Salvo muito raras excepções prefiro a condução "manual".
O cruise control tira-me a atenção, adormece-me e pode ser cisma .. mas parece que ando sempre em rotações superiores.
Comigo o cruise control faz gastar sempre menos. Porquê? Faz-me andar sempre mais calmo! É que com o pé de acelerador não consigo andar calmo!
Da experiência que tenho e tendo uma condução defensiva. Cheguei à conclusão experimentando em dois veículos totalmente diferentes que o CC gasta sempre mais, mas depende de algumas variáveis como já foi referido. Na minha opinião, o tipo de estrada e a potencia do carro.
O CC não permite que o carro embale nas descidas, que ajuda depois a poupar combustível numa possível subida.
Digo que tambem depende da potencia, porque o carro que mais testei foi um Corsa D 1.2 e aquilo com o CC ligado num terreno acidentado anda sempre mais em esforço.
Uma vez fiz uma viagem de 1.100 kms "de seguida", dos quais só cerca de 150kms é que não foram em A.E. estou convencido que sem CC tinha que pedir à minha mulher para substituir-me, no meu caso costumo por para os 140kms/h e noto que o consumo sobe para aí 0.2l/100 do que se for eu a tentar manter essa velocidade.
Sobre a utilização do CC Vs consumo Vs perfil da estrada, tenho a referir que nos dois carros que tive/tenho atualmente, a velocidade do carro numa descida com o CC ligado pode aumentar e o consumo nesse momento é 0l.
Tanto no MegII 1.5dci como na Superb, se o perfil da estrada for uma estrada com alguma inclinação, o carro ganha velocidade e o consumo é zero.
Na subida, o CC evita que carregue em demasia no pedal do acelerador para manter a velocidade programada (objetivo principal do CC). A sensibilidade do condutor faz com que se esteja sempre a carregar mais ou menos no pedal e assim gastar instântaneamente, mais ou menos combustivel.
A meu ver, o CC faz gastar menos ou, no limite igual caso fosse uma condução "manual".
Existe um vídeo do Top Gear onde "Jeremias" fez cerca de 1000 kms e mais uns trocos se não estou em erro com um A8 4.0 Tdi. A conclusão foi que para fazer consumos esqueçam o cruise control.
O JC estava apenas focado, inteiramente, nos consumos, se bem me lembro nem usou a climatização como lhe daria jeito, e conduziu com um nível de concentração muito elevado, o que é muito desgastante ao longo de tantos kms.
O cruise control oferece um óptimo compromisso entre conforto e bons consumos. Se for regulado para velocidades mais baixas, o consumo também desce.
Eu acho que o CC dá a percepção de fazer consumos mais baixos exactamente por manter uma velocidade constante......sem CC a malta começa a viagem a 120 e acaba-a a 160...é preciso ter muito autocontrolo para fazer 500km a 120 (acreditem, já o fiz muitas vezes, até mais do que isso)....para os mais controlados, os consumos serão sempre mais baixos sem o CC...dou o desconto em terrenos planos!
Como diz outro membro anterior só serve para a malta se controlar e mais nada. O facto de manter um ritmo estável ajuda nisso e nada mais. É sim um auxiliar de conforto ao condutor que faz muitos kms em AE. Não prescindo dele e não me vejo a conduzir um veiculo sem esse equipamento nas minhas viagens. Contudo nem sempre é possível utilizar o CC seja pelas condições atmosféricas pelas condições de tráfego excepto nestas novas versões ativas com radares.