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Mas que gosto me dá ter um carro a gasolina!

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    Mas que gosto me dá ter um carro a gasolina!

    fui com um colega meu experimentar o ibiza cupra tdi. Ele estava mesmo interessado no carro pq acha os consumos do golf IV GTI um pouco elevados demais. Quer dizer, quando ele comprou o carro só andava aos fins de semana - ok! mas sgora há uns meses comecou a ter de o usar todos os dias para o trabalho.. e aí já pesa um bocado no orçamento.
    Pronto lá fomos os dois experimentar o ibiza, k anuncia boas prestações e baixos consumos - o ideal para ele.
    Devo dizer k fiquei tb na expectativa visto nunca ter tido um carro a diesel, nem ter muita experiencia nesse meio por nunca ter sido atraído ao fenomeno diesel.
    Falando do ibiza em si - náo +e nada de especial por dentro, é um utilitário como tantos outros e achei.o muito inferior ao golf do meu colega.
    Mas falando do motor e das prestações...
    o carro é bastante bom nesses aspecto. Quem compra este carro por esses factores náo fica de todo desiludido.


    Foi muito esquesito para mim: estou habituado a puxar pelo carro e a sentir a potencia á medida que o conta.rotaçóes sobe,,, bem aquilo é tudo ao contrario:D
    Muita força no inicio e depois poff
    Mas k raio de kick aquilo tem:D
    E depois o som do motor?[)]
    Trocar um golf gti de 180cv por aquilo?
    Bem chegamos os dois à mesma conclusão: disel náo +e para nós, gastam menos e até andam muito bem, mas as sensações transmitidas por um bom motor otto são algo k um diesel nunca irá transmitir.
    Ele resolveu não trocar de carro por enquanto e agora já anda a falar no novo gti ou no focus st.
    Eu cá por mim continuo com o meu Yaris Ts k anda bastante menos k o cupra mas a mim dá-me muito mais prazer de condução.
    Isto é a só a minha opinião e respeito todos aqueles k optaram por terem um diesel;)

    #2
    Em relação a ter muitas rpm, realmente nos diesel não te safas.
    Mas olha que outros diesel diferentes têm uma linearidade muito semelhante a motores a gasolina (de futuro os vw tambem não deverão desiludir nesse aspecto, quando toda a gama passar para CR).
    Se calhar era boa ideia experimentarem outros... Só para verem como é.

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      #3
      pois é,vtec power!

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        #4
        Boas,

        Não podia estar mais de acordo... tenho (o meu 1º)um diesel que ando diariamente e um outro pas voltinhas a gasolina... e é somente pena a diferença de preços entre gasolina e diesel, pq a gasolina dá mesmo outro gosto. os dieseis podem ter muitos cv's, binario etc, mas tudo se passa de forma muito enfadonha... não cria ambiente desportivo, nem tão pouco faz vibrar com a sua condução...

        tudo bem que tem as suas vantagens, mas mais uma vez digo, não fosse a diferença de preços de combustiveis, e nem tão pouco algum dia pensaria em adquirir um diesel...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por carlos pinto

          pois é,vtec power!
          Devo ser o único gajo aqui do fórum que ficou desiludido com o famosos vtec do Civic TypeR

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

            citação:Originalmente colocada por carlos pinto

            pois é,vtec power!
            Devo ser o único gajo aqui do fórum que ficou desiludido com o famosos vtec do Civic TypeR
            então porque?

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

              citação:Originalmente colocada por carlos pinto

              pois é,vtec power!
              Devo ser o único gajo aqui do fórum que ficou desiludido com o famosos vtec do Civic TypeR
              atenção pq tb o vtec neste carro não é tão perceptivel como noutros anteriores... principalmente os de 150cv do crx... [B)]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                pois é,vtec power!
                Devo ser o único gajo aqui do fórum que ficou desiludido com o famosos vtec do Civic TypeR
                então porque?
                Talvez por ser amorfo em baixas (nunca conduzi nenhum, é por ter ouvido falar).

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Nightwisher

                  citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                  citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                  pois é,vtec power!
                  Devo ser o único gajo aqui do fórum que ficou desiludido com o famosos vtec do Civic TypeR
                  então porque?
                  Talvez por ser amorfo em baixas (nunca conduzi nenhum, é por ter ouvido falar).
                  foi o Honda com melhores baixas que já condizi... (derivado tb muito provavelmente á cilindrada superior).

                  os 1.6 esses sim, são muito amorfos em baixas

                  Comentário


                    #10
                    Bem...se formos comparar dois motores de potência equivalente, um diesel e outro gasolina.
                    Em termos de prazer de condução o gasolina é mto melhor, só o som do motor, ouvir as rotações a subir.....
                    Mas depois temos o outro lado, o diesel é melhor em viagens, nos consumos, e tambem nos pode dar mto prazer na condução.
                    Na minha opinião se só podesse ter um, escolheria o diesel, acho q seria uma escolha mais racional.

                    Comentário


                      #11
                      Boas...

                      Os motores a gasolina (desportivos) dão muito mais gozo pela capacidade de fazer rotação, o meu primeiro Diesel foi um Golf GTD (75 cvs), entreguei na altura um CRX Vtec (150 cvs)... quase que chorei quando conduzi o GTD pela primeira vez, mas teve de ser, precisava de um carro mais economico, pois a vida Universitária era cara...

                      Alguns anos depois vinguei-me e comprei um G40... [B)] adorava aquela caixinha, agora na garagem só tenho Diesel... gosto, é muito mais económico, mas realmente um bom motor a gasolina dá uma pica... o "bago" que se gasta para brincar com a máquina é que doi! [xx(]

                      No entanto a disponibilidade dos motores Diesel tem evoluido muito, já não é dificil nalguns fazer 5.000rpm, a verdade é que em muitos "bicharocos" a gasolina isso é só o inicio da diversão (ainda me lembro do Vtec a abrir e o CRX tranformava-se numa mota)!!! Também em condução mais calma se consegue tirar prazer dos Diesel, pois a sua disponibilidade logo desde baixos regimes deixa uma boa margem de manobra.

                      Agora se vivesse num Pais diferente, ou pelo menos no nosso Pais com outro poder de compra e outros preços de carros e gasolina... um Golf V Gti, um Leon FR ou o futuro Cupra, já para não falar nos miticos EVO... [B)] isso é que era!!!


                      É o Pais que temos...

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                        #12
                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                        citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                        pois é,vtec power!
                        Devo ser o único gajo aqui do fórum que ficou desiludido com o famosos vtec do Civic TypeR
                        Também já me contaram isso:D:D;)

                        O CTR não tem um VTEC "mau", tem é umas baixas muito boas, o que "esconde" o VTEC;) Mas aperta bem a segunda e vais ver a diferença!

                        Acho um espetaculo o carro dá um pequeno estremecer antes de entrar o segundo perfil das cames...Lindo...

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                          #13
                          Como te entendo Sylvester. Não podia concordar mais com esse teu texto!!!

                          Silverarrow, fico preocupado por ter sido responsável por ficares com uma ideia errada da "passagem" das cames do i-vtec do CTR.

                          O Redliner, tal como disse já experimentou o mesmo carro e as coisas são diferentes.

                          O que se passou foram vários factores que contribuíram para esse menor fulgor:

                          - Carro cheio com 4 caramelos (faz mesmo muita diferença no CTR, visto que é um carro pensado para o baixo peso sempre) de entre eles alguns pesaditos lololol

                          - O sistema i-vtec é muito diferente do antigo 1.6VTI que estavas à espera. Aqui a filosofia é ser mais linear e com mais resposta a qq rotação. O perfil das cames vai mudando durante toda a faixa de rpms para um ajuste do timming, e depois a abertura então é feita nas tais 5500-6000 e dependendo do acelerador -> há sites na net que explicam muito bem as diferenças.

                          Para mim fez toda a diferença, pois se fosse com um comportamento "à antiga" tipo 1.6VTI, ou mesmo até o motor 2.0Vtec do S2000 que é outro desses não me agradava tanto (quer dizer o S2000 agrada-me depois por outros atributos eheh)

                          - E por último, o carro estava ainda com poucos kms. Tem mudado ao longo do tempo mesmo muito. Está cada vez a ter uma melhor alma. No próximo cafézinho temos de dar uma volta para desfazeres as dúvidas ;)

                          Comentário


                            #14
                            há uns meses tava a pensar vender o meu vti e gti e comprar o golf tdi(130cv),fui exprimentar a um stand na av berna e dei umas voltas,fiquei muito desiludido,aquilo anda mas é ao contrário,começa bem e acaba mal,mas é outro tipo de conduução que eu compreendo mas não gosto,talvez daqui a uns anitos quando entrar na casa dos 30 anos me dê para isso,enquanto isso-vtec power!!

                            Comentário


                              #15
                              Engraçado! Eu, por acaso, prefiro a condução dos diesel: não gosto de ter de andar a esganar o motor para conseguir que ele ande

                              Comentário


                                #16
                                nunca conduzi o itr,mas conduzi o s2000 e tenho o vti,e garanto que tanto um como o outro quando entram nas 5000rpm,são maquinas infernais,o vti perde bastante em baixas até porque ando muito com o 106gti e quando pego no vti sinto uma enorme diferença nas subidas em quinta que com o gti faço a 50 e sempre a galgar,o vti tenho que por terceira por vezes!

                                Comentário


                                  #17
                                  há uns valentes anos atrás lembro-me do caso de uma pessoa k dizia k o 1.6 vti não tinha andamento para 160cv...
                                  tiveram que lhe ensinar k precisava passar das 6000 rotaçóes para senti-los...
                                  o k o amigo do meu pai se ria a contar essa historia

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por sylvester

                                    há uns valentes anos atrás lembro-me do caso de uma pessoa k dizia k o 1.6 vti não tinha andamento para 160cv...
                                    tiveram que lhe ensinar k precisava passar das 6000 rotaçóes para senti-los...
                                    o k o amigo do meu pai se ria a contar essa historia
                                    novidade?casos desses é aos pontapés,aliás ate de vtis que nunca entraram acima das 4000rpm!conheci um,dum coronel da força aérea,quando pegei no carro parecia que tava a rebocar um autocarro!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas antes de ser mal interpretado, o TypeR anda para ******... E foi dos carros em que andei que mais gostei de andar.

                                      Mas o que me impressionou mais foi o grip que o andar.

                                      O carro ia de facto cheio. Mas acho que ia com demasiadas espectativas pelo vtec. (não pelo carro que esse sim no global superou as minhas espectativas).

                                      O Vtec é que lia aqui no fórum que no TypeR, que aquilo parecia um Turbo e que um gajo ficava encostado ao banco e tal. Nota-se de facto uma "força" adicional. Mas nada de outro mundo.

                                      Resultado: Um Vtec que desiludio (por causa das minhas altas espectativas). Mas um TypeR que superou tudo o que podia pensar dele. Bastante melhor do que sonhava.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                        Mas antes de ser mal interpretado, o TypeR anda para ******... E foi dos carros em que andei que mais gostei de andar.

                                        Mas o que me impressionou mais foi o grip que o andar.

                                        O carro ia de facto cheio. Mas acho que ia com demasiadas espectativas pelo vtec. (não pelo carro que esse sim no global superou as minhas espectativas).

                                        O Vtec é que lia aqui no fórum que no TypeR, que aquilo parecia um Turbo e que um gajo ficava encostado ao banco e tal. Nota-se de facto uma "força" adicional. Mas nada de outro mundo.

                                        Resultado: Um Vtec que desiludio (por causa das minhas altas espectativas). Mas um TypeR que superou tudo o que podia pensar dele. Bastante melhor do que sonhava.
                                        a curvar é muito bom,frente bastane incisiva e com limites bem elevaods,pena parecer um monovolume,senão até comprava um!

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                          Mas antes de ser mal interpretado, o TypeR anda para ******... E foi dos carros em que andei que mais gostei de andar.

                                          Mas o que me impressionou mais foi o grip que o andar.

                                          O carro ia de facto cheio. Mas acho que ia com demasiadas espectativas pelo vtec. (não pelo carro que esse sim no global superou as minhas espectativas).

                                          O Vtec é que lia aqui no fórum que no TypeR, que aquilo parecia um Turbo e que um gajo ficava encostado ao banco e tal. Nota-se de facto uma "força" adicional. Mas nada de outro mundo.

                                          Resultado: Um Vtec que desiludio (por causa das minhas altas espectativas). Mas um TypeR que superou tudo o que podia pensar dele. Bastante melhor do que sonhava.
                                          Não foste mal interpretado, pelo menos por mim, e já antes tinhamos falado sobre isto. Eu entendo e concordo a 100% com a ideia com que ficaste...eu estava lá e vi :D Apenas apeteceu-me explicar e contar a situação que te referias...nada mais.

                                          Sylvester, desculpa lá esta divagação para fora no teu tópico. Mas tal como já disse um carro a gasolina para um semelhante diesel (semelhante atenção, claro que se comparar um 1.0 ou 1.2 com 70cv vs. um diesel 1.9 de 130cv. não dá hipotese) está sempre o gasolina em 1º nas minhas escolhas -> é uma filosofia muito diferente e só conduzindo ambos em várias situações (não só a puxar) se vê.

                                          Até agora só houve um diesel que me deixou a pulga atrás da orelha de querer experimentar mais, foi o 2.2i-ctdi no Civic. Nem parecia que estava a conduzir um diesel lololol

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por RedHeart

                                            Engraçado! Eu, por acaso, prefiro a condução dos diesel: não gosto de ter de andar a esganar o motor para conseguir que ele ande
                                            Concordo contigo, em condução normal prefiro ter força em médias, do q ter q puxá-lo até começar a andar. Por isso é que gosto dos Turbo-diesel, para além dos consumos, e nas motos prefiro um bicilindrico (força em baixas/médias)a um tetracilindrico (potência em altas).

                                            Mas também gosto de andar em carros a gasolina, mas aí as cilindradas têm que ser mais altas, para ter força para andar...

                                            Comentário


                                              #23
                                              e agora expliquem-me uma coisa: tendo os dois a mesma potencia qual andará mais?
                                              pelo k me apercebo no meu caso a gasolina +e mais rapido: pelo menos já testei isso com o meu Yaris de 106cv contra um pug hdi de 110 de um amigo. o hdi ficou a milhas de distancia

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nightlord_CTR não podia concordar mais contigo. Dá muito mais prazer de condução um carro a gasolina do que um diesel. Os diesel parecem amorfos, sem vida nenhuma...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR
                                                  (...)
                                                  Até agora só houve um diesel que me deixou a pulga atrás da orelha de querer experimentar mais, foi o 2.2i-ctdi no Civic. Nem parecia que estava a conduzir um diesel lololol
                                                  Pois este pessoal anda a comparar zagolinas de 150 cv com diesel de 75 e depois estranha talvez ainda num tenha reparado na pub da audi ke ganhou le mans com um tdi ....

                                                  comparem o civic a zagolina de 140 cv com o civic a diesel de 140 cv
                                                  e depois digam ke preferem os zagolinas ...

                                                  eu ja comparei ... :D

                                                  cpts

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por koluirty

                                                    citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR
                                                    (...)
                                                    Até agora só houve um diesel que me deixou a pulga atrás da orelha de querer experimentar mais, foi o 2.2i-ctdi no Civic. Nem parecia que estava a conduzir um diesel lololol
                                                    Pois este pessoal anda a comparar zagolinas de 150 cv com diesel de 75 e depois estranha talvez ainda num tenha reparado na pub da audi ke ganhou le mans com um tdi ....

                                                    comparem o civic a zagolina de 140 cv com o civic a diesel de 140 cv
                                                    e depois digam ke preferem os zagolinas ...

                                                    eu ja comparei ... :D

                                                    cpts

                                                    Eu prefiro o gasolina:D:D É mais barato, dá mais prazer de condução e a manutenção é mais barata!

                                                    Agora, reconheço, que a nivel de condução urbana, para-arranca, o diesel seja mais utlizável...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vou ser sincero, não sei o que tinha bebido nessa tarde (se calhar eram dos copos da noite anterior), mas gostei mais o i-ctdi de 140cvs. do que o i-vtec com os mesmos 140cvs. Isto no novo Civic.

                                                      Talvez por uma questão de espectativas em que esperava mais do irmão mais novo do motor do meu carro. A tecnologia do 1.8i-vtec é a mesma, mas a alma que lá está é outra lololol

                                                      Já no diesel, não esperava muito. Ou por outra esperava mais do mesmo, um diesel tipico...pesadão a desenvolver, a parecer que estavamos a puxar/conduzir um tractor (Sim, mesmo nos TDIs de 130cvs ou 2.0TDI140 achei o mesmo...claro que com grande empuxo numa faixa curta) -> mas pareceu-me muito mais desenvolto que o tipico diesel.

                                                      O contacto foi curto se bem que a puxar, tenho de voltar a experimentar para tirar mais ilações, pois experimentei mais o 1.8i-vtec.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por koluirty

                                                        citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR
                                                        (...)
                                                        Até agora só houve um diesel que me deixou a pulga atrás da orelha de querer experimentar mais, foi o 2.2i-ctdi no Civic. Nem parecia que estava a conduzir um diesel lololol
                                                        Pois este pessoal anda a comparar zagolinas de 150 cv com diesel de 75 e depois estranha talvez ainda num tenha reparado na pub da audi ke ganhou le mans com um tdi ....

                                                        comparem o civic a zagolina de 140 cv com o civic a diesel de 140 cv
                                                        e depois digam ke preferem os zagolinas ...

                                                        eu ja comparei ... :D

                                                        cpts

                                                        Pois...,. Devias era comparar cilindradas e não potencias.

                                                        Compara um 2.0TFSI com um 2.0TDi e deposi vem cá falar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por koluirty
                                                          Pois este pessoal anda a comparar zagolinas de 150 cv com diesel de 75 e depois estranha talvez ainda num tenha reparado na pub da audi ke ganhou le mans com um tdi ....
                                                          A minha frase tinha o propósito contrário. É que eu tenho a ideia (pode estar errada mas é a minha!) que o pessoal falsamente acha os diesel muito rápidos porque os compara com gasolinas mais modestos.

                                                          É tipico pessoal que tinha no passado carros com motores 1.2 normalissimos que tinham de ser pau para toda a obra (não havia mais guito)...e que agora passou para Golfs TDI com 110 ou 130cvs. -> claro que ficam maravilhados com o bicho [}]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estive a considerar a compra de um GPunto 1.3 JTD, mas considerando que antes das 1.600/1.800 o motor practicamente não existe, e que os consumas andam à volta dos 6l! Por outro lado um amigo comprou um S40 1.6, que tambem faz média de 6/7, sem esticar muito, e a baixa rotação també não parece diesel.
                                                            Conclusão (minha): Considerando que tenho um carro com uns anitos, mas fiável e com 150 cavalitos, se bem que gaste 8l e a gasolina esteja mais cara, vou mantê-lo por mais algum tempo. Não desgosto dos diesel, só não me convencem estes novos de baixa rotação, pelo rendimento e pelo consumo. Não compreendo como as pessoas podem estar tão maravilhadas.

                                                            Comentário

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