Podias dar mais pormenores sobre o carro, como, se é novo ou usado, que utilidade pretendes dar ao carro, se vais fazer muitos ou poucos km. E já agora, não ponderas mais marcas ou outros motores por algum motivo?
O seat ibiza é baseado na plataforma do polo, os motores são os mesmos. Pelo que dizem a diferença da ibiza para polo está na qualidade dos interiores onde nesse aspecto o polo é superior. Em relação ao motor o 1.6 TDI tem havido alguns problemas em relação ao fap, (há que ter em atenção quando este se encontra a regenerar) e algumas pessoas falam que a embraiagem é fraca, mas na minha opinião penso que isso se deva a sua grande sensibilidade e ao facto de ser muito leve, mas em regra geral estes motores teêm se portado bem segundo sei
O seat ibiza é baseado na plataforma do polo, os motores são os mesmos. Pelo que dizem a diferença da ibiza para polo está na qualidade dos interiores onde nesse aspecto o polo é superior. Em relação ao motor o 1.6 TDI tem havido alguns problemas em relação ao fap, (há que ter em atenção quando este se encontra a regenerar) e algumas pessoas falam que a embraiagem é fraca, mas na minha opinião penso que isso se deva a sua grande sensibilidade e ao facto de ser muito leve, mas em regra geral estes motores teêm se portado bem segundo sei
Há pessoas que se queixam em relação ao filtro do ar e das partículas, por falta de conhecimento...
Este ao contrário de outros carros possui um sistema em que ele se regenera automaticamente, mas para isso acontecer sem problemas é necessário que quando o alerta é dado, se leve o carro a uma auto estrada e se mantenha uma velocidade constante entre os 100 e os 120 km, durante uns kms. No fim sentiremos um ligeiro cheiro a queimado, e o filtro está regenerado.
Há pessoas que se queixam em relação ao filtro do ar e das partículas, por falta de conhecimento...
Este ao contrário de outros carros possui um sistema em que ele se regenera automaticamente, mas para isso acontecer sem problemas é necessário que quando o alerta é dado, se leve o carro a uma auto estrada e se mantenha uma velocidade constante entre os 100 e os 120 km, durante uns kms. No fim sentiremos um ligeiro cheiro a queimado, e o filtro está regenerado.
Basicamente todos os carros funcionam da mesma maneira. O FAP dos 1.6 TDI é muito sensivel, e facilmente se têm problemas com ele.
Há pessoas que se queixam em relação ao filtro do ar e das partículas, por falta de conhecimento...
Este ao contrário de outros carros possui um sistema em que ele se regenera automaticamente, mas para isso acontecer sem problemas é necessário que quando o alerta é dado, se leve o carro a uma auto estrada e se mantenha uma velocidade constante entre os 100 e os 120 km, durante uns kms. No fim sentiremos um ligeiro cheiro a queimado, e o filtro está regenerado.
Compra a revista da AH que vem lá o teste a esta carrinha.
A carrinha Clio ganha o comparativo, com o motor de 110cv fica perfeita dentro dos valores esperados.
Li este comparativo e o que me surpreendeu mais foi um comentário em que afirmam que o XDS mal se nota na Ibiza ST. Claro que numa condução normal pouco se nota, mas numa condução mais empenhada ou numa rotunda feita bem mais acima do que o permitido as diferenças notam-se e muito.
Neste segmento e mesmo tendo em conta os excelentes preços do 2.0 TDI, ou escolheria este ou iria ver o 208 Allure 1.6 HDi. Para mim, é dos utilitários (nem entrar nos A1 e Mini) com melhores acabamentos interiores, melhor dinâmica e com um excelente value for money.
Quanto ao motor 1.6 TDi, esta é provavelmente das melhores alturas para adquirir o motor; os problemas de injectores e embraiagens foram resolvidos e não tem nenhum problema crónico, pelo que é uma boa compra dentro das suas limitações - contar com um escalonamento de caixa desajustado.
Já os problemas de FAP são mínimos, o meu Ibiza 1.6 TDI com 106000 kms nunca acedeu a luz avisadora e sempre fez os ciclos de forma correcta. Já interrompi dezenas de ciclos até em percursos curtos e 0 problemas.
É tão "sensivel" quanto o das outras marcas! Deixem-se de tretas
O problema é a falta de informação (transversal a todas as marcas) sobre o modo de funcionamento dos FAP/DPF e os cuidados a ter com os mesmos.
O que não falta aqui pelo forum são 1.6 Tdi com largos milhares de KM´s sem problema nenhum.
Posso-te dizer que a Golf do meu tio, quando teve nas minhas maos, fez 2 regeneraçoes... em menos de 150km em cidade. Tudo bem que depois de algumas actualizaçoes as coisas estabilizaram, mesmo assim ele ainda se queixa do espaço curto entre regeneraçoes. A minha Focus faz perfeitamente 300km entre regeneraçoes so em cidade (so para fazer um termo de comparaçao).
0.5l não é assim tanto face às enormes diferenças de força, potência e agradabilidade. Há também que somar uns €80 extra de IUC.
Resta saber preços finais dos 1.6 que, na minha opinião, não podem passar dos 17.5 18k, caso contrário acho que rende mais o 2.0.
Parece-me uma diferença algo optimista, mas a referencia que tenho sao de carros do segmento D com o 2.0 TDI. Para um Segmento B, o 1.6 TDI acho que chega bem ate para algumas brincadeiras.
Posso-te dizer que a Golf do meu tio, quando teve nas minhas maos, fez 2 regeneraçoes... em menos de 150km em cidade. Tudo bem que depois de algumas actualizaçoes as coisas estabilizaram, mesmo assim ele ainda se queixa do espaço curto entre regeneraçoes. A minha Focus faz perfeitamente 300km entre regeneraçoes so em cidade (so para fazer um termo de comparaçao).
A minha Octavia, faz cerca de 30 Km´s por dia, uma parte em cidade e nunca deu problemas nenhuns de regeneração, faz regenerações bem espaçadas
Não pintem tudo da mesma forma, pois pode não ser bem assim!
Esse termo de comparação não faz grande sentido, pois são motores diferentes, de marcas diferentes
Altamente subjectivo esse assunto dos DPF´s
Editado pela última vez por REDLINER; 25 April 2013, 11:30.
Parece-me uma diferença algo optimista, mas a referencia que tenho sao de carros do segmento D com o 2.0 TDI. Para um Segmento B, o 1.6 TDI acho que chega bem ate para algumas brincadeiras.
Eu tenho no meu FR 2.0 TDi média de 5.0 no CB e 5.7 real nos últimos 23k km.
E não esquecer que a malta dos FR "a sério" puxa certamente um pouco mais que a dos 1.6 TDi.
Pois, a tua referência dos 2.0 TDi é em segmentos D, ou seja, carros com mais 250/300kg. Não tem nada a ver, quer em consumos, quer em performance. Mas sobretudo em performance que se sente bastante. O que não quer dizer que eu não trocasse na boa por um A4 CR143 (por exemplo), mas os números e o feeling não enganam.
PS: Um A4 B8 com o CR143 gasta mais 0.5l que os FR com o mesmo motor, ou seja, mais 1l que os Ibiza 1.6 TDi. Neste caso a diferença já é um pouco mais considerável.
EDIT: E os anteriores FR 6L PD130 até gastavam um pouco menos que os 6J CR143.
Editado pela última vez por ClioIIIRS; 24 April 2013, 23:58.
Quanto ao motor 1.6 TDi, esta é provavelmente das melhores alturas para adquirir o motor; os problemas de injectores e embraiagens foram resolvidos e não tem nenhum problema crónico, pelo que é uma boa compra dentro das suas limitações - contar com um escalonamento de caixa desajustado.
Já os problemas de FAP são mínimos, o meu Ibiza 1.6 TDI com 106000 kms nunca acedeu a luz avisadora e sempre fez os ciclos de forma correcta. Já interrompi dezenas de ciclos até em percursos curtos e 0 problemas.
Tou numa de comprar um ibiza 1.6 105cv de 2012 tenho lido k davam problemas de injectores. Li agora k foi resolvido mas apartir de que ano? Obg
Em 90 000km com um 1.6Tdi, acendeu-me a luz do fap 2x. Resolve-se com uma volta de 10 min, e não é preciso ser na autoestrada em 4ª às 3000 rpm.
Da primeira vez que ia dar a volta para apagar a luz, equacionei ir para uma via rápida, e muito antes de lá chegar a luz apagou.. Basta deixar o motor aquecer e "puxar" um bocado mais pelo carro.
No 1.6 Tdi, o carro faz uma limpeza a cada 500km, (se for em andamento, nem se nota), se não o deixarmos fazer, parando o carro, da próxima vez que o ligarmos ele repete o precedimento até limpar, ou caso não se dê tempo para isso, ai a luz acende.
A não ser que se façam 500km seguidos em viagens de apenas 5 minutos, não irá haver problemas de maior.
Em relação ao carro, talvez preferisse o polo, mas só por uma questão de gosto pessoal e qualidade.
Há pessoas que se queixam em relação ao filtro do ar e das partículas, por falta de conhecimento...
Este ao contrário de outros carros possui um sistema em que ele se regenera automaticamente, mas para isso acontecer sem problemas é necessário que quando o alerta é dado, se leve o carro a uma auto estrada e se mantenha uma velocidade constante entre os 100 e os 120 km, durante uns kms. No fim sentiremos um ligeiro cheiro a queimado, e o filtro está regenerado.
Não me levem a mal .... mas isto de ir "passear o carro" (aka passar o cão) é mesmo verdade ?? Eu pensava que a malta andava a gozar com isto
Não há ano nenhum de produção que seja obrigatório trocar os injetores devido a defeito.
Pode acontecer... O meu carro é de 2011 e nunca troquei injetor nenhum, nem tão pouco tenho sintomas de problemas nos mesmos.
No entanto, há alguns carros de 2011, tal como 2012 ou 2010 que já tiveram de os trocar. Azares...
Andei 1 semana com um seat leon 1.6 de 2012 e fartei-me do motor ao quarto dia. Comparado com o 2.0, o 1.6 é um verdadeiro arrastão... também torço o nariz quanto à qualidade do interior da seat.
Andei 1 semana com um seat leon 1.6 de 2012 e fartei-me do motor ao quarto dia. Comparado com o 2.0, o 1.6 é um verdadeiro arrastão... também torço o nariz quanto à qualidade do interior da seat.
Se estás a falar do 2.0 de 140cv, isso é mais que óbvio.
Tal como o 2.0 de 140 é um arrastão face ao de 179 ou 184cv. E por ai adiante.
Agora, dizer que o 1.6 TDI é mau para um uso diário, só se for para conduzir em pista..
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