Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas sobre legalização de um automóvel!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvidas sobre legalização de um automóvel!!!

    Viva,

    Amigos tenho uma dúvida, no qual peço a vossa ajuda.

    A minha dúvida refere-se no que diz no título, sobre legalização de automóveis. Mas como em muitos casos a legalização que eu refiro não é de importação, isto é por exemplo, comprar na Alemanha e legalizar em Portugal. Nada disso, a minha dúvida refere-se em comprar um automóvel no Centro do nosso país e legaliza-lo no Norte do país, neste caso comprar em Lisboa e legalizar no Porto!!!

    O stand onde quero comprar um automóvel situa-se em Lisboa, sei que os stands tem que ter legalização feita, iuc e inspecções em dia do veículo.

    Mas... e o registo de propriedade têm que ser feito nas Finanças de Lisboa ou pode ser feito nas Finanças do Porto???

    Tenho que dar também conhecimento ao IMTT sobre o novo dono do automóvel???

    Penso que só tenho estas dúvidas. Fico a aguardar as vossas respostas!!!

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
    Viva,

    Amigos tenho uma dúvida, no qual peço a vossa ajuda.

    A minha dúvida refere-se no que diz no título, sobre legalização de automóveis. Mas como em muitos casos a legalização que eu refiro não é de importação, isto é por exemplo, comprar na Alemanha e legalizar em Portugal. Nada disso, a minha dúvida refere-se em comprar um automóvel no Centro do nosso país e legaliza-lo no Norte do país, neste caso comprar em Lisboa e legalizar no Porto!!!

    O stand onde quero comprar um automóvel situa-se em Lisboa, sei que os stands tem que ter legalização feita, iuc e inspecções em dia do veículo.( Isto pode ser dúbio )

    Mas... e o registo de propriedade têm que ser feito nas Finanças de Lisboa ou pode ser feito nas Finanças do Porto??? ( Conservatória do Registo Automóvel)

    Tenho que dar também conhecimento ao IMTT sobre o novo dono do automóvel???( Se registares de imediato , não é necessário, embora a lei assim o preveja .)

    Penso que só tenho estas dúvidas. Fico a aguardar as vossas respostas!!!

    Cumprimentos
    Compras o carro em Lisboa e vais de imediato a uma das conservatórias lá existentes e fazes o registo em teu nome . Se quiseres , podes tratar em qualquer conservatória a nível nacional.
    Editado pela última vez por rucsantos; 02 May 2013, 08:15.

    Comentário


      #3
      nas finanças não se tratam registos de propriedade

      Comentário


        #4
        Porque é assim... o stand têm que fornecer a documentação do veículo e também da venda do veículo, mas eu depois posso tratar da documentação em meu nome sem ser preciso o dono do stand???

        Não sei se posso utilizar o veículo 300 km de Lisboa para o Porto, para depois eu sozinho fazer a passagem e legalizar o veículo em meu nome???

        Comentário


          #5
          Mas porque não simplificas a coisa e tratas da documentação em Lisboa? Ficava logo o assunto resolvido...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
            Porque é assim... o stand têm que fornecer a documentação do veículo e também da venda do veículo, mas eu depois posso tratar da documentação em meu nome sem ser preciso o dono do stand???

            Não sei se posso utilizar o veículo 300 km de Lisboa para o Porto, para depois eu sozinho fazer a passagem e legalizar o veículo em meu nome???



            O seguro está feito ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
              Porque é assim... o stand têm que fornecer a documentação do veículo e também da venda do veículo, mas eu depois posso tratar da documentação em meu nome sem ser preciso o dono do stand???

              Não sei se posso utilizar o veículo 300 km de Lisboa para o Porto, para depois eu sozinho fazer a passagem e legalizar o veículo em meu nome???
              duvido que o vendedor te deixa fazer uma coisa dessas

              Comentário


                #8
                O problema é que não sei qual a melhor maneira e o que se faz nessa situação!!!

                Porque a minha dúvida é se fazer o registo em Lisboa, se depois pagar IUC e seguro se aparecem os dados nas finanças e seguradora da minha zona no Porto???

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
                  O problema é que não sei qual a melhor maneira e o que se faz nessa situação!!!

                  Porque a minha dúvida é se fazer o registo em Lisboa, se depois pagar IUC e seguro se aparecem os dados nas finanças e seguradora da minha zona no Porto???


                  Se ao fazeres o registo, deres a tua morada certa... não há porque as coisas terem outra morada.

                  A seguradora a mesma coisa.
                  Editado pela última vez por nto; 02 May 2013, 14:52.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
                    O problema é que não sei qual a melhor maneira e o que se faz nessa situação!!!

                    Porque a minha dúvida é se fazer o registo em Lisboa, se depois pagar IUC e seguro se aparecem os dados nas finanças e seguradora da minha zona no Porto???

                    Tanta confusão nesa cabeça.
                    Depois de registares o carro em teu nome, tens 90 dias para pagar o IUC, vais ao site das finaças como se fosse entregar o IRS e verificas se o carro já consta em teu nome, depois é só solicitar a geração do documento de pagament, multibanco e já está.
                    O seguro deverás fazê-lo antes do carro sair do stand, caso contrário o risco é muito grande, 500€ de coima, apreensão do carro e se tiveres um acidente ainda pior.

                    Comentário


                      #11
                      Vai a uma loja do cidadão em lisboa. Demora 5 minutos, mais o tempo de espera para seres atendido. É o melhor, mais rápido e mais seguro método. O sr. do stand vai contigo (exige isso) ou pede toda a documentação necessária.

                      Atenção que precisas de seguro válido para circular com o carro. Elas acontecem quando menos se espera.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                        Tanta confusão nesa cabeça.
                        Depois de registares o carro em teu nome, tens 90 dias para pagar o IUC, vais ao site das finaças como se fosse entregar o IRS e verificas se o carro já consta em teu nome, depois é só solicitar a geração do documento de pagament, multibanco e já está.
                        O seguro deverás fazê-lo antes do carro sair do stand, caso contrário o risco é muito grande, 500€ de coima, apreensão do carro e se tiveres um acidente ainda pior.
                        Só é assim em caso de primeiro registo de viatura acabada de matricular. No caso de viaturas usadas não se aplica e pela conversa do user é um carro usado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                          Só é assim em caso de primeiro registo de viatura acabada de matricular. No caso de viaturas usadas não se aplica e pela conversa do user é um carro usado.

                          Tens razão. Maldito alzheimer. Se é usado , antes de ele comprar, que verifique a data da 1ª matrícula da viatura, se for anterior à data da venda , o responsável é o actual proprietário , caso seja após a dta de venda é o user em causa o responsável.

                          Comentário


                            #14
                            A viatura em questão é usada, e a matricula é de Junho de 2004.

                            Então para finalizar as minhas dúvidas!!!

                            Tenho que ter Seguro em meu nome logo no acto da compra... certo???

                            O IUC e a inspecção só faço consoante o ano da matricula do carro... certo???

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
                              A viatura em questão é usada, e a matricula é de Junho de 2004.

                              Então para finalizar as minhas dúvidas!!!

                              Tenho que ter Seguro em meu nome logo no acto da compra... certo???
                              Claro!
                              Espero que não estejas com ideias de circular sem seguro!

                              Originalmente Colocado por marcolousada
                              IUC e a inspecção só faço consoante o ano da matricula do carro... certo???
                              Cumprimentos
                              O IUC vais pagar em Junho e a inspecção periódica será também em Junho (até ao dia da matricula)!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
                                A viatura em questão é usada, e a matricula é de Junho de 2004.

                                Então para finalizar as minhas dúvidas!!!

                                Tenho que ter Seguro em meu nome logo no acto da compra... certo???

                                O IUC e a inspecção só faço consoante o ano da matricula do carro... certo???

                                Cumprimentos



                                Como já referido, o IUC tens de o pagar em Junho.

                                Quanto à IPO, tens de a fazer até ao dia da matrícula em Junho.

                                No entanto, também podes fazer a IPO com 90 dias antes... ou seja, já podes fazer a IPO caso queiras e a mesma é válida.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ok obrigado pessoal!!!

                                  O problema é que eu nunca comprei um carro, quanto mais comprar um carro fora da minha zona!!!

                                  Obrigado por me aturarem!!! hahahahaha

                                  Depois quando tiver oportunidade de comprar o veículo em questão deixo aqui as fotos!!!

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que vais comprar?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um automóvel Renault!!!

                                      Não vou dizer o modelo para não haver azares na compra ou o automóvel em questão ser vendido!!!

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Como já referido, o IUC tens de o pagar em Junho.

                                        Quanto à IPO, tens de a fazer até ao dia da matrícula em Junho.

                                        No entanto, também podes fazer a IPO com 90 dias antes... ou seja, já podes fazer a IPO caso queiras e a mesma é válida.
                                        acho que não devias esperar por Junho para fazer a inspecção, só para complementar o post do nto que citei, se a fizeres agora, a mesma será válida até Junho do próximo ano

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post

                                          O problema é que eu nunca comprei um carro, quanto mais comprar um carro fora da minha zona!!!
                                          OK, só duas notas que acho útil saber:

                                          Inspecção (IPO): tem de ser feita até ao dia de aniversário de matrícula - se a matrícula no registo for de 13 de Junho de 2004, é até dia 13 de Junho. É preciso levar o novo documento de registo (DUA) do carro e mais o papel da inspecção anterior (verificar se vem com os papéis do carro).

                                          Imposto de circulação (IUC): até ao fim do mês de matrícula; no caso acima, até fim de Junho. Paga-se nas finanças ou tira-se documento no site da internet, com a mesma senha dos impostos, e paga-se no multibanco.

                                          Depois de se fazer o registo, o DUA leva uns dias a chegar a casa, mas é relativamente rápido - penso que o prazo oficial é de 60 dias, mas acho que das últimas vezes que precisei foi decerto menos de duas semanas.

                                          Boa sorte.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                            OK, só duas notas que acho útil saber:

                                            Inspecção (IPO): tem de ser feita até ao dia de aniversário de matrícula - se a matrícula no registo for de 13 de Junho de 2004, é até dia 13 de Junho. É preciso levar o novo documento de registo (DUA) do carro e mais o papel da inspecção anterior (verificar se vem com os papéis do carro).

                                            Imposto de circulação (IUC): até ao fim do mês de matrícula; no caso acima, até fim de Junho. Paga-se nas finanças ou tira-se documento no site da internet, com a mesma senha dos impostos, e paga-se no multibanco.

                                            Depois de se fazer o registo, o DUA leva uns dias a chegar a casa, mas é relativamente rápido - penso que o prazo oficial é de 60 dias, mas acho que das últimas vezes que precisei foi decerto menos de duas semanas.

                                            Boa sorte.
                                            60 dias é o prazo legal para fazer o novo averbamento após a venda. Após dar entrada da papelada na conservatória o prazo normal para o DUA chegar às mãos do novo proprietário é habitualmente de cerca de 5 dias.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X