Que os carros a gasóleo duram mais que os a gasolina? Fazem mais klm's?
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Originalmente Colocado por ssiss Ver PostQue os carros a gasóleo duram mais que os a gasolina? Fazem mais klm's?
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Originalmente Colocado por sublime21 Ver Posttambem desde pequeno que oiço dizer que motor a diesel tem uma longevidade superior aos motores a gasolina, agora o porquê disto nao sei, tambem estou curioso para saber ..
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Os motores diesel, devido às suas caracteristicas, têm que ter componentes mais resistentes que um otto. Dai que na maioiria dos casos, e nas mesmas condições, os motores a gasoleo durarem mais que a gasolina.
Os diesel tambem desenvolvem mais potencia a mais baixa rotação, devido a sua maior tx de compressão e consequente maior binário, assim o desgaste torna-se menor.
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Originalmente Colocado por MigMondeo Ver PostEssa é fácil: quando eras pequeno os motores diesel tinham pouca potência (em cv), muito torque, e trabalhavam a baixa rotação. Numa hora de funcionamento o motor a gasolina dava +/- o dobro das voltas. Dobro do funcionamento = a dobro do desgaste. Atualmente ninguém (ou muito poucos) está a pensar comprar uma transit para andar 1 milhão de kms a andar a 100 km/h na AE, portanto, trazem motores mais económicos, mais velozes, mais potentes e mais rotativos. Mas isso provoca mais desgaste e duram menos tempo. como os F1, andam muito mas duram poucos kms.
É daquelas questões que não tem resposta.
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Esta história vem de tempos muito antigos, onde os motores Diesel eram feitos, única e exclusivamente, para durar. Não havia preocupações com as prestações e nem sequer se punha a hipótese de tentar ter um bloco agradável de utilizar. Nessa altura, só comprava carros a gasóleo quem fazia muitos quilómetros, daí só esses motores atingirem elevados valores de quilómetros. Ou seja, via-se motores a gasóleo com muitos quilómetros, mas era complicado ter termo de comparação.
Hoje em dia, mudou tudo. Os motores Diesel são incomparavelmente melhores, mas dão chatices de vária ordem, sendo que, a certa altura, fruto do maior desenvolvimento face aos blocos a gasolina, até davam mais problemas do que estes.
É muito complicado dizer-se qual o que dura mais, pois isso depende de vários fatores. O facto é que basta andar num e noutro, ambos com vários quilómetros, para se notar mais desgaste no bloco Diesel. Um motor a gasolina mantém-se linear no desgaste, ao passo que o motor Diesel ganha imensas vibrações e ruídos.
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A longevidade dos carros não se define pelo tipo de combustível que eles consomem, mas sim pela quantidade de álcool que os seus condutores ingerem.
Agora a sério, isso é impossível saber. Antes os diesel eram fiáveis, agora têm turbos, e electrónicas e afins. E com os carros a gasolina passa-se exactamente o mesmo.
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Eu diria que é impossível dar um resposta verdadeira, porque a realidade é que ambos foram feitos para funções diferentes, e uma utilização contrária pode causar problemas, por exemplo:
- os carros a diesel na sua origem foram feitos para comer quilómetros, tinham cilindradas elevadas, tal como o binário e poucos cavalos, eram utilizados essencialmente nas máquinas agrícolas e industriais que requerem força, nos camiões (mais uma vez veículos de força, marcha lenta e longevidade de quilómetros), comboios, veículos comerciais e alguns ligeiros. todos eles se destinavam a um uso diário de longa duração.
- os carros a gasolina até aos anos 90 ocupavam a maior fatia do mercado, utilizados essencialmente para fazer menos km e muitas vezes em deslocações demasiado curtas, com cilindradas menores, e mais possantes que os diesel aqui para o burgo, e com um leque mais amplo de motorizações e potência que os diesel (coisa que se mantém ainda hoje).
- desde então, a procura por carros "mais económicos" aumentou e as marcas apostaram em desenvolver os diesel: os antigos atmosféricos caíram em desuso e actualmente é só turbinados, com comon rai, fap e por aí fora. A cilindrada diminuiu e a potência aumentou para corresponder à procura de performance que se exigia dos diesel. Associado a isto vieram os tão badalados problemas nos novos componentes. Ao mesmo tempo, os carros a gasolina estagnaram, continuando a maior aposta nos atmosféricos com mecânicas mais simples e consequentemente menos propícios a problemas.
- resumindo, os diesel continuam a ser carros feitos para comer km, e como tal não gostam de percursos curtos (o fap que o diga), ao contrario dos otto que se adaptam melhor a esta situação. Quanto a avarias, se os diesel actuais são mais complexos, é natural que tenhas mais avarias que carros a gasolina atmosféricos. De forma natural os diesel do parque automóvel continuarão a fazer sempre mais km que os carros a gasolina, o que não quer dizer que não sejam ambos altamente duráveis, para além que a idade e o tratamento devem ser ponderados quando se fala de longevidade de um motor, e não só os km.
quanto aos antigos serem mais duráveis, pode-se dizer que uma utilização fora do campo natural pode revelar mais problemas, e os novos como têm mais complexidade de componentes estão mais sujeitos a isso, o que não significa que na sua "base" não sejam melhores.
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Já tive 2 carros a gasolina que me fizeram cerca de 400.000kms cada um sem mexidas no motor. Das pessoas que conheci que na mesma altura compraram esses modelos a gasóleo nenhum passou dos 250.000 sem reparar o motor. Esta é a minha experiência pessoal e vale o que vale.
Acho graça, quando ouço alguém dizer que um carro a gasóleo consegue fazer 200.000kms sem mexer no motor e pensarem que isso é uma grande kilometragem.
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver PostEu diria que é impossível dar um resposta verdadeira, porque a realidade é que ambos foram feitos para funções diferentes, e uma utilização contrária pode causar problemas, por exemplo:
- os carros a diesel na sua origem foram feitos para comer quilómetros, tinham cilindradas elevadas, tal como o binário e poucos cavalos, eram utilizados essencialmente nas máquinas agrícolas e industriais que requerem força, nos camiões (mais uma vez veículos de força, marcha lenta e longevidade de quilómetros), comboios, veículos comerciais e alguns ligeiros. todos eles se destinavam a um uso diário de longa duração.
- os carros a gasolina até aos anos 90 ocupavam a maior fatia do mercado, utilizados essencialmente para fazer menos km e muitas vezes em deslocações demasiado curtas, com cilindradas menores, e mais possantes que os diesel aqui para o burgo, e com um leque mais amplo de motorizações e potência que os diesel (coisa que se mantém ainda hoje).
- desde então, a procura por carros "mais económicos" aumentou e as marcas apostaram em desenvolver os diesel: os antigos atmosféricos caíram em desuso e actualmente é só turbinados, com comon rai, fap e por aí fora. A cilindrada diminuiu e a potência aumentou para corresponder à procura de performance que se exigia dos diesel. Associado a isto vieram os tão badalados problemas nos novos componentes. Ao mesmo tempo, os carros a gasolina estagnaram, continuando a maior aposta nos atmosféricos com mecânicas mais simples e consequentemente menos propícios a problemas.
- resumindo, os diesel continuam a ser carros feitos para comer km, e como tal não gostam de percursos curtos (o fap que o diga), ao contrario dos otto que se adaptam melhor a esta situação. Quanto a avarias, se os diesel actuais são mais complexos, é natural que tenhas mais avarias que carros a gasolina atmosféricos. De forma natural os diesel do parque automóvel continuarão a fazer sempre mais km que os carros a gasolina, o que não quer dizer que não sejam ambos altamente duráveis, para além que a idade e o tratamento devem ser ponderados quando se fala de longevidade de um motor, e não só os km.
quanto aos antigos serem mais duráveis, pode-se dizer que uma utilização fora do campo natural pode revelar mais problemas, e os novos como têm mais complexidade de componentes estão mais sujeitos a isso, o que não significa que na sua "base" não sejam melhores.
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Em resposta directa à pergunta, diria mito, considerando a actualidade. Haverá bons e maus motores, no que à durabilidade diz respeito, tanto a gasóleo como a gasolina. Um factor importantíssimo é a manutenção, é que uns são mais sensíveis que outros à má manutenção e, já agora, ao uso abusivo. Não há respostas absolutas para todos os motores, depende de muita coisa.
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Era interessante um dia fazer-se uma estatística sobre a percentagem de pessoas em Portugal que trocou de carro porque o motor "morreu", tenho ideia que a percentagem será residual, pelo que a questão do ponto de vista pratico acho que é basicamente nulo em PT, e serve apenas para conversa de entreter.
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Originalmente Colocado por ssiss Ver PostEntão se dão mais problemas,mais vale a gasolina...
Fiabilidade é diferente de longevidade, apesar de regra geral ambas andarem de mãos dadas.
P.S. eu tenho carro a gasóleo
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Originalmente Colocado por rjtd Ver PostOs motores diesel, devido às suas caracteristicas, têm que ter componentes mais resistentes que um otto. Dai que na maioiria dos casos, e nas mesmas condições, os motores a gasoleo durarem mais que a gasolina.
Os diesel tambem desenvolvem mais potencia a mais baixa rotação, devido a sua maior tx de compressão e consequente maior binário, assim o desgaste torna-se menor.
Carros a Gasolina dura o mesmo que um carro a Diesel, depende sobretudo da manutençao feita ao motor. O que nao falta ai sao carros com tantos ou mais km que muitos motores ''que nunca acabam'' movidos a Diesel, o Fahrenheit ja deu um exemplo, se fores a sites de carros usados na Alemanha o que nao falta sao carros com 500 ou ate 1.000.000km a gasolina (ainda à dias vi à venda um Passat com o 1.6 SR com 890.000km).
Os blocos dos Diesel sao feitos de materiais mais forte por causa da taxa de compressao, mas nao quer dizer que os a gasolina nao sejam fortes ou nao aguentem tantos km, um motor é feito com material com as devidas margens de longevidade.
O mito que se instalou de um Diesel durar mais ja explicou e bem o JGTB, durante muitos anos os Diesel eram comprados unicamente para fazer km e km, ao contrario dos Otto, dai que era frequente ver-se 190D com 1.000.000km e um 190E com 200.000km ja era um carro muito viajado. Mas isso nao quer dizer que um 190E nao faça os mesmos km que um 190D, so quer dizer que quem o comprou nao andou muito.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostUm Diesel nao dura mais que um carro a gasolina, alias o que nao falta sao Diesel que nao conseguem fazer 100.000km hoje em dia
Carros a Gasolina dura o mesmo que um carro a Diesel, depende sobretudo da manutençao feita ao motor. O que nao falta ai sao carros com tantos ou mais km que muitos motores ''que nunca acabam'' movidos a Diesel, o Fahrenheit ja deu um exemplo, se fores a sites de carros usados na Alemanha o que nao falta sao carros com 500 ou ate 1.000.000km a gasolina (ainda à dias vi à venda um Passat com o 1.6 SR com 890.000km).
Os blocos dos Diesel sao feitos de materiais mais forte por causa da taxa de compressao, mas nao quer dizer que os a gasolina nao sejam fortes ou nao aguentem tantos km, um motor é feito com material com as devidas margens de longevidade.
O mito que se instalou de um Diesel durar mais ja explicou e bem o JGTB, durante muitos anos os Diesel eram comprados unicamente para fazer km e km, ao contrario dos Otto, dai que era frequente ver-se 190D com 1.000.000km e um 190E com 200.000km ja era um carro muito viajado. Mas isso nao quer dizer que um 190E nao faça os mesmos km que um 190D, so quer dizer que quem o comprou nao andou muito.
O mito surge a partir daquilo que se torna comum, e por cá se é normal ver diesel com carradas de km, gasolina já não é tão comum
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Vou responder com alguns números reais: dos 24.000 veículos que estão à venda no standvirtual há 27 viaturas a diesel com mais de 500.000km, das quais 17 são da marca Mercedes. A gasolina com mais de 500.000km existe apenas um e é um Mercedes.
Julgo que a realidade do mercado responde que não é mito! Os motores diesel aguentam-se melhor com elevadas kilometragens e com passar dos anos.
Quais são os carros mais antigos na praças de táxi? Mercedes a diesel. Existe aí um tópico de um taxista com um E220CDI com 1.650.000Km em 10 anos e o carro ainda não abriu o motor.
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Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver PostVou responder com alguns números reais: dos 24.000 veículos que estão à venda no standvirtual há 27 viaturas a diesel com mais de 500.000km, das quais 17 são da marca Mercedes. A gasolina com mais de 500.000km existe apenas um e é um Mercedes.
Julgo que a realidade do mercado responde que não é mito! Os motores diesel aguentam-se melhor com elevadas kilometragens e com passar dos anos.
Quais são os carros mais antigos na praças de táxi? Mercedes a diesel. Existe aí um tópico de um taxista com um E220CDI com 1.650.000Km em 10 anos e o carro ainda não abriu o motor.
Nunca te ocorreu que a compra de um diesel está associada ao número de quilóemtros que se pretende fazer?
Julgo até que alguém já falou nisto aqui.
Portanto, esses números não refletem absolutamente nada sobre a fiabilidade dos motores.
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Fenecio31, estás a confundir as coisas...é um facto que carros com maior kilometragem são diesel, mas isso não tem necessariamente a ver com uma maior durabilidade - tem a ver que são usados por pessoas que têm de fazer mais kms. por ano
Quanto à questão, actualmente é um mito!
Em tempos, quando diesel era mesmo encarado única e exclusivamente como esses MB da praça de táxis, como carro de trabalho, sim eram feitos para durar mais...mas o mercado mudou muito nos últimos 15 anos.
Diria que nada tem a ver com o combustível utilizado, nem nunca teve. Tem simplesmente a ver com a forma como o motor é concebido, principalmente no que toca ao esforço do motor, de uma maneira simplista uma relação cilindrada/potência...quando os motores diesel eram feitos para poucas rpms, blocos muito reforçados (maior taxa de compressão - que agora até se procura reduzir), pesados e pachorrentos...sim, duravam mais porque era o que o mercado pedia - muitos kms. e pouca manutenção.
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Originalmente Colocado por ferrer Ver PostEra interessante um dia fazer-se uma estatística sobre a percentagem de pessoas em Portugal que trocou de carro porque o motor "morreu", tenho ideia que a percentagem será residual, pelo que a questão do ponto de vista pratico acho que é basicamente nulo em PT, e serve apenas para conversa de entreter.
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