Mercedes-Benz: Desconto Frotista (%?) - Página 2

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Título: Mercedes-Benz: Desconto Frotista (%?)

  1. #31
    Piloto de Testes Greenzord's Avatar
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    Por Defeito

    23% é um belo desconto...


  2. #32
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    Citação Originalmente Colocado por Nemo Ver Post
    Aqui digo meu caro... especialmente neste caso. Num Audi A5, para este cliente, estou perfeitamente à vontade para o fazer (assumir à patrão!)

    Posso-te adiantar que o cliente com maior potencial em parque em PT, para essa viatura, o desconto é de 23% + oferta da versão Business Line.

    Volto a avisar: viatura nova, a encomendar e sem juntar as campanhas financeiras como é o caso exposto em cima (e mesmo assim não chega aos 23,5%).
    Não duvido que seja assim, mas existem outro tipo de clientes, independentemente do numero de viaturas, que também tem descontos dessa ordem nas 3 alemãs do costume e na Volvo.

  3. #33
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    Citação Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
    E eu mantenho a minha... nunca digas nunca. E também estou perfeitamente à vontade para te dizer isto.
    Ok, não alimento mais a coisa

  4. #34
    Piloto de Provas de Perícia Nemo's Avatar
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    Acho que se estão a confundir vários conceitos:

    - Desconto percentual;
    - Eventuais campanhas de oferta;
    - Ofertas de equipamento.

    Exemplo prático para desmistificar descontos de 40% - apesar de os haver e para verem de que forma são separadas as "águas" no que concerne a conceitos:

    - BMW Série 318d Touring Line Sport (sem opcionais para facilitar as contas e valores sem IVA):

    P. Base: 30.406€
    ISV: 5.775€
    Transf de averbamento: 1.000€
    Preço ao cliente: 37.181.00€

    Imaginemos agora que o cliente tem 20%:

    P. Base: 30.406€
    Desconto sob preço base:- 6.081.20€
    ISV: 5.775€
    Transf de averbamento: 1.000€
    Preço ao cliente: 31.099.80€

    Imaginemos que o cliente tem 20% + campanha 2750€ de apoio à encomenda (poe ex):

    P. Base: 30.406€
    Desconto sob preço base: -6.081.20€
    ISV: 5.775€
    Transf de averbamento: 1.000€
    Campanha:- 2750€
    Preço ao cliente: 28.349.80€

    A ideia que quero transmitir é esta: o desconto é sempre de 20%, independentemente das campanhas que haja. Claro que podem dizer que posso transformar os 2750€ em %... posso, mas é errado fazê-lo, assim como é errado colocar ofertas de equipamento como desconto % (por isso, por vezes aparecem descontos nestas marcas que parecem gigantes e não são... Assim desvirtua-se tudo.

    Como exemplo e se colocar a campanha como valor %, fico desta forma com um desconto "canhão" de 29,04%:

    P. Base: 30.406€
    Desconto sob preço base: -8.831,20€
    ISV: 5.775€
    Transf de averbamento: 1.000€
    Preço ao cliente: 28.349.80€

    E vão muitos "cantar" que obtiveram grande desconto, o que não é verdade.

    Portanto, é preciso destinguir os conceitos, apesar de perceber que para o cliente particular o que interessa é o preço final.
    MDLimp gosta disto.

  5. #35
    Piloto de Provas de Perícia Nemo's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por pedrosg Ver Post
    Obrigado por partilhar os seus conhecimentos.
    Já me inteirei que viaturas novas encomendadas à fábrica têm sempre uma margem negocial bastante inferior às viaturas novas em stock/parque. Já para não falar nas viaturas novas matriculadas, em que já me propuseram descontos na ordem dos 30%. Neste caso terá que ser sempre uma encomenda à fábrica, porque nunca existem viaturas em parque com o nível de equipamento pretendido.
    Quer-me parecer é que deve ser bastante fácil aos concessionários "ludibriar" o importador, pois conseguem transformar facilmente um cliente pequeno frotista num cliente grande frotista, permitindo assim apresentar ao cliente o desconto da tipologia máxima. Já para não falar da margem extra de aproximadamente 1% que ainda possuem e que cedem ao cliente.



    O que entende por oferta da versão Business Line?
    A Audi também aplica os descontos comerciais sobre o preço base e equipamentos opcionais.
    Exemplo (s/IVA):
    * Preço base da versão Business Line: 35mil
    * Equipamento opcional: 4mil
    * Desconto comercial: -7,8mil (20% x [35+4]).
    A Audi também propõe descontos comerciais bastante apetecíveis, percentualmente acima da Mercedes.
    Muito próximos desses 23% que estabeleceu como tecto máximo.



    Cumprimentos,
    Pedro G
    Ora por pontos:

    - Descontos na ordem dos 30%: Sim, esse tipo de desconto é "fácil" de atingir se vir o que expliquei em cima. No entanto, tem de se basear no que sempre apresentei, ie, viaturas novas, a encomendar e não misturando os conceitos de desconto % de desconto €€ em campanhas. Para o particular sei que é igual, mas uma empresa terá sempre aquele desconto no Algarve, Porto ou Lisboa (com todas as nuances que podem aparecer);
    - Margens das concessões: como disse anteriormente, até agora, a Mercedes não permitia tal situação. O desconto é de x%, tem de ser igual na NASAMOTOR, CAETANO STAR, CARLCLASSE, whatever... (com a excepção das viaturas de stock ou já matriculadas). No entanto, chegou-me ao conhecimento a semana passada que tal poderá vir a mudar (faz sentido: como imagem da marca, não há cá "ciganisses" de andar a negociar 1% para lá e para cá, mas pelos vistos isto poderá mudar);
    - Ludibriar o importador: não deve ser supostamente assim tão fácil. Ex: para a SIVA, 1 médio frótista tem de apresentar x unidades de um parque com viaturas similares e obriga a que o cliente apresente 2 DUAs com matriculas dessas viaturas para o desconto ser válido;
    - Oferta da versão Business Line: É como digo, a Audi faz bastante este tipo de campanha, ie, ou "oferece" a versão Business Line ou apoia a mesma em €€.


  6. #36
    Piloto de Kart
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    Citação Originalmente Colocado por Nemo Ver Post
    Ora por pontos:

    - Descontos na ordem dos 30%: Sim, esse tipo de desconto é "fácil" de atingir se vir o que expliquei em cima. No entanto, tem de se basear no que sempre apresentei, ie, viaturas novas, a encomendar e não misturando os conceitos de desconto % de desconto €€ em campanhas. Para o particular sei que é igual, mas uma empresa terá sempre aquele desconto no Algarve, Porto ou Lisboa (com todas as nuances que podem aparecer);
    - Margens das concessões: como disse anteriormente, até agora, a Mercedes não permitia tal situação. O desconto é de x%, tem de ser igual na NASAMOTOR, CAETANO STAR, CARLCLASSE, whatever... (com a excepção das viaturas de stock ou já matriculadas). No entanto, chegou-me ao conhecimento a semana passada que tal poderá vir a mudar (faz sentido: como imagem da marca, não há cá "ciganisses" de andar a negociar 1% para lá e para cá, mas pelos vistos isto poderá mudar);
    - Ludibriar o importador: não deve ser supostamente assim tão fácil. Ex: para a SIVA, 1 médio frótista tem de apresentar x unidades de um parque com viaturas similares e obriga a que o cliente apresente 2 DUAs com matriculas dessas viaturas para o desconto ser válido;
    - Oferta da versão Business Line: É como digo, a Audi faz bastante este tipo de campanha, ie, ou "oferece" a versão Business Line ou apoia a mesma em €€.
    Por tópicos:
    - O desconto comercial na tal viatura nova matriculada era somente percentual, exactamente 31%. Sendo que não era acumulativo com os benefícios de cliente frotista, ou seja, a proposta seria exactamente a mesma caso fosse uma aquisição particular ou empresarial;
    - A realidade que tenho vindo a presenciar (quer na Mercedes, quer na Audi) é que diferentes concessionários significam propostas de PVP igual mas de diferentes valores finais após desconto. Isto mesmo para os casos de viaturas novas para encomenda à fábrica;
    - Então não sei como é que os concessionários explicam ao importador a atribuição de um desconto ao nível de grande frotista a um cliente pequeno frotista, para além da margem adicional percentual unitária;
    - Continuo sem entender o que significa para si "Oferta da versão Business Line". Exemplo:
    * Preço Base da versão normal/série: 40mil
    * Preço Base da versão Business Line: 43mil
    * Diferencial: 3mil
    Logo, oferta de 3mil euros em equipamento opcional ao cliente frotista. Era isto?



    Cumprimentos,
    Pedro G

  7. #37
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    Só para esclarecer, o meu negócio e desconto em causa, foi para um A5 S Line 2.0 tdi 177cv + extras.
    Aliás o carro tal qual o pedi pode ser perfeitamente configurado usando o configurador da SIVA, com a simples excepção de ter os estofos integrais em couro macio que não surge como opção no configurador, que eu pedi especificamente. A versão S Line traz estofos parcialmente em pele e alcântara.

    E pode-se discutir muita coisa, mas diga-me se acha que 23,5% para um particular é pouco... Pouco importa o que o stand argumenta ou deixa de argumentar ao importador, o facto é que o desconto é grande e isso implica redução grande na margem de lucro.
    MDLimp gosta disto.

  8. #38
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    Citação Originalmente Colocado por smashing Ver Post
    E pode-se discutir muita coisa, mas diga-me se acha que 23,5% para um particular é pouco... Pouco importa o que o stand argumenta ou deixa de argumentar ao importador, o facto é que o desconto é grande e isso implica redução grande na margem de lucro.
    De facto, tenho que concordar consigo. A atribuição de um desconto comercial de 23,5% a um particular é excepcional.
    Obviamente que os concessionários têm que prestar contas ao importador.

  9. #39
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    Boa Tarde,

    Conforme prometido deixo aqui o feedback da negociação que travei no último mês com concessionários da Mercedes-Benz e da Audi.
    Ressalvo que se tratam de propostas para aquisição de uma viatura para integrar a frota de uma Empresa, tratando-se portanto de um cliente frotista.
    Apresento de seguida os melhores valores propostos.

    Mercedes-Benz E Coupé 220 CDI BE c/extras:
    * PVP = 62.054,09€
    * Preço = 51.499,45€
    * ~20,1% de desconto
    * Proposta

    Audi A5 Sportback 2.0 TDI 177 cv Business Line c/extras:
    * PVP = 57.615,00€
    * Preço = 46.100,00€
    * ~23,5% de desconto


    Cumps
    A4B5 e MDLimp gostam disto.

  10. #40
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    Citação Originalmente Colocado por pedrosg Ver Post
    Os descontos comerciais são sempre aplicados sobre o preço base e extras, antes da incidência dos impostos.

    ...
    Venho reabrir o tópico para confirmar esta afirmação.

    Por exemplo, se tiver um preço base mais pintura metalizada, mais despesas de logística, o desconto é calculado sobre o total das rúbricas ditas?

    Acho desajustado fazer o desconto sobre esses valores quando o valor da pintura metalizada e logística pode variar e muito. As despesas logística podem ser de 500€ ou 2000€ por exemplo.

    Assim o valor de desconto se decidir retirar ou não as despesas de logistica pode variar entre 10 e 15% numa proposta que tive.

  11. #41
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    O desconto é aplicado sobre preço base e opções.

  12. #42
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    Citação Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
    Venho reabrir o tópico para confirmar esta afirmação.

    Por exemplo, se tiver um preço base mais pintura metalizada, mais despesas de logística, o desconto é calculado sobre o total das rúbricas ditas?

    Acho desajustado fazer o desconto sobre esses valores quando o valor da pintura metalizada e logística pode variar e muito. As despesas logística podem ser de 500€ ou 2000€ por exemplo.

    Assim o valor de desconto se decidir retirar ou não as despesas de logistica pode variar entre 10 e 15% numa proposta que tive.
    Incide sobre o valor base e sobre os acessórios de origem, como pintura metalizada. Não incide sobre despesas logísticas como é óbvio.

  13. #43
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    Obrigado pelas respostas.

  14. #44
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    Bom dia.

    No caso de ser primeira e única viatura da frota da empresa, que tipo de desconto se poderá esperar?

    Por exemplo, no caso de um BMW 225xe iPerformance Active Tourer, o valor base será cerca de €31mil fora extras, o PVP perto dos €40mil. Com a dedução do IVA para empresas em carros híbridos plug-in, acham que será possível obter desconto de forma a ficar abaixo dos €24990 do valor base + isv (reduzido), por questões de escalões da tributação autónoma?

  15. #45
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    chama-se TOC à receção

  16. #46
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    Quer um conselho?
    Não sei de onde é, mas vá diretamente ao importador(Mercedes Benz Portugal(em mem martins-sintra) e vai ver que não se vai arrepender.
    Tenho quase 90% de certezas que lhe vão apresentar uma proposta de acordo com as suas expectativas.
    Pode tentar por telefone (mas não lhe vão fazer o mesmo desconto, por pensarem que são concessionárias a querer saber preços).
    Por isso experimente passar lá e vai ver que irá fechar negócio.
    Atenção (não sou vendedor da Mercedes nem estou ligado ao mercado dos automóveis).
    Sei somente por experiência própria (ao meu pai aconteceu isto).

  17. #47
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    Por Defeito

    Com algum jeito e falando com o dono do stand pode "sugerir" que seja esse valor que aparece na factura. . (mesmo não o sendo) - sei de quem já o tenha feito precisamente pelo mesmo motivo que o seu

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