Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Operações STOP, apreensões de veículos e afins

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Operações STOP, apreensões de veículos e afins

    Olá a todos.

    Depois de ter ouvido N histórias e versões de histórias sobre a (i)legalidade de algumas acções da polícia em operações Stop, gostaria de saber as opiniões de alguém que tenha tido experiência com o caso ou que tenha conhecimento da lei, para esclarecer as seguintes dúvidas:

    - É legal a apreensão de um veículo, com supostas alterações, só com a opinião do policia, i.e., sem a opinião/intervenção do pessoal da DGV?

    - As revistas a carros são legais, quando feitas em operações STOP, sem mandato, quando um proprietário não quer que a polícia o revista?

    Digam de vossa justiça

    #2
    - Penso que essas operações são feitas conjuntamente com a DGV na caça das homolgações. Caso no local nao apresentem as ditas, são apreendidos e inspeccionados, se chumbarem são obrigados a retirar os tupperwares e restantes "extras".
    - As revistas a carros não são legais sem a aprovação do proprietário ou mediante uma ordem judicial para tal.

    Comentário


      #3
      Ainda ontem me safei de uma OS ao pé do Ipanema Park no Porto! Deixaram-me passar e o de trás parou!!

      Quanto às perguntas, parece que é legal a apreensão e ilegal a revista!!

      Comentário


        #4
        O problema é que nem sempre essas operações são feitas com a presença da DGV.

        Comentário


          #5
          No dia a dia penso que não, mas as grandes operações (por ex. a ultima na 2ªcircular em lisboa) foram feitas com a DGV.
          Mas de qualquer forma penso que a BT tem autonomia para apreender os carros que considere suspeitos de nao estarem em circulação legal na estrada.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

            ...penso que a BT tem autonomia para apreender os carros que considere suspeitos de nao estarem em circulação legal na estrada.

            Isso é que eu gostava de ver confirmado. Como é que eles te podem apreender um carro por supostamente teres alterações quando poucos ou nenhum polícia tem conhecimentos suficientes para isso?

            Comentário


              #7
              O ponto 1 acontece, mesmo sem a DGV por perto. E é aqui que eu critico as autoridades, pois muitas vezes, ficamos dependentes da boa disposição dos agentes.
              Além disso, muitos deles não têm o minimo conhecimento automovel, nem de todas as versões existentes, e já não é o primeiro caso que sei, que querem apreender um veiculo, por DESCONFIAREM que está ilegal. É que nem têm certezas...

              Ponto 2, tb é muito comum pedirem para abrir a bagageira, se é legal ou não...
              A mim, qd ando na hiace, raramente passo numa operação STOP. Sou sempre mandado encostar e pedem para abrir a mala.

              Já agora, aproveito para perguntar:

              Ter alargadores de vias (vulgo espassadores entre jante e cubo, no caso com 10mm de espessura), dá direito a reprovação no IPO?
              E se tiver pneus de medida 225/45R17 em vez dos registados no livrete 215/45R17? A história dos 5% de tolerância é verdade?

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por jcpr

                Olá a todos.

                Depois de ter ouvido N histórias e versões de histórias sobre a (i)legalidade de algumas acções da polícia em operações Stop, gostaria de saber as opiniões de alguém que tenha tido experiência com o caso ou que tenha conhecimento da lei, para esclarecer as seguintes dúvidas:

                - É legal a apreensão de um veículo, com supostas alterações, só com a opinião do policia, i.e., sem a opinião/intervenção do pessoal da DGV?

                - As revistas a carros são legais, quando feitas em operações STOP, sem mandato, quando um proprietário não quer que a polícia o revista?

                Digam de vossa justiça
                Relativamente á apreensao de um veículo, a mesma é legal mesmo sem a presença de pessoal da DGV... Basta os agentes intervenientes na respectiva operação terem alguma suspeita de que o carro está alterado relativamente aos elementos informativos do respectivo livrete, mesmo que nao visivelmente (Suspeitas de chipanços e afins)...

                Revistas a carros em Op Stop, (apos me ter informado) so seram legais com consentimento do proprietario.... Mas é melhor deixares sempre pois como a pessoa que me informou me disse... "Se nao for de uma maneira, será de outra... Quem nao deve nao teme..." ... Conclusao, colabora com os Sr's Agentes e teras a vida facilitada..;)


                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Alfamaniaco a tolerancia é verdade no IPO, cá fora levas multa na mesma.

                  Uma ideia quando o carro é apreendido é não se darem como fieis depositários do carro, ficando ele assim à responsabilidade de um agente. Se acontece alguma coisa ao carro o agente é culpabilizado, tirem fotos ao carro com os agentes por perto.

                  Comentário


                    #10
                    A colaboração com os agentes não está em causa. Colaborarei sempre que possa, até para não me chatearem a cabeça. Não faço intenções de transportar coisas que não possa/deva.

                    Quanto à apreensão, se a mesma se vier a revelar infundada, posso pedir indeminização pelo tempo em que não tive o veículo disponível? Posso meter um processo ao agente que indevidademente procedeu à apreensão?

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por alfamaniaco





                      Já agora, aproveito para perguntar:

                      Ter alargadores de vias (vulgo espassadores entre jante e cubo, no caso com 10mm de espessura), dá direito a reprovação no IPO?
                      E se tiver pneus de medida 225/45R17 em vez dos registados no livrete 215/45R17? A história dos 5% de tolerância é verdade?
                      Tanto quanto sei, os alargadores de vias, as chamadas "bolachas", seram permitidas desde que nao provoquem alteracoes ao nivel de direcção, sistema de travoes e eficiencia do mesmo, estabilidade dos sistemas de amortecimento e que nao ultrapasse a largura da carroceria... Mas informa-te melhor!!! O que sei foi um PSP que me disse mas se calhar para confirmares e teres certezas, nada melhor que ir a um IPO ;)

                      Dos pneus nao faço a minima ideia [8)]


                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                        Alfamaniaco a tolerancia é verdade no IPO, cá fora levas multa na mesma.Uma ideia quando o carro é apreendido é não se darem como fieis depositários do carro, ficando ele assim à responsabilidade de um agente. Se acontece alguma coisa ao carro o agente é culpabilizado, tirem fotos ao carro com os agentes por perto.
                        Mas isto faz sentido?Com que raio de leis estamos nós confrontados?
                        Uma coisa é valida nos centros de inspecções e depois já não é válida na rua perante as autoridades?[8]

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Huntelaar

                          citação:Originalmente colocada por alfamaniaco





                          Já agora, aproveito para perguntar:

                          Ter alargadores de vias (vulgo espassadores entre jante e cubo, no caso com 10mm de espessura), dá direito a reprovação no IPO?
                          E se tiver pneus de medida 225/45R17 em vez dos registados no livrete 215/45R17? A história dos 5% de tolerância é verdade?
                          Tanto quanto sei, os alargadores de vias, as chamadas "bolachas", seram permitidas desde que nao provoquem alteracoes ao nivel de direcção, sistema de travoes e eficiencia do mesmo, estabilidade dos sistemas de amortecimento e que nao ultrapasse a largura da carroceria... Mas informa-te melhor!!! O que sei foi um PSP que me disse mas se calhar para confirmares e teres certezas, nada melhor que ir a um IPO ;)

                          Dos pneus nao faço a minima ideia [8)]


                          Cumps
                          No meu caso, essas bolachas foram aplicadas por duas razões:
                          As jantes tÊm off-set inferior as originais, logo ficavam mais dentro.
                          O que acontecia era que além dos parafusos depois ficarem com comprimento excessivo, as jantes, como ficavam mais dentro, roçavam na zona interior da cava de roda.
                          Posto isto, fins umas "bolachas" em aluminio de apenas 10mm de espessura, para corrigir o off-set das jantes que apliquei.
                          As rodas não saiem da carroceria.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por alfamaniaco


                            No meu caso, essas bolachas foram aplicadas por duas razões:
                            As jantes tÊm off-set inferior as originais, logo ficavam mais dentro.
                            O que acontecia era que além dos parafusos depois ficarem com comprimento excessivo, as jantes, como ficavam mais dentro, roçavam na zona interior da cava de roda.
                            Posto isto, fins umas "bolachas" em aluminio de apenas 10mm de espessura, para corrigir o off-set das jantes que apliquei.
                            As rodas não saiem da carroceria.
                            Entao se for como me disseram ... Tas safo!!! ;)[^]

                            Mas mesmo assim, confirma a situacao ou com algum mecanico credenciado, acostumado nas andanças nos IPO's ou com os gajos do IPO msm...
                            ;)

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Huntelaar

                              citação:Originalmente colocada por alfamaniaco


                              No meu caso, essas bolachas foram aplicadas por duas razões:
                              As jantes tÊm off-set inferior as originais, logo ficavam mais dentro.
                              O que acontecia era que além dos parafusos depois ficarem com comprimento excessivo, as jantes, como ficavam mais dentro, roçavam na zona interior da cava de roda.
                              Posto isto, fins umas "bolachas" em aluminio de apenas 10mm de espessura, para corrigir o off-set das jantes que apliquei.
                              As rodas não saiem da carroceria.
                              Entao se for como me disseram ... Tas safo!!! ;)[^]

                              Mas mesmo assim, confirma a situacao ou com algum mecanico credenciado, acostumado nas andanças nos IPO's ou com os gajos do IPO msm...
                              ;)
                              Sabado vou inspeccionar a giulietta e já pergunto isso das bolachas!
                              Obrigado! ;)[^]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por alfamaniaco

                                citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                Alfamaniaco a tolerancia é verdade no IPO, cá fora levas multa na mesma.Uma ideia quando o carro é apreendido é não se darem como fieis depositários do carro, ficando ele assim à responsabilidade de um agente. Se acontece alguma coisa ao carro o agente é culpabilizado, tirem fotos ao carro com os agentes por perto.
                                Mas isto faz sentido?Com que raio de leis estamos nós confrontados?
                                Uma coisa é valida nos centros de inspecções e depois já não é válida na rua perante as autoridades?[8]
                                Exacto, é a mesma coisa que uma barra anti-aproximação é legal, mas é o suficiente para o policia te passar uma "factura" de 250 Euros e te mandar a uma IPO B.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tudo isto já foi discutido noutro tópico há pouco tempo, de qualquer dos modos dou novamente a minha opinião.

                                  Quanto à polícia não ter autoridade para revistar o carro, não creio que isso só possa ser feito com autorização do condutor. O revistar o carro, não é só abrir a bagageira é também abrir o capot.

                                  Se eles quiserem verificar o número do chassis e do motor, não podem? Se eles quiserem ver o triângulo ou o pneu suplente também não podem?

                                  Capacitem-se de uma coisa a bem ou a mal nehum carro fica por revistar.

                                  Quanto às alterações, nas grandes operações stop estão sempre os sujeitos da DGV, nas outras e apesar de estarem só os da PSP ou BT, eles sabem onde procurar. Está claro que se for uma alteração que não se veja à vista desarmada, passa, agora se é daquelas visíveis, qualquer indivíduo com um pouco de experiência dá por ela.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E quando as coisas até parecem alteração mas é de origem, como por exemplo, Barras AA num CTR? Já ouvi relatos de policias a teimarem que aquilo não é legal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tenho barra AA no GTV e no 156, que por acaso comprei-as fora da marca, por opção.São OMP reguláveis.Serei eu um criminoso?
                                      Multam porcausa de uma simples barra AA?[8]
                                      No entanto a Alfa tb as vende...Se calhar se for da marca já posso andar... [8)]
                                      Que leis mais estupidas...
                                      Vou arranjar um lettering a dizer alfa romeo e colo nas barras,em vez do tó da OMP!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Smp estou pra ver se me mandam para e ainda me apreendem o carro por causa da barra AA que ainda por cima vem de origem...

                                        Comentário


                                          #21
                                          As barras AA dão chatice certa, o comprar na marca não quer dizer que sejam permitidas. Para serem autorizadas o carro tem de vir com elas de fábrica e mesmo assim não será fácil convencer o agente, a não ser que ele já esteja avisado para os modelos em que isso se passa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por LM

                                            As barras AA dão chatice certa, o comprar na marca não quer dizer que sejam permitidas. Para serem autorizadas o carro tem de vir com elas de fábrica e mesmo assim não será fácil convencer o agente, a não ser que ele já esteja avisado para os modelos em que isso se passa.
                                            A questão é:

                                            se o agente meter o pé na argola e apreender um carro legal, o que fazer? Como se processa o pedido de indeminização? É possivel processar o agente?

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por jcpr

                                              citação:Originalmente colocada por LM

                                              As barras AA dão chatice certa, o comprar na marca não quer dizer que sejam permitidas. Para serem autorizadas o carro tem de vir com elas de fábrica e mesmo assim não será fácil convencer o agente, a não ser que ele já esteja avisado para os modelos em que isso se passa.
                                              A questão é:

                                              se o agente meter o pé na argola e apreender um carro legal, o que fazer? Como se processa o pedido de indeminização? É possivel processar o agente?
                                              Eu pensoque sim.
                                              Estamos no nosso direito..Claro que isso vai dar um trabalho infernal.
                                              Mas eu processava... Assim, da próxima vez, ele já pensava bem antes de mandar apreender alguma coisa na qual tivesse duvidas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por LM

                                                As barras AA dão chatice certa, o comprar na marca não quer dizer que sejam permitidas. Para serem autorizadas o carro tem de vir com elas de fábrica e mesmo assim não será fácil convencer o agente, a não ser que ele já esteja avisado para os modelos em que isso se passa.
                                                O problema é que a barra AA não vem em lado algum indicado como sendo de origem.
                                                Além do mais, ainda estou para perceber o que de tanto mal vêm nas AA.
                                                Eu só vejo melhorias....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                                  Smp estou pra ver se me mandam para e ainda me apreendem o carro por causa da barra AA que ainda por cima vem de origem...
                                                  Em que carro? No 156?
                                                  Não vem não senhor...nem no 2.5 V6! O meu é um sport e não trazia. Faz é parte da linha de acessórios, e houve quem a pusesse desde novo.Eu pus cá fora.
                                                  Mais barata e afinável.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Penso que nao é possivel apreender um carro por ter apenas uma Barra AA . Até porque há carros que as trazem de origem sem tar descritas no livrete como um Evo ou assim.
                                                    Mas se calhar o ideal é mesmo disfarca-las de origem sem cores berrantes ... nem autocolantes Sparco e afins.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por LM

                                                      Tudo isto já foi discutido noutro tópico há pouco tempo, de qualquer dos modos dou novamente a minha opinião.

                                                      Quanto à polícia não ter autoridade para revistar o carro, não creio que isso só possa ser feito com autorização do condutor. O revistar o carro, não é só abrir a bagageira é também abrir o capot.

                                                      Se eles quiserem verificar o número do chassis e do motor, não podem? Se eles quiserem ver o triângulo ou o pneu suplente também não podem?

                                                      Capacitem-se de uma coisa a bem ou a mal nehum carro fica por revistar.
                                                      (...)
                                                      ele pode fazer a revista, mas se quiser lá colocar um agente canideo a fazer a busca é bom que o "dono" tenha um aspirador ao lado. cc não entra

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        isso funciona mais ou menos assim, eles dizem e tu calas, e qto mais falas mais F0DID0 ficas, qto as revistas eles fazem o q querem e se rejeitares eles suspeitam de ti e passam a ter razoes para te revistar, por isso o melhor e nunca andar com ganza no carro, o melhor e fumar logo tudo de uma vez hehehehe

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X