Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Valerá a pena?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Valerá a pena?

    Bom dia,

    Antes de mais, peço um pouco da vossa compreensão para que entendam que este não é "mais um tópico sobre combustíveis" mas sim uma dúvida muito particular e específica.

    Tenho um Fiat Punto 1.2 16V de 2001. E não quero entrar pela discussão das Marcas brancas de combustíveis.

    Queria apenas perguntar aos entendidos acerca deste motor (e/ou aqueles que têm o "mesmo" carro): será que neste motor se notam diferenças entre a Gasolina 95 e a 98? Pois os carros mais "finos", com motores mais recentes, queixam-se quando se mete combustível marca branca ou SC 95 não é? (pelo que li nos tópicos de combustíveis aqui no AH). Mas será que neste motor em específico se notará? Merecerá um esforço na carteira, para lhe por uma gasolina melhorzita?

    Acrescento apenas a informação de que o carro será utilizado praticamente em cidade. E o motor foi retificado (junta da cabeça, vedantes, segmentos, etc). Não sei se isto faz diferença, mas aqui fica..


    Obrigado desde já pela vossa ajuda,
    Um abraço!
    Editado pela última vez por ft10; 29 May 2013, 13:44.

    #2
    Não se nota nada. Ou pelo menos nada que justifique a diferença. Pelo que sei, a gasolina 98 é boa por possuir mais propriedades de limpeza, etc. Um atesto de 98 de vez em quando não faz mal a ninguém.

    Comentário


      #3
      Há quem ache que vale a pena, o dinheiro extra, sinceramente na minha opinião, não justifica

      Comentário


        #4
        Nesse motor, não se justifica...
        A diferença é que a gasolina 98 é de 98 octanas, tem maior força de explosão e sente-se um trabalho ligeiramente diferente... dizem que fazem consumos melhores nesses 1.2 com gasolina 98 do que 95, eu no meu caso já experimentei e em termos de combustivel nao senti rigorasamente diferença nenhuma.

        Comentário


          #5
          é só gastar dinheiro não vais sentir nada

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas respostas

            Mas, teoricamente, a 98 daria para mais kilómetros, certo? E não teria uns aditivos especiais que iriam proteger o motor?

            Sendo assim, neste motor, não compensa meter-lhe gasosa da boa? :p

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
              Obrigado pelas respostas

              Mas, teoricamente, a 98 daria para mais kilómetros, certo? E não teria uns aditivos especiais que iriam proteger o motor?
              e/
              Sendo assim, neste motor, não compensa meter-lhe gasosa da boa? :p
              Tenho um astra 1.4 turbo a gasolina de 2012. Quando o comprei tinha a mesma duvida que tu ... será que vale a pena?

              No meu caso, não. Até te digo mais, já experimentei todas as marcas 95/98 e fiquei na mesma. Mesmos consumos, mesmo andamento, nada de relevante que se notasse. Há meses que atesto o carro na bomba do Jumbo, e nada a referir. As diferenças no consumo no que toca á experiência, fiquei na mesma. Andei mais devagar gastou menos, andei a "testar" gastou mais.

              Comentário


                #8
                Obrigado pelo testemunho

                Em relação às marcas brancas, não estou a pensar utilizar frequentemente, pois penso que utilizando os descontos dos hipers (e dos próprios postos de gasolina), conseguimos abastecer na BP, Galp, Respol a preços muito próximos (às vezes mais baixos) dos das marcas brancas

                Portanto, penso que utilizar marcas brancas pode ser dispensável se gerirmos bem os descontos e as nossas compras.

                No entanto, entre a 95 vs 98 é que prevalece a minha dúvida e daí ter criado este tópico à qual mais uma vez agradeço a vossa contribuição ;)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
                  Obrigado pelo testemunho

                  Em relação às marcas brancas, não estou a pensar utilizar frequentemente, pois penso que utilizando os descontos dos hipers (e dos próprios postos de gasolina), conseguimos abastecer na BP, Galp, Respol a preços muito próximos (às vezes mais baixos) dos das marcas brancas

                  Portanto, penso que utilizar marcas brancas pode ser dispensável se gerirmos bem os descontos e as nossas compras.

                  No entanto, entre a 95 vs 98 é que prevalece a minha dúvida e daí ter criado este tópico à qual mais uma vez agradeço a vossa contribuição ;)
                  No meu caso não me compensa. Descontos para repsol não tenho. Os da galp são aplicados a 10 centimos por cada litro para compras no continente(felizmente não faço ainda compras dessas) e a BP simplesmente dá pontos. A BP na minha zona vende 10 centimos acima do jumbo. a Repsol fica se pelos 7/8, assim como a galp. Posto isto, vou á do jumbo, e tenho uma prio (vende 2 centimos acima do jumbo) mesmo á porta de casa Nem com os tais descontos do fim de semana chega ao mesmo preço.

                  Comentário


                    #10
                    Tive um Punto HLX 1.2 16v de 2001 e no inicio colocava 98, passado prai 1 ano passei a 95.
                    Não notei diferença alguma nos consumos/rendimento.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ricardo80 Ver Post
                      Tive um Punto HLX 1.2 16v de 2001 e no inicio colocava 98, passado prai 1 ano passei a 95.
                      Não notei diferença alguma nos consumos/rendimento.
                      O meu também é um HLX de 2001
                      Obrigado pelo feedback! ;)


                      Originalmente Colocado por nyox Ver Post
                      No meu caso não me compensa. Descontos para repsol não tenho. Os da galp são aplicados a 10 centimos por cada litro para compras no continente(felizmente não faço ainda compras dessas) e a BP simplesmente dá pontos. A BP na minha zona vende 10 centimos acima do jumbo. a Repsol fica se pelos 7/8, assim como a galp. Posto isto, vou á do jumbo, e tenho uma prio (vende 2 centimos acima do jumbo) mesmo á porta de casa Nem com os tais descontos do fim de semana chega ao mesmo preço.

                      Não entendi a parte do "felizmente não faço ainda compras dessas". Como assim, "compras dessas" ?

                      Quanto à BP, não dá apenas pontos. A cada 40€ de compras no Pingo Doce, dá desconto direto de 2€ na BP.

                      PS: caso queira aproveitar esta oportunidade, é melhor correr, pois eles oferecem o cartão "poupa mais" só até 31 de Maio

                      Comentário


                        #12
                        Companheiro ft10

                        A diferença entre 95 e 98 octanas está no seu poder "anti detonante".

                        A de 98 octanas suporta compressões mais elevadas sem que se "auto detone".

                        Nos motores dos nossos carros a probabilidade que sentires alguma diferença é muitíssimo baixa, e há casos, em que a de 95 octanas consegue retirar melhor rendimento dos motor.

                        Nos motores com elevadas taxas de compressão e/ou turbos muito com muita pressão; caso utilizes um combustível de baixa octanagem (91/95) pode dar-se o caso de entrar em combustão fora de tempo (antes da vela provocar a faísca/fora do tempo óptimo do motor). Os combustíveis de elevada octanagem estão mais vocacionados para motores de altíssimas prestações (usualmente em motores de competição).

                        Não sei se me fiz entender, mas tentei.

                        Um abraço

                        ny12xx

                        Comentário


                          #13
                          Nao sei isto é verdade ou não, mas é a unica entidade oficial e credenciada que publicou algo do género.

                          Combustíveis: é tudo igual ao litro - DECO PROTESTE

                          Comentário


                            #14
                            Companheiro blackalfa

                            A questão inicial era a seguinte:

                            Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
                            Queria apenas perguntar aos entendidos acerca deste motor (e/ou aqueles que têm o "mesmo" carro): será que neste motor se notam diferenças entre a Gasolina 95 e a 98?
                            Não tinha a ver com o facto de serem low cost ou não.

                            Um abraço

                            ny12xx

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por blackalfa Ver Post
                              Nao sei isto é verdade ou não, mas é a unica entidade oficial e credenciada que publicou algo do género.

                              Combustíveis: é tudo igual ao litro - DECO PROTESTE
                              Este teste só abordou gasóleo. Para o tópico acaba por não ser grande ajuda. A nivel de conhecimento geral, e na minha opinião, será preciso saber interpretar os resultados de acordo com o teste em si. Mas isto já foi amplamente abordado no tópico em questão.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por blackalfa Ver Post
                                Nao sei isto é verdade ou não, mas é a unica entidade oficial e credenciada que publicou algo do género.

                                Combustíveis: é tudo igual ao litro - DECO PROTESTE
                                Quem?!?!?!
                                A DECO é uma empresa privada, como qualquer outra empresa.

                                Nem associação é.
                                Os "associados" são nada mais nada menos que meros assinantes de revistas que
                                a DECO publica.
                                Pergunta lá aos "associados" se alguma vez votaram nos órgãos sociais, ou se
                                podem concorrer com listas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                  Nesse motor, não se justifica...
                                  A diferença é que a gasolina 98 é de 98 octanas, tem maior força de explosão e sente-se um trabalho ligeiramente diferente... dizem que fazem consumos melhores nesses 1.2 com gasolina 98 do que 95, eu no meu caso já experimentei e em termos de combustivel nao senti rigorasamente diferença nenhuma.
                                  Não, não tem.

                                  A diferença entre 95 e 98 octanas é a resistência à auto-detonação.

                                  Ou seja, a gasolina de 98 octanas resiste sem detonar a maiores pressões que a de 95.
                                  Isto significa que é necessária gasolina de 98 octanas em motores com elevada
                                  compressão, de modo a que a gasolina não detone por compressão antes da faísca da
                                  vela.

                                  Octane rating - Wikipedia, the free encyclopedia

                                  Não há nenhuma vantagem em usar gasolina 98 em carros que funcionem bem com
                                  gasolina 95.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                    A diferença entre 95 e 98 octanas está no seu poder "anti detonante".

                                    A de 98 octanas suporta compressões mais elevadas sem que se "auto detone".

                                    Nos motores dos nossos carros a probabilidade que sentires alguma diferença é muitíssimo baixa, e há casos, em que a de 95 octanas consegue retirar melhor rendimento dos motor.

                                    Nos motores com elevadas taxas de compressão e/ou turbos muito com muita pressão; caso utilizes um combustível de baixa octanagem (91/95) pode dar-se o caso de entrar em combustão fora de tempo (antes da vela provocar a faísca/fora do tempo óptimo do motor). Os combustíveis de elevada octanagem estão mais vocacionados para motores de altíssimas prestações (usualmente em motores de competição).
                                    Companheiro Nuno156

                                    Essa informação já estava descrita 5 posts acima...

                                    Um abraço

                                    ny12xx

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X