Em relação ao 1.2 tens razão, mas no 1.4 já vinham pintados.
Em relação ao Renault 5, o LAUREATE era uma versão "especial" mas não era nada de esotérico, nos anos 80 viam-se muitos e podia ser adquirido com motores base de gama.
É provável que tenha razão. Já lá vão 30 anos e a memória já falha. Mesmo no caso do clio de 1990 já não me lembro de qual era a "tecnologia" usada, apenas me lembro que tinha a cor do carro (que no caso do meu era prata).
Em qualquer caso a afirmação do rca33 era "basta ir para o início dos anos 90 para ver que pára-choques pintados ainda eram uma tendência algo futura" ora eu tirei carta no final de 83 e nos anos 80 e 90 passaram-me pelas mãos vários carros vulgares com para-choques na cor da carroçaria. Para além do Clio 1.4 lembro o Renault 5 GT Turbo 2, mais tarde (1994) o Fiat Punto GT, antes o Dedra 1.6 (o Alfa 155 1.8 TS já não me lembro como era), enfim, bastantes.
Aliás, logo em 1983 tive um 127 com para-choques pintados na cor da derrocaria, embora esses tenha sido eu que os mandei pintar.Inspirado por carros como o Porsche 924 e Lancia Delta dos anos 70!
Edit: Lancia Delta (1979):
![]()