Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida - Fumo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida - Fumo

    Boas pessoal!

    Fui fazer um "test drive" a um Fiat Punto (1.2 16V), e notei uma situação muito estranha! É o seguinte:

    O carro deita IMENSO fumo pelo escape e o cheiro é mesmo muito forte! O mecânico tinha-me dito que iria precisar de trocar a sonda Lambda pois o carro estava com muita emissão de gases. Será por causa disso?

    O que poderá ser?


    Obrigado e um forte abraço a todos!
    Editado pela última vez por ft10; 08 May 2013, 22:27.

    #2
    Isso pode ser tanta coisa...

    Comentário


      #3
      Andou no azeite?

      Comentário


        #4
        Epah, nem me assustem

        No azeite eu acho que não..o dono do carro já tem certa idade... Mas sabe-se lá!


        É provável que seja da Sonda Lambda? É um sintoma comum?

        Ou poderá ser algo mais grave?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
          Epah, nem me assustem

          No azeite eu acho que não..o dono do carro já tem certa idade... Mas sabe-se lá!


          É provável que seja da Sonda Lambda? É um sintoma comum?

          Ou poderá ser algo mais grave?
          Fumo preto?

          Cheira a gasolina?

          Comentário


            #6
            Até pode ser a sonda lambda, mas também pode ser muito mais que isso. Eu partia para outra, ou então que reparasse primeiro o carro.

            Comentário


              #7
              Convém saber a motorização...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                Convém saber a motorização...
                É um 1.2 16v (1242cc 80cv), ano 2001.

                Amigo evoluzione, o fumo é branco (um pouco escuro por vezes, mas longe de ser preto). E o cheiro não é a gasolina.. É um cheiro forte..talvez queimado :s

                Comentário


                  #9
                  Fumo branco é bom! É sinal de papa novo!

                  Foge disso... procura outro ;)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                    Fumo branco é bom! É sinal de papa novo!

                    Foge disso... procura outro ;)

                    Será que é a junta?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
                      Será que é a junta?
                      Nesses motores seria normal...

                      E com tanta água lá dentro não será só trocar juntas... talvez rectificar a cabeça, rodar válvulas, mudar tuches, o catalizador já não deve ter ficado muito saudável...

                      Mas se eles dizem que é apenas gasolina a mais (e o catalizador tb não ficou saudável com tanta gasolina a queimar lá dentro), basta mudar a(s) sonda(s) lambda e depois de estar operacional tu experimentas de novo, de preferência com um analisador de gases no escape ;)

                      Comentário


                        #12
                        ve a cor do oleo,se for junta tera uma cor tipo caramelo.aproveita e ve tambem o liquido refrigerante,se tem manchas de oleo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por turbulento Ver Post
                          ve a cor do oleo,se for junta tera uma cor tipo caramelo.aproveita e ve tambem o liquido refrigerante,se tem manchas de oleo
                          Olá, obrigado pela ajuda!

                          O óleo está impecável! Mesmo assim, será que é de descartar a hipótese de ser a junta?

                          Pois sendo o fumo branco (e realmente está meio azulado) deverá ser vedantes das válvulas ou segmentos, certo?

                          Neste caso, qual é a melhor coisa a fazer? Abrir o motor, trocar juntas, válvulas e segmentos, certo? Para assim ficar rectificado..

                          Ou há soluções melhores?

                          Comentário


                            #14
                            Espera lá, ainda estás com vontade de comprar o carro? O que é que se passa que ainda não percebi?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Espera lá, ainda estás com vontade de comprar o carro? O que é que se passa que ainda não percebi?
                              Eu explico: o carro está a bom preço e o meu mecânico (amigo e de confiança) fazia esse trabalho de trocar vendantes, junta, segmentos e até o kit correia de distribuição, a um bom preço. No final, somando o valor do carro com esse arranjo, ficaria em conta, atendendo aos preços do mercado. E ficaria com um motor em muito melhor estado e pronto para umas boas voltas.

                              Ou estarei a pensar mal? Se sim, em que pontos?

                              Fazendo esta reparação, o motor não ficaria livre de perigos maiores?

                              Comentário


                                #16
                                Epah, eu sinceramente não comprava um carro com esse tipo de problemas. Por mais bom negócio que seja...não é.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por HIT Ver Post
                                  Epah, eu sinceramente não comprava um carro com esse tipo de problemas. Por mais bom negócio que seja...não é.
                                  Não é? Mas porquê? (não estou a duvidar, queria apenas perceber a razão para entender melhor).

                                  Pois na minha cidade não costumam aparecer muitas ofertas destas, sendo ainda por cima a versão mais bem equipada e o carro estar impecável de interiores e exteriores (principalmente porque a minha profissão não me deixa tempo para deslocações a outras cidades para ir avaliar carros :s). E investindo no reparo da junta, vedantes, segmentos e correia ficaria com um motor mais saudável.

                                  Que mais problemas poderia dar? Pois esses do fumo (resultantes do que já vimos: segmentos, junta, vendates..) ficariam resolvidos..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se o teu amigo mecânico te garante que com essa reparação o carro fica impecável e não te vai dar problemas e se realmente mesmo com a reparação fica num valor em conta avança.

                                    Pelo menos esse sabes que fica bom, já outros...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                      Se o teu amigo mecânico te garante que com essa reparação o carro fica impecável e não te vai dar problemas e se realmente mesmo com a reparação fica num valor em conta avança.

                                      Pelo menos esse sabes que fica bom, já outros...
                                      Sim amigo, eu posso abrir o jogo e falar de preços e assim aproveito para vos pedir opinião, pois embora eu ache barato e "Preço de Amigo" vocês estão mais por dentro disto..

                                      O meu amigo mecânico por trocar junta da cabeça (reconstruí-la num torneiro), vedantes das valvulas, segmentos e kit de distribuição leva pouco mais de 400€. E, depois desta reparação, o motor fica ágil e pronto para dar muito mais, digo eu

                                      Que acham amigos?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
                                        Eu explico: o carro está a bom preço e o meu mecânico (amigo e de confiança) fazia esse trabalho de trocar vendantes, junta, segmentos e até o kit correia de distribuição, a um bom preço. No final, somando o valor do carro com esse arranjo, ficaria em conta, atendendo aos preços do mercado. E ficaria com um motor em muito melhor estado e pronto para umas boas voltas.

                                        Ou estarei a pensar mal? Se sim, em que pontos?

                                        Fazendo esta reparação, o motor não ficaria livre de perigos maiores?
                                        Era uma coisa destas que estava à espera. Agora está explicado

                                        Então é assim, se tens esse amigo mecânico, levas lá o carro (com o dono) e ele avalia o carro TODO, e faz um orçamento a TUDO o que o carro precisa. Assim já podes ter uma noção mais correcta do verdadeiro estado do carro, e de quanto te vai ficar a compra + a reparação. Isto, claro, se ele achar que vale a pena.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Era uma coisa destas que estava à espera. Agora está explicado

                                          Então é assim, se tens esse amigo mecânico, levas lá o carro (com o dono) e ele avalia o carro TODO, e faz um orçamento a TUDO o que o carro precisa. Assim já podes ter uma noção mais correcta do verdadeiro estado do carro, e de quanto te vai ficar a compra + a reparação. Isto, claro, se ele achar que vale a pena.
                                          Obrigado pela ajuda amigo

                                          Eu já levei o carro a uma bosch car service e o meu mecânico também já o viu

                                          O problema mais grave é este do fumo, que será então, dos vedantes ou dos segmentos.

                                          Tirando isso, tem coisas relativamente normais para um carro com 12 anos. Peças de desgaste..
                                          Um amortecedor esquerdo a precisar de ser substituído, uns casquilhos, e depois tem 2 problemas que ainda vou pedir opinião ao mecânico pois não faço ideia da gravidade deles ehehe. Mas, novamente, decido perguntar-vos a vocês visto perceberem (BEM) mais que eu:

                                          fuga de óleo do vedante da cambota (do lado da caixa, ou seja pelo pouco que percebo, é um fuga "exterior", o óleo não cai no motor..), e uma fuga de óleo na tampa de válvulas. E depois um fuga de água.

                                          Ainda vou confirmar com o mecânico se ao fazer aquela reparação ao motor se isto fica automaticamente reparado (ou seja, se será necessário trocar as peças que estão aqui com problemas). Vocês devem conhecer estes problemas, onde se situam e como se solucionam.

                                          Que me podem dizer acerca disto?

                                          PS: mais uma vez, MUITO obrigado pela vossa ajuda! São impecáveis! E desculpem tanta dúvida/pergunta.. :$

                                          Comentário


                                            #22
                                            A única coisa que te posso ajudar (porque de resto não sou entendido) é que me parecem problemas a mais para estares a equacionar o carro, mesmo com as condicionantes que referes a teu favor.

                                            Como nota, se fosse para meter um amortecedor, eu colocaria os 4, para não haver desequilibrios, até porque é provável que sejam os de origem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              A única coisa que te posso ajudar (porque de resto não sou entendido) é que me parecem problemas a mais para estares a equacionar o carro, mesmo com as condicionantes que referes a teu favor.

                                              Como nota, se fosse para meter um amortecedor, eu colocaria os 4, para não haver desequilibrios, até porque é provável que sejam os de origem.
                                              Pois, o problema é que todos os carros usados têm problemas :s Tenho é de perceber a gravidade destes.. em termos económicos e não só.

                                              Quanto aos amortecedores, é de facto um bom reparo. Obrigado! ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
                                                Pois, o problema é que todos os carros usados têm problemas :s
                                                Na mouche!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ft10 Ver Post

                                                  Fuga de óleo do vedante da cambota (do lado da caixa, ou seja pelo pouco que percebo, é um fuga "exterior", o óleo não cai no motor..), e uma fuga de óleo na tampa de válvulas. E depois um fuga de água.

                                                  Ainda vou confirmar com o mecânico se ao fazer aquela reparação ao motor se isto fica automaticamente reparado (ou seja, se será necessário trocar as peças que estão aqui com problemas). Vocês devem conhecer estes problemas, onde se situam e como se solucionam.

                                                  Que me podem dizer acerca disto?

                                                  PS: mais uma vez, MUITO obrigado pela vossa ajuda! São impecáveis! E desculpem tanta dúvida/pergunta.. :$

                                                  Obrigado novamente a todos os que responderam e me estão a ajudar!

                                                  Relativamente a esta questão que tinha colocado, vocês mais experientes do que eu, conseguem dizer-me algo acerca disto pf?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
                                                    fuga de óleo do vedante da cambota (do lado da caixa, ou seja pelo pouco que percebo, é um fuga "exterior", o óleo não cai no motor..), e uma fuga de óleo na tampa de válvulas. E depois um fuga de água.

                                                    Ainda vou confirmar com o mecânico se ao fazer aquela reparação ao motor se isto fica automaticamente reparado (ou seja, se será necessário trocar as peças que estão aqui com problemas). Vocês devem conhecer estes problemas, onde se situam e como se solucionam.

                                                    Que me podem dizer acerca disto?

                                                    PS: mais uma vez, MUITO obrigado pela vossa ajuda! São impecáveis! E desculpem tanta dúvida/pergunta.. :$
                                                    Acho problemas a mais como o Ecoflex falou.
                                                    Ou o carro tem um preço de compra bem baixo que dê para depois do serviço bem feito compensar a compra ou então estás-te a meter numa alhada.

                                                    O problema que tens da fuga de óleo pelo retentor não é propriamente boa.
                                                    Dizes que é uma fuga que vai para o exterior. Bom, se fosse para o interior não era uma fuga, correcto?
                                                    Para além disso, dizes que é do lado da caixa. Ora do lado da caixa é precisamente o retentor que não queres que esteja danificado pois o óleo em fuga começa a banhar toda a embraiagem. Óleo e embraiagem são 2 amores incompatíveis se é que me faço entender.

                                                    A fuga da tampa das válvulas é supérflua
                                                    A fuga de água idem - assumindo que é um tubo roto apenas.
                                                    No entanto se um dos tubos está roto, aconselho a verificar o estado dos outros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      Acho problemas a mais como o Ecoflex falou.
                                                      Ou o carro tem um preço de compra bem baixo que dê para depois do serviço bem feito compensar a compra ou então estás-te a meter numa alhada.

                                                      O problema que tens da fuga de óleo pelo retentor não é propriamente boa.
                                                      Dizes que é uma fuga que vai para o exterior. Bom, se fosse para o interior não era uma fuga, correcto?
                                                      Para além disso, dizes que é do lado da caixa. Ora do lado da caixa é precisamente o retentor que não queres que esteja danificado pois o óleo em fuga começa a banhar toda a embraiagem. Óleo e embraiagem são 2 amores incompatíveis se é que me faço entender.

                                                      A fuga da tampa das válvulas é supérflua
                                                      A fuga de água idem - assumindo que é um tubo roto apenas.
                                                      No entanto se um dos tubos está roto, aconselho a verificar o estado dos outros.
                                                      Obrigado pela resposta detalhada amigo,

                                                      Essa fuga de óleo pelo retentor, afeta/danifica apenas a embraiagem não é? Ou algo mais?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
                                                        Obrigado pela resposta detalhada amigo,

                                                        Essa fuga de óleo pelo retentor, afeta/danifica apenas a embraiagem não é? Ou algo mais?
                                                        Danificar apenas a embraiagem já é motivo suficiente para torcer o nariz.

                                                        Por outro lado, esse retentor tem que ser substituido, o que significa que a caixa vai ter que ser separada do motor e já que estás com a mão na massa, mudas o kit de embraiagem - esteja ele já degradado ou não.

                                                        De qualquer forma, só tu é que sabes como está o carro e acima de tudo o preço a que to vendem e o orçamento para o arranjo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                          Danificar apenas a embraiagem já é motivo suficiente para torcer o nariz.

                                                          Por outro lado, esse retentor tem que ser substituido, o que significa que a caixa vai ter que ser separada do motor e já que estás com a mão na massa, mudas o kit de embraiagem - esteja ele já degradado ou não.

                                                          De qualquer forma, só tu é que sabes como está o carro e acima de tudo o preço a que to vendem e o orçamento para o arranjo.
                                                          Obrigado novamente pela ajuda.

                                                          Mas, será que esta fuga de óleo do vedante da cambota já prejudicou/afetou a embraiagem? Ou está-se a referir ao futuro?

                                                          Pois eu sinto a embraiagem bastante boa..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
                                                            Obrigado novamente pela ajuda.

                                                            Mas, será que esta fuga de óleo do vedante da cambota já prejudicou/afetou a embraiagem? Ou está-se a referir ao futuro?

                                                            Pois eu sinto a embraiagem bastante boa..
                                                            Se sentes a embraiagem boa pode não ter afectado.

                                                            A questão não está se afectou ou não a embraiagem.
                                                            Está na mão de obra para a substituição desse retentor.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X