consumos

                Comentário


                  #9
                  Se conseguires ter o pé sempre certinho ... com condutor é sempre mais economico .... simplesmente porque podes levantar o pé nas descidas e deixar embalar ... com CC ele nao deixa embalar

                  No meu caso concreto ... CC e caixa Auto gasto o mesmo ... porque a caixa nao deixa embalar.


                  Para mim é um extra essencial ... melhor invenção de sempre

                  Comentário


                    #10
                    Em AE, acho o cruise control uma mais valia!
                    Seja para consumos, se quiser fazer a viagem a 100, chega-se aos 100 e liga-se o CC, não se passa dali, se for eu a pisar oscila sempre pelos 110/90/100/120; Seja pelo conforto, ao fim de uns 80km em AE pelos 120/130 chega a um ponto que começa a cansar o pé naquela posição e só apetece acelerar para alterar a posição do pé.
                    Eu acho o CC do melhor!

                    Comentário


                      #11
                      Tenho ideia (não comprovada) que com o CC gasto qualquer coisinha mais. Mas que se lixe! Sempre pensei que o CC era daquele tipo de equipamento que apenas serve para encarecer um carro e nada mais, tão enganado que eu estava! Hoje já não me vejo a comprar um carro sem o mesmo, naquelas viagens mais longas sabe tão bem ir ali com as pernas esticadinhas a ouvir uma musiquinha e com o AC auto ligado...

                      Comentário


                        #12
                        hum estou a ver que ha quem prefira com o cruise control e quem prefira sem.. eu ainda nao sei se é melhor com ou sem, pois so agora é que adquiri um carro com cruise control, talvez numa viagem longa e experimente e de a minha opiniao.. obrigado pelas respostas !

                        Comentário


                          #13
                          A optimização do consumo, mesmo em AE, vem na minha opinião da combinação entre os dois. Por exemplo, como o que eu uso tem função de travagem, quando o consumo instantâneo vem ao zero e se sente a travagem, desligo sempre e deixo rolar, depois ja em plano deixo deslizar a perder velocidade ate atingir a velocidade a que ia antes, e volto a ligar o CC.

                          em descidas ligeiras tambem por vezes opto pelo pedal do acelerador. Em vez de ir por exemplo a 120 com o CC a travar, prefiro colocar levemente o pé, para um consumo instantâneo de dois, tres litros e ganho velocidade, permitindo o rolar do carro.

                          Comentário


                            #14
                            De um modo geral as melhores médias conseguem-se não usando o CC, por toda uma série de razões que já foram abordadas. Mas há condutores que com o CC ligado conseguem médias melhores. Acho que são a minoria. Eu sei que comigo acaba por gastar mais qualquer coisa.

                            Comentário


                              #15
                              No A1 o CC gasta substancialmente mais quando o piso não é a direito.
                              Ainda assim, depende de muita coisa. Já o usei mais, agora uso menos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                com CC ele nao deixa embalar
                                Deixa deixa. Como em qualquer descida e com qualquer outro carro.

                                Com CC gasta-se ligeiramente mais mas o conforto que o mesmo oferece compensa largamente o pequeno custo extra.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho um carro com cc e nunca usei

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Deixa deixa. Como em qualquer descida e com qualquer outro carro.

                                    Com CC gasta-se ligeiramente mais mas o conforto que o mesmo oferece compensa largamente o pequeno custo extra.
                                    Depende do CC, há uns que travam (e acendem-se mesmo os stops) não deixando o carro passar aquele valor fixado (e não estou a falar do limitador). Mas a maioria é como dizes, deixam embalar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
                                      Tenho um carro com cc e nunca usei
                                      Eu poucas vezes uso

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        De um modo geral as melhores médias conseguem-se não usando o CC, por toda uma série de razões que já foram abordadas. Mas há condutores que com o CC ligado conseguem médias melhores. Acho que são a minoria. Eu sei que comigo acaba por gastar mais qualquer coisa.
                                        Estou de acordo que um condutor muito disciplinado pode sem CC fazer melhor, mas em viagens longas quando começa a doer o pé, e mais produtivo usar o CC.

                                        mas realço tambem que no 335i, e praticamente impossivel combater a gestão electrónica do CC. Diria que com o CC podemos fazer menos 1l aos 100.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Deixa deixa. Como em qualquer descida e com qualquer outro carro.

                                          Com CC gasta-se ligeiramente mais mas o conforto que o mesmo oferece compensa largamente o pequeno custo extra.

                                          Os meus nao embalam ... mas se calhar deve-se a caixa automatica e nao ao CC.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isso e da caixa. Quando forem descidas experimenta passar para o modo manual e ele ai ja ganha velocidade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Estou já tão habituado ao CC, que já se tornou num item de equipamento quase obrigatório.

                                              O conforto proporcionado em viagens é tal, que compensa qualquer aumento de consumos que possa haver.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aumenta o conforto mas também aumenta os consumos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Qashqai nao dava bem para ver os consumos instantâneos ja a C5 com o CC em descidas que se faz sem acelerar ela anuncia medias de 3-4L, subidas ja foi aos 20L, quando se retoma o CC ja vi consumos instantâneos de 15-16L. Ou seja, sim gasta-se mais com o CC, mas o conforto é outra coisa, ainda na Quinta passada fui e vim do Algarve, e com o fresquinho do AC, no conforto da C5 a ouvir uma bela musica ate da pena de a viagem acabar

                                                  Por acaso uma das coisa que tenho pena na Focus é mesmo nao ter CC (e sensores de luz), mas ver se meto isso na carrinha.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Penso que depende de muita coisa!

                                                    No meu caso o CC evita que me estique com a velocidades o que permite poupar...mas penso que o condutor se quiser consegue sempre fazer melhor que o CC, pelo menos um condutor experiente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por fjp335i Ver Post
                                                      Estou de acordo que um condutor muito disciplinado pode sem CC fazer melhor, mas em viagens longas quando começa a doer o pé, e mais produtivo usar o CC.

                                                      mas realço tambem que no 335i, e praticamente impossivel combater a gestão electrónica do CC. Diria que com o CC podemos fazer menos 1l aos 100.
                                                      O CC é um extra especialmente vocacionado para o conforto, e é, de facto, muito prestável neste sentido e também para não se ser apanhado em excesso de velocidade em zonas de radar.

                                                      No teu 335i, não tenho qualquer indicação que seja diferente, ou que não seja, pelo que não poderei dar a minha opinião.

                                                      Já no 320d do meu Pai (ex-carro) o CC embalava nas descidas, mas o 520d que tem agora, não o faz. Foi das primeiras coisas que me disse quando trocou um pelo outro. E, um pouco em jeito de Off-Topic, nunca a corrente deu sinal de problemas (o 320d foi entregue com 140 mil Kms, e este tem cerca de 30mil)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        De um modo geral as melhores médias conseguem-se não usando o CC, por toda uma série de razões que já foram abordadas. Mas há condutores que com o CC ligado conseguem médias melhores. Acho que são a minoria. Eu sei que comigo acaba por gastar mais qualquer coisa.
                                                        Comigo faz melhores médias pois vai mais certo que se eu for a tratar do acelerador onde ando sempre a oscilar na velocidade e carga no pedal. Também o uso frequentemente na nacional a caminho de e para o trabalho em certas horas quando não há trânsito e indo ligando desligando em certos pontos que já fui apanhando a manha consigo melhores médias também, mas sei que isso acontece porque se for eu a acelerar não tenho o mesmo sentido para o consumo e vario muito a velocidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Costumo usar CC nos carros dos outros e, normalmente, quando eles não têm uma potência por aí além.

                                                          Assim poupo chatices com os fotógrafos das AE e a viagem acaba por ser mais relaxada.

                                                          Nos meus não uso porque costumo andar bem apressado, de tal forma que em algumas curvas da AE tenho de levantar o pé, e o CC não me traria qualquer vantagem nestas circunstâncias, bem pelo contrário.

                                                          Há depois também o facto do CC nos carros mais potentes fazer acelerações fortes para retomar a velocidade programada, algo que eu detesto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O cruise control por si só não faz baixar consumos pelo menos no meu caso. É apenas um item de conforto que dá para utilizar em determinadas situações. Num caso de aferição de consumos será sempre menos efetivo que um condutor mais atento. Basta pensar no caso de uma subida e descida em que o condutor pode dosear menos na subida e mais na descida.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X