Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reprogramação - é seguro ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reprogramação - é seguro ou não?

    Desde já uma boa noite a todos,
    Tenho andado um pouco ausente, mas o quotidiano em que me encontro não me permite vir cá muitas vezes, e quando isso acontece é no Tapatalk e só leio os tópicos subscritos

    Ora bem, em relação ao tópico verdadeiramente dito. Eu fiz uma pequena pesquisa e não encontrei assim nada sobre o assunto, pelo que decidi avançar.
    Há bem pouco tempo tive uma conversa com um amigo sobre o tema das reprogramações: de um lado estava eu, em que "apoiava" quem fazia este tipo de alteração aos automóveis, pois é uma maneira de termos um carro mais disponível, com mais binário e potência, e consequente andamento e até quem sabe diminuição de consumo (neste último ponto já não me acredito tanto). Inclusive estou a pensar em fazer uma ao meu Focus (e como é óbvio já me informei junto da marca e do mecânico responsável); do outro lado temos o meu amigo que discordava totalmente: para ele as reprogramações pioram a saúde do motor, aumentam os consumos e, apesar de criar mais binário e potência, acaba por ser um pouco artificial, já para falar que em qualquer intervenção que seja feita na marca, eles detectam logo a alteração e a garantia perde o seu efeito.
    Conforme tinha dito atrás, falei com um amigo mecânico responsável da Ford, e ele disse-me (não só ele mas dois vendedores conhecidos) para não ter receio e que poderia avançar. Inclusive que há automóveis que já saem da concessionária reprogramados.
    Ora bem, quem está mais certo, eu ou ele?

    #2
    Desde que respeites os limites do "hardware" que tens instalado mal não faz!
    Há tantos casos de carros a serem comercializados com motores iguais e potências diferentes..
    Mas claro, tem de se ter cuidado. Se exagerares a embraiagem pode sofrer. E principalmente o Turbo. Há quem faça juntamente com a reprogramação o reforço do turbo com peças de turbos maiores (hibridar o turbo)
    Se eu tivesse um Diesel que viesse muito estrangulado e tivesse bom potencial não hesitaria.
    Mas tenho um a gasolina e nesses geralmente a Repro só se traduz em ganhos após instalação de componentes de performance ou alterações na admissão ou linha

    Comentário


      #3
      Se faz mal ou não, não sei, mas eu não faria isso no meu carro!
      Apenas porque tenho medo no desgaste que traria ao carro, e se encurtaria o tempo médio de vida do mesmo...

      Comentário


        #4
        Se for feita por quem sabe, de acordo com os limites do carro não tem qualquer problema.
        Há marcas que os vendem assim.
        Dou-te um exemplo, os Toyotas 2.0d4d ali de 2002 até 2006, motor de 116cv que muitos traziam Powerbox, oferecida por eles diziam que ficava com cerca de 136cv, as primeiras deram raia, mas depois vieram as da TTE e nunca mais houve problemas, para quem quisesse comprar eram só 900€ bem mais cara que uma repro, mas lá está, era de origem com garantias...
        Uma repro é sempre melhor que uma Powerbox, mexe em mais parâmetros e é feita á "medida" do cliente.

        Comentário


          #5
          Normalmente mete se nos focus com 140 cvs , o meu mecanico trabalha na mcoutinho e ele tratou disso e anda com 140cvs na sua mk2.5

          Comentário


            #6
            Por acaso ando com o mesmo dilema, para um carro diferente, mas com o mesmo motor.

            A minha clubman cooper d, com 110cv não retira nem metade das potencialidades da dinâmica e penso que até aos 135cv não será exagerar.

            Mas tenho algum receio é de quem mexe no carro, pois como disse outro user, convém ser quem sabe e não estou disposto a pagar entre os 350 e os 500€ para levar o carro às casas da moda.

            Há aí quem as faça por 150,00€ mas esses não são conhecidos e fica a dúvida!

            Comentário


              #7
              Excelente tópico. Anda tanta gente com a mesma dúvida. Eu já pensei em fazer repro, meter a box, já desisti disso e depois volto a pensar fazer... o meu como tem FAP é mais complicado, FAP e repro não são os melhores amigos. Mas ainda não perdia esperança, pois o meu tem 90 cv e há iguais com 128 cv e FAP. Como faço praticamente só estradas nacionais acho que o FAP não iria dar muitos problemas e a ideia de por aí uns 125 cv (mais 35 que atualmente) agrada-me. A box já não me agrada tanto, porque mexe só em alguns parâmetros e tenho quase a certeza que irá ser bem pior para o FAp que a repro. Conheço quem tenha 1.6 crdi com 140 cv, 300nm de binário (limite da embraiagem), mas não conheço ninguém com 1.6 crdi com FAP reprogramado, daí o meu dilema... não queria ser eu a cobaia e não quero tirar o FAP por causa das IPO....

              Comentário


                #8
                Uma repro é sempre boa se for feita por quem sabe,se for por qualquer maçarico podes ficar é com problemas que depois nunca chegam a ter fim.

                Comentário


                  #9
                  Normalmente até 20% a mais de potência não há problema.

                  Pex 90*1.2=108

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                    Excelente tópico. Anda tanta gente com a mesma dúvida. Eu já pensei em fazer repro, meter a box, já desisti disso e depois volto a pensar fazer... o meu como tem FAP é mais complicado, FAP e repro não são os melhores amigos. Mas ainda não perdia esperança, pois o meu tem 90 cv e há iguais com 128 cv e FAP. Como faço praticamente só estradas nacionais acho que o FAP não iria dar muitos problemas e a ideia de por aí uns 125 cv (mais 35 que atualmente) agrada-me. A box já não me agrada tanto, porque mexe só em alguns parâmetros e tenho quase a certeza que irá ser bem pior para o FAp que a repro. Conheço quem tenha 1.6 crdi com 140 cv, 300nm de binário (limite da embraiagem), mas não conheço ninguém com 1.6 crdi com FAP reprogramado, daí o meu dilema... não queria ser eu a cobaia e não quero tirar o FAP por causa das IPO....
                    Penso que actualmente não há qualquer necessidade de retirar a fap para fazer repro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                      Penso que actualmente não há qualquer necessidade de retirar a fap para fazer repro.
                      Depende sempre de quanto queres ganhar. No limite tem que sair tudo, FAP, catalisador e até panelas...

                      Uma reprogramação é um conceito muito geral e o resultado vai depender sempre do motor em questão, de quem a faz, dos parâmetros alterados, da "dose" em que é feita, etc.

                      Uma reprogramação ligeira, feita com pés e cabeça, num motor que leva uma utilização minimamente cuidada (não andar sempre a fundo, deixar o motor aquecer bem antes de puxar, deixar o óleo circular antes de desligar o motor depois de andar a puxar por ele), não deve ter impacto na durabilidade do motor, e sempre se tem mais uns cavalos disponíveis para usar de vez em quando numa ultrapassagem ou para umas brincadeiras.

                      Uma reprogramação de Manel GT que deixa o carro a ***** fumo por todo o lado vai matar o filtro de partículas em pouco tempo. Uma reprogramação bem forte que deixa o motor com o dobro da potência de fábrica vai de certeza durar até alguma coisa partir. E para quem gosta de andar sempre de gás à tábua uma reprogramação vai sempre encurtar a vida do turbo, que vai andar sempre em maior esforço.

                      Quem quer por exemplo 140cv - e tenciona usar e abusar desses 140cv - e compra um 1.6 de 105 para reprogramar para essa potência invés de um 2.0 que deixa stock, na minha opinião está a cometer um erro e está-se a enganar se espera que o 1.6 dure o mesmo que o 2.0. Quem achar que o 1.6 já chega e só quer mais uns pozinhos para usar de vez em quando já acho que faz bem.
                      Editado pela última vez por SRLA; 04 May 2013, 13:30.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                        Depende sempre de quanto queres ganhar. No limite tem que sair tudo, FAP, catalisador e até panelas...

                        Uma reprogramação é um conceito muito geral e o resultado vai depender sempre do motor em questão, de quem a faz, dos parâmetros alterados, da "dose" em que é feita, etc.

                        Uma reprogramação ligeira, feita com pés e cabeça, num motor que leva uma utilização minimamente cuidada (não andar sempre a fundo, deixar o motor aquecer bem antes de puxar, deixar o óleo circular antes de desligar o motor depois de andar a puxar por ele), não deve ter impacto na durabilidade do motor, e sempre se tem mais uns cavalos disponíveis para usar de vez em quando numa ultrapassagem ou para umas brincadeiras.

                        Uma reprogramação de Manel GT que deixa o carro a ***** fumo por todo o lado vai matar o filtro de partículas em pouco tempo. Uma reprogramação bem forte que deixa o motor com o dobro da potência de fábrica vai de certeza durar até alguma coisa partir. E para quem gosta de andar sempre de gás à tábua uma reprogramação vai sempre encurtar a vida do turbo, que vai andar sempre em maior esforço.

                        Quem quer por exemplo 140cv - e tenciona usar e abusar desses 140cv - e compra um 1.6 de 105 para reprogramar para essa potência invés de um 2.0 que deixa stock, na minha opinião está a cometer um erro e está-se a enganar se espera que o 1.6 dure o mesmo que o 2.0. Quem achar que o 1.6 já chega e só quer mais uns pozinhos para usar de vez em quando já acho que faz bem.

                        O meu espírito é mais usar muito de vez em quando, nos momentos que sou eu a conduzir o carro, pois 90% do tempo este está na mão da minha mulher, para quem 110cv já chega e sobra.

                        Apenas gostaria de o fazer para deixar de ter a sensação de que necessito de comprar outro carro para mim, com mais pujança!!
                        Assim quando me der essas "noias" sempre tenho carro com mais capacidade para dar uma voltinha mais animada!!

                        O meu carro do dia a dia tem 75 póneis...e depois gosto de me redimir!

                        Comentário


                          #13
                          É fixe pá... É a estratégia do choco... Que deixa uma imensa nuvem negra atrás, para te perderem o rasto...

                          Comentário


                            #14
                            A Citroen, com o Xsara VTS ja fazia isso tambem Caso o cliente opta-se poderia "chipar" o carro na marca sem perder garantias nem vir a ter problemas caso o carro desse raia Alias, o Xsara, ate tinha a ficha para ligar a powerbox bem visivel e a propria Citroen informava que aquela ficha era mesmo para aquele fim.

                            Quanto ao teu dilema......... Se for feito por quem sabe, com direito a garantias e tudo o mais, dentro do parametros aceitaveis para o bloco em questao e desde que nao torne o carro numa chamine da Cimpor, penso que nao tem mal algum

                            Comentário


                              #15
                              isto ainda é uma área para desmistificar, o que acontece é que conheço indivíduos que fizeram repros e na hora é e tal isto agora anda melhor e o gajo disse que não fazia mal nenhum, passado uns tempos turbos embreagens pro maneta.
                              anular componentes que estão lá por questões ambientais EGRs Faps é um pau de dois bicos pois se por um lado queremos que a coisa dure mais e não de problemas, também temos a responsabilidade de contribuir para um ambiente mais limpo.
                              normalmente pensasse tira-se e o ambiente que se f#da.
                              pensem assim a marca faz repro dá garantia? Se sim então acho que é seguro.
                              Eu pessoalmente não acho boa ideia, quando compro um carro compro logo as minhas medidas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por vitoralf Ver Post
                                isto ainda é uma área para desmistificar, o que acontece é que conheço indivíduos que fizeram repros e na hora é e tal isto agora anda melhor e o gajo disse que não fazia mal nenhum, passado uns tempos turbos embreagens pro maneta.
                                anular componentes que estão lá por questões ambientais EGRs Faps é um pau de dois bicos pois se por um lado queremos que a coisa dure mais e não de problemas, também temos a responsabilidade de contribuir para um ambiente mais limpo.
                                normalmente pensasse tira-se e o ambiente que se f#da.
                                pensem assim a marca faz repro dá garantia? Se sim então acho que é seguro.
                                Eu pessoalmente não acho boa ideia, quando compro um carro compro logo as minhas medidas.
                                Não concordo que se tirem faps, ou quaisquer peças para fazer repros.
                                O ideal é deixar lá por todas essas razões referidas.

                                Conheço algumas pessoas com carros reprogramados e até hoje nunca tiveram problemas, destes conheço uma pessoa que para além de ter repro abusa que se farta de um 1.6hdi e tem quase 200000km e está ok!

                                Mas tenho a certeza que mais dia menos dia a mecânica acaba por sofrer!

                                Comentário


                                  #17
                                  Não sou entendido, mas se não me engano o 2.0tdi de 2010 nos a4 vem com 140 cv de origem, depois tens a versão sport que vem com 170. Se vem de origem, não estou a ver em que é que 30 cv possam comprometer a vida do motor

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu fiz no 607 2.2hdi ficou com 167cv sem o FAP, consumos reais ficam a volta dos 7lt e problemas 0

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                                      Não sou entendido, mas se não me engano o 2.0tdi de 2010 nos a4 vem com 140 cv de origem, depois tens a versão sport que vem com 170. Se vem de origem, não estou a ver em que é que 30 cv possam comprometer a vida do motor
                                      O turbo é diferente penso eu

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                                        Não sou entendido, mas se não me engano o 2.0tdi de 2010 nos a4 vem com 140 cv de origem, depois tens a versão sport que vem com 170. Se vem de origem, não estou a ver em que é que 30 cv possam comprometer a vida do motor


                                        O bloco em si é o mesmo, mas há componentes que são distintos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          desconhecia! thanks!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                            É fixe pá... É a estratégia do choco... Que deixa uma imensa nuvem negra atrás, para te perderem o rasto...
                                            Só fica a deitar fumo se o dono quiser, e o reprogramador souber o que anda a fazer

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                              Normalmente até 20% a mais de potência não há problema.

                                              Pex 90*1.2=108
                                              No meu caso vem de origem com 90cv mas mas é igual ao de 115 ou de 128.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                No meu caso vem de origem com 90cv mas mas é igual ao de 115 ou de 128.
                                                O turbo e os injectores são diferentes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                  O turbo e os injectores são diferentes.
                                                  De certeza? Tinham-me dito que não.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                    De certeza? Tinham-me dito que não.
                                                    tenho sim

                                                    Nas primeiras versões do 1.6 90 cv alguns sairam com turbo igual ao de 115, mas o teu se já tem fap não está nesse grupo restrito. Alem de que nunca foi igual ao 128 cv.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                      tenho sim

                                                      Nas primeiras versões do 1.6 90 cv alguns sairam com turbo igual ao de 115, mas o teu se já tem fap não está nesse grupo restrito. Alem de que nunca foi igual ao 128 cv.
                                                      Como na altura não havia em PT de 90 cv (pelo menos foi o peixe que me venderam), o carro estava destinado ao mercado italiano e foi "desviado" para cá. Aquilo parece que tem peças das duas versões. Num concessionário falei em repro e disseram-me que o meu, em principio, tinha tudo igual aos de 128 com FAP...
                                                      Editado pela última vez por MigMondeo; 04 May 2013, 21:37.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                        O turbo e os injectores são diferentes.
                                                        E o turbo e os injectores não aguentam?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          "feita por quem sabe...........feita por quem sabe..."

                                                          Mas afinal quem é que sabe??

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
                                                            "feita por quem sabe...........feita por quem sabe..."

                                                            Mas afinal quem é que sabe??
                                                            Com é óbvio há empresas especializadas nisso
                                                            Assim das mais conhecidas aqui no norte é a CPI

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X