[Comparativo] Citroen XM 2.1TD D12

A mostrar resultados 1 para 22 de 22
Like Tree1Likes
  • 1 Post By RafaN

Título: Citroen XM 2.1TD D12

  1. #1
    Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2013
    Posts
    11

    Por Defeito Citroen XM 2.1TD D12

    Boas pessoal,

    O meu nome é João Silva e sou um novato aqui por estas andanças dos fóruns, e vinha-vos pedir a vossa consagrada opinião acerca deste carro: Citroen XM 2.1TD D12 da 1ª geração ou seja entre 88 ou 89 e 94 ou 95. Em termos de motor, pois é a minha única dúvida, como se comporta este menino? É algo fiável? O carro que eu tenho em vista já conta com 290000km's mas parece super super estimado, claro que melhor só vendo o carro ao vivo, algo que devo de fazer neste feriado apesar de já estar em conversações com o dono dele.

    Mas supondo que o carro está impecável, o que me têm a dizer acerca deste bólide? E já agora, se não for pedir muito, uma listazita com o que devo tar atento quando for ver este carro. Ficava-vos agradecido pessoal

    Obrigado e Cumprimentos

    João Silva
    Última edição por Xeio : 23-04-13 às 20:06:45


  2. #2
    Banido
    Data de Registo
    Oct 2007
    Posts
    5,188

    Por Defeito

    Adoro esse carro....já experimentei várias versões, essa também!

    Dito isto, acho que esse motor não foi o mais feliz nesse carro, há problemas de de bomba injectora relatados, tenha também cuidado com a suspensão, se a manutenção for cuidadosa é um mimo, se não...é um desastre

  3. #3
    Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2013
    Posts
    11

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
    Adoro esse carro....já experimentei várias versões, essa também!

    Dito isto, acho que esse motor não foi o mais feliz nesse carro, há problemas de de bomba injectora relatados, tenha também cuidado com a suspensão, se a manutenção for cuidadosa é um mimo, se não...é um desastre

    Eu também me apaixonei muito recentemente por este carro, este em particular que é o que viso comprar
    Eu irei la ver como está o carro ainda esta semana e ai poderei ver melhor o estado do mesmo, a suspensão eu sei que tem reportório de problemas principalmente devido as esferas de nitrogénio(acho que é de nitrogénio ), neste caso o senhor diz que foram colocadas umas novas à pouco tempo, claro que isso será fácil de detectar pois caso estejam mortas o carro fica super rijo pelo que li na wikipedia francesa, claro que a wikipedia não é fonte 100% segura mas já da uma ajuda.

    Mas o motor em si é bom ou não? Não são estes os utilizados pelos 406 taxi que vemos por ai?

    Obrigado e cumps

  4. #4
    Piloto Veterano ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    22,251

    Por Defeito

    Muito cuidado! Os primeiros XM eram reputados pela sua péssima fiabilidade. Ao que parece, com o restyle foram corrigidos os problemas crónicos do modelo.

  5. #5
    Banido
    Data de Registo
    Oct 2007
    Posts
    5,188

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Xeio Ver Post
    Eu também me apaixonei muito recentemente por este carro, este em particular que é o que viso comprar
    Eu irei la ver como está o carro ainda esta semana e ai poderei ver melhor o estado do mesmo, a suspensão eu sei que tem reportório de problemas principalmente devido as esferas de nitrogénio(acho que é de nitrogénio ), neste caso o senhor diz que foram colocadas umas novas à pouco tempo, claro que isso será fácil de detectar pois caso estejam mortas o carro fica super rijo pelo que li na wikipedia francesa, claro que a wikipedia não é fonte 100% segura mas já da uma ajuda.

    Mas o motor em si é bom ou não? Não são estes os utilizados pelos 406 taxi que vemos por ai?

    Obrigado e cumps
    Já vi opiniões muito contraditórias relativamente ao motor.....há quem diga que são à prova de tudo, há quem diga que não prestam........dados concretos mesmo só vi relativamente à bomba injectora....

    tive o privilégio de já ter experimentado várias versões com vários motores nesse carro.....o melhor foi o 3.0 V6....um encanto....o único senão era a caixa automática (gosto de caixas automáticas e o meu carro actual é automático), era muiiiiiito lenta, castrava muito o carro

    Só não tenho um carro destes (versão 2.5) porque a minha mulher não me deixou comprá-lo (quando as mulheres mandam é assim)

    Quando comprei o meu carro actual pensei comprar um C6, na altura não encontrei nada a preço razoável.....passados uns meses começaram a aparecer quase dados...

    P.S.- faltam-lhe as poltronas em pele....aproveite e compre também o GPL por 400 euros e mude-lhe os bancos.....
    Última edição por luissousa6 : 23-04-13 às 17:50:52


  6. #6
    Banido
    Data de Registo
    Oct 2007
    Posts
    5,188

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Muito cuidado! Os primeiros XM eram reputados pela sua péssima fiabilidade. Ao que parece, com o restyle foram corrigidos os problemas crónicos do modelo.
    Os "grandes" problemas eram de natureza eléctrica....nada que com um pouco de paciência não se resolva....aliás, os que ainda andam na estrada, já os devem ter resolvidos.

  7. #7
    Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2013
    Posts
    11

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Muito cuidado! Os primeiros XM eram reputados pela sua péssima fiabilidade. Ao que parece, com o restyle foram corrigidos os problemas crónicos do modelo.
    Eu penso que li também um artigo que dizia que eram uns sensores que o carro tinha, 3 deles, 1 na mala, 1 no choques da frente e 1 no compartimento do motor e ao que parece era esse que corroía e fazia com que houvesse uma série de problemas a nível eléctrico com o carro. Os da segunda geração tiveram esse problema resolvido, mas li também que a marca disponibilizou na altura a hipótese dos de primeira geração terem esse problema resolvido de forma gratuita, resta saber se assim foi em Portugal e neste carro respectivamente...

    Eu sei que provavelmente o meu Fiesta 1.8D é bem mais fiavel, prova de bala até, mas este carro despertou-me um bichinho ... Ando a rezar para que este esteja a 100%

  8. #8
    Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2013
    Posts
    11

    Por Defeito

    O carro é a diesel, não posso por gpl... Quanto aos bancos/ poltronas como disse e muito correctamente, eu gostei particularmente do aspecto do carro sem os bancos em pele apesar de gostar bastante, até porque estes aparentam estar extremamente bem cuidados

  9. #9
    Banido
    Data de Registo
    Oct 2007
    Posts
    5,188

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Xeio Ver Post
    Eu penso que li também um artigo que dizia que eram uns sensores que o carro tinha, 3 deles, 1 na mala, 1 no choques da frente e 1 no compartimento do motor e ao que parece era esse que corroía e fazia com que houvesse uma série de problemas a nível eléctrico com o carro. Os da segunda geração tiveram esse problema resolvido, mas li também que a marca disponibilizou na altura a hipótese dos de primeira geração terem esse problema resolvido de forma gratuita, resta saber se assim foi em Portugal e neste carro respectivamente...

    Eu sei que provavelmente o meu Fiesta 1.8D é bem mais fiavel, prova de bala até, mas este carro despertou-me um bichinho ... Ando a rezar para que este esteja a 100%

    Desejo-lhe boa sorte na compra, infelizmente não há muitos pessoas a comprar estes carros.....será um futuro clássico com toda a certeza...lembro-me de há uns anos atrás ninguém querer um boca de sapo........de se comprarem GS da 1ª geração por 20 contos para destruir no monte....hoje já desapareceram todos

  10. #10
    Banido
    Data de Registo
    Oct 2007
    Posts
    5,188

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Xeio Ver Post
    O carro é a diesel, não posso por gpl... Quanto aos bancos/ poltronas como disse e muito correctamente, eu gostei particularmente do aspecto do carro sem os bancos em pele apesar de gostar bastante, até porque estes aparentam estar extremamente bem cuidados
    Falei do outro que existe à venda para peças e que é a GPL......Só os bancos valem os 400€, ainda por cima parecem-me eléctricos

  11. #11
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    62,553

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Xeio Ver Post
    Eu também me apaixonei muito recentemente por este carro, este em particular que é o que viso comprar
    Eu irei la ver como está o carro ainda esta semana e ai poderei ver melhor o estado do mesmo, a suspensão eu sei que tem reportório de problemas principalmente devido as esferas de nitrogénio(acho que é de nitrogénio ), neste caso o senhor diz que foram colocadas umas novas à pouco tempo, claro que isso será fácil de detectar pois caso estejam mortas o carro fica super rijo pelo que li na wikipedia francesa, claro que a wikipedia não é fonte 100% segura mas já da uma ajuda.

    Mas o motor em si é bom ou não? Não são estes os utilizados pelos 406 taxi que vemos por ai?

    Obrigado e cumps
    Estava capaz de jurar que esse carro pertenceu ao pai de um amigo meu, em Leiria. Isto por causa das jantes...

  12. #12
    Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Mar 2004
    Localização
    Rio de Mouro, Lisboa, Portugal
    Posts
    26,010

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
    Os "grandes" problemas eram de natureza eléctrica....nada que com um pouco de paciência não se resolva....aliás, os que ainda andam na estrada, já os devem ter resolvidos.
    Atenção aos cabeçotes da suspensão, nomeadamente do eixo frontal.

    Esferas em mau estado ou mal mantidas é meio caminho andado para gastar uma batelada de euros. Cada cabeçote custa cerca de 400 € na Citroën (fora o capot que também pode ser danificado).

  13. #13
    Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2013
    Posts
    11

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
    Desejo-lhe boa sorte na compra, infelizmente não há muitos pessoas a comprar estes carros.....será um futuro clássico com toda a certeza...lembro-me de há uns anos atrás ninguém querer um boca de sapo........de se comprarem GS da 1ª geração por 20 contos para destruir no monte....hoje já desapareceram todos
    Pois, é o que penso também, este carro tem tudo pa ser um futuro clássico e se o comprar só o largo por uma grande oferta =) Este é daqueles para manter.

    Quanto a esse para peças já o tinha visto e já tinha pensado que seria um bom negocio adquiri-lo para ter só po caso... Parece-me um bom negocio pelo valor que pede... Ainda deve dar pa baixar qualquer coisita...

  14. #14
    Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2013
    Posts
    11

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Atenção aos cabeçotes da suspensão, nomeadamente do eixo frontal.

    Esferas em mau estado ou mal mantidas é meio caminho andado para gastar uma batelada de euros. Cada cabeçote custa cerca de 400 € na Citroën (fora o capot que também pode ser danificado).
    O dono do carro diz que as esferas foram trocadas recentemente, alem do mais é algo que eu próprio vou tentar conferir quando for ver o carro.

  15. #15
    Piloto de Testes InjectorBomba's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005
    Localização
    Europa
    Posts
    1,749

    Por Defeito

    Admiro quem compra carros diferentes, como este Mas não aparenta estar lá muito bem tratado, averigua isso.

  16. #16
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009
    Posts
    11,719

    Por Defeito

    Lindissimo carro , um carro á patrao e que um espaço atras invejavel

    Um primo meu chegou a comprar um 2.0i por 200 euros e depois vendeu-o novamente .

    Grande maquina !

  17. #17
    Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2013
    Posts
    11

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
    Admiro quem compra carros diferentes, como este Mas não aparenta estar lá muito bem tratado, averigua isso.

    Diz isso a propósito de que? Cums

  18. #18
    Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2011
    Posts
    24

    Por Defeito

    Penso que esse carro esteve à venda aqui em Viseu à relativamente pouco tempo.
    Se não era esse, era muito parecido. Jantes iguais e tudo. E se não me engano, até as letras da matrícula eram iguais...

  19. #19
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2009
    Posts
    65

    Por Defeito

    Sou citroenista fanático e ja tive 2 XM's, um 3.0 V6 12v e um 2.5 TD.
    POsso dizer-te que o 2.1 td foi dos motores mais fiáveis no XM.
    Para o carro estar duro nao basta que as esferas sejam novas, basta um sensor que controla o amortecimento da suspensao estar avariado que automaticamente a suspensão entra em modo segurança e o carro fica sempre duro, quer sejam novas ou nao as esferas.

  20. #20
    Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2013
    Localização
    Braga
    Posts
    45

    Por Defeito

    Eu tive 2 motores 2.1 TD 12V.
    Um xantia 2.1 TD 98 (Bomba electrica Lucas), com 290.000km e, atualmente, um XM 2.1 TD 12V com bomba Bosch e 190.000km. Em ambos os motores fiz revisão normal, nunca tive um stress relacionado com o motor em si, sendo q o Xantia era sempre na tábua... Continua a rolar.

    A nível de motor são bastantes fiaveis, MKII sofre o problema das Lucas... Quanto aos sensores no XM MKI desliga-os... mais vale. Usas o botão sport para as aventuras hehe

  21. #21
    Piloto de Rallye RafaN's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011
    Localização
    Já agora...
    Posts
    10,799

    Por Defeito

    Já lá vai quase 1 anito.
    midnightblack gosta disto.

  22. #22
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    62,553

    Por Defeito

    O tempo voa!

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •