Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BMW Série 1 coupé é o próximo grande clássico do futuro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BMW Série 1 coupé é o próximo grande clássico do futuro

    Porque o BMW Série 1 é o próximo grande futuro clássico

    Na semana passada, as primeiras fotos do novo série 2 da BMW apareceram na internet. Eu gosto. Mas isso me fez pensar sobre o fim do BMW Série 1. A partir de agora, pode ser o BMW mais procurado do nosso tempo por entusiastas e pilotos de fim de semana com orçamento limitado. Agora pode ser o momento ideal para comprar um. Nesta época de transmissões híbridas com motores silenciosos, direções elétricas demasiado entorpecidas, som de motor sintetizado por computadores, sistemas de segurança excessivamente intrusivos e cada vez maiores peso, é difícil encontrar carros que poderiam ser considerados legítimos clássicos futuros. O Série 1 pode encaixar nessa definição, e aqui está o porquê.

    S
    O futuro não parece promissor para o Série 1 na América do Norte. A BMW não vao trazer o novo hatchback Série 1 que se encontra à venda na europa desde 2011, e o seu sucessor provavelmente terá o mesmo futuro. Na melhor das hipóteses, podemos esperar a variante GT do série 1, que será um FWD. Não será um automóvel para o estereotipo do cliente BMW.
    Em vez so Série 1, os americanos terão acesso ao Série 2, do queal já tivemos acesso às fotos espia. É um coupé bonito, com uma silhueta muito mais elegante do que o série 1, muitas vezes já criticado. Mas aqui começa o meu problema: o série 2 é maior do que o série 1. Pelo menos é o que aparenta nas fotos. E podemos ver várias pessoas nas fotos em pé ao lado do automóvel. Sem quaisquer medidas exatas, parece ser maior do que o seu predecessor. Faz sentido, dado a tendência de aumento dos tamanhos dos modelos BMW atuais. E eu não duvido do bom desempenho do série 2. Mas vai perder algum do encanto do mais compacto série 1. O Série 1 é a mais rara das criaturas estes dias: o pequeno coupé de tração traseira. É o tipo de carro que quase não se vê hoje, e cuja síntese remete para os dias de glória dos carros da BMW nos anos 60 e 70, como é o caso do famoso 2002, assim como o E30 que todos-e-as-suas-mães amam.

    Eis o que penso: daqui a 10, 15 ou 20 anos, o série 1 pode ser para os compradores o que o E30 é hoje. Vai ser um pequeno coupé desportivo com um desempenho impressionante por pouco dinheiro. Se encontrar um que não tenha sido maltratado, vai fazer um fantástico negócio.


    Como o E30, o caso poderia ser feito que o primeiro conjunto de proprietários 1-Series, em geral, não apreciam o que tinham. Não me interpretem mal: há imensos proprietários de 135i e 128i que gostam de autocross, track days, ou apenas de fazer rotundas quando não há nenhum policias por perto. Em praticamente qualquer fórum BMW há imensos proprietários a divertirem-se com os seus carros. Mas quando a BMW admite que 80% dos proprietários pensam que o carro é FWD, temos noção que a maior parte dos proprietários não estão a tirar prazer desta grande máquina. Então, um dia, anos a partir de agora, esses Série 1 vão realmente brilhar nas mãos de um rapaz (ou rapariga) que o comprar usado por muito pouco dinheiro.
    Também podemos argumentar que o Série 1 é um dos o último dos BMWs "puros". Atualmente não é possível comprar um Série 3 com motor 6 cilindors em linha normalmente aspirado. Só temos acesso a motores 4 cilindros twin-turbo (que são grandes motores) ou um motor de 6 cilindros turbo (que também é um grande motor). O Série 2 provavelmente terá os mesmos motores.
    Mas o 128i vem com um motor 6 em linha, suave como a seda, normalmente aspirado, como os BMW com que muitos de nós crescemos. E para quem quer mais força, há também com turbo. Tudo isso é verdade também para o coupé do série 3 que está para ser substituído pelo série4, mas eu gosto mais do Série 1, porque é mais pequeno.
    Com "apenas" 230 cavalos de potência para brincar, os 128i sem turbo têm sido negligenciados, mas eu sinto que um dia, a pureza do carro vai ter a atenção que merece. E, claro, o 135i turbo é absurdamente rápido, de modo que vai ser um negócio da china quando falarmos de preços baixos.


    E depois há o "bad boy" da família 1-Series. Estou, é claro, a falar do 1M, turbinado com 340 cavalos de potência, que foi batizado com um nome ridículo por causa da devoção de BMW para o supercarro M1. Devia ter-se chamado M1, porque tem o que precisa para ser um M. Um carro que despertou paixões em todos os que o conduzira, foi feito como carro de edição limitada em 2011 e 2012. Este carro tem o potencial de ser o E30 M3 ou o 2002 tii desta geração.
    Na verdade, eu tenho um bom pressentimento sobre esta família inteira de carros. Acho que daqui a uma geração, quando o meu filho estiver a escrever para o Jalopnik holográfico em 3 dimensões, o Serie 1 vai estar nas repostas do dia à seguinte pergunta: quais os carros antigos que gostaria de comprar novos atualmente?

    Assim, atuais proprietários do Série 1, cuidem dos seus carros. Gerações futuras de frequentadores de track-days vão compra-los por 1/4 do valor que valem hoje, e vão agradecer por os terem estimado.

    in jalopnik
    Editado pela última vez por Lipuro; 25 May 2013, 15:05.

    #2
    Mas só as versoes a gasolina né ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
      Mas só as versoes a gasolina né ?
      Óoooooobvio !!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
        Mas só as versoes a gasolina né ?
        Qualquer gearhead que se preze não poe as palavras "pista" e "diesel" na mesma frase... a não ser que esteja a falar de le mans.... os 120d e 123d nunca terao o refinamento das versoes a gasolina... muito menos das que se vendiam na america.

        Comentário


          #5
          É um belo carro para brincar

          Comentário


            #6
            E vai ser sempre um carro caro.

            Comentário


              #7
              Exacto, gostei do "(...) por pouco dinheiro."

              Comentário


                #8
                O 1M é daqueles que tem "futuro clássico" escrito em todo o lado. É o meu BMW preferido desde o BMW Z3 M Coupé.

                Comentário


                  #9
                  Tambem gosto muito carrito!

                  Comentário


                    #10
                    Mas para ser classico não é preciso ser pelo menos um bocadinho bonito?

                    Comentário


                      #11
                      O carro até é porreiro mas daí até ser o próximo grande clássico nas proporções aqui referidas..................pessoalmente dúvido.

                      Cumprimentos.

                      Comentário


                        #12
                        O 1M sim, é um carro como poucos.

                        De resto... puff. Parece-me exagerado falar em grande clássico. Para já.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                          O 1M é daqueles que tem "futuro clássico" escrito em todo o lado. É o meu BMW preferido desde o BMW Z3 M Coupé.
                          Não estás sozinho meu caro. Não estás sozinho. O coração certo no outfit certo.

                          Comentário


                            #14
                            Sem ofensa para ninguém as acho que estão exagerando e muito.
                            Que o 1M chegue a clássico ainda acredito mas um Série 1 normal nunca será um clássico (muito menos um grande clássico).

                            No meu ver um M3 E46 (último 6 cilindros NA e da geração que é considerada por muitos como o topo do driving pleasure, antes da BMW começar com ecologias e a amolecer os carros porque certas personagens não conseguiam engatar a marcha-atrás) é melhor em tudo e mesmo assim ainda não se cimentou como um clássico.

                            Para ser um clássico não basta ser um grande carro. É preciso ser mesmo excepcional. E o Série 1 não é um BMW excepcional.

                            Comentário


                              #15
                              Concordo com a maior parte. E acho bonito.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                                Sem ofensa para ninguém as acho que estão exagerando e muito.
                                Que o 1M chegue a clássico ainda acredito mas um Série 1 normal nunca será um clássico (muito menos um grande clássico).

                                No meu ver um M3 E46 (último 6 cilindros NA e da geração que é considerada por muitos como o topo do driving pleasure, antes da BMW começar com ecologias e a amolecer os carros porque certas personagens não conseguiam engatar a marcha-atrás) é melhor em tudo e mesmo assim ainda não se cimentou como um clássico.

                                Para ser um clássico não basta ser um grande carro. É preciso ser mesmo excepcional. E o Série 1 não é um BMW excepcional.
                                Isso depende dos padrões...e dos bolsos.

                                Tenho visto muitos ditos clássicos que são autênticas latas e já quando eram novos não tinham nada de especial. Os rallyes de clássicos e as exposições de clássicos estão cheios deles.
                                Editado pela última vez por SRLA; 26 May 2013, 09:47.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                                  Sem ofensa para ninguém as acho que estão exagerando e muito.
                                  Que o 1M chegue a clássico ainda acredito mas um Série 1 normal nunca será um clássico (muito menos um grande clássico).

                                  No meu ver um M3 E46 (último 6 cilindros NA e da geração que é considerada por muitos como o topo do driving pleasure, antes da BMW começar com ecologias e a amolecer os carros porque certas personagens não conseguiam engatar a marcha-atrás) é melhor em tudo e mesmo assim ainda não se cimentou como um clássico.

                                  Para ser um clássico não basta ser um grande carro. É preciso ser mesmo excepcional. E o Série 1 não é um BMW excepcional.

                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                  O carro até é porreiro mas daí até ser o próximo grande clássico nas proporções aqui referidas..................pessoalmente dúvido.

                                  Cumprimentos.
                                  Exactamente o que eu penso. Poderá vir a ter uma comunidade razoável de fãs no futuro, enquanto carro clássico. Mas "grande clássico"?? Nem de perto nem de longe!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olhando para os carros de hoje em dia.. Pouco ou nenhuns têm grandes prospecções de se tornarem clássicos quanto mais grandes clássicos.

                                    Só o tempo o dirá, o 1M provavelmente até pode ser um candidato para tal mas o Série 1 coupé? Hummm, muitas dúvidas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu acho que bons clássicos só serão do 25i pra cima. São 6 cilindros da velha guarda, e que são apreciados por muitos. Mas grande clássico, só será o 1M,que é um "proper drivers car", e ainda mantém uma caracteristica em vias de extinsão: uma caixa manual. Então se combinar um sistema de escape da Akrapovic... enfim, fica um carro de doidos!
                                      Editado pela última vez por Marco8704; 26 May 2013, 14:35. Razão: erro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Dava ''o c* e 10 tostões'' por um 130i

                                        Para mim, o 130i têm tudo para ser um Classico a par do 1M, é um carro raro (vi mais 135i que 130i), equilibrado, têm o belo do 3.0 6 Cilindros NA com a melodia adequada e um nivel de conduçao fantastica.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                          Dava ''o c* e 10 tostões'' por um 130i

                                          Para mim, o 130i têm tudo para ser um Classico a par do 1M, é um carro raro (vi mais 135i que 130i), equilibrado, têm o belo do 3.0 6 Cilindros NA com a melodia adequada e um nivel de conduçao fantastica.
                                          O 130i tem o problema de só existir em hatch. Seja 3 ou 5 portas. E eu só gosto do coupe.

                                          Coupe só 125i ou 135i. Mas um 125i já ficava mais que bem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Concordo com a generalidade do texto, apesar do termo "grande clássico" ser discutivel, mas pode até nem ser incorrecto pois depende da hierarquia mental de quem escreveu o artigo.
                                            Curioso que a 1ª série do série 1, tanto o de 5 como o de 3 portas, nunca me conseguiu cativar. Achava interessante um carro tão "pequeno" com tracção traseira, mas o modelo em si nunca me despertou qualquer paixão, principalmente porque de perfil e traseira o carro mais parecia uma station.
                                            Já com o série 1 coupe acho que o carro ficou uma interpretação espectacular do 2002.
                                            A BMW conseguiu criar um carro bastante cativante a partir de um modelo pouco mais que banal (na minha opinião).
                                            O coupe ficou elegante, bem proporcionado nas medidas e claramente com caracter desportivo seja de que ângulo for que o estivermos a ver.
                                            Tenho pena que não tenha havido uma maior oferta de motores a gasolina e acho que a BMW lançou o coupe demasiado tarde, penso que 3 anos após o 5 portas. O que pode ser porreiro para quem os tem, visto não ser um modelo que tenha vendido muito e que provavelmente também vai ser valorizado por isso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho que o 1M vai adquirir um estatuto especial, como este:

                                              Ficheiros anexados
                                              Editado pela última vez por jcpr; 26 May 2013, 19:36.

                                              Comentário


                                                #24


                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  Dava ''o c* e 10 tostões'' por um 130i

                                                  Para mim, o 130i têm tudo para ser um Classico a par do 1M, é um carro raro (vi mais 135i que 130i), equilibrado, têm o belo do 3.0 6 Cilindros NA com a melodia adequada e um nivel de conduçao fantastica.
                                                  BMW 130 i SPORT, € 23.990, Estoril - Standvirtual

                                                  Era bom ,não era? Já estive tentado...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acabei por não responder ao tópico. Nenhum série 1, a não ser numa versão especial como só encontro o 1M, pode vir a ser um clássico ou algo que o valha. Um carro perfeitamente acessível...Nem percebo como pode ter passado isso na cabeça de alguém...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                                                      BMW 130 i SPORT, € 23.990, Estoril - Standvirtual

                                                      Era bom ,não era? Já estive tentado...


                                                      #%$#%&&$&/$&//-se

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Saab 900 turbo cabrio
                                                        Alfa Romeo Spider
                                                        BMW 325i cabrio E30
                                                        Alfa Romeo GT 2000

                                                        ... são clássicos?

                                                        Qual destes era 'especial'?

                                                        E um Ford Mustang de 1960?
                                                        um Chevy Camaro.. um Dodge Challenger..?
                                                        Editado pela última vez por Micky; 27 May 2013, 05:19.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                          Acabei por não responder ao tópico. Nenhum série 1, a não ser numa versão especial como só encontro o 1M, pode vir a ser um clássico ou algo que o valha. Um carro perfeitamente acessível...Nem percebo como pode ter passado isso na cabeça de alguém...
                                                          Não percebes e é fácil perceber porquê.
                                                          Segundo a tua teoria um VW beattle, um fiat cinquecento ou ainda um citroën 2cv não chegariam a clássicos, no entanto se algum dia fores a um encontro vais lá ver vários exemplares e outros tantos proprietários felizes. Tudo carros que à data de aquisição tinham como principal objectivo serem "perfeitamente acessíveis". A definição de clássico vai muito para além de exclusivo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mikethe Ver Post
                                                            Não percebes e é fácil perceber porquê.
                                                            Segundo a tua teoria um VW beattle, um fiat cinquecento ou ainda um citroën 2cv não chegariam a clássicos, no entanto se algum dia fores a um encontro vais lá ver vários exemplares e outros tantos proprietários felizes. Tudo carros que à data de aquisição tinham como principal objectivo serem "perfeitamente acessíveis". A definição de clássico vai muito para além de exclusivo.
                                                            Tás a comparar o incomparável. Todos esses eram carro muito originais, únicos mesmo, o S1 é um carro banal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X