Anúncio

Collapse
No announcement yet.

carro usado, nacional ou importado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    carro usado, nacional ou importado?

    é muito frequente o pessoal ter receio de comprar carros usados que foram importados de outros países.

    as nossas estradas são, na sua maioria, piores que as da Alemanha ( o principal fornecedor destas viaturas ) e o tratamento local nem sempre é o melhor.

    eu não vejo grande mal, mas quando se vai vender num stand eles torcem sempre o nariz...

    comprariam um carro usado importado ?

    será que vale menos um importado que um "nacional"?

    o que leva a criar tanta discórdia e má fama dos importados ?

    #2
    Carro importado vale sempre menos, é o mercado.

    Justo ou não é assim mesmo. Penso que tenha a ver com a fama de serem martelados, pouco equipados e corroídos pelo sal.

    Claro que também há usados nacionais em muito mau estado e também martelados, mas é o mercado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
      é muito frequente o pessoal ter receio de comprar carros usados que foram importados de outros países.

      as nossas estradas são, na sua maioria, piores que as da Alemanha ( o principal fornecedor destas viaturas ) e o tratamento local nem sempre é o melhor.

      eu não vejo grande mal, mas quando se vai vender num stand eles torcem sempre o nariz...

      comprariam um carro usado importado ?

      será que vale menos um importado que um "nacional"?

      o que leva a criar tanta discórdia e má fama dos importados ?
      Eu baseio-me apenas na minha expriência.

      Acompanhei uma compra lá fora de um carro e eu próprio fazia o mesmo, foi importado de um stand da marca na alemanha, com "todas" as garantias.

      Mas eu quando andei a ver o série 1, vi muitos importados já cá em stand. E depois de 4 ou 5 desisti da ideia do importado.

      1º Porque em TODOS os caso que vi, com 3/4 anos de idade, havia muito mais ferrugem em alguns componentes que nos carros nacionais. Alternador, cubos das rodas etc etc.

      2º Porque um stand que importa e vende procura na maior parte das vezes o lucro máximo, ou seja tenta importar o mais barato possível e isso só é possível com negócios obscuros e/ou carros que ninguém quer lá fora.

      Por isso e resumindo, eu pessoalmente importava. Mas comprar num stand um importado só com muitas muitas reservas e com tudo bem inspeccionado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Eu baseio-me apenas na minha expriência.

        Acompanhei uma compra lá fora de um carro e eu próprio fazia o mesmo, foi importado de um stand da marca na alemanha, com "todas" as garantias.

        Mas eu quando andei a ver o série 1, vi muitos importados já cá em stand. E depois de 4 ou 5 desisti da ideia do importado.

        1º Porque em TODOS os caso que vi, com 3/4 anos de idade, havia muito mais ferrugem em alguns componentes que nos carros nacionais. Alternador, cubos das rodas etc etc.

        2º Porque um stand que importa e vende procura na maior parte das vezes o lucro máximo, ou seja tenta importar o mais barato possível e isso só é possível com negócios obscuros e/ou carros que ninguém quer lá fora.

        Por isso e resumindo, eu pessoalmente importava. Mas comprar num stand um importado só com muitas muitas reservas e com tudo bem inspeccionado.
        São conhecidos esses problemas de corrosão crónicos nos série 1. Não é por serem importados, há nacionais com o mesmo problema. A questão é que o sal pode em alguns casos acelerar esse processo.

        Quanto ao 2º ponto concordo na íntegra. Normalmente os stands procuram carros carregados de km e um pouco mal estimados. Compram por tuta e meia, dão-lhe um banho e vendem como semi-novos.

        Importar directamente é o segredo. Encontram-se carros excelentes.

        Portanto concordo contigo, importava directamente, através de um stand nunca.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          1º Porque em TODOS os caso que vi, com 3/4 anos de idade, havia muito mais ferrugem em alguns componentes que nos carros nacionais. Alternador, cubos das rodas etc etc.

          2º Porque um stand que importa e vende procura na maior parte das vezes o lucro máximo, ou seja tenta importar o mais barato possível e isso só é possível com negócios obscuros e/ou carros que ninguém quer lá fora.
          Estão aqui 2 motivos reais, e que acabam por arrastar todos os importados pela mesma bitola, com ou sem justiça.

          Comentário


            #6
            É basicamente o que o Silverarrow disse, o problema não é directamente dos importados mas sim de quem faz disso vida não o fazer da forma mais séria para com os seus clientes - comprar importados cheios de kms., cores estranhas, interiores manhosos...depois levam uma lavagem de cara, são martelados e tá novo amigo...

            O meu carro é importado mas não o foi por essa via do stander de estrada, e não tenho nada a apontar.

            Comentário


              #7
              Como já disseram, justo ou injusto, um carro importado tem sempre menos valor de mercado que um nacional equivalente. Ainda há muitas pessoas a torcer o nariz em relação aos carros importados.

              Se isto é infundado? É e não é. A verdade é que a história dos martelanços começou quando houve o boom na importação, ali em meados dos anos 90, com os Mercedes 190D. Depois de se saber de muitos casos, surgiu a associação natural de que os carros importados estão quase todos martelados.

              Hoje em dia, com a proliferação de carros premium nas frotas das empresas, que depois vão para o mercado de usados, o crime de falsificação de quilómetros está completamente alastrado ao carros nacionais e mesmo nos segmentos mais baixos. O problema é que má fama não se apaga de um dia para o outro.

              Por fim, temos ainda a história de continuarem a aparecer muitos stands com carros importados de origem duvidosa e com coisas que não batem certo. Como também já disseram, o truque dos comerciantes é comprar barato lá fora, para aumentar as margens. Falando da Alemanha, o mercado de usados funciona de forma diferente do nosso. Lá, os carros usados são cotados pelo número de quilómetros. Um carro com 150 mil km vale muito menos do que um equivalente com 50 mil km. Cá é que se colocam todos ao mesmo preço.

              Ora, os comerciantes vão lá buscar esses carros e vem a história do martelanço. Aproveitam também o facto de haver carros com cores menos convencionais, que desvalorizam mais, trazem-nos e mudam a cor, ficando, muitas vezes, com um aspeto manhoso.

              Comentário


                #8
                A história famosa da viciação dos quilómetros dos carros faz com que a importação seja afastada no processo de equação de compra de um veículo pela maior parte de nós. Ninguém quer investir x dinheiro num carro pensando que ele é A quando na realidade o carro já é B.

                Ouve-se e sabe-se de cada história que até mete dó.

                Comprar carros importado? Não.

                No entanto se a importação for feita directamente por mim, com ajuda de quem sabe e possuí contactos, e sendo presencial era capaz de o fazer.

                Comentário


                  #9
                  Eu só comprava um importado se ele fosse vendido muito mais baixo do que os nacionais, pois a vender ao mesmo preço o lucro é apenas para o vendedor que os vai buscar lá fora muito mais barato.
                  Eu conheci uma pessoa que ia ao estrangeiro importava um carro de marca premium andava com ele ano, ano e meio e vendia sempre por pelo menos o preço de custo, ou seja andava sempre com o carro de borla e às vezes até lucrava um bocadinho, o ultimo caso calhou mal pois teve problemas com uma caixa automática e a reparação foi muito onerosa, pelo que ficou a "arder", este caso somado com a dificuldade em vender neste momento fez com que ele se deixasse disso, mas que andava bem calçado andava...
                  Eu ir lá fora buscar um carro como já houve pessoal do forum que fez não tinha problema nenhum...

                  Comentário


                    #10
                    O meu é importado e não me importo nada... :D

                    O problema dos importados eram os martelanços, mas hoje em dia com o vag-tacho já se martela nacionais com uma facilidade do caraças.

                    Entao é sempre um tiro no escuro.

                    Comentário


                      #11
                      Eu tenho um carro que foi importado em 95, não sei se na altura havia matreirices... Para mim, o problema dos carros importados é a probabilidade de adulteração dos kms, mas como agora em território nacional também se faz isso, isto já vai tudo dar ao mesmo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                        Falando da Alemanha, o mercado de usados funciona de forma diferente do nosso. Lá, os carros usados são cotados pelo número de quilómetros. Um carro com 150 mil km vale muito menos do que um equivalente com 50 mil km. Cá é que se colocam todos ao mesmo preço.
                        O mercado por cá também funciona da mesma forma, mas fica "fechado" aos profissionais do sector.

                        Um carro vendido por uma gestora de frota (um dos reguladores mais habituais para carros recentes) com 100kkm não tem o mesmo valor de um com 200kkm.

                        "Cá fora" é que tudo acaba por ser desvirtuado, pois é habitual comprar-se com 200kkm e colocar 100kkm e cria um mercado coloca os com 100/"100" e 200 lado a lado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                          Eu só comprava um importado se ele fosse vendido muito mais baixo do que os nacionais, pois a vender ao mesmo preço o lucro é apenas para o vendedor que os vai buscar lá fora muito mais barato.
                          E é basicamente o que acontece a nível de mercado, e cada vez mais.

                          Se é importado - na esmagadora maioria dos casos - teve como objetivo gerar lucro a alguém, e terá tido um custo real menor (pela quilometragem elevada, lacunas de equipamento) que um carro nacional, em semelhantes condições.

                          E como é uma condição que não muda ao longo da vida do carro, é bom que se compre por um preço mais justo, pois a revender vai acontecer o mesmo.

                          Comentário


                            #14
                            Para mim o ser importado novo ou importado em usado não é muito relevante.
                            Mas naturalmente que depende do carro em questão. Há bons exemplares "nacionais" e importados, bem como o contrário.

                            Resta analisar bem o carro em questão e se agradar, para mim não é o facto de ser importado em usado por si só que vai condicionar a possibilidade de o comprar.
                            Esse é apenas mais um dos muitos factores a ter em conta...

                            Comentário


                              #15
                              Eu já importei alguns e na maioria foram sempre comprados na marca ( mercedes e com garantia ) para ter alguma garantia de qualidade.

                              Tal como foi referido e bem, quanto mais kilómetros mais baratos ficam e se comprados fora dos agentes oficiais, idem.

                              Eu sabendo como foi importado não me importo, mas com tantas vigarices ( que vi e vejo ) também fico um pouco na retranca

                              Comentário


                                #16
                                O meu irmão mais novo vendeu um Ford Focus com cerca de 250,000 kms e dois dias depois vimos o carro na net á venda com 115,000

                                Mas a maioria do pessoal acredita que isso só acontece com carros de fora

                                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                O meu é importado e não me importo nada... :D

                                O problema dos importados eram os martelanços, mas hoje em dia com o vag-tacho já se martela nacionais com uma facilidade do caraças.

                                Entao é sempre um tiro no escuro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pouco equipados não é bem assim, a maioria dos carros que comprei na Alemanha vinham com extras quase impossíveis de encontrar em carros de Portugal.

                                  O problema são os carros comprados para a revenda, quanto menos extras mais baratos e dessa forma era mais fácil vender com boas margens.

                                  Isto já para não falar em carros exportados para cá sem IVA e vendidos sem pagar IVA também.



                                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                  Carro importado vale sempre menos, é o mercado.

                                  Justo ou não é assim mesmo. Penso que tenha a ver com a fama de serem martelados, pouco equipados e corroídos pelo sal.

                                  Claro que também há usados nacionais em muito mau estado e também martelados, mas é o mercado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Importámos em 2011 uma e91. Os meus pais foram 3 dias a frankfurt e vieram já a conduzir o carro.

                                    Comprando na própria marca acredito que se façam bons negócios. E há sempre garantia.

                                    Mesmo depois da garantia, no caso de algum problema grave, por vezes as situações são reportadas..à Alemanha. Resumindo: tivemos o problema da corrente do N47, e foi trocada a distribuição, turbo e fluidos por 400 ou 500€. Decisão da casa-mãe.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                      Pouco equipados não é bem assim, a maioria dos carros que comprei na Alemanha vinham com extras quase impossíveis de encontrar em carros de Portugal.

                                      O problema são os carros comprados para a revenda, quanto menos extras mais baratos e dessa forma era mais fácil vender com boas margens.

                                      Isto já para não falar em carros exportados para cá sem IVA e vendidos sem pagar IVA também.
                                      Nos importados há de tudo.

                                      Desde base a full. Mas como sabes, na Alemanha há muitos carros sem coisas que os nacionais têm de série o que faz com que alguns dos importados sejam mesmo muito pouco equipados.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                        Eu já importei alguns e na maioria foram sempre comprados na marca ( mercedes e com garantia ) para ter alguma garantia de qualidade.

                                        Tal como foi referido e bem, quanto mais kilómetros mais baratos ficam e se comprados fora dos agentes oficiais, idem.

                                        Eu sabendo como foi importado não me importo, mas com tantas vigarices ( que vi e vejo ) também fico um pouco na retranca
                                        E quanto estimas que poupas-te em relação a comprar em PT?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ferrer,

                                          Na maioria das vezes pouco, mas na Alemanha tive sempre a sorte de comprar carros com muito mais equipamento que os de cá.

                                          Por vezes compras mais barato cá que lá fora, e ai nem me dei ao trabalho.

                                          Claro que a compra de um carro não é só o valor.

                                          O prazer da viagem, conhecer outros mercados e culturas também pesou muitas vezes

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                            Ferrer,

                                            Na maioria das vezes pouco, mas na Alemanha tive sempre a sorte de comprar carros com muito mais equipamento que os de cá.

                                            Por vezes compras mais barato cá que lá fora, e ai nem me dei ao trabalho.

                                            Claro que a compra de um carro não é só o valor.

                                            O prazer da viagem, conhecer outros mercados e culturas também pesou muitas vezes
                                            E o facto de ser o carro X ou Y tambem pode ajudar a tomar uma decisao na hora de importar ou nao Por vezes quem procura um carro especifico, nem se da ao trabalho de o procurar no seu pais, sabendo que por exemplo na Alemanha, Holanda etc o vai encontrar com uma facilidade fenomenal e a preços bem mais acessiveis do que em PT

                                            Comentário


                                              #23
                                              Normalmente (não quer dizer que seja a regra) um carro uma quilometragem aceitável, bem equipado não fica propriamente barato num país como a Alemanha.

                                              Tem-se é mais variadade, e com isso a possibilidade de "configurar" um usado.

                                              Mas... os carros com quiloemtragens razoáveis, e bem equipados, terão um valor final (compra + deslocações + impostos) bastante alinhado com um carro nacional (mesmo que o nacional tenha a cor cinzenta e packs de equipamento mais usais por cá).

                                              Ou seja, é uma boa opção para comprar na 1ª pessoa... para revender não serve (não vai gerar lucro) porque esse mesmo carro será alinhado pela bitola existente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                no nível de carros que certamente falas não teria o menor pejo em ir lá comprar a uma concessão oficial.

                                                utilitários e tal é outra conversa

                                                speccy

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  todos os carros que comprei ( na alemanha ) para usar foram com kms abaixo da média, mas paguei sempre mais caro que os outros com mais kms.

                                                  curiosamente vendi todos sem perder, mas também não ganhava.

                                                  o bom de toda a esta brincadeira foi mesmo as viagens, a experiencia com máquinas diferentes e com extras raros de se encontrar no mercado nacional.

                                                  cheguei a ver muita malta de cá a comprar carros com kms interessantes ... a preços bem mais baixos que eu

                                                  e sim, a maioria da malta vem com os carros em marcha atrás


                                                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                  Normalmente (não quer dizer que seja a regra) um carro uma quilometragem aceitável, bem equipado não fica propriamente barato num país como a Alemanha.

                                                  Tem-se é mais variadade, e com isso a possibilidade de "configurar" um usado.

                                                  Mas... os carros com quiloemtragens razoáveis, e bem equipados, terão um valor final (compra + deslocações + impostos) bastante alinhado com um carro nacional (mesmo que o nacional tenha a cor cinzenta e packs de equipamento mais usais por cá).

                                                  Ou seja, é uma boa opção para comprar na 1ª pessoa... para revender não serve (não vai gerar lucro) porque esse mesmo carro será alinhado pela bitola existente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É aquele que agradar e compensar mais.
                                                    Isso dos kms martelados, seja em particulares ou stands, tanto pode acontecer em nacionais como importados,
                                                    o contra dos importados é poderem vir mais corroídos do sal e sujeitos a condições climáticas mais agrestes

                                                    É fazer um check up mais detalhado como prevenção

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na verdade quase todos os carros são importados, com poucas excepções produzidas em território nacional. Ainda assim, as marcas "ajustam" os equipamentos, as motorizações e todo o software do carro aos requisitos dos consumidores de cada País.

                                                      A questão da desvalorização dos comerciantes penso que na maior parte das vezes poderá estar relacionado com "uma falsa justificação" para desvalorizar as retomas, assim com desvalorizar os extras que os carros têm, etc, etc.

                                                      Chamo a atenção para o seguinte: qualquer carro importado agora, mesmo que matrícula do pais de origem anterior a Julho de 2007, ficará sujeito ao ISV actualizado, enquanto que no caso de uma viatura com matrícula nacional anterior a essa data está abrangida pela anterior tabela de ISV.

                                                      Boa compra

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quando surgiu a eforia dos importados até eram melhores que os nacionais. Quando começaram as retomas surgiu o estigma dos importados.

                                                        Tirando o facto do eventual menor equipamento e o facto de alguns carros fazerem várias viagens de marcha atrás (nacionais também fazem), é apenas um estigma para provocar desvalorização.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dioc Ver Post

                                                          o contra dos importados é poderem vir mais corroídos do sal e sujeitos a condições climáticas mais agrestes
                                                          Eh. Lembro-me de ver, há uns quantos anos, anúncios de carros usados no nordeste dos Estados Unidos em que o vendedor proclamava "California car", implicando que não tinha estado sujeito a neve e sal nas estradas.

                                                          Ainda alguém se dedica a mandar os nossos usados para a Suíça e Alemanha com a etiqueta de origem, para vender melhor

                                                          (Brincadeiras à parte, deve ser a solução para o nicho de carros com motores de 3 litros, e IUCs pós-2007 de quase 600 euros por ano. É um custo incomportável ao nível de preços de usados com alguma idade, como alguém justamente apontou há dias noutro tópico.)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A questão, acaba por ser mesmo como estará o carro...

                                                            Isto é, os-"importados" ficaram com o estigma de terem os quilómetros alterados (coisa que hoje, tanto acontece em usados como nacionais).

                                                            Tudo porque e como já referido, os usados que se vai buscar a esses países, quantos mais quilómetros tiverem (e em alguns casos com menos equipamento), ficam mais baratos.

                                                            Sendo que, esses usados é que são apetecíveis para quem vai buscar, para fazer disso comércio.

                                                            Também já foi indicado, a questão do IUC dos carros pós-Julho 2007..., logo todo e qualquer carro agora importado (por muito velho que seja), paga IUC do momento da matrícula atribuída em Portugal.


                                                            Posto tudo isto e como em tudo, é analisar em concreto o real estado da viatura. Se for o mesmo a realizar a compra do importado (proceder à escolha no país de origem), melhor ainda.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X